O gato malhado e a andorinha sinhá   ana maria e olivia- 8ºe
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

O gato malhado e a andorinha sinhá ana maria e olivia- 8ºe

on

  • 6,450 views

 

Statistics

Views

Total Views
6,450
Views on SlideShare
6,443
Embed Views
7

Actions

Likes
1
Downloads
78
Comments
0

1 Embed 7

http://be_lerporquesim.blogs.sapo.pt 7

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O gato malhado e a andorinha sinhá   ana maria e olivia- 8ºe O gato malhado e a andorinha sinhá ana maria e olivia- 8ºe Presentation Transcript

  • O GATO MALHADO E AANDORINHA SINHÁ Jorge Amado Ana Teixeira Nº4 8ºE Olívia Queirós Nº18 8ºE Escola Secundaria/3 de Amarante
  • Introdução!!!Nós neste trabalho vamos falar do livro “O GatoMalhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado. Estelivro desenrola-se à volta da historia entre o GatoMalhado e a Andorinha Sinhá que nunca poderiam ficarjuntos pois ele era um gato e ela uma andorinha. Vamostambém falar da vida do autor e de seus livros.Esperamos que gostem!
  • BIOBIBLIOGRAFIA!!!Jorge Amado viveu a maior parte de sua infância nos Ilhéus, que lhe serviu deinspiração para vários romances. Foi para o Rio de Janeiro, para estudar naFaculdade de Direito. Durante a década de 1930 travou os seus primeiros contatos com o movimento comunista organizado. Foi jornalista, e envolveu-se com a política ideológica, tornando-se comunista. Suas obras são umas das mais significativas da moderna ficção brasileira. Em 1945, foi eleito deputado federal pelo PCB. Foi casado com Zélia Gattai, também escritora. Teve três filhos: João Jorge, Paloma, e Eulália. Viveu exilado na Argentina e no Uruguai, em Paris e em Praga.
  • Síntese!!!Esta é uma história contada pelo Sapo Cururu ao Vento quepor sua vez contou à Manhã sua amada que contou ao Tempo.É uma história de um amor impossível entre o Gato Malhado,um gato frio e mau que na Primavera se tornoucompletamente diferente, e a Andorinha Sinhá, umaandorinha atrevida jovem e um pouco louca, que tinha umfascínio pelo Gato Malhado. Esta história acabou por ter umfinal infeliz, pois a Andorinha Sinhá acabou por casar com oRouxinol deixando o Gato Malhado sozinho.
  • Ação!!! Exemplos:“Procurou mais uma vez com os olhos pardos, mas não viuninguém. Todos haviam fugido. Não, todos não. No ramode uma árvore a andorinha Sinhá fitava o Gato Malhado esorria-lhe.”“Curto foi o tempo do verão para o Gato e a Andorinha.Encheram-no com passeios vagabundos, com longasconversas á sombra das árvores, com sorrisos, compalavras murmuradas, com olhares tímidos porémexpressivos, com alguns arrufos também…”“A música doía-lhe no coração. Canção nupcial para osnoivos; para o Gato Malhado, canto funerário…O Gatotomou a direção dos estreitos caminhos que conduzem áencruzilhada do fim do mundo.”
  • Espaço!!!A história desenrola-se num parque. Exemplo: “Falo na Vaca Mocha logo no capítulo inicial da história, por se tratar de uma figura das mais importantes do parque.”
  • Tempo!!!A história passa-se nas quatro estações do ano (Primavera,Verão, Outono, Inverno).Exemplos:“Quando a primavera chegou, vestida de luz, de cores e dealegria, olorosa de perfumes sutis, desabrochando as flores evestindo as árvores de roupagens verdes…”“Este é um capítulo curto porque o verão passou muito depressacom o seu sol ardente e suas noites plenas de estrelas.”“No outro dia o outono chegou, derrubando as folhas dasárvores.”“ Este devia ser um capítulo longo porque o começo do invernofoi um tempo de sofrimento.”
  • Personagens!!! Personagens principais:Gato Malhado – “Tratava-se de um gato de meia-idade,já distante da primeira juventude…”Andorinha Sinhá – “A Andorinha Sinhá, alémde bela, era um pouco louca.”
  • Personagens Secundárias:Rouxinol – “…o rouxinol era o professor.”Coruja – “Porém a coruja, sendo adivinha…”Vaca Mocha – “Falo na Vaca Mocha…por se tratar deuma figura das mais importantes do parque.”Papagaio – “E o papagaio era a hipocrisia em pessoa”Pais da Andorinha Sinhá – “Os pais de Sinhá iam ralhando com ela.”Cobra Cascavel – “O Gato atacou a Cascavel…”
  • Mensagem da obra!!!Se amas uma coisa liberta-a. Nós escolhemos este provérbio como mensagem da obra porque a Andorinha Sinhá, mesmo amando o Gato Malhado, teve de o deixar ir porque eles nunca poderiam ficar juntos.
  • Conclusão!!! Nós gostamos de fazer este trabalho Foi um trabalho divertido e interessante dese fazer, gostamos pois é uma obra que trata de um amor impossível entre um gato e umaandorinha, que não vê ou lê muitas vezes. Não gostamos do final pois é triste mas como dissemos na mensagem da obra se amas uma coisa tens de a libertar.
  • Bibliografia:pt.wikipedia.orTigredefogo.wordpress.comGoogle imagens