Agenda abril 2011
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Agenda abril 2011

on

  • 630 views

 

Statistics

Views

Total Views
630
Views on SlideShare
616
Embed Views
14

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

2 Embeds 14

http://www.bibliotecasjmadeira.blogspot.com 9
http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com 5

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Agenda abril 2011 Agenda abril 2011 Document Transcript

  • Agenda de AbrilBiblioteca MunicipalS. João da Madeira
  • Semana da Leitura A 5ª edição da Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, que pretende dinamizar as escolas, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e nas comunidades em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte. Esta edição conjuga-se com a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade. No concelho de S. João da Madeira, a Semana da Leitura será dinamizada entre 04 e 08 de Abril com actividades conjuntas entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal, que incluem Feiras do Livro, Partilha de Leituras, Encontro com Escritores, Exposições, etc. Destacamos a actividade Em Sintonia com os Livros, onde ao logo da semana se poderão escutar histórias na rádio, pelos professores bibliotecários da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares.
  • Semana da Leitura 05 de Abril Quem escreveu o meu livro? Com Maria João Lopo de Carvalho Esta iniciativa dirige-se à comunidade escolar sanjoanense e insere-se no âmbito das actividades de promoção da leitura e do livro. O objectivo desta iniciativa é colocar os alunos de S. João da Madeira em contacto directo com escritores de literatura infanto-juvenil, que realizarão sessões de apresentação de livros e de estímulo à leitura. 05 Abril, 11h00 Público-alvo: Alunos do 2º Ciclo Biblioteca Municipal 05 Abril, 14h00 Público-alvo: Alunos do 1º Ciclo Biblioteca Municipal Maria João Lopo de Carvalho publicou o primeiro romance, o best-seller Virada do Avesso, em 2000 e Acidentes de Percurso, em 2001.
  • Exposições temporárias 01 a 27 Abril Exposição de ilustrações Histórias por entre Histórias, do pintor José Emídio “Histórias por entre Histórias" pretende ser a abordagem possível do percurso que iniciei há cerca de onze anos na área da ilustração de livros. Tudo aconteceu a partir de um convite de um amigo para ilustrar um livro seu. Na altura, entre a surpresa do convite e o aliciante do desafio, iniciei uma aventura que ao fim de cerca de trinta livros, de diversos autores, me deixa, no mínimo, muito curioso, sobre aquilo que ainda haverá por percorrer e eventualmente como irá acabar. José Emídio, Janeiro de 2011. Local: Sala Polivalente da Biblioteca
  • De passagem… 01 a 15 Abril De passagem…pela Literatura Lusófona A língua portuguesa é riquíssima... expandiu-se pelo mundo e deu origem a muitas formas de expressão fundindo-se com dialectos específicos de cada país colonizado. Nesta exposição bibliográfica pretende-se divulgar as obras mais marcantes da literatura lusófona, com Jorge Amado, Pepetela, Mia Couto e muitos outros. 18 a 30 de Abril De passagem... pela Música de Intervenção Pretende-se divulgar um conjunto de documentos, sobretudo cd-áudios, de música denominada de “intervenção ou de protesto” com canções populares, que nos anos 60 e 70 do século XX, tentavam denunciar problemas de ordem social, política e económica.
  • Feira do Livro Usado 01 de Abril Feira do Livro Usado na Biblioteca Municipal (Todo o dia) Uma vez mais o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal e a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares assinalam o Dia Internacional do Livro Infantil com a organização da Feira do Livro Usado. Esta iniciativa decorrerá no átrio da Biblioteca Municipal e é fruto do apoio da comunidade sanjoanense que, uma vez mais, contribuiu generosamente com a oferta de livros. Não perca esta oportunidade de comprar, a bom preço, o livro que há tanto tempo procura. Local: Átrio da Biblioteca Organização: SABE/RBE-SJM
  • Leituras Partilhadas na AMP 28 de Abril, 10h30 Leituras Partilhadas na Área Metropolitana do Porto (AMP) A Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo aderiu ao projecto Leituras Partilhadas da AMP, uma acção que assenta num conjunto de percursos de leituras em que cada biblioteca aderente dinamiza uma sessão de leitura, primeiro na sua biblioteca e posteriormente junto de outra biblioteca da AMP, tendo como objectivo a Comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A nossa biblioteca será anfitriã da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro de Oliveira de Azeméis que nos vai trazer "A verdadeira lenda de S. Martinho", para um público idoso. Será vez depois de se ouvir "A árvore generosa" por parte da Biblioteca Municipal Renato Araújo, pela voz de um professor bibliotecário da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira. "A manta: uma história aos quadradinhos" é história escolhida pela nossa biblioteca para partilhar com os leitores da Biblioteca Municipal de Espinho, para um público infantil.
  • Programas Escolares Já conheces a Biblioteca? A biblioteca municipal organiza diversas visitas orientadas durante as quais pretende dar a conhecer o riquíssimo fundo documental ao dispor dos utentes, com especial incidência para a Sala do Fundo Local e José Moreira. Estas visitas contemplam ainda um workshop de formação de utilizadores. Público-alvo: alunos do 1º e 2º Ciclos Mediante marcação prévia. Biblio-paper Esta actividade tem como objectivo estimular nos jovens o gosto pela pesquisa da informação, incitando-os à aventura pelos vários recursos disponíveis na Biblioteca e conduzindo-os, em espírito de cooperação e entreajuda, à resolução de problemas que exercitem a memória e a aprendizagem. Público-alvo: alunos do 1º e 2º Ciclos e famílias Mediante marcação prévia.
  • Programas Escolares Rodinhas de Leitura É uma iniciativa inserida no âmbito das acções de promoção da leitura e do livro. Dirigida ao público infantil, são organizadas diversas sessões de leitura conduzidas por um leitor-guia que estimula os participantes a envolverem-se na leitura e construção da história. A sessão termina com uma oficina. Mediante marcação prévia. Baú de Histórias Oficina de escrita criativa dirigida ao público escolar. Trata-se de um jogo constituído por um conjunto de cartões guardados dentro de um baú, com personagens diversas (príncipes, princesas, reis e rainhas, bons, maus…), que proporcionarão histórias divertidas e darão um enredo especial à aventura… e sempre com um final feliz. Mediante marcação prévia.
  • Programas escolares Jornal de Parede Oficina de escrita criativa dirigida ao público escolar com o objectivo de promover a leitura e despertar a atenção dos mais pequenos para as notícias da actualidade incentivando-os à produção de vários textos escritos com espírito crítico, criativo e inovador. Público-alvo: alunos do 1º e 2º ciclos Mediante marcação prévia. Avental de Histórias Uma iniciativa – dirigida às famílias – que visa explorar e recriar contos tradicionais, sendo complementada por uma oficina com a criação de ilustrações sobre as personagens da história. A actividade poderá repetir-se durante a semana para o público pré-escolar. Público-alvo: alunos do 1º e 2º ciclos Mediante marcação prévia.
  • Programas para toda a família 02 Abril,11h00 Queres ouvir uma história? Sessão de contos destinada a Pais e Mães, Avós, Tios e Tias, Primos e Primas, ou seja, a toda a família. “Papá, o que é isto?” de Christophe Loupy Vamos conhecer as aventuras da cadelinha Cuscas que é muita curiosa e desastrada, mas também muito divertida… Oficina lúdica: Caixinha de surpresas Público-Alvo: Famílias
  • Programas para toda a família 16 Abril, 11h00 Flanelógrafo Uma iniciativa dirigida às famílias que visa explorar e recriar contos tradicionais, sendo complementada por uma oficina de ilustração sobre as personagens da história. “O gato das Botas” Público-Alvo: Famílias
  • Programas Séniores A Biblioteca vai ao Lar “A Biblioteca vai ao Lar” é um projecto de leitura para idosos que decorre nos centros de idosos da cidade. Uma vez por mês, uma técnica da biblioteca vai a um lar realizar uma sessão de leitura e conversar com os idosos. Para efectuar a marcação ou obter mais informações sobre esta actividade deverá contactar o Serviço Educativo da Biblioteca.
  • Novidades A exposição de textos, fotografias e outros objectos com que aqui se evoca a vida e a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) surgiu como um prolongamento natural da doação do espólio, pela sua família, à Biblioteca Nacional de Portugal, primeiro passo para a abertura do acesso de um público amplo a uma parte importante, de quase todos desconhecida, dessa vida e obra. A colecção mais volumosa do espólio é constituída por manuscritos de textos publicados e inéditos, de poesia e de prosa, inacabados ou em mais de uma versão, e por reflexões sobre poética ou sobre a experiência de escrever. Vale ainda a pena notar a relativa escassez de poemas inéditos, dos quais muitos não são mais do que esboços, inícios de qualquer coisa que não surgiu, ou até simples apontamentos de ideias. Sophia guardou muitas versões de trabalho, mas, para ela, o destino natural do poema acabado era a publicação. Se a poesia foi a sua maneira de viver, não a tratava como coisa sua. Escrevia para si e para o mundo. Sophia de Mello Breyner Andresen : uma vida de poeta. 1ª ed. Lisboa : Caminho , 2011. , 218 p. : il. ; 29 cm. ISBN: 978-972-21 -2392-1
  • Informações úteis Rua Alão de Morais, 36Morada 3700-021 S. João da MadeiraTelefone 256 200 890E.Mail bibliotecamunicipal@cm-sjm.ptBlogue http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/Horário Segunda-feira a Sexta-feira: das 10h às 18,30h Sábado: das 10h às 13hServiço Educativo Para agendar uma visita à Biblioteca Municipal ou inscrever-se em qualquer uma das actividades da Biblioteca poderá endereçar um mail à Biblioteca ou telefonar (técnica responsável Arlete Ladeira)
  • Agenda de AbrilBiblioteca MunicipalS. João da Madeira
  • Semana da Leitura A 5ª edição da Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, que pretende dinamizar as escolas, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e nas comunidades em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte. Esta edição conjuga-se com a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade. No concelho de S. João da Madeira, a Semana da Leitura será dinamizada entre 04 e 08 de Abril com actividades conjuntas entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal, que incluem Feiras do Livro, Partilha de Leituras, Encontro com Escritores, Exposições, etc. Destacamos a actividade Em Sintonia com os Livros, onde ao logo da semana se poderão escutar histórias na rádio, pelos professores bibliotecários da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares.
  • Semana da Leitura 05 de Abril Quem escreveu o meu livro? Com Maria João Lopo de Carvalho Esta iniciativa dirige-se à comunidade escolar sanjoanense e insere-se no âmbito das actividades de promoção da leitura e do livro. O objectivo desta iniciativa é colocar os alunos de S. João da Madeira em contacto directo com escritores de literatura infanto-juvenil, que realizarão sessões de apresentação de livros e de estímulo à leitura. 05 Abril, 11h00 Público-alvo: Alunos do 2º Ciclo Biblioteca Municipal 05 Abril, 14h00 Público-alvo: Alunos do 1º Ciclo Biblioteca Municipal Maria João Lopo de Carvalho publicou o primeiro romance, o best-seller Virada do Avesso, em 2000 e Acidentes de Percurso, em 2001.
  • Exposições temporárias 01 a 27 Abril Exposição de ilustrações Histórias por entre Histórias, do pintor José Emídio “Histórias por entre Histórias" pretende ser a abordagem possível do percurso que iniciei há cerca de onze anos na área da ilustração de livros. Tudo aconteceu a partir de um convite de um amigo para ilustrar um livro seu. Na altura, entre a surpresa do convite e o aliciante do desafio, iniciei uma aventura que ao fim de cerca de trinta livros, de diversos autores, me deixa, no mínimo, muito curioso, sobre aquilo que ainda haverá por percorrer e eventualmente como irá acabar. José Emídio, Janeiro de 2011. Local: Sala Polivalente da Biblioteca
  • De passagem… 01 a 15 Abril De passagem…pela Literatura Lusófona A língua portuguesa é riquíssima... expandiu-se pelo mundo e deu origem a muitas formas de expressão fundindo-se com dialectos específicos de cada país colonizado. Nesta exposição bibliográfica pretende-se divulgar as obras mais marcantes da literatura lusófona, com Jorge Amado, Pepetela, Mia Couto e muitos outros. 18 a 30 de Abril De passagem... pela Música de Intervenção Pretende-se divulgar um conjunto de documentos, sobretudo cd-áudios, de música denominada de “intervenção ou de protesto” com canções populares, que nos anos 60 e 70 do século XX, tentavam denunciar problemas de ordem social, política e económica.
  • Feira do Livro Usado 01 de Abril Feira do Livro Usado na Biblioteca Municipal (Todo o dia) Uma vez mais o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal e a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares assinalam o Dia Internacional do Livro Infantil com a organização da Feira do Livro Usado. Esta iniciativa decorrerá no átrio da Biblioteca Municipal e é fruto do apoio da comunidade sanjoanense que, uma vez mais, contribuiu generosamente com a oferta de livros. Não perca esta oportunidade de comprar, a bom preço, o livro que há tanto tempo procura. Local: Átrio da Biblioteca Organização: SABE/RBE-SJM
  • Leituras Partilhadas na AMP 28 de Abril, 10h30 Leituras Partilhadas na Área Metropolitana do Porto (AMP) A Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo aderiu ao projecto Leituras Partilhadas da AMP, uma acção que assenta num conjunto de percursos de leituras em que cada biblioteca aderente dinamiza uma sessão de leitura, primeiro na sua biblioteca e posteriormente junto de outra biblioteca da AMP, tendo como objectivo a Comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A nossa biblioteca será anfitriã da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro de Oliveira de Azeméis que nos vai trazer "A verdadeira lenda de S. Martinho", para um público idoso. Será vez depois de se ouvir "A árvore generosa" por parte da Biblioteca Municipal Renato Araújo, pela voz de um professor bibliotecário da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira. "A manta: uma história aos quadradinhos" é história escolhida pela nossa biblioteca para partilhar com os leitores da Biblioteca Municipal de Espinho, para um público infantil.
  • Programas Escolares Já conheces a Biblioteca? A biblioteca municipal organiza diversas visitas orientadas durante as quais pretende dar a conhecer o riquíssimo fundo documental ao dispor dos utentes, com especial incidência para a Sala do Fundo Local e José Moreira. Estas visitas contemplam ainda um workshop de formação de utilizadores. Público-alvo: alunos do 1º e 2º Ciclos Mediante marcação prévia. Biblio-paper Esta actividade tem como objectivo estimular nos jovens o gosto pela pesquisa da informação, incitando-os à aventura pelos vários recursos disponíveis na Biblioteca e conduzindo-os, em espírito de cooperação e entreajuda, à resolução de problemas que exercitem a memória e a aprendizagem. Público-alvo: alunos do 1º e 2º Ciclos e famílias Mediante marcação prévia.
  • Programas Escolares Rodinhas de Leitura É uma iniciativa inserida no âmbito das acções de promoção da leitura e do livro. Dirigida ao público infantil, são organizadas diversas sessões de leitura conduzidas por um leitor-guia que estimula os participantes a envolverem-se na leitura e construção da história. A sessão termina com uma oficina. Mediante marcação prévia. Baú de Histórias Oficina de escrita criativa dirigida ao público escolar. Trata-se de um jogo constituído por um conjunto de cartões guardados dentro de um baú, com personagens diversas (príncipes, princesas, reis e rainhas, bons, maus…), que proporcionarão histórias divertidas e darão um enredo especial à aventura… e sempre com um final feliz. Mediante marcação prévia.
  • Programas escolares Jornal de Parede Oficina de escrita criativa dirigida ao público escolar com o objectivo de promover a leitura e despertar a atenção dos mais pequenos para as notícias da actualidade incentivando-os à produção de vários textos escritos com espírito crítico, criativo e inovador. Público-alvo: alunos do 1º e 2º ciclos Mediante marcação prévia. Avental de Histórias Uma iniciativa – dirigida às famílias – que visa explorar e recriar contos tradicionais, sendo complementada por uma oficina com a criação de ilustrações sobre as personagens da história. A actividade poderá repetir-se durante a semana para o público pré-escolar. Público-alvo: alunos do 1º e 2º ciclos Mediante marcação prévia.
  • Programas para toda a família 02 Abril,11h00 Queres ouvir uma história? Sessão de contos destinada a Pais e Mães, Avós, Tios e Tias, Primos e Primas, ou seja, a toda a família. “Papá, o que é isto?” de Christophe Loupy Vamos conhecer as aventuras da cadelinha Cuscas que é muita curiosa e desastrada, mas também muito divertida… Oficina lúdica: Caixinha de surpresas Público-Alvo: Famílias
  • Programas para toda a família 16 Abril, 11h00 Flanelógrafo Uma iniciativa dirigida às famílias que visa explorar e recriar contos tradicionais, sendo complementada por uma oficina de ilustração sobre as personagens da história. “O gato das Botas” Público-Alvo: Famílias
  • Programas Séniores A Biblioteca vai ao Lar “A Biblioteca vai ao Lar” é um projecto de leitura para idosos que decorre nos centros de idosos da cidade. Uma vez por mês, uma técnica da biblioteca vai a um lar realizar uma sessão de leitura e conversar com os idosos. Para efectuar a marcação ou obter mais informações sobre esta actividade deverá contactar o Serviço Educativo da Biblioteca.
  • Novidades A exposição de textos, fotografias e outros objectos com que aqui se evoca a vida e a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) surgiu como um prolongamento natural da doação do espólio, pela sua família, à Biblioteca Nacional de Portugal, primeiro passo para a abertura do acesso de um público amplo a uma parte importante, de quase todos desconhecida, dessa vida e obra. A colecção mais volumosa do espólio é constituída por manuscritos de textos publicados e inéditos, de poesia e de prosa, inacabados ou em mais de uma versão, e por reflexões sobre poética ou sobre a experiência de escrever. Vale ainda a pena notar a relativa escassez de poemas inéditos, dos quais muitos não são mais do que esboços, inícios de qualquer coisa que não surgiu, ou até simples apontamentos de ideias. Sophia guardou muitas versões de trabalho, mas, para ela, o destino natural do poema acabado era a publicação. Se a poesia foi a sua maneira de viver, não a tratava como coisa sua. Escrevia para si e para o mundo. Sophia de Mello Breyner Andresen : uma vida de poeta. 1ª ed. Lisboa : Caminho , 2011. , 218 p. : il. ; 29 cm. ISBN: 978-972-21 -2392-1
  • Informações úteis Rua Alão de Morais, 36Morada 3700-021 S. João da MadeiraTelefone 256 200 890E.Mail bibliotecamunicipal@cm-sjm.ptBlogue http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/Horário Segunda-feira a Sexta-feira: das 10h às 18,30h Sábado: das 10h às 13hServiço Educativo Para agendar uma visita à Biblioteca Municipal ou inscrever-se em qualquer uma das actividades da Biblioteca poderá endereçar um mail à Biblioteca ou telefonar (técnica responsável Arlete Ladeira)