www.aulasdefisicaapoio.com - Exercícios Resolvidos Óptica

37,276 views
36,717 views

Published on

Física - VideoAulas Exercícios Resolvidos de Óptica – Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.AulasDeFisicaApoio.com

Published in: Education
0 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
37,276
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
48
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

www.aulasdefisicaapoio.com - Exercícios Resolvidos Óptica

  1. 1. (UNIRIO) Durante a final da Copa do Mundo, um cinegrafista,desejando alguns efeitos especiais, gravou cena em um estúdio completamente escuro, onde existia uma bandeira da “Azurra” (azul e branca) que iluminada por um feixe de luz amarela monocromática.Quando a cena foi exibida ao público, a bandeira apareceu:a) Verde e branca.b) Verde e amarela.c) Preta e branca.d) Preta e amarela.e) Azul e branco.
  2. 2. (UNIRIO) Durante a final da Copa do Mundo, umcinegrafista,desejando alguns efeitosespeciais, gravou cena em um estúdiocompletamente escuro, onde existia umabandeira da “Azurra” (azul e branca) queiluminada por um feixe de luz amarelamonocromática.Quando a cena foi exibida aopúblico, a bandeira apareceu:
  3. 3. (UNIRio) Durante a final da Copa do Mundo, umcinegrafista,desejando alguns efeitos especiais, gravoucena em um estúdio completamente escuro, onde existiauma bandeira da “Azurra” (azul e branca) que iluminadapor um feixe de luz amarela monocromática.Quando acena foi exibida ao público, a bandeira apareceu:a) Verde e branca.b) Verde e amarela.c) Preta e branca.d) Preta e amarela.e) Azul e branco.
  4. 4. (UFMG) Marília e Dirceu estão em uma praçailuminada por uma lâmpada.Assinale a alternativa em que estãoCORRETAMENTE representados os feixos de luzque permitem a Dirceu ver Marília.
  5. 5. (UFMG) Marília e Dirceu estão em uma praça iluminadapor uma lâmpada.Assinale a alternativa em que estão CORRETAMENTErepresentados os feixos de luz que permitem a Dirceu verMarília.
  6. 6. (UFRJ) No mundo artístico as antigas “câmarasescuras” voltaram à moda. Ima câmara escura éuma caixa fechada de paredes opacas que possuium orifício em uma de suas faces. Na face opostaà do orifício fica preso um filme fotográfico, ondese formam as imagens dos objetos localizados noexterior da caixa, como mostra a figura.
  7. 7. Suponha que um objeto de 3m de altura esteja auma distância de 5m do orifício, e que a distânciaentre as faces seja de 6cm.Calcule a altura h de imagem.
  8. 8. h 3 183 h 6 5 55 h 3 .6 h 3,6cm5h 18
  9. 9. (UFF) Para determinar a que altura H uma fontede luz pontual está do chão, plano e horizontal, foirealizada a seguinte experiência.Colocou-se umlápis de 0,10m, perpendicularmente sobre ochão, em duas posições distintas: primeiro em P edepois em Q . A posição P está, exatamente, navertical que passa pela fonte e, nesta posição, nãohá formação de sombra do lápis, conforme ilustraesquematicamente a figura.
  10. 10. Na posição Q, a sombra do lápis tem comprimento 49(quarenta e nove) vezes menor que a distância entre Pe Q.A altura H é, aproximadamente, igual a: a) 0,49m b) 1,0m c) 1,5m d) 3,0m e) 5,0m
  11. 11. OH H 0,1 P 49X 0,1 Q X 50 x x H 0,1 50 H 5m Letra E
  12. 12. (PUC) Um disco fino e opaco é iluminado por duasfontes pontuais, F e F’, simetricamente dispostasem relação ao eixo de rotação do disco.Do outro lado o disco, e paralelamente a ele, écolocado um anteparo plano e opaco na posiçãomostrada na figura. Em qual das opções a seguir é mais bem representada a figura que efetivamente se observa sobre o anteparo?( Nas opções,as partes densamente listradas correspondem
  13. 13. Ás regiões de sombra,as esparsamente listradasCorrespondem ás regiões de penumbra e as semlistras, ás iluminadas pelas duas fontes, F e F’.)
  14. 14. (UFRJ) No dia 3 de novembro de 1994 ocorreu, oúltimo eclipse total do sol deste milênio. NoBrasil, o fenômeno foi mais bem observado naRegião Sul.A figura mostra a Terra, a Lua e o Sol alinhadosnum dado instante durante o eclipse; nesteinstante, para um observador no ponto P, o discoda Lua encobre exatamente o disco do Sol.
  15. 15. Sabendo que a razão entre o raio do Sol ( RS ) e oraio da Lua ( RL ) vale RS / RL 4,00 x10 2 e que adistância do ponto P ao centro da Lua vale3,75 x10 5 Km , calcule a distância entre P e ocentro do Sol.Considere propagação retilínea paraa luz.
  16. 16. RL RS3,75 10 5 Km 2 5 RL RS D 4 10 3,75 10 53,75 10 D D 15 10 Km 7 RS 5D 3,75 10 RL
  17. 17. O menor tempo possível entre um eclipse do Sol eum eclipse da Lua é de aproximadamente:a) 12 horas.b) 24 horas.c) 1 semana.d) 2 semanas.e) 1 mês.

×