Your SlideShare is downloading. ×
Aula 4
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Aula 4

236

Published on

Aula 4

Aula 4

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
236
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Comunicação Organizacional - Parte IILembram que nos falamos queO papel da Comunicação Organizacional é promover a coesão interna em tornodos valores e da missão da empresa, aumentar a visibilidade pública daorganização e divulgar seus produtos e serviços.Vamos explorar um pouco mais este tema, quando pensamos em nossa gestão deempresas ou departamentos de comunicação: 1. O que é comunicação? 2. Como podemos sistematizar o esquema de comunicação? 3. Lembram de Teorias da Comunicação? O que é comunicação de massa? E a Comunicação Organizacional, como ela entra neste contexto?
  • 2. Existe um elemento de comunicação, na comunicação organizacional, de extremaimportância para a gestão das organizações: A Comunicação InternaA Comunicação Interna são ferramentas e instrumentos de comunicação, usados pelaorganização, a fim de consolidar e compreender conhecimentos, informações eligações entre os colaboradores e a própria organização.Mas...como se estabelece esse contato entre a organização e os colaboradores:M que haja eficácia na comunicação é preciso que o gerente tenha certas aptidões e Paracuidados: Para tanto, é preciso que atente a uma série de fatores; como suas atitudes,os níveis e fluxos de comunicação, a adaptação do canal, mensagem ao receptor etudo o mais que possa vir a diminuir o risco do ruído.
  • 3. ATITUDES DO GESTOR PARA A EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃOCapacidade de compreender o meio ambienteClara definição de objetivosCapacidade de codificação / expressãoDomínio psicológico / empatia / carismaPara consigo:acreditar em seu trabalho, desenvolver auto estima.Para com o assunto: pleno conhecimento e abordagem adequada.Para com o receptor: A preocupação com o receptor (níveis de linguagem, deconhecimento, interesse, etc.) é fundamental para fazer fluir a comunicação.FLUXOS:Fluxo descendente:( de cima para baixo) Comunicações gerenciais, geralmenteformais e entraves de informações.Fluxo ascendente:( de baixo pra cima) Comunicação sem consistência e deinformações pouco confiáveis.Fluxo lateral:entre colaboradores do mesmo nível, pode haver problemas decompatibilidade.Fluxo diagonal:mensagens trocadas independentemente da escala hierárquica.Dentro do processo de comunicação nas organizações, existem três tipos básicos:Tipos de Comunicação:• Comunicação Interpessoal• Comunicação Dirigida• Comunicação de Massa
  • 4. A comunicação interpessoal tem como principal objetivo trabalhar a estima, amotivação o engajamento do profissional em relação aos objetivos organizacionais:ouvirA comunicação dirigida esta focada em construir a partir de um público especifico,um canal mais especifico ainda para a transmissão de uma mensagem tambémespecifica.A comunicação de massa tem um foco muito grande na audiência alastrada.Um olhar atento o gestor deve ter sobre a comunicação dirigida:Escritos (correspondências, periódicos, relatórios, mala direta, publicações etc.)Orais (discursos, alto-falante, telefone etc.)Audiovisuais / auxiliares (vídeos institucionais, internet, intranet, filmes etc.)Aproximativos (visitas, congressos, convenções, reuniões, etc.)

×