Correcao das redacoes_do_saresp_2010

3,862 views
3,647 views

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,862
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Correcao das redacoes_do_saresp_2010

  1. 1. A D R I A N A E S I L V I A P C O P L Í N G U A P O R T U G U E S A Correção das redações do SARESP 2010
  2. 2. SARESP 2010 Calendário de provas
  3. 3. No SARESP 2010 serão propostos os seguintes gêneros  5º ano do Ensino Fundamental  Produzir um relato pessoal de experiência vivida  7º ano do Ensino Fundamental  Produzir uma carta pessoal  9º ano do Ensino Fundamental  Produzir um artigo de opinião  3ª série do Ensino Médio  Produzir um artigo de opinião
  4. 4. Critérios de avaliação para correção das redações  São quatro competências:  Competência de área I – Tema  Competência de área II – Gênero  Competência de área III – Coesão/Coerência  Competência de área IV – Registro  Competência de área V – Proposição (avaliada apenas no EM)
  5. 5. Critérios de Correção  Níveis de avaliação  São quatro os níveis de avaliação:  Nível 1 – Suficiente  Nível 2 – Razoável  Nível 3 – Bom  Nível 4 – Muito bom
  6. 6. Critérios de correção das avaliações  Redação em branco (B)  Redação Anulada (A)  Redação em registro Não Alfabético (NA)
  7. 7. Características da Redação SARESP 2010  Aplicação 5º, 7º, 9º anos (EF II) e 3ª série EM;  Correção:  Externa – amostra estratificada de 10% das redações da Diretoria de Ensino;  Na escola – todas as redações que não fizeram parte da amostra;  Correção com base em projetos específicos.
  8. 8. As redações  Todos os cadernos de redação permanecerão na escola, incluindo aqueles pertencentes às turmas da amostra.
  9. 9. As redações Projeto específico  A escola organizará seu plano de correção:  Dias e horários destinados à correção;  Formação da banca e dimensão de seu trabalho;  Uso do resultados (ações a curto, médio e longo prazos).
  10. 10. Exemplos de como fazer uso dos resultados obtidos na correção das redações  Utilização da prova escrita como instrumento da avaliação da aprendizagem:  Caso o gênero solicitado na proposta de redação tenha sido objeto de estudo no ano/série avaliado (a);  Os alunos tenham sido informados, com antecedência, sobre a dupla função do instrumento.
  11. 11. Exemplos de como fazer uso dos resultados obtidos na correção das redações ATENÇÃO: Não nos esqueçamos de que a produção escrita constitui-se em processo que pressupõe várias etapas. Assim, a utilização da redação do SARESP, como instrumento de avaliação não pode prescindir de atividades posteriores próprias das práticas de escrita, como por exemplo, a reflexão sobre os aspectos linguístico-discursivos, inserida em atividades de reescrita e revisão do texto com os alunos. Se não for assim, o uso desse instrumento encerrar-se-á na função de avaliar, sem avançar para aquilo que é o sentido da avaliação: a intervenção.
  12. 12. Exemplos de como fazer uso dos resultados obtidos na correção das redações  Objeto de estudo para a elaboração de:  Atividades de reescrita e revisão de textos;  Atividades de pesquisa para aprofundamento da temática;  Atividades com os gêneros orais: relatos, depoimentos, debates regrados.
  13. 13. Ações a médio e longo prazos: possibilidades  Estudos diagnósticos para planejamento 2011;  Revisão dos planos de aula (alterações complementações);  Elaboração de projetos de escrita para 2011;  Revisão de objetivos e metas presentes no PPP.
  14. 14. SARESP e avaliações do professor  Assemelham-se na medida em que ambas atribuem um valor sobre o desempenho dos estudantes diante de determinados desafios ou situações problema, na perspectiva de definir encaminhamentos adequados para atingir expectativas de aprendizagem ou pontos de chegada pré-estabelecidos.

×