Aula 2

2,022 views
1,970 views

Published on

Aula 2

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,022
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
47
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula 2

  1. 1. Abordagens Clássicas da AdministraçãoTeoria CientificaEssa abordagem buscava determinar cientificamente os melhores métodos paraa realização de qualquer tarefa.Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entreoperários.Assim, como conseqüência, as relações humanas dentro da empresa sãomodificadas e o bom operário é aquele que não discute as ordens, nem asinstruções; faz o que lhe mandam fazer.A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe sãodeterminadas. Os quatro princípios fundamentais da Administração Científicasão: o planejamento; a preparação dos trabalhadores; o controle e a execuçãoTeoria ClássicaCaracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homemeconômico e pela busca da máxima eficiência.Tentativa pioneira de identificar os princípios e as habilidades que servem debase à administração eficaz.Os princípios básicos que caracterizam essa teoria são: divisão do trabalho;autoridade e responsabilidade; unidade de direção; disciplina; prevalência dosinteresses gerais; remuneração; centralização; hierarquia; ordem; estabilidadedos funcionários; iniciativa; e espírito de equipe.Teoria das Relações HumanasSurgiu nos Estados Unidos e foi basicamente um movimento de reação e deoposição à Teoria Clássica da Administração.Tinha a necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-ados conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novospadrões de vida do povo americano.Teoria NeoclássicaCaracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração,pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis.
  2. 2. Os autores retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica,redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as circunstâncias daépoca atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível. Suas principais características são: ênfase na prática da administração; ênfasenos princípios gerais de administração; ênfase nos objetivos e nos resultados,entre outrosAdministração por objetivosProcesso de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que aadministração e funcionários desempenhem as suas funções em função dessesobjetivos e que os compreendam.Consiste, basicamente, num processo que requer a identificação e descriçãoprecisas de objetivos (a atingir) e prazos para conclusão e monitorização.Tal processo exige que o gestor e o funcionário concordem no que o funcionárioirá tentar atingir no futuro e (muito importante) que este o aceite e desempenheas suas funções em função dos objetivos (de outra forma se conseguirá a noçãode compromisso).Teoria BurocráticaSurgiu como algo que tornasse a organização eficiente e eficaz, garantindo comela: rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas;redução dos atritos, discriminações e subjetividades internos; padronização daliderança (decisões iguais em situações iguais) e, mais importante, o alcance dosobjetivos.A Burocracia, em síntese, busca amenizar as conseqüências das influênciasexternas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e ocontrole das suas atividades de modo a se atingir os objetivos organizacionaisatravés da competência e eficiência, sem considerações pessoaisTeoria estruturalista da AdministraçãoTentou conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria dasRelações Humanas.Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seuambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações,caracterizada pela interdependência entre as organizações.
  3. 3. Essa teoria inaugura os estudos acerca dos ambientes dentro do conceito de quea organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meioambiente.Teoria ComportamentalFundamenta-se no comportamento individual das pessoas para explicar ocomportamento organizacional.Trouxe uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: aabordagem das ciências do comportamento, o abandono das posiçõesnormativas e prescritas das teorias anteriores e a adoção de posiçõesexplicativas e descritivas.A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacionalmais amplo.Teoria do Desenvolvimento OrganizacionalA ênfase dessa teoria é dada na gestão de pessoas e processos. Representa oestudo da estrutura e o estudo do comportamento humano nas organizações,integrados através de um tratamento sistêmico.Seus diversos modelos consideram basicamente quatro variáveis: o meioambiente, a organização, o grupo social, e o indivíduo.Teoria dos SistemasUm sistema pode ser visto como um todo organizado ou complexo; umacombinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário.Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelosque podem ser utilizados para a sua descriçãoTeoria da ContingênciaSua fundamentação está na teoria dos sistemas.Enfatiza que não há nada absoluto nas organizações ou na teoria administrativa;tudo é relativo, tudo depende.Explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e astécnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos dasorganizações.
  4. 4. Ênfase Teorias administrativas Principais enfoquesTarefas Administração científica Racionalização do trabalho no nível operacional Organização Formal; Teoria clássica Princípios gerais da Administração; Teoria neoclássica Funções do Administrador Organização Formal Burocrática;Estrutura Teoria da burocracia Racionalidade Organizacional; Múltipla abordagem: Teoria estruturalista Organização formal e informal; Análise intra-organizacional e análise interorganizaciona Organização informal; Teoria das relações humanas Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo Estilos de Administração;Pessoas Teoria comportamental Teoria das decisões; Integração dos objetivos organizacionais e individuais; Teoria do desenvolvimento Mudança organizacional planejada; organizacional Abordagem de sistema aberto; Análise intra-organizacional e análise ambiental; Teoria estruturalista Abordagem de sistema aberto;Ambiente Análise ambiental (imperativo ambiental); Teoria da contingência Abordagem de sistema aberto;Tecnologia Teoria dos sistemas Administração da tecnologia (imperativo tecnológico);
  5. 5. Mas para se administrar, é preciso de um sistema, que pode ser chamado deorganização.Organização é a ocorrência de duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modoestruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.Todas as organizações têm elementos em comum:objetivo ou finalidade;plano ou método;mobilizam pessoas e recursos materiais,financeiros, tecnológicos e cronológicosnecessitam de administraçãoEmpresa é um tipo de organização cuja sobrevivência está associada a busca pelageração de resultados econômicos maximizados na remuneração de seu capital social.As organizações:servem à sociedade;realizam objetivos;preservam o conhecimento eproporcionam carreiras.Administração ou gestão de uma organização é o estabelecimento do processo deplanejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros de uma organização,e de mobilizar todos os recursos disponíveis e necessários ao alcance dos objetivosestabelecidos.Para uma organização ser bem sucedida ao alcançar seus objetivos, satisfazendo suasresponsabilidades sociais, ela depende do trabalho adequado de seu(s)administrador(es), ou seja, do quão eficiente e eficazele é desenvolvido.
  6. 6. Planejar é decidir antecipadamente, fixando objetivos e fazendo a escolha das açõesnecessárias para alcançá-los. Planos, programas e projetos se constituem emdocumentos que expressam formalmente o planejamento de uma administração. Ohorizonte de tempo sempre diz respeito a um tempo futuro, que pode ser de curto,médio ou longo prazo.Organizar é construir estruturas, dividir o trabalho e delegar autoridade às pessoas,alocando recursos materiais, financeiros, tecnológicos e cronológicos entre osmembros de uma organização, de modo a conferir-lhe funcionalidade e torná-la maisefetiva.Liderar é inspirar esforços. Significa dirigir, influenciar os empregados narealização de tarefas essenciais desenvolvidas em uma organização. Envolve otrabalho com pessoas e a capacidade de mobilizá-las e estimular nelas a motivação eo comprometimentoControlar é criar mecanismos indicadores que evidenciem a correção de rumo doque foi antecipadamente decidido e para o que foram mobilizados recursos. Significaverificar se o que está sendo realizado está se desenvolvendo conforme o previamenteestipulado.

×