www.AulasDeHistoriaApoio.com - História – Ideologia e Propaganda no Estado Novo

1,792 views
1,628 views

Published on

História - VideoAulas Sobre Ideologia e Propaganda no Estado Novo – Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.AulasDeHistoriaApoio.com

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,792
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

www.AulasDeHistoriaApoio.com - História – Ideologia e Propaganda no Estado Novo

  1. 1. HISTÓRIA
  2. 2. AE AV R A R AG S193 -194 0 5
  3. 3. O que você sabesobre ideologia que está por trás da propaganda no Estado Novo?
  4. 4. Ao final dessa aula você aprenderá:► Os períodos de atuação do Presidente Getúlio Vargas na política;► Como se concretizou o golpe do Estado Novo;► Como Getúlio Vargas fundamentou seu projeto político- nacionalista através da propaganda;► Como o Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP - viabilizou a divulgação da ideologia proposta por Getúlio Vargas;► Como os intelectuais trabalharam em favor do regime;► Como foi construída a ideologia que marcou a história da política brasileira.
  5. 5. Relembrando os períodos históricos: Você sabe dizer quais os períodos Getúlio Vargas esteve no poder até 1945? 1930 1930 - 1934 1934 - 1937 1937 - 1945REVOLUÇÃO GOVERNO GOVERNO ESTADO NOVO PROVISÓRIO CONSTITUCIONAL
  6. 6. - Quebra da política do café-com-leite Revolução - Apoio dos militares insatisfeitos de 1930 - Instabilidade e medo diante da Crise de 29 - Interventores estaduais nomeados por Vargas Governo Provisório - Clima de tensão nas oligarquias1930 - 1934 - Revolução Constitucionalista em 1932 em São Paulo - Surgimento da AIB – Aliança Integralista Brasileira GovernoConstitucional - Surgimento da ANL – Aliança Nacional Libertadora1934 - 1937 - Intentona Comunista - 1935
  7. 7. ESTADO NOVO O Estado Novo perdurou de 1937 até 1945.O pretexto para o golpe foi o chamado PlanoCohen: um suposto Plano Comunista.Instauração da ditadura de Vargas: EstadoNovo. Fechamento do Congresso Nacional. É estabelecida uma nova Constituição. Censura aos meios de comunicação. Repressão à atividade política. Surgimento do plano político-nacionalista.
  8. 8. O Departamento de Imprensa e Propaganda► 1939 é criado o DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda.► Subordinado diretamente ao Presidente Getúlio Vargas.► Fazia parte de um conjunto de departamentos criados para burocratizar o Estado.
  9. 9. As ações do DIP► Exaltar o ideal de Nação;► Modificar a ótica do malandro para o homem trabalhador;► Selecionar todo material artístico a ser divulgado;► Fiscalizar a produção jornalística e os próprios jornalistas.► Exaltar a figura do Presidente Getúlio Vargas.
  10. 10. O RÁDIO►O rádio foi um dos meios de comunicação mais utilizados pelo DIP.► Alcançava os mais longínquos territórios.► Facilitava a compreensão da população que era em sua maioria, pobre e analfabeta.► Seus programas exaltavam os ideais nacionais e os feitos do Presidente Getúlio Vargas.
  11. 11. Em 1940, a Rádio Nacional foi encampada pelo governo (Produzia programas como AHORA DO BRASIL eREPÓRTER ESSO:A testemunha ocular da história paradestacar os atos doprojeto nacionalista.
  12. 12. OS INTELECTUAIS► Os intelectuais também compuseram a sociedade que, de certa forma, apoiava o projeto de Vargas.► Muitos deles participavam assiduamente das revistas publicadas pelo DIP.► Publicavam livros, como exemplo temos Gilberto Freyre que publicou Casa Grande e Senzala e Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda.
  13. 13. Através de cartilhas produzidas pelo DIP, Vargas procuravaatingir o público infantil, distribuindo mensagens sobre aimportância da educação como forma de fortalecer o país.
  14. 14. A MÚSICAO Estado Novo, através do DIP,censurava qualquer culto damalandragem, relacionado àvadiagem e ao não-trabalho.Sambistas eram desestimulados aescrever sambas deste gênero,muitas músicas tiveram suas letrasnegadas pela censura e atémodificadas.O samba passa a exaltar o trabalhoe o trabalhador.
  15. 15. Antes do DIP Depois do DIP“Quem trabalha é quem “Quem trabalha é quem tem tem razão razão Eu digo e não tenho Eu digo e não tenho medo medo de errar de errar O bonde de São O bonde de São Januário Januário Leva mais um operário Leva mais um SÓCIO Sou eu que vou trabalhar OTÁRIO Sou eu que ... NÃO vou trabalhar (Wilson Batista e Ataulfo ... Alves, 1940.)
  16. 16. ExercitandoNo fragmento de letra de música apresentado abaixo temos o samba-exaltação deAry Barroso “Aquarela do Brasil” (1939). ´Poderíamos dizer que tal música está deacordo com o projeto nacionalista estabelecido por Getúlio Vargas? Por quê?(...) o Brasil samba que dábamboleio que faz gingaro Brasil do meu amor,terra de nosso senhorBrasil pra mim, Brasil pra mimah! abre a cortina do passado,tira a mãe preta do serrado,bota o rei congo no congadoBrasil pra mim, Brasil pra mimdeixa cantar de novo o trovador,América olha a luz da luaquando é canção do meu amorquero ver essa dona caminhandopelos salões arrastando o seu vestido rendado(...)
  17. 17. ExercitandoNo fragmento de letra de música apresentado abaixo temos o samba-exaltação deAry Barroso “Aquarela do Brasil” (1939). ´Poderíamos dizer que tal música está deacordo com o projeto nacionalista estabelecido por Getúlio Vargas? Por quê?(...) o Brasil samba que dábamboleio que faz gingaro Brasil do meu amor,terra de nosso senhorBrasil pra mim, Brasil pra mimah! abre a cortina do passado,tira a mãe preta do serrado,bota o rei congo no congadoBrasil pra mim, Brasil pra mimdeixa cantar de novo o trovador,América olha a luz da luaquando é canção do meu amorquero ver essa dona caminhandopelos salões arrastando o seu vestido rendado(...)
  18. 18. Resposta aceitávelSim. Pois a letra exalta claramente o louvor dasgrandezas e belezas brasileiras, indo ao encontrodo nacionalismo pregado no período denominadoEstado Novo.Observe os versos: (...)o Brasil samba que dá bamboleio que faz gingar o Brasil do meu amor, terra de nosso senhor Brasil pra mim, Brasil pra mim(...)
  19. 19. O PAPEL DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DO ESTADOImportância social do trabalho como instrumento para ocrescimento do país Sindicalização dos trabalhadoresPelegos – líderes que concordavam com o governoAusência de consciência política por parte da massatrabalhadora.Criação do salário mínimo – 1940.Criação da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT – em1943 para os trabalhadores urbanos.
  20. 20. EXERCITANDOO cartaz ao lado exaltaa figura do PresidenteGetúlio Vargas porqueele elaborou leis queatendiam aotrabalhador urbano.Por que o trabalhadorrural não foi beneficiadopor essas leis?
  21. 21. EXERCITANDOO cartaz ao lado exaltaa figura do PresidenteGetúlio Vargas porqueele elaborou leis queatendiam aotrabalhador urbano.Por que o trabalhadorrural não foi beneficiadopor essas leis?
  22. 22. ► RESPOSTA ACEITÁVEL: Getúlio Vargas não tinha interesse em atingir as velhas oligarquias que dependiam da mão-de-obra rural, afinal, também necessitava do apoio desses grupos políticos para manter seu projeto.
  23. 23. ESTADO FORTEMais uma propaganda da Era Vargas, agora exaltando oEstado Forte, militarizado que conseguiu obter algumasvantagens devido à aproximação com os Estados Unidosdurante a Segunda Guerra Mundial.
  24. 24. Exercitando►Com relação à Segunda Guerra Mundial, responda porque o apoio dado pelo Brasil aos Estados Unidos foi considerado uma das incoerências do regime adotado pelo Presidente Getúlio Vargas?
  25. 25. Exercitando►Com relação à Segunda Guerra Mundial, responda por que o apoio dado pelo Brasil aos Estados Unidos foi considerado uma das incoerências do regime adotado pelo Presidente Getúlio Vargas?
  26. 26. RESPOSTA ACEITÁVEL►A incoerência encontrada e o motivo pelo qual muitos criticaram Vargas está no fato dele, como ditador, apoiar os Estados Unidos, um país democrático e não a Alemanha, que era liderada por Hitler, também ditador.
  27. 27. Rádio População analfabeta Revistas Temas nacionais Letras de Censura MúsicasESTADO NOVO Estratégia D.I.P Educação e Cartilhas Civismo Trabalhador Sindicalização Estado Forte Propaganda militar
  28. 28. Hoje aprendemos► Os períodos de atuação do Presidente Getúlio Vargas na política;► Como se concretizou o golpe do Estado Novo;► Como Getúlio Vargas fundamentou seu projeto político- nacionalista através da propaganda;► Como o Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP - viabilizou a divulgação da ideologia proposta por Getúlio Vargas;► Como os intelectuais trabalharam em favor do regime;► Como foi construída a ideologia que marcou a história da política brasileira.
  29. 29. Bibliografia- Estado Novo. Autora: Maria Celina D’Araújo. Ed. Jorge Zahar.- Getúlio Vargas - O poder e o sorriso. Autor: Boris Fausto. Ed. Cia das Letras.- A invenção do trabalhismo. Autora: Ângela de Castro Gomes. Ed. Relume Dumará.- Site: http://cpdoc.fgv.br/
  30. 30. OS INTELECTUAIS
  31. 31. A MÚSICA
  32. 32. ESTADO FORTE

×