www.AulasDeGeografiaApoio.com - Geografia - Teorias Demográficas

8,849 views

Published on

Geografia - VideoAulas Sobre Teorias Demográficas – Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.AulasDeGeografiaApoio.com

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,849
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
29
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

www.AulasDeGeografiaApoio.com - Geografia - Teorias Demográficas

  1. 1. O que você sabe Isso mesmo ...de DEMOGRAFIA? É aquele negócio que estuda POPULAÇÃO? E o que é TEORIA? Logo ... É uma forma de pensar um assunto TEORIAS DEMOGRÁFICAS são formas de ESTUDAR e PENSAR a população
  2. 2. Teorias demográficas Malthus e transição demográfica O que você precisa saber?1 – O que é POPULAÇÃO?2 – Quais os MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO? Isso está naquela aula de “População eO que é POPULAÇÃO? crescimento” Conjunto de pessoas que residemnum determinado lugar num ... Mas, vamos relembrar.determinado período.Quais são os MOVIMENTOSPOPULACIONAIS? Nascimentos, Mortes, Imigração eEmigração.
  3. 3.  Você já lembrou o que é ... POPULAÇÃO e TEORIAS DEMOGRÁFICAS ? Hoje vamos estudar ... MALTHUS E TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
  4. 4. Teorias demográficas Malthus e transição demográfica Malthus Acreditava num BOOM A TEORIAdemográfico baseado que ocontrole populacional era CAIUfeito pelas misérias edoenças. Com a melhoria damedicina a populaçãocresceria sem controle. Esteevento provocaria a fome,pois o crescimento da Thomas Malthus estavaprodução de alimentos não Malthus – errado ... Viveu nacresceria na mesma Inglaterra develocidade. 1766 a 1834. Por que? “a produção de Foi pastor, alimentos cresceria em professor de progressão aritmética história e A DINÂMICA (PA=1, 2, 3, 4, 5) economista. DEMOGRÁFICA não podee a população cresceria em ser explicada por progressão geométrica MECANISMOS NATURAIS, (PG = 1, 2, 4, 8, 16)” (MAGNOLI & ARAÚJO. Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil.São Paulo: Ed. Moderna, 2005; pg. 460) mas por MECANISMOS CULTURAIS.
  5. 5. Teorias demográficasMalthus e transição demográfica Gráfico da Transição Demográfica em 5 fases.
  6. 6. Teorias demográficas Malthus e transição demográfica TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICAEstuda o caminho de um momento populacional para outro.As taxas iniciais eram altas e depois passam a ser baixas. Como? Crescimento Vegetativo = Nascimentos - Mortes•0 e 1 -> POPULAÇÃO ESTÁVEL – Muitos nascimentos e mortes.•2 -> POPULAÇÃO CRESCE – Muitos nascimentos com menos mortes.•3 -> POPULAÇÃO CONTINUA A CRESCER –os nascimentos diminuem.•4 -> POPULAÇÃO ESTÁVEL – poucos nascimentos e mortes.5 -> POPULAÇÃO DIMINUI – poucas mortes e nascimentos.
  7. 7. Teorias demográficas Malthus e transição demográficaPaíses Desenvolvidos •Países( EUROPA ) – Inicia no Séc. Subdesenvolvidos – TRANSIÇÃOXIX e no final do século Começa na metade do Séc.praticamente já havia XX (pós 2ª GM) com a DEMOGRÁFICAconcluído. Atualmente queda brusca naestá no 5º momento com mortalidade. Vivenciam oDiminuição 2º e o 3º momento.Populacional. População Crescendo.•Países em •CHINA -> para frear oDesenvolvimento (BRASIL) maior crescimento– Começa no início do Séc. ONDE populacional do mundoXX. De forma muito acelerada adotou a política do filhodevido as melhorias em E único, com multas equalidade de vida (cuidados penalidades aos casais comcom a saúde, urbanização e COMO ? mais de 1 filho. Conseguiusaneamento básico). Alguns, diminuir oscomo o Brasil já estão no 4º Nascimentos. Temmomento. População atualmente 1/6 da Pop
  8. 8. Teorias demográficas Malthus e transição demográfica Transição Malthus Objetivos Demográfica (teoria malthusiana) Alcançado s CERTA ERRADA Verificar a por que não validade das demonstra o que considerou os teorias aconteceu e o que avanços está acontecendo tecnológicos e em diferentesnem a importância lugares do mundo. da cultura.
  9. 9.  Vamos Exercitar !!!(UFES)“Com o índice de natalidade em queda e uma expectativa de vida média de 77 anos, a Europa está se tornando um continente de idosos. Na maioria dos países europeus o crescimento vegetativo caiu vertiginosamente uma vez que o número de nascimentos por mulher não supera o valor mínimo necessário para repor a população que morre.” (“Terra grisalha”, Veja, n. 29, 1998)a) Explique dois fatores que contribuíram para a queda do índice de natalidade na Europa?b) Explique uma das conseqüências decorrentes do envelhecimento da população européia.
  10. 10.  RESPOSTA ...(UFES)a) Explique dois fatores que contribuíram para a queda do índice de natalidade na Europa?O ingresso da MULHER NO MERCADO DE TRABALHO, a popularização do uso de ANTICONCEPCIONAIS e o aumento dos CUSTOS DE EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS contribuíram para a queda do índice de natalidade na Europa.b) Explique uma das conseqüências decorrentes do envelhecimento da população européia.Como conseqüência, a população do continente está envelhecendo, o que gera um aumento na demanda por PROGRAMAS DE APOSENTADORIA e de ASSISTÊNCIA SOCIAL AOS IDOSOS.
  11. 11.  Vamos Exercitar !!!(FCC-SP)Entre as alternativas abaixo, podemos afirmar que os dois textos a seguir: I – “O excessivo crescimento populacional II – “A explosão demográfica não é constitui causa fundamental da pobreza e a causa principal, mas antes seria a poderá, inclusive, comprometer o futuro da conseqüência do atraso econômico humanidade se não forem tomadas medidas e social. Daí a necessidade de para a sua contenção. Daí a necessidade de reformas econômicas e sociais parase generalizar o emprego dos diversos meios liberar forças produtivasde controle da natalidade, principalmente nos inaproveitadas e melhorar a países menos desenvolvidos, onde o distribuição dos alimentos e dos crescimento populacional é elevado. recursos em geral.”a) tratam do mesmo tema (controle da natalidade), embora o primeiro seja mais abrangente que o segundo.b) tratam do mesmo tema (explosão demográfica), embora refletindo posições diferentes.c) são igualmente pessimistas com relação ao futuro da humanidade.d) contradizem-se, embora apresentem soluções idênticas.e) complementam-se, já que o segundo oferece soluções para o problema contidos no primeiro.
  12. 12.  Resposta !!!(FCC-SP)b) tratam do mesmo tema (explosão demográfica), embora refletindo posições diferentes.Os textos retratam a explosão demográfica numa visão NEOMALTHUSIANA. Uma nova forma de acreditar que o crescimento populacional elevado leva ao declínio econômico devido a não adaptação do processo produtivo.
  13. 13.  Vamos Exercitar !!!(FUVEST/FGV-SP)Considere o gráfico abaixo. IBGE, 1991.
  14. 14. O gráfico somente nos permite afirmar que:•Estão nitidamente expressas 3 etapas: até 1940, o declínio das taxas denatalidade e mortalidade conserva uma certa proporcionalidade; no período1940-70, há um declínio maior da mortalidade, portanto, um maiorcrescimento vegetativo e, após 1970, ocorre o inverso, a população tende ater um crescimento menos acentuado.•A grande diminuição do crescimento populacional do Brasil estádiretamente relacionada com a melhoria da qualidade de vida e ao maiorcontrole da natalidade.•O fator de maior peso no aumento da população brasileira é atualmente amelhoria da saúde, higiene e saneamento básico, embora a mortalidadetenha a tendência a aumentar devido a presença da AIDS.•O período de maior destaque neste gráfico é o de 1940-1970, quando ocrescimento vegetativo sofre uma grande queda e inicia-se o processo dedesaceleração do crescimento populacional.•As baixas taxas de natalidade atuais levam a um aumento cada vez maisacentuado do crescimento vegetativo.
  15. 15.  Resposta !!!(FUVEST/FGV-SP)a) Estão nitidamente expressas 3 etapas: até 1940, o declínio das taxas de natalidade e mortalidade conserva uma certa proporcionalidade; no período 1940-70, há um declínio maior da mortalidade, portanto, um maior crescimento vegetativo e, após 1970, ocorre o inverso, a população tende a ter um crescimento menos acentuado.Nesta questão cabe uma dica. Foi perguntado: “o gráfico somente nos permite afirmar que:”. Este é o caso das questões mais fáceis, pois não precisa buscar conhecimentos extras, basta procurar a questão que descreve corretamente o gráfico e não a que tece conjecturas. Como pode-ser observado na resposta acima.
  16. 16. VALEU !!!

×