Composicao

741 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
741
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
83
Actions
Shares
0
Downloads
43
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Composicao

  1. 1. COMPOSIÇÃO
  2. 2. “Composição é uma transferência do mundo real para uma tela estática, bidimensional. Tão importante quanto o que se inclui na imagem é o momentoexato em que se dispara o obturador – e o que o fotógrafo deixa fora da foto”. John Hedgecoe
  3. 3. “Ato ou efeito de dar forma ao unir oucombinar diferentes elementos, partes ouingredientes”.David Präkel
  4. 4. “A regra dos terços é praticamente umasimplificação das proporções da razão áurea,mas é muito mais usada pelos fotógrafos. Naregra dos terços, o foco de interesse deve ser posicionado na intersecção das linhas que dividem o quadro em terços, que sãodistribuídos de cima para baixo e da esquerda para a direita”. David Präkel
  5. 5. Instântaneo/registro – o cadete da marinha russa está centralizado e vários elementos causam distração na foto.Composição – aqui temos umamudança no ponto de vista.Também percebam que sónosso personagem está comfoco, o fundo está desfocando,para não chamar atenção.
  6. 6. Simplicidade – “menos é mais”; a foto é direcionada por uma linha diagonal, temos a repetição das formas e a textura pode ser notada com facilidade.
  7. 7. A utilização da regra dos terços nos permite a construção de fotografiasmais dinâmicas e interessantes.
  8. 8. Algumas dicas:1 Linha do horizonte – evitar centralizar a linhado horizonte.2 Num retrato, o rosto é a parte principal domotivo, podendo ser colocado de acordo com aregra dos terços.
  9. 9. Uso de diagonaisSempre que possível, vale a pena tentar elaborar acomposição para que ao menos algumas das linhascorram em diagonal através do quadro. As linhasoblíquas dramatizam a tomada e conduzem o olharde canto a canto da foto. Podem também dar umsensação de movimento à cena.O que torna as linhas diagonais muito fortes comoinstrumento de composição é o modo como elasinteragem com o quadro retangular da fotografia.Sua utilização cria uma foto dinâmica simplesmenteporque elas desafiam as margens retas e paralelasdo visor.
  10. 10. CírculosHá motivos de todas as formas e tamanhos – mas emgeral são as formas mais simples que têm o apelovisual mais forte na composição fotográfica. Sabe-seque triângulos e linhas diagonais criam drama etensão dentro do quadro. Círculos e linhas curvastendem a fazer o oposto, geralmente criando harmonianuma foto.Em geral faz-se a composição usando-se o círculocomo pano de fundo.
  11. 11. Quadros dentro de quadrosArcadas, colunas, árvores, batentes de portas eesquadrias de janela são comumente usados dessemodo, um recurso artístico de que se lança mão paralimitar a imagem útil da foto. Se você prestar atenção,verá que esses quadros naturais estão por toda parte.Os quadros dentro de quadros também servem a outrasfinalidades. Por exemplo, a técnica pode ser um meio deesconder detalhes em primeiro plano que distraem aatenção. É um meio também de dar às fotos umasensação de profundidade, pois os quadros acrescentamuma outra camada à imagem.
  12. 12. Dicas:1 Quadros dentro de quadros funcionam melhorquando o olhar se desloca de uma área escurapara uma área clara mais além. Faça aexposição de acordo com o assunto, e não como quadro.2. Ao fotografar paisagens, use galhos deárvore e falhas em cercas vivas para obter umenquandramento natural e atraente.
  13. 13. PerspectivaExperimentar a perspectiva – exagerando ou diminuindoas distâncias para adequá-las à composição – é uma dasmaneiras com que o fotógrafo pode criar profundidadenas fotografias. Existem diversos tipos de perspectivas,porém a mais conhecida é a linear. Ela cria a ilusãoóptica que faz com que as bordas de uma estrada retapareçam convergir quando vistas à distância.
  14. 14. Uso de sombrasQuando fotografar sombras, a abordagem maisóbvia é enquandrar a foto de modo que o objeto e asombra criem uma composição simétrica. Noentanto, uma proposta mais ousada seriaenquadrar a foto de modo que a sombra seja o focode atenção.
  15. 15. ReflexosDicas:1 Os reflexos fotografam melhor quando o motivo recebeiluminação frontal.
  16. 16. TexturaA textura pode ser definida simplesmente como umaforma em pequena escala. Realçar a textura é uma boamaneira de transmitir uma sensação tátil, pois nos dáuma idéia melhor de como sentiríamos em nossasmãos o objeto fotografado.A iluminação lateral cria zonas de claro e escuro quesugerem a suavidade ou a aspereza de determinadasuperfície.

×