Escolha profissional / Mercado de Trabalho

  • 2,321 views
Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
2,321
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
83
Comments
1
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Escolha profissional / Mercado de trabalho
  • 2. Diversidade de Profissão O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, o cidadão deve ficar atento a alguns aspectos básicos para ingressar nesse ambiente e se destacar. Antes de tudo, é preciso estar com a documentação em dia para não perder tempo quando for contratado. Portanto, percebemos que um caminho promissor para uma inserção bem sucedida no mercado de trabalho que se apresenta é o alto nível de especialização profissional. De fato, o mercado de trabalho está mais seletivo e, assim, o profissional apto a atender às exigências e às transformações pelas quais passam as empresas detém melhores chances de sucesso. Porém, poucos estão atentos à trajetória a ser percorrida para alcançar um alto nível especialização, visto que são muito vastos os segmentos e estes apresentam diversas possibilidades de especializações. Além disso, é difícil ter acesso a informações privilegiadas acerca das tendências do mercado de trabalho futuro quando não se têm um entendimento sólido sobre as necessidades atuais deste mercado.
  • 3. Dicas na Escolha das Profissões O apoio dos pais é muito importante, eles devem estar dispostos ao ouvir as ansiedades de seus filhos e até ajudá-los na escolha, mas nunca fazê-la por eles. As dicas são: 1. Buscar conhecer-se, levando traços de sua personalidade e analisando suas habilidades extracurriculares. 2.Separar os cursos por área de afinidade (testes vocacionais podem ajudar a descobrir qual é essa área). 3. Reunir uma quantidade significativa de informações sobre as profissões que despertam interesse, pois escolher com base no senso comum aumenta consideravelmente a chance de escolher mal. 4. Conhecer profissionais que atuam na área desejada para buscar informações sobre a profissão. 5. Separar profissão de carreira, pois profissão se escolhe, e carreira se constrói.
  • 4. Mercado de trabalho atual • O mercado de trabalho sempre esteve em pauta nas principais colunas dos jornais mais famosos brasileiros e do mundo todo, cada país quer exibir de forma significativa que suas vagas de trabalho estão aumentando cada vez mais para os países exteriores e isso pode mostrar o grande crescimento de cada parte dele. Um país que não demonstra seu crescimento de trabalho não mostra também evolução nos principais índices analisador por órgãos especializados no assunto.
  • 5. • Como o Brasil vem demonstrando grande crescimento nas partes econômicas tem ficado muito mais fácil do brasileiro conseguir um emprego, pessoas que já estavam há anos encostados por não terem oportunidades começaram a ter de um momento para o outro e agora já podem traçar planos para sua vida e a de familiares.
  • 6. • O mercado de trabalho atual está aberto a novas propostas possibilitando que funcionários considerados de funções simples alcancem um resultado maior, não é simples que isso aconteça porque um funcionário que quer se dar bem tem de ter mentalidade para enxergar lá na frente todas as suas ações, se ele fizer algo ruim para sua empresa agora poderá prejudicá-la totalmente no futuro ou até mesmo em um curto período de tempo e prejudicar a ele também, pois sua carreira pode ficar manchada com as referencias de seu atual emprego, agora se pensar antes de agir terá paciência e as chances de sua colocação no mercado de trabalho se tornarem maiores serão muito grandes.
  • 7. Confira alguns inimigos que rondam os vestibulandos Habilidades Especificas Escolher Jornalismo só porque gosta de escrever, Arquitetura porque gosta de desenhar, Matérias Escolares Optar por cursos cujas disciplinas teve bom desempenho no colégio. Contato com o Objeto Ingressar na Veterinária ou Agronomia por ter sítio ou fazenda. Oceanologia porque gosta da praia, de fazer surfe ou mergulhar. Turismo porque gosta de viajar. Status Social Escolher levando em conta apenas o estereótipo de profissionais. Facilidade no Mercado Fazer a escolha por uma prática geral, com a certeza de um amplo mercado. Desenvolvimento Pessoal Opção em busca de autoconhecimento e desenvolvimento de formas de expressão, sem preocupação com o trabalho.
  • 8. Quem eu sou ? O Acomodado Quer seguir uma profissão conhecida, de preferência exercida por parentes e amigos próximos. Como não se identifica com nenhuma delas, permanece em dúvida. Tem dificuldade em abrir a cabeça e descobrir o novo. O Fiel Escolheu a profissão desde menino. Sempre foi o médico ou o veterinário da família. No momento do vestibular, não se sente mais atraído pela profissão, mas tem dificuldade para abandonar a escolha. O Iludido Quer saber o que os colegas escolheram e por quê. Pergunta para todos os colegas o que eles escolheram para tentar encontrar critérios que possam ser usados. Ao conhecer as opções dos outros, tem a ilusão de estar escolhendo o curso. O Decidido Está disposto a buscar autoconhecimento e mais informações sobre o mercado de trabalho antes da inscrição no vestibular