• Like
  • Save
www.AulasDeFisicaApoio.com  - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

www.AulasDeFisicaApoio.com - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz

on

  • 18,984 views

Física - VideoAulas Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz – Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.AulasDeFisicaApoio.com

Física - VideoAulas Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz – Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.AulasDeFisicaApoio.com

Statistics

Views

Total Views
18,984
Views on SlideShare
18,935
Embed Views
49

Actions

Likes
1
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 49

http://www.aulasdefisicaapoio.com 49

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    www.AulasDeFisicaApoio.com  - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz www.AulasDeFisicaApoio.com - Física – Exercícios Resolvidos de Reflexão da Luz Presentation Transcript

    • Na figura anterior tem-se o perfil de um espelho planoE, desenhado sobre um eixo OY Para que um raioluminoso emitido por uma fonte pontual em A atinja oponto P, após refletir nesse espelho, ele deve incidir emum ponto do espelho cuja ordenada Y vale: a) 1 b) 1,5 c) 2 d) 2,5 e) 3
    • Na figura anterior tem-se operfil de um espelho planoE, desenhado sobre umeixo OY Para que um raio a) 1luminoso emitido por umafonte pontual em A atinja o b) 1,5ponto P, após refletir nesse c) 2espelho, ele deve incidirem um ponto do espelho d) 2,5cuja ordenada Y vale: e) 3
    • Um lápis encontra-se na frente de um pequenoespelho plano E, como mostra a figura. O lápis e aimagem estão corretamente representados naalternativa:
    • (UFMG) Oscar está na frente de um espelhoplano, observando um lápis, como representado na figura acima.Com base nessas informações, é CORRETO afirmar queOscar verá imagem desse lápis na posição indicada pela a) K. b) L. c) M. d) N.letra.
    • (UFMG) Oscar está nafrente de um espelhoplano, observando umlápis, como representadona figura a cima.Com base nessas a) K.informações, é CORRETO b) L.afirmar que Oscar veráimagem desse lápis na c) M.posição indicada pela letra. d) N.
    • Uma modelo aproxima-se de um espelho plano edepois dele se afasta sempre andando muitocharmosa. Quais dos gráficos a seguir representao tamanho real h de sua imagem em função dotempo?
    • (UNIESP) Um estudante veste uma camiseta em cujo peito se lê a inscrição seguinte: UNESPa) Reescreva essa inscrição, na forma que sua imagem aparece para o estudante,quando ele se encontra frente a um espelho plano.b) Suponho que a inscrição esteja a 70cm do espelho e que cada letra da camiseta tenha 10cm de altura.Qual a distância entre a inscrição e sua imagem? Qual a altura de cada letra da imagem?
    • a) Reescreva essa inscrição, na forma que sua imagem aparece para o estudante,quando ele se encontra frente a um espelho plano.
    • b) Suponho que a inscrição esteja a 70cm do espelho e que cada letra da camiseta tenha 10cm de altura.Qual a distância entre a inscrição e sua imagem? Qual a altura de cada letra da imagem? 140cm e 10cm
    • Um rapaz de 1,80m de altura vê todo o seu corporefletido num espelho plano vertical situado auma distância CD = 3m.Os olhos do rapaz encontram-se a 1,70m dosolo.O comprimento AB mínimo que tem esseespelho e sua posição BC em relação ao solo sãodados, respectivamente, por:
    • a) 0,80m e 0,75mb) 0,90m e 0,85mc) 1,80m e zerod) 1,70m e 0,10me) 1,50m e 0,50m
    • 1,80 1,70AB BC 2 2AB 0,90m BC 0,85m LETRA - B
    • (UERJ) A filha consegue ver-se de pé, porinteiro, no espelho plano do quarto da mãe. Oespelho, mantido na vertical,mede 140cm dealtura e sua base dista 70cm do chão. Amãe, então, move o espelho 20cm em direção àfilha. Calcule, em centímetros: a) A menor distância entre os olhos da menina e o chão que lhe permite ver-se por inteiro; b) O quanto a imagem se aproximou da menina após o deslocamento do espelho.
    • a) A menor distância entre os olhos da menina e o chão que lhe permite ver-se por inteiro; h 70 2 h 140
    • b) O quanto a imagem se aproximou da menina após o deslocamento do espelho. D 2 d D 2 20 D 40 cm
    • (UERJ) Um caminhão se desloca numa estrada plana, retilínea e horizontal, com uma velocidade constante de 20 Km/h, afastando-se de uma pessoa parada à beira da estrada.a) Olhando pelo espelho retrovisor, com que a velocidade o motorista verá a imagem da pessoa se afastando? Justifique sua resposta.b) Se a pessoa pudesse ver sua imagem refletida pelo espelho retrovisor, com que velocidade veria sua imagem se afastando? Justifique sua resposta.
    • a) Olhando pelo espelho retrovisor, com que a velocidade o motorista verá a imagem da pessoa se afastando? Justifique sua resposta.vi 2 vc vo 20 Km / hvi 2 20 vo 40 20vi 40 Km / h vo 20 Km / h
    • b) Se a pessoa pudesse ver sua imagem refletida pelo espelho retrovisor, com que velocidade veria sua imagem se afastando? Justifique sua resposta.vi 2 vcvi 2 20vi 40 Km / h
    • (UFRS) A figura abaixo representa um raioluminoso R incidindo obliquamente um espelhoplano que se encontra na posição horizontal E. Noponto de incidência O. foi traçada a vertical V.Gira-se, então, o espelho de um ângulo α ( emtorno de um eixo que passa pelo ponto O) para aposição E’, conforme indica a figura.
    • Não sendo alterada a direção do raio luminoso incidente R com respeito à vertical V, pode-se afirmar que a direção do raio refletido.a) Também não será alterada, com respeito à vertical V.b) Será girada de um ângulo α, aproximando-se da Vertical V.c) Será girada de um ângulo 2α, aproximando-se da Vertical V.d) Será girada de um ângulo α, afastando-se da Vertical V.e) Será girada de um ângulo 2α, afastando-se da Vertical V.
    • Não sendo alterada a direção do raio luminoso incidenteR com respeito à vertical V, pode-se afirmar que a direçãodo raio refletido.a) Também não será alterada, com respeito à vertical V.b) Será girada de um ângulo α, aproximando-se da Vertical V.c) Será girada de um ângulo 2α, aproximando-se da Vertical V.d) Será girada de um ângulo α, afastando-se da Vertical V.e) Será girada de um ângulo 2α, afastando-se da Vertical V.
    • (UFRJ) um experimento muito simples pode serrealizado para ilustrar as leis da reflexão da luz.Inicialmente, um monitor posiciona uma pessoanum ponto A de um pátio, de forma que, pormeio de um espelho plano vertical E, a pessoapossa ver um pequeno objeto luminoso O. Emseguida, o monitor faz um giro de15°, horizontalmente, no objeto, em torno doponto de incidência P, como mostra a figura.Todosos raios luminosos considerados estão em ummesmo plano horizontal.
    • Calcule quantos graus se deve girar o espelho, em tornodo ponto P, para que o objeto possa ser novamentevisualizando pela pessoa que permanece fixa no pontoA, olhando na mesma direção.
    • 2x15 2 x 15x 2x 7,5
    • (UERJ) Uma garota, para observar seupenteado, coloca-se em frente à um espelhoplano de parede, situado a 40cm de uma florpresa na parte de trás dos seus cabelos.
    • Buscando uma visão melhor do arranjo da flor nocabelo, ela segura, com uma das mãos, umpequeno espelho plano atrás da cabeça, a 15cmda flor.A menor distância entre a flor e sua imagem, vistapela garota no espelho de parede, está próximade:a) 55cm b) 70cm c) 95cm d) 110cm
    • Buscando uma visão melhor do arranjo da flor nocabelo, ela segura, com uma das mãos, um pequenoespelho plano atrás da cabeça, a 15cm da flor.A menor distância entre a flor e sua imagem, vista pelagarota no espelho de parede, está próxima de: a) 55cm b) 70cm c) 95cm d) 110cm
    • A figura a seguir mostra uma seta luminosacolocada entre dois espelhos que formam umângulo diedro de 90°. Desenhe todas as imagensfornecidas pelos espelhos.