UTILIZANDO OS RECURSOS DA WEB 2.0 PARA INOVARUTILIZANDO OS RECURSOS DA WEB 2.0 PARA INOVAR
OS SERVIÇOS DE BIBLIOTECAOS SER...
RESUMORESUMO
Este trabalho aborda os recursos da web 2.0, fala das suas aplicações para inovar os
Serviço de Referência (S...
Toda biblioteca tem o dever de atender aos três tipos de usuários:
Usuários presenciaisUsuários presenciais – São pesquisa...
O QUE É UM BLOG?O QUE É UM BLOG?
É um sitesite cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos
cham...
NORMALIZANDO DOCUMENTOS – BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJNORMALIZANDO DOCUMENTOS – BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ –
Criado em novembro ...
VITRINE DO ACERVO DA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJVITRINE DO ACERVO DA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ – Criado
em fevereiro de 2011, ...
GUIA PRÁTICO PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOSGUIA PRÁTICO PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
DA BIBLIOTECA...
DOWNLOADS ÚTEIS – BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJDOWNLOADS ÚTEIS – BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ - Em janeiro
de 2012, a Biblioteca do...
SUMÁRIOS CORRENTES DA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJSUMÁRIOS CORRENTES DA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ – São
publicados trimestralme...
BOLETIM DE NOVAS AQUISIÇÕES DA BIBLIOTECA DOBOLETIM DE NOVAS AQUISIÇÕES DA BIBLIOTECA DO
IPPUR/UFRJIPPUR/UFRJ – Editado bi...
BIBLIOTECA DO IPPUR 2.0BIBLIOTECA DO IPPUR 2.0 – O Blog foi criado em março de 2012, com
o objetivo de aglutinar todos os ...
Visualizações de página – Março 2012/Junho 2013.Visualizações de página – Março 2012/Junho 2013.
Fonte: Blogger.
REDES SOCIAISREDES SOCIAIS – A biblioteca possui, ainda, perfis nas redes sociais
FacebookFacebook e TwitterTwitter, nos q...
IMPRESSÕES DA EQUIPEIMPRESSÕES DA EQUIPE
• Os usuários costumam classificar o blog e seu conteúdo didático como de boa
qua...
Fotografia de Antonio Más Morales.
Cláudia Regina dos Anjos - E-mail: cranjos@gmail.comCláudia Regina dos Anjos - E-mail: ...
Utilizando os recursos da web 20 para inovar os serviços de biblioteca um relato de experiência da biblioteca do ippurufrj
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Utilizando os recursos da web 20 para inovar os serviços de biblioteca um relato de experiência da biblioteca do ippurufrj

577 views
518 views

Published on

PowerPoint da apresentação da apresentação do trabalho Utilizando os recursos da web 2.0 para inovar os serviços de biblioteca: um relato de experiência da Biblioteca do IPPUR/UFRJ de autoria de Cláudia Regina dos Anjos, Gilberto Lima Martins, Kátia Marina da Cunha e Silva, Paulo Sérgio Pereira dos Santos. Este trabalho foi publicado nos anais do XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação - CBBD em Florianópolis em Julho de 2013.

Para assistir a primeira parte do vídeo da apresentação acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=-biuUhn4yxA

Para assistir a segunda parte do vídeo da apresentação acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=NMo1lJwKLqs

Para ler o artigo na íntegra acesse: http://portal.febab.org.br/anais/index

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
577
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Utilizando os recursos da web 20 para inovar os serviços de biblioteca um relato de experiência da biblioteca do ippurufrj

  1. 1. UTILIZANDO OS RECURSOS DA WEB 2.0 PARA INOVARUTILIZANDO OS RECURSOS DA WEB 2.0 PARA INOVAR OS SERVIÇOS DE BIBLIOTECAOS SERVIÇOS DE BIBLIOTECA:: um relato de experiência da Biblioteca do IPPUR/UFRJ Cláudia Regina dos Anjos - Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação. Bibliotecária Responsável pelo Serviço de Referência e Circulação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: claudiaregina@ippur.ufrj.br. Gilberto Lima Martins – Especialista em Biblioteconomia. Bibliotecário do Serviço de Referência e Circulação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: gilberto@ippur.ufrj.br. Kátia Marina da Cunha e Silva - Especialista em Biblioteconomia. Bibliotecária do Desenvolvimento de Coleções e Processamento Técnico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: katia@ippur.ufrj.br. Paulo Sérgio Pereira dos Santos – Licenciado em Ciências Sociais. Assistente Administrativo do Serviço de Referência e Circulação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: paulosergio@ippur.ufrj.br. Rio de Janeiro - Brasil
  2. 2. RESUMORESUMO Este trabalho aborda os recursos da web 2.0, fala das suas aplicações para inovar os Serviço de Referência (SR) das bibliotecas e apresenta os produtos de informação desenvolvidos pelo Serviço de Referência da Biblioteca do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (SRBIBPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) utilizando os recursos da web 2.0.
  3. 3. Toda biblioteca tem o dever de atender aos três tipos de usuários: Usuários presenciaisUsuários presenciais – São pesquisadores, alunos e professores das instituições de ensino que estão geograficamente próximos à sede física da biblioteca. Usuários off campusUsuários off campus – São professores, alunos e pesquisadores que se encontram distantes geograficamente das bibliotecas, mas estão inseridos nos programas de ensino, pesquisa e extensão das instituições educacionais. Usuários remotosUsuários remotos – São pesquisadores e profissionais liberais que podem ter ou não vinculação com a instituição provedora; o contato pode ser virtualmente, por correio eletrônico, telefone, fax etc.
  4. 4. O QUE É UM BLOG?O QUE É UM BLOG? É um sitesite cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigosartigos, ou postsposts.. O Serviço de Referência da Biblioteca do IPPUR criou produtos para divulgação e estímulo ao uso do seu acervo por meio dos recursos dos BlogsBlogs. A Biblioteca do IPPUR conta com 6 (seis) blogs,blogs, perfil noperfil no TwiterTwiter e no FacebookFacebook, levando, aos seus usuários e demais interessados, informações úteis e necessárias à produção do conhecimento.
  5. 5. NORMALIZANDO DOCUMENTOS – BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJNORMALIZANDO DOCUMENTOS – BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ – Criado em novembro de 2009, foi o primeiro blog da biblioteca, tendo sido construído no esquema de perguntas e respostas, para complementar as orientações de normalização dos trabalhos acadêmicos fornecidas pelo manual utilizado na época. O blog publica material proveniente das questões levantadas pelos alunos, porém mantendo-se em sigilo sua autoria, e possui um caráter estático, ou seja, não permite comentários, a fim de evitar possíveis ruídos na comunicação com os alunos.
  6. 6. VITRINE DO ACERVO DA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJVITRINE DO ACERVO DA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ – Criado em fevereiro de 2011, o blog tem por objetivo destacar as obras de particular relevância que compõem o acervo da Biblioteca do IPPUR, segundo avaliação dos bibliotecários do SRBIPPUR.
  7. 7. GUIA PRÁTICO PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOSGUIA PRÁTICO PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJDA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ – Sucessor do Manual de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do IPPUR, o Guia Prático foi lançado em novembro de 2011. Trata-se de uma obra totalmente ilustrada, estruturada de forma pedagógica e que condensa as normas da ABNT, além de ensinar, de uma maneira clara e direta, o processo de normalização dos trabalhos. O Guia Prático encontra-se disponível em formato pdf no Blog Biblioteca do IPPUR 2.0.
  8. 8. DOWNLOADS ÚTEIS – BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJDOWNLOADS ÚTEIS – BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ - Em janeiro de 2012, a Biblioteca do IPPUR criou o blog Downloads Úteis para disponibilizar, com mais agilidade e comodidade aos seus usuários, os produtos desenvolvidos para apoio: catálogos, guias, tutoriais etc.
  9. 9. SUMÁRIOS CORRENTES DA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJSUMÁRIOS CORRENTES DA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ – São publicados trimestralmente desde setembro de 1992 com o objetivo de divulgar o acervo de periódicos da biblioteca. A partir de janeiro de 2012, a biblioteca lançou os Sumários Correntes Online, disponibilizado no Blog Biblioteca do IPPUR 2.0. A versão online, sempre que possível, traz um link permitindo que os usuários acessem o texto completo, desde que disponibilizado pelas editoras dos periódicos, bem como uma breve descrição de cada publicação.
  10. 10. BOLETIM DE NOVAS AQUISIÇÕES DA BIBLIOTECA DOBOLETIM DE NOVAS AQUISIÇÕES DA BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJIPPUR/UFRJ – Editado bimestralmente, arrola os itens que passaram a integrar o acervo da Biblioteca do IPPUR por meio de doações, permutas e compras. O Boletim traz a referência e o número de chamada dos itens para facilitar a localização de cada publicação no seu acervo. Lançada em março de 2012, a sua versão digital mantém a estrutura original da publicação em papel.
  11. 11. BIBLIOTECA DO IPPUR 2.0BIBLIOTECA DO IPPUR 2.0 – O Blog foi criado em março de 2012, com o objetivo de aglutinar todos os produtos desenvolvidos pela biblioteca numa só interface.
  12. 12. Visualizações de página – Março 2012/Junho 2013.Visualizações de página – Março 2012/Junho 2013. Fonte: Blogger.
  13. 13. REDES SOCIAISREDES SOCIAIS – A biblioteca possui, ainda, perfis nas redes sociais FacebookFacebook e TwitterTwitter, nos quais disponibiliza clippings diários com informes e notícias das áreas de cultura, biblioteconomia, Rio de Janeiro e planejamento urbano e regional. Nestes dois perfis são também divulgados os outros produtos da Biblioteca do IPPUR.
  14. 14. IMPRESSÕES DA EQUIPEIMPRESSÕES DA EQUIPE • Os usuários costumam classificar o blog e seu conteúdo didático como de boa qualidade. Desde sua criação até junho de 2013, o blog teve mais de 13.000 visualizações, tanto no Brasil quanto no exterior. • As ferramentas da Web 2.0 se revelaram um ótimo instrumento para as bibliotecas e uma excelente vitrine para a exposição de seus produtos e serviços. • Os resultados das ações do SRBIPPUR têm-se mostrado muito animadores e produtivos, pois reduziram expressivamente os contatos dos usuários por telefone ou por e-mail, dirimiram dúvidas, suscitaram novos questionamentos e proporcionaram uma melhor organização e independência dos estudantes na elaboração de seus trabalhos finais. • Enfatizamos que os processos de criação, de hospedagem e de manutenção dos blogs são inteiramente gratuitos.
  15. 15. Fotografia de Antonio Más Morales. Cláudia Regina dos Anjos - E-mail: cranjos@gmail.comCláudia Regina dos Anjos - E-mail: cranjos@gmail.com

×