www.AulasEnsinoMedio.com.br - Geografia - Energia

844 views

Published on

Geografia - VideoAulas Sobre Energia – Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.AulasEnsinoMedio.com.br

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
844
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
87
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

www.AulasEnsinoMedio.com.br - Geografia - Energia

  1. 1. ENERGIA
  2. 2. Energia Introdução Formas de utilização Tipos de geração de energia Fontes renováveis Uso eficiente Energia na economia mundial Fontes não renováveis
  3. 3. Introdução A palavra energia refere-se ao potencial para executar trabalho Qualquer coisa que esteja trabalhando - por exemplo, mover um objeto - está “transferindo” energia ela não é perdida e, sim, transformada ou transferida para outro corpo.
  4. 4. Utilização A energia está presente em tudo que realizamos. Pode ser química combustão a energia de células fotoelétricas e fotovoltaicas, oriundas das reações químicas mecânica, elétrica, at ômica (oriunda da divisão do átomo
  5. 5. A energia elétrica presente funcionamento eletrodomésticos iluminação equipamentos melhorar condições de vida maior facilidade trabalho Com o aumento no consumo de energia os pesquisadores têm procurado maneiras mais eficientes e “limpas” de converter outras formas de energia em energia elétrica.
  6. 6. Tipos de Geração Fontes renováveis - Produzem energia elétrica a partir de recursos ilimitados da natureza. 1. Hidroeletricidade a partir da força das águas, utiliza um rio para impulsionar as turbinas além dos desníveis do relevo ou quedas construídas pelo homem
  7. 7. Ao represar um rio, causamos impactos ambientais como inundação de áreas, perda de florestas e morte de animais Essas intervenções podem afetar rios menores. Obs No Brasil devido à enorme quantidade de rios a maior parte da energia é proveniente de grandes usinas hidrelétricas.
  8. 8. Fontes renováveis Formas de utilização Hidroeletricidade
  9. 9. 2. Solar proveniente do Sol energia térmica e luminosa É captada por painéis solares e transformada em energia elétrica ou mecânica.
  10. 10. Considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba, a energia solar ainda é pouco utilizada, pois o custo para a fabricação e instalação dos painéis solares é muito elevado.
  11. 11. Fontes renováveis Formas de utilização Solar Hidroeletricidade
  12. 12. 3. Biomassa Obtida a partir de fontes variadas de matéria orgânica, tais como: as plantas, os resíduos florestais e da agropecuária (bagaço da cana-de-açúcar, esterco), os óleos vegetais (biodiesel de buriti, babaçu, mamona e dendê), os resíduos urbanos (aterro de lixo lodo de esgoto) e alguns resíduos industriais (indústria madeireira, de alimentos e bebidas, de papel e celulose e beneficiamento de grãos).
  13. 13. Fontes renováveis Formas de utilização Solar Hidroeletricidade Biomassa
  14. 14. 4. Maremotriz aproveita o movimento regular do fluxo do nível do mar elevação e abaixamento
  15. 15. Esse sistema funciona de forma semelhante a uma hidrelétrica Uma barragem é construída, formando-se um reservatório junto ao mar; quando a maré enche, a água entra e fica armazenada no reservatório; quando a maré baixa, a água sai, movimentando uma turbina conectada a um sistema de conversão, produzindo eletricidade.
  16. 16. Fontes renováveis Formas de utilização Solar Hidroeletricidade Biomassa Maremotriz
  17. 17. 5. Eólica Obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável e limpa. Grandes turbinas, em formato de cata- vento são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento e, por meio de um gerador movimento das turbinas produz energia elétrica.
  18. 18. Fontes renováveis Formas de utilização Solar Hidroeletricidade Biomassa Maremotriz Eólica
  19. 19. Recapitulando... Vimos que a energia é realizada através do movimento pode ser mecânica, química, atômica e elétrica Uma de suas fontes é renovável, ou seja, usa recursos que são naturalmente reabastecidos, como a hidroeletricidade, solar, biomassa, ma remotriz e eólica.
  20. 20. Fontes Não renováveis - As energias não-renováveis têm sua origem no carvão mineral, no petróleo no gás natural e urânio, combustíveis fósseis. Atualmente essas fontes de energia suprem grande parte necessidade mundial, e, por não serem renováveis, esses recursos estão cada vez mais escassos Petróleo - é uma fonte de energia de origem fóssil constituindo a matéria-prima da indústria petrolífera e petroquímica A partir do petróleo se produz gasolina e diesel, combustíveis mais usados por automóveis.
  21. 21. Fontes renováveis Formas de utilização Solar Hidroeletricidade Biomassa Maremotriz Eólica Fontes não renováveis Petróleo
  22. 22. 2. Carvão mineral – Proveniente da mineração do carvão, que causam graves impactos ambientais, que vão das poeiras criadas na detonação (e que provocam sérias doenças do aparelho respiratório) até a chuva ácida e o aquecimento global. Foi, por muito tempo, a principal fonte de energia mundial (Séc. XIX).
  23. 23. Fontes renováveis Formas de utilização Solar Hidroeletricidade Biomassa Maremotriz Eólica Fontes não renováveis Petróleo Carvão mineral
  24. 24. 3. Gás natural - é uma mistura de hidrocarbonetos leves que à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso Pode ser usado nas indústrias, substituindo óleos combustíveis, lenha e carvão. Também é utilizado em automóveis e em residências (Ex. Fogão de cozinha e aquecimento de água)
  25. 25. Fontes renováveis Formas de utilização Solar Hidroeletricidade Biomassa Maremotriz Eólica Fontes não renováveis Petróleo Carvão mineral Gás natural
  26. 26. 4. Nuclear – é obtida através da fissão do núcleo do átomo de Urânio mineral encontrado na natureza que é enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia
  27. 27. Fontes renováveis Formas de utilização Solar Hidroeletricidade Biomassa Maremotriz Eólica Fontes não renováveis Petróleo Carvão mineral Gás natural Nuclear
  28. 28. Praticando.... Dentre as alternativas citadas assinale a que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil: a) Solar, hidrelétrica e eólica. b) Hidráulica, lenha e biomassa. c) Hidráulica, xisto e solar. d) Petróleo, solar e lenha. e) Álcool, eólica e solar.
  29. 29. Praticando.... 1. Dentre as alternativas citadas, assinale a que contenha apenas fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil b) Hidráulica, lenha e biomassa.
  30. 30. Energia na economia mundial os avanços tecnológicos em geração, transmissão e uso final de energia elétrica permitem que ela chegue aos diversos lugares do planeta transformando regiões desocupadas ou pouco desenvolvidas em pólos industriais e grandes centros urbanos. impactos dessas transformações são observados em nosso cotidiano, até através por de imagens de satélite
  31. 31. Uso eficiente A melhor maneira de ter um uso eficiente de energia em casa é conhecer o consumo realizado por aparelhos domésticos. Assim, o quadro a baixo apresenta alguns exemplos de consumo residencial de energia.
  32. 32. Eletrodoméstico Consumo Ar condicionado 1 kwh a cada 36 minutos Chuveiro elétrico 1 kwh a cada 11 minutos Computador 1 kwh a cada 6h40 minutos Ferro de passar roupa 1 kwh a cada 50 minutos Lâmpada incandescente de 100w 1 kwh a cada 10 Horas Lâmpada incandescente de 60w 1 kwh a cada 16h40 minutos Lâmpada fluorescente de 20w 1 kwh a cada 50 horas Lavadora de roupas 1 kwh a cada 1h53 minutos Liquidificador e batedeira 1 kwh a cada 3h20 minutos Microondas 1 kwh a cada 40 minutos TV 1 kwh a cada 11 horas Ventilador 1 kwh a cada 5 horas
  33. 33. Exercício 1. Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que: a) a Região Sudeste não consegue consumir toda a energia que produz; b) o setor residencial e de comércio representam 80% do consumo total de energia; c) mais da metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa; d) nesta década, devido às sucessivas crises econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia; e) o petróleo e o carvão mineral representam mais de 70% de energia produzida para consumo no país.
  34. 34. Exercício 1. Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que a) a Região Sudeste não consegue consumir toda a energia que produz; b) o setor residencial e de comércio representam 80% do consumo total de energia; c) mais da metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa; d) nesta década, devido às sucessivas crises econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia; e) o petróleo e o carvão mineral representam mais de 70% de energia produzida para consumo no país.

×