SlideShare a Scribd company logo
1 of 116
Download to read offline
Lição 1: Introdução ao Pentateuco – Parte 1 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. Esta lição cita Martinho Lutero, Paulo e Davi, enfatizando a suficiên- cia das Escrituras para a orientação do crente. Em algumas igrejas evangélicas brasileiras as “revelações” e “profecias” são comuns, sendo buscadas para orientação pessoal. Relate suas experiências e observações. Compare-as com a aliança de Martinho Lutero com Deus e a declaração do Apóstolo Paulo em 2Tm 3.16-17. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
2 | P e n t a t e u c o 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Complete: a Escritura é ________________________ amplamente suficiente e a única regra de ______________________________ ... 
1-2. A Bíblia é composta por quantos livros? _____________________ Estes foram escritos por cerca de quantos atores diferentes?_______ Foram compostos num período de aprox. quantos anos?__________ O único tema que une todas as partes é _______________________ 
1-3 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Sobre o Pentateuco e sua importância: [ ] É o começo e também o fundamento, o pano de fundo, a base, o alicerce sobre o qual está construída toda a história da salvação; [ ] Não há divergências quanto à autoria, à data e à composição; [ ] Tornou-se um texto religioso importante somente no século IV d.C.; [ ] Teve um papel fundamental na formação do Judaísmo e do Cristianismo; [ ] Teve um papel ainda maior na formação do Islamismo. 
b. Sobre o termo “pentateuco”: [ ] Significa “Livro em cinco volumes”; [ ] O seu nome no hebraico é “Torá” (Lei, Ensino ou Instrução); [ ] O Pentateuco corresponde aos cinco últimos livros da Bíblia. 
c. Sobre a importância do Pentateuco: [ ] Nos arranjos do cânon do Antigo Testamento ele está em primeiro lugar; [ ] Estes cinco livros são fundamentais para a compreensão dos demais; [ ] Sem a Torá a “história da salvação” ficaria completa e compreendida; [ ] Ao que parece, o Pentateuco foi a última parte das Escrituras a ser considerada Palavra de Deus; [ ] Para o judaísmo ele é a parte principal das Escrituras; [ ] Os Fariseus no tempo de Jesus, consideravam-no a única parte das Escrituras inspirada por Deus.
Lição 2: Introdução ao Pentateuco, Parte 2 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “A tradição judaico-cristã defende a autoria mosaica”, par. 3 da lição. Apresente alguns argumentos que justifiquem a concepção de que Moisés foi o autor de todo o Pentateuco. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
4 | P e n t a t e u c o 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Existem várias indicações que Moisés foi o autor humano de pelo menos a maioria do Pentateuco. Qual das seguintes você acha a indicação mais forte da autoria de Moisés? Justifique sua escolha. 
[ ] Moisés foi educado no Egito e era poderoso em palavras e obras. 
[ ] Moisés participou da peregrinação no deserto. 
[ ] Tinha acesso às genealogias e tradições orais de seu povo. 
[ ] Moisés teve comunhão íntima e recebeu revelações de Deus. 
[ ] Partes importantes (Êx 17.14, Dt 31.24-26) são atribuídas a Moisés. 
[ ] Outras partes das Escrituras vinculam o Pentateuco a Moisés. 
[ ] Cristo associava o Pentateuco a Moisés (João 5.46; Mt 8.4). 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
1-2 Complete: 
a. “... o mais importante é saber que independente da autoria única ou compartilhada de Moisés, ___________________________ . As lições eternas suplantam __________________________ , e, portanto, devem ser o alvo de nossos esforços.” 
b. Estas partes (Gênesis 1-11 e Gênesis 12 – Deuteronômio 34) são interligadas e a ponte é Gn 12.1-3, a promessa de Deus a Abrão. Uma parte pergunta, ______________________________ , uma apresenta a dificuldade e_______________________________ . 
1-3 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Sobre a estrutura do Pentateuco: [ ] Os cinco livros possuem principalmente material histórico; [ ] O registro histórico do Pentateuco abrange um breve período de tempo; [ ] É uma narrativa histórica unificada formada por: promessa – eleição – livramento – aliança – concessão da Terra Prometida; [ ] Considerando apenas o seu conteúdo, divide-se duas partes principais: Gênesis 1-11 e Gênesis 12 - Deuteronômio 34.
5 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
b. A primeira divisão de conteúdo, Gênesis 1-11: [ ] É o prefácio, também conhecido por “Prólogo Primevo”; [ ] Descreve a criação do homem e da mulher e também a queda; [ ] Nela o pecado é visto como um mal que só afeta as estruturas sociais; [ ] Nela o pecado causa a separação entre e homem e Deus e entre o homem e seu próximo; [ ] Indica que, como resultado do pecado, Deus desistiu do homem. 
c. A segunda divisão de conteúdo, Gênesis 12 - Deuteronômio 34: [ ] Começa a responder as questões anteriores; [ ] Apresenta Jacó como sendo eleito para nele serem abençoadas todas as famílias da terra; [ ] Demonstra o surgimento da nação de Israel a partir de Abraão. 
d. A resposta final de Deus para o problema da humanidade: [ ] Encontra-se na Lei; [ ] Encontra-se até o final do Antigo Testamento; [ ] Encontra-se em Jesus Cristo, o caminho de volta a Deus. 
1-3 Relacione o volume do Pentateuco (Coluna 1) com seu resumo (Coluna 2). 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. Gênesis 
b. Êxodo 
c. Levítico 
d. Números 
e. Deuteronô- mio 
Descreve os 40 anos no deserto. A ingratidão, incredulidade e desobediência condenaram uma geração inteira a morrer no deserto. 
O Criador é o verdadeiro Deus, capaz de trazer juízo sobre o pecado e resgatar o seu povo. 
Uma repetição da história e das leis de Israel. Descreve a sucessão da liderança: Moisés  Josué. Três discursos de Moisés preparando o povo pra entrar na Terra Prometida. 
Revela a santidade de Deus. Tem instruções referentes aos cerimoniais e ritos, o sistema sacrificial e instruções para os sacerdotes. 
Deus é o Criador de todas as coisas e tudo era bom. Porém, o homem pecou e Deus iniciou seu projeto de redenção da humanidade.
Lição 3: Gênesis, Considerações Introdutórias 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “... Passagens (de Genesis) relacionam-se direta ou indiretamente com partes do Novo Testamento”, LIGAÇÃO COM O NOVO TESTA- MENTO, parágrafo 1. Ilustre este vínculo nos seguintes casos: 
a) A narrativa da queda (Gn 3). 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 
b) O apóstolo Paulo em 1Co 15.22,45 e Gl 4.21-31, por exemplo. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 
c) Jesus, quando interrogado sobre o divórcio. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Complete: 
a. “... Deus nunca precisou ____________________, pois Ele sempre existiu, _______________________________________________ ”. 
b._ Há um único e verdadeiro Deus, criador... soberano sobre todos e ______________________________________________________ .
7 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
1-2 Associe o termo (Coluna 1) com seu significado (Coluna 2). 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. Genesis 
b. Berēshît 
c. Tôlēdôt “História das origens”, “registro da descen- dência”, “história da família” ou “E estas são as gerações de”. 
Procede da Septuaginta e significa “origem”, “princípio” ou “nascimento”. 
Hebraico; quer dizer “No princípio”. 
1-3 Quais são os principais temas teológicos no livro de Genesis? __________________________ ; ________________________ ; __________________________ ; ________________________ ; __________________________ . 
1-4 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Os propósitos do Gênesis são: [ ] Apresentar o nascimento e a infância da humanidade; [ ] Focalizar todos os povos igualmente; [ ] Focalizar os personagens e acontecimentos relacionados com a redenção; [ ] Demonstrar como Deus estabeleceu para si um povo. 
b. O fato de Deus ter elegido um povo para si: [ ] Quer dizer que Ele não é o Deus de todas as nações; [ ] Quer dizer que Ele esqueceu-se dos demais habitantes da terra; [ ] Quer dizer que, através do seu povo escolhido o plano era abençoar todas as famílias da terra. 
c. O livro do Gênesis: [ ] É totalmente politeísta; [ ] Desfere um forte golpe contra a arrogância humana; [ ] Nos leva a perceber que Deus existe por causa de nós; [ ] É sobre o homem e não sobre Deus; [ ] Mostra que a tragédia do pecado tornou necessária a redenção; [ ] Ressalta a interação de Deus com a sua criação incluindo o homem; [ ] Ressalta a interação dos homens entre si; [ ] Enfatiza que é bom que o homem esteja só.
Lição 4: Gênesis, A Narrativa da Criação (Gn 1-2) Parte 1 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “A preocupação é mostrar a causa e o propósito de todas as coisas e não descrever o processo de criação. O foco está em ‘Quem?’ e ‘Por quê?’, e não em ‘Como?’” (A BÍBLIA E A CRIAÇÃO, parágrafo 2.) As teorias científicas sobre a idade do planeta Terra e o processo evolucionário da formação dos seres vivos influenciam você de que maneira? Você acha válida a sugestão da lição de que a Bíblia não se importa com o “como” da criação? 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Complete: 
a. A Bíblia não tem medo da ciência, pelo contrário a verdadeira ciência acabará_________________________________________.
9 | C u r s o d e T e o l o g i a S I M U B 
b. A ciência é instável, o que é verdade hoje, ___________________ A verdade científica é __________________________________ . 
c. “Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que___________________________________________________ ___________________________________________________ .” 
1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Sobre a Bíblia e a criação: [ ] A Bíblia oferece respaldo para sermos taxativos quanto à extensão de tempo e aos detalhes do ato criativo; [ ] Os dias da criação foram de 24 horas; [ ] A palavra usada para “dia” (yôm) possui mais de um significado; [ ] A Escritura afirma que para Deus mil anos são como um dia; [ ] A Bíblia assevera categoricamente que Deus criou todas as coisas; [ ] Deus criou todas as coisas de matéria pré-existente; [ ] Deus criou todas as coisas a partir do nada; [ ] O Criador declarou que toda a sua criação era boa. 
1-4 a. Explique resumidamente em que sentido a história da criação é uma história de “Ordem e Progresso”. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
b. Sugira áreas da nossa vida em que precisamos ser parecidos com o nosso Criador. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
10 | P e n t a t e u c o 
Lição 5: Gênesis; A Narrativa da Criação (Gn 1-2), Parte 2 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “A primazia não é do homem, ela sempre pertenceu e sempre perten- cerá ao Criador”, O CRIADOR, parágrafo 4. Converse sobre os perigos que poderiam surgir caso deixássemos de levar em consideração este fato destacado no primeiro versículo da Bíblia. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
11 | C u r s o d e T e o l o g i a S I M U B 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Complete a tabela que se segue mostrando as disparidades entre a história da Criação em Gênesis 1 e Gênesis 2. 
Gn1 
Gn2 
1. Um texto em prosa 
2. Uma estrutura poética 
___ 
___ 
___ 
___ 
3. O termo para a divindade é “Elohim” (Deus) 
4. O termo usada é “Yahweh Elohim” (SENHOR Deus) 
___ 
___ 
___ 
___ 
5. A ordem da criação: vegetação, peixes, pássaros, animais, homem e mulher. 
6. A ordem da criação: homem, vegetação, animais, mulher 
___ 
___ 
7. Aborda com mais detalhes o sexto dia da criação 
8. Uma vista panorâmica de toda a criação 
___ 
___ 
___ 
___ 
9. A origem do homem 
10. A origem do universo 
___ 
___ 
___ 
___ 
11. Um relato antropológico 
12. Um relato cosmológico 
___ 
___ 
___ 
___ 
13. Um relato cronológico 
14. Concentra-se no jardim do Éden 
___ 
___ 
___ 
___ 
15. No seu relacionamento com o universo, Deus é o Elohim, o Criador, transcendente, separado. 
16. No envolvimento com o homem Deus é Yahweh Elohim, revelando imanência, intimidade e comunhão. 
___ 
___ 
___ 
___ 
1-2 Complete: 
a. Deus o Ser Supremo, ____________________________________ importa-se e participa ativamente da vida de _________________ . 
b. A grande mensagem do relato da criação está contida em: _______ ____________________________ . Se você pensou que se tratava dos versículos sobre ___________________________ se enganou. 
c. Há um ser eterno, ______________________ Deus é a figura cen- tral, todas as coisas existem _______________________________ 
d. A primazia não é do homem, ela ___________________________ ____________________________________________________ .
12 | P e n t a t e u c o 
1-3 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Observações na lição sobre a teologia da prosperidade incluem: [ ] Tem difundido um pensamento equilibrado a respeito de Deus; [ ] O Criador é visto como aquele gênio da lâmpada mágica do Aladim; [ ] O povo imagina que Deus cabe no bolso, que pode ser usado, que é um objeto a serviço do homem, que basta recitar alguns versículos mágicos, que Deus é obrigado a resolver nossos problemas e a atender nossos pedidos. 
b. Refutando o conceito de Deus difundido pela teologia da prosperidade, a lição ensina: [ ] O Deus difundido pela teologia da prosperidade é o Deus da Bíblia; [ ] O Deus do Gênesis existe por causa do homem; [ ] O Deus do Gênesis existe para o homem; [ ] O homem existe por causa de Deus e para Deus; [ ] “Só Deus é Deus, todo o restante é criatura”. 
c. Sobre o valor do homem: [ ] A afirmação de que o homem existe por causa de Deus e para Deus e não o inverso, diminui o nosso valor; [ ] Somos criaturas que devem a existência a um Ser Supremo; [ ] Deus atribui um valor pequeno ao ser humano; [ ] Seu apreço pelo homem é incontestável, somos alvo do seu amor; [ ] Ele tem interesse em se relacionar conosco e em nos chamar de filhos; [ ] É um exagero afirmar que o homem é a coroa da criação, o ponto mais elevado, a parte mais importante, o aspecto mais nobre de tudo o que Ele fez. 
1-4 Explique resumidamente seis indícios no relato da criação de que o homem é a coroa da criação de Deus, o ponto mais elevado, a parte mais importante, o aspecto mais nobre de tudo o que Ele fez: 
1._____________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________
13 | C u r s o d e T e o l o g i a S I M U B 
2. _____________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
3. _____________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
4. _____________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
5. _____________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
6. _____________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
Lição 6: Gênesis: O Prólogo Primevo, (Gn 1-11), A Queda 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “Dia após dia, por meio da internet e da televisão, somos expostos a uma série de eventos bárbaros e violentos que se multiplicam à nossa volta” (Parágrafo 2 da lição). Qual é a explicação secular do comporta- mento humano, às vezes altruísta e às vezes “bárbaro”? Comparado com a explicação da queda (Gn 3), esta explicação é satisfatória? 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Complete: 
a. “...o autor do Gênesis mencionou que tudo quanto Deus criou era muito bom. Era, mas ____________________________________. 
b. A Bíblia de Estudo Genebra, afirma que a expressão “lhe pesou no coração” significa no hebraico ____________________________.
15 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
1-2 Associe os capítulos (Coluna 1) com o assunto (Coluna 2). 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. Gn. 1-11 
b. Gn. 12-50 
Prólogo ou História Patriarcal. 
Prólogo Primevo ou História Primitiva; começo do começo. 
1-3 Das seguintes belezas do Jardim do Éden antes da queda, de qual você sente mais falta? Por quê? 
__ As tarefas não eram pesadas e nem fatigantes. __ Nada de espinhos e cardos. __ Havia paz entre a criatura e o Criador. __ Não havia a angústia, nem a ansiedade, nem o medo. __ Não existia o pecado, a mentira, o egoísmo, a inveja, a violência. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ 
1-4 Indicar “E” (especulação) ou “V” (verdade) em cada [ ] 
[ ] A árvore do conhecimento do bem era um macieira; [ ] O pecado era o ato sexual; [ ] O outro ser que entrou em cena é retratado como a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR DEUS tinha feito; [ ] “Quando a serpente falou que ela seria como Deus, os olhinhos dela devem ter brilhado. Ah, o desejo de ser Deus!” [ ] Em concordância com outros textos Bíblicos – Jo 8.44 e Ap 12.9 – o outro ser que entrou em cena não era um simples réptil, mas Satanás. 
1-5 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso). 
Sobre o pecado de Adão e Eva: [ ] A serpente enfatizou a graciosa provisão de Deus e não a proibição Dele; [ ] Eva permitiu que uma ordem de Deus fosse reduzida a uma pergunta; [ ] A ambição orgulhosa fez de Eva uma pecadora; [ ] Eva comeu do fruto e deu a Adão que também comeu; [ ] A rebelião evidenciou incredulidade, independência e autonomia; [ ] A conclusão de que o pecado de Adão e Eva foi de rebelião e desobediência é fábula e especulação.
16 | P e n t a t e u c o 
1-6 Das seguintes consequências do pecado, qual delas pesa mais em sua vida? Por quê? 
__ Comunhão com Deus interrompida; __ Experimentar o mal, o medo, a culpa e a vergonha; __ A mulher sofre na gravidez e em dar à luz filhos; __ Sujeição da esposa ao marido; __ A terra amaldiçoada; fadigas para obter o sustento enquanto vivermos; __ Crescimento de cardos e abrolhos; __ Morte física; “és pó e ao pó tornarás”; __ A natureza humana foi corrompida; __ A pureza e a beleza original foram perdidas; __ Uma natureza decaída inclinada àquilo que é contrário a Deus; __ Egoísmo. 
______________________________________________________ ______________________________________________________
Lição 7: Gênesis, O Prólogo Primevo (Gn 1-11), O Desenvolvimento do Pecado 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. A lição apresenta uma progressão do pecado desde Adão e Eva até a geração de Noé antes do dilúvio. Resuma as fases desta progressão. Até que ponto observam-se algumas destas fases no mundo atual? 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
18 | P e n t a t e u c o 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 a. Quais seriam duas intenções do autor do Gênesis em mostrar a progressão do pecado? 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
b. Em qual sentido uma avalanche é semelhante à progressão do pecado apresentada em Gênesis 3 a 11? 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
c. Descreva, resumidamente, “nossa realidade”. 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
1-2 a. Peter Singer sugeriu quatro problemas da humanidade em nossa era. Enumere-os em ordem de seriedade segundo sua opinião. Sugira mais um que você acha até mais sério do que os de Peter Singer. 
[ ] pobreza global; [ ] mudanças climáticas; [ ] tratamento dos animais; [ ] risco de extinção da nossa espécie. 
_____________________________________________________
19 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
b. Em vista da injustiça no mundo, qual é o dilema que surge? Tente explicar como Deus pode ser tanto bom quanto poderoso. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
c. Escreva no espaço abaixo pelo menos três das frases que você acha mais fortes na descrição dos seres humanos em Rm 3.10-18. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
Lição 8: Gênesis, O Prólogo Primevo (Gn 1-11), Promessas de Redenção 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. Ap 13.8 se refere a Jesus como “o Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo”. Pense sobre o significado desta verdade. Sugira algumas coisas que ela nos ensina sobre Deus. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
21 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Explique brevemente em que sentido olhar um desfile do alto de um prédio ajuda a entender a onisciência de Deus. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Sobre o conhecimento de Deus e a queda do homem: [ ] Deus foi surpreendido pela queda do homem; [ ] Nunca houve e nunca haverá algo oculto a Deus; [ ] Após a palavra chegar à língua o SENHOR passa a conhecê-la; [ ] O SENHOR nos cerca, por trás e pela frente, e põe a mão sobre nós; [ ] “Todos os habitantes da terra adorarão a besta”; [ ] Jesus é o “Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo”; [ ] Era plano de Deus antes da fundação do mundo que Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, seria morto pelos pecados da humanidade (NCBNT). 
b. Sobre o véu do templo e seu significado: [ ] Era uma cortina externa que separava os gentios dos judeus; [ ] Separava o Lugar Santo e o Santo dos Santos; [ ] Representava o acesso fácil do homem à presença de Deus; [ ] Foi partido de baixo para cima; [ ] Foi o Senhor quem agiu para restaurar a comunhão entre Deus e o homem. 
1-3 a. Descreva as roupas que Deus fez para o primeiro casal. 
_____________________________________________________
22 | P e n t a t e u c o 
b. Explique o significado desta provisão de Deus. 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
c. Gn 3.15 diz “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” Explique a previsão deste versículo. 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
1-4 De acordo com a lição, associe a(s) pessoa(s) na Coluna 1 com as frases na Coluna 2. 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. Eva 
b. Abel assassina- do; Caim fugi- tivo errante. 
c. Sete 
d. Enos 
e. Abrão (Abraão). 
continuava a família da aliança. 
Fundador da nação de Israel; seriam benditas todas as famílias da terra. 
graça em meio à condenação; apesar do pecado, a raça humana continuaria. 
Nessa época as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor. 
decepção; parecia que tudo havia se perdido.
Lição 9: Gênesis, O Prólogo Patriarcal, (Gn 12-50) 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. Abraão era “amigo de Deus”, (Tg 2.23, 2Cr 20.7 e Is 41.8). Mas, nem tudo é perfeito... Ele foi capaz de usar sua esposa para supostamente salvar a própria vida (ABRAÃO, parágrafos 5 e 6 da lição). É possível alguém ser tão importante no plano de Deus e ao mesmo tempo tão falho? Escreva seus pensamentos. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
24 | P e n t a t e u c o 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 a. Qual passagem estabelece a transição entre o Prólogo Primevo e o Prólogo Patriarcal? 
______________________________________________________ . 
b. Qual é no novo foco da narrativa? 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Em relação a Abraão e os propósitos de Deus: [ ] Deus estabeleceu para si um povo como um meio de cumprir o seu plano de salvação; [ ] O propósito de Deus se restringiu à nação de Israel; [ ] O propósito de Deus sempre envolveu todas as famílias da terra; [ ] Abraão migrou do vale dos rios Tigre e Eufrates, para a Palestina; [ ] No início do Prólogo Patriarcal Jacó e seus filhos estabeleceram-se no Egito. 
b. O Prólogo Patriarcal: [ ] Divide-se em: história de Isaque e Jacó Gn 12.1-25.18; história de José Gn 25.19-Gn 36.43; e história de Abraão Gn 37.1-50.26; [ ] Nestas narrativas a Bíblia descreve desde o início da nação com o cha- mado de Abraão, até o surgimento das doze tribos de Israel. 
c. O desenvolvimento da nação surgiu assim: [ ] Abraão gerou Isaque, Isaque Jacó (Israel) e Jacó 12 filhos: Rúben, Simeão, Judá, Zebulon, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamin, José e Levi; [ ] Os doze filhos de Jacó deram origem, de fato, às doze tribos de Israel; [ ] Os Levitas figuram entre as doze tribos; [ ] Não existe tribo de José; [ ] Os filhos de José deram origem a duas tribos: Efraim e Manassés.
25 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
d. Sobre a importância de Abraão: [ ] Abraão é a figura humana mais importante do Prólogo Patriarcal; [ ] São 13 capítulos no Prólogo Primevo, mais do que na história de Abraão; [ ] Abraão é considerado o pai do judaísmo, do islamismo e do Cristianismo; [ ] A descendência de Abraão inclui apenas a descendência carnal; [ ] Seu nome foi mudado de Abraão (pai de muitos) para Abrão (Pai exaltado); [ ] Alguns textos bíblicos apresentam Abraão como amigo de Deus; [ ] Ele é retratado como um exemplo de fé e obediência (Hb 11.8-19). 
e. Algumas observações sobre Abraão e suas atitudes incluem: [ ] Tudo era perfeito; [ ] Algumas atitudes são extremamente questionáveis; [ ] Ele demonstrou fé caminhando a uma terra que nem sabia onde era; [ ] Ele demonstrou fé usando sua esposa para salvar a própria vida; [ ] A narrativa da sua vida parece destacar sua fé oscilante; [ ] Obedecendo a Deus, ele saiu rumo à Terra Prometida levando consigo Ló; [ ] Nunca se distanciou da vontade de Deus ou teve problemas. 
1-3 a. As oscilações na fé de Abraão são indicações do quê? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
b. A lição sugere que Abraão aprendeu a confiar plenamente na disposição e na capacidade de Deus a que altura na sua vida? 
______________________________________________________ . 
c. Examine 1Co 1.26-31. Em que sentido este ensinamento de Paulo se relaciona com Abraão e conosco? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
Lição 10: Gênesis, O Prólogo Patriarcal Abraão: Um Chamado Radical 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “A experiência de Abraão lembra em muito a experiência de cada cristão”, parágrafo três da lição. Faça uma lista dos paralelos sugeridos na lição. Comento sobre um destes paralelos em sua própria conversão. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
27 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Comparando a experiência de Abrão e a experiência de cada cristão: [ ] Fomos nós que amamos ou buscamos a Deus; [ ] Como no caso de Abrão, “do nada” a palavra de Deus chegou até nós; [ ] O Senhor primeiro nos amou e convidou a participarmos do seu Reino; [ ] Restou a nós merecermos a salvação através de boas obras. 
b. Sobre o chamado de Abrão: [ ] A Bíblia diz que é o fato mais importante do Antigo Testamento; [ ] Esse chamado é composto de Ordem; Promessa; e Resposta; [ ] “Saia da tua terra, da tua parentela...” é apenas um pedido. 
c. A promessa de Deus a Abrão era: [ ] De ti farei uma grande nação; te abençoarei e te engrandecerei o nome; [ ] Abençoarei os que te amaldiçoarem e amaldiçoarei os que te abençoarem; [ ] Em ti serão benditas todas as famílias da terra. 
d. Sobre a ordem de Deus a Abrão: [ ] Ela exigia uma mudança radical; [ ] Deus queria reformar a sua vida em vez de dar-lhe uma nova vida. 
e. Sobre a saída de Abrão e sua parentela: [ ] Abrão atendeu completamente à ordem do Senhor; [ ] Abrão não deixou toda sua parentela; isso foi razão de conflitos futuros. 
f. Em relação ao destino: [ ] De imediato Deus disse onde era a “Terra Prometida”; [ ] Abraão teria que confiar incondicionalmente em Deus; [ ] O destino era claro, a ordem não.
28 | P e n t a t e u c o 
1-2 Complete: 
a. Uma vida de fé começa com a obediência, exigindo ____________ _____________________________________________________ 
b. Como disse certo pensador: “Ou a nossa fé nos separa do mundo, ou _____________________________________________________ 
c. Deus tem uma nova vida pra os seus, uma nova cultura, _________ _____________________________________________________ 
d. Tudo o que você traz da sua antiga maneira de viver ___________ _____________________________________________________ . 
1-3 “A ordem era clara, o destino não”. Explique por que esta é a parte mais reconfortante da ordem do Senhor. 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
1-4 Preencha Coluna 2, traçando o contraste entre a tentativa frustrada dos edificadores da torre de Babel e as promessas de Deus a Abrão. 
Coluna 1 
Coluna 2 
Tornemos célebre o nosso nome. 
____________________________ ____________________________ 
Tentaram com suas próprias forças 
____________________________ ____________________________ 
Orgulhosa busca pela fama e grandeza. 
____________________________ ____________________________ 
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. 
____________________________ ____________________________ 
O homem caiu no engano de querer ser como Deus 
____________________________ ____________________________
Lição 11: Gênesis, O Prólogo Patriarcal, Abraão: O Drama 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “Contudo, este não era o filho da promessa. O plano de Sara acabou causando-lhe muito sofrimento” (As Crises, último parágrafo). Resuma em suas palavras as consequências do nascimento de Ismael para Sara e Abraão. Descreva um evento do seu conhecimento em que um “jeitinho” causou consequências desagradáveis. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
30 | P e n t a t e u c o 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Associe a referência (Col. 1) e a reafirmação da promessa (Col. 2). 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. Gn 13.16 
b. Gn 15.1 
c. Gn 15.5 
d. Gn 17.1- 10 
e. Gn 18.1- 15 
Nos Carvalhais de Manre, Sara riu ao ouvirem os visitantes afirmarem que ela lhe daria um filho. 
Após Ló e Abraão se separarem, Deus reafirmou: “Farei a tua descendência como o pó da terra”. 
Abraão reclamou da falta de um filho; Deus falou: “... Olha para o céu e conta as estrelas, se é que podes...” 
O Senhor falou: “... não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande”. 
Aos 99 anos: Abrão > Abraão; Sarai > Sara; circuncisão o sinal do pacto. Ele seria pai de numerosas nações. 
1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Sobre a crise mais severa que Abraão passou: [ ] O Senhor Deus pôs Abraão a prova dizendo “Toma teu filho... oferece-o em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei”; [ ] Abraão respondeu: “Tem misericórdia de mim. Tira logo a minha vida” ; [ ] Abraão levantou-se de madrugada e foi cumprir a ordem do Senhor; [ ] Abraão estava reprovado; [ ] Abraão amava a Isaque, mas acima de tudo, ele amava ao Senhor. 
b. Do céu o anjo do Senhor gritou: [ ] Porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho que deveras te abençoarei; [ ] Multiplicarei a tua descendência como as estrelas e como a areia na praia; [ ] Os seus inimigos possuirão a cidade da tua descendência; [ ] Na sua descendência serão benditas todas as nações da terra. 
1-3 Qual foi o segredo que fez com que Abraão pudesse obedecer até ao ponto da disposição de sacrificar seu próprio filho? 
______________________________________________________
Lição 12: Gênesis, O Prólogo Patriarcal Abraão e a Bênção às Nações 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. Em quais sentidos são os evangélicos semelhantes ao profeta Jonas? O que se poderia fazer em sua igreja para melhorar esta situação? 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
32 | P e n t a t e u c o 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Associe a referência (Coluna 1) com o ensinamento (Coluna 2). 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. Jn 1.1-3 
b. Jn 4.2 
c. Jo 3.16 
d. At 10.34- 35; Rm 3.29 
e. Gn 12.3 
f. Mt 1.1 
g. Gl 3.26- 29 
Jesus Cristo é filho de Davi e filho de Abraão. 
O profeta temia que Deus concedesse perdão ao mais odiado inimigo da nação. 
Se sois de Cristo, sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. 
por “mundo” subentende todas as pessoas da terra. 
Deus amou o mundo. 
Mandado para Nínive para clamar contra a malícia dela. 
em ti serão benditas todas as famílias da terra. 
1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Sobre o projeto de redenção arquitetado por Deus: [ ] Envolvia exclusivamente a nação de Israel; [ ] Israel deveria ser diferente, uma luz em meio às trevas, que conduzisse os demais povos ao único e verdadeiro Deus; [ ] “Raça eleita”, “sacerdócio real”, “nação santa”, “povo de propriedade exclusiva de Deus” deve levar os crentes a “...proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”; [ ] Ao invés de viver como este povo santo, produzindo frutos dignos deste Deus, deveríamos ficar dizendo que somos o povo exclusivo de Deus. 
b. De acordo com a lição, “ser uma bênção na vida de outras pessoas”: [ ] É menos egoísta; se parece mais com o evangelho; [ ] Nos leva a pensar em nós mesmos e não apenas no próximo. 
c. No episódio em que Abraão recebeu o Senhor e dois anjos em sua casa: [ ] O Senhor anunciou a destruição de Sodoma e Gomorra; [ ] Abraão declarou juízo de Deus sobre os habitantes de Sodoma e Gomorra.
33 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
d. De acordo com Tiago 1.27, uma religião pura e sem mácula, para com Deus: [ ] É visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações; [ ] É se envolver em todas as atividades do mundo. 
e. Sobre a espiritualidade: [ ] Devemos medi-la através da prosperidade financeira, ou do prestígio social de uma pessoa; [ ] No Evangelho da Prosperidade, a ênfase em servir desapareceu, e deu lugar à necessidade de sermos “cabeça” e não “cauda”; [ ] O parâmetro é dado pelo Senhor: o amor a Deus e o amor ao próximo. 
1-3 Complete: 
a. “...não pode haver judeu nem _________; nem ____________ nem __________; nem ___________ nem ____________ ; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois ____________________________________________________ ”. 
b. Abraão não apenas seria abençoado, mas que também deveria obri- gatoriamente, __________________________________________ . 
c. Abraão foi chamado para ser separado do mundo, contudo ele não era _____________________________ daqueles que estavam no mundo. 
d. Fé não é mover Deus em direção aos nossos planos e propósitos, e sim ___________________________________________________ . Não é tornar Deus submisso à nossa vontade e sim ______________ _____________________________________________________ . 
1-4 a. Descreva resumidamente a maneira errada de pensar sobre a fé: 
_______________________________________________________ ______________________________________________________ . 
b. Escreva três das particularidades sobre a fé de Abraão em Hb 11. 
Pela fé, Abraão 1) ________________; 2) ____________________ ; 3)______________________________________________________ .
Lição 13: Gênesis, O Prólogo Patriarcal, Isaque 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. Explique em quais características Isaque é um “tipo” de Cristo. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Sobre Isaque e sua proeminência: [ ] Muitos capítulos de Gênesis são dedicados ao segundo patriarca; [ ] Ele teve participação ativa na história da salvação; [ ] Falhou em cumprir os propósitos de Deus para a sua vida; [ ] Era perfeito, um homem de fé e obediência; [ ] Ele buscou a Deus e procurou andar em seus caminhos; [ ] Era filho de um pai famoso e pai de um filho famoso.
35 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
b. Isaque, o Patriarca: [ ] Nasceu na velhice de seus pais e foi motivo de alegria para eles; [ ] Casou-se depois da morte de Abraão; [ ] Viveu a maior parte do tempo na região norte da Palestina; [ ] Entrou em contenda com seus meio-irmãos por causa da herança de Abraão. 
c. Sobre a inveja e/ou atitudes associadas: [ ] É o desejo violento de possuir o bem alheio; [ ] É o prazer pela felicidade ou o sucesso do outro; [ ] Sempre vem má acompanhada, leva à produção de outros frutos ruins. 
1-2 Associe a referência (Coluna 1) com o fato ou citação que se relaciona com o comportamento de Isaque diante de inveja (Coluna 2). 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. Gn 26.12- 13 
b. Gn 26.28- 31 
c. Lc 22.24- 26 
d. Gn 4.7 Fugindo das contendas ele acabou num local muito melhor. 
O pecado bate a nossa porta, o seu desejo é contra nós, mas nós devemos dominá-lo. 
Isaque possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus passaram a invejá-lo. 
Os discípulos competiam para saber quem dos doze era considerado o maior. 
1-3 a. Faça uma lista de boas qualidades do caráter de Isaque: 
______________________________________________________ ; ______________________________________________________ ; ______________________________________________________ . 
b. Explique em quais detalhes (Gn. 22) Isaque é um tipo de Cristo. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
c. Complete: Não permita que a agitação cotidiana _______________ ______________________________________________________ _____________________________________________________ .
Lição 14: Gênesis: O Prólogo Patriarcal, Jacó 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “Poucas famílias começaram tão bem, mas a carnalidade e o egoísmo fizeram com que ela se desintegrasse. Veja que um bom começo não é garantia de um bom final”, (Parágrafo 2). Na lição 13 observamos as boas qualidades de Isaque. Pense em alguém do seu conhecimento que começou bem, mas cujo progresso foi decepcionante. Que tipo de acompanhamento e supervisão poderia impedir tais decepções? 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
37 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Complete: Precisamos e queremos crescer, mas não______________________ . Ser fiel a Deus e à sua Palavra é mais importante do que ________ ____________________________________________________ . 
1-2 a. O que estava acontecendo no ventre da Rebeca durante sua gravidez, e qual foi o resultado quando ela consultou ao SENHOR? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
b. Esaú serve de amostra e representante do quê? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ 
c. O que era o direito de primogenitura? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ 
d. O que ensina a experiência de Esaú para nós? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________
38 | P e n t a t e u c o 
e. Cite exemplos de carnalidade em cada membro da família de Isaque 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
f. Quais eventos na vida de Jacó tornaram o Deus de Abraão e Isaque também o Deus dele? 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
1-4 Associe a pessoa (Coluna 1) com a frase ao seu respeito (Coluna 2). 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. Jacó 
b. Esaú 
O primeiro dos gêmeos a nascer. 
Valeu-se de seus meios sagazes e maliciosos. 
Era ruivo e seu corpo era coberto de pelos. 
Significa “cabeludo”. 
Nasceu com a mão agarrada ao calcanhar de irmão. 
Significa “aquele que segura pelo calcanhar”. 
O preferido de Isaque. 
O queridinho de Rebeca. 
Preocupava-se com o sagrado. 
Tornou-se um hábil caçador. 
Gostava da vida comum do lar. 
Imediatista, impulsivo, desprezou os valores espirituais. 
Astuto e ardiloso no trato com as pessoas. 
Mais pacato. 
Considerado imoral ou profano (Hb 12.16).
Lição 15: Gênesis: O Prólogo Patriarcal, Israel e as Doze Tribos 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “(Jacó) Finalmente concluiu que a única forma de vencer era entregar- se.”, (parágrafo 8). Compartilhe com seus colegas experiências em que você concluiu que a única forma de vencer era “entregar-se”. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Sobre a decisão de Jacó de retornar a terra de seus pais: [ ] Ele foi encorajado por Deus e as circunstâncias; [ ] Outro incentivo era o desejo de reencontrar-se com Esaú; [ ] Jacó tinha fugido de sua casa, pois Esaú queria tirar-lhe a vida; [ ] Ele sabia quais eram as atuais intenções de seu irmão. 
1-2 a. Quais foram as consequências na vida de Jacó do “Peniel”? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
40 | P e n t a t e u c o 
c. Descreva a união “polígama e conflituosa” que caracterizava a família de Jacó. 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
b. Associe o nome do filho de Jacó (Coluna 1) com a mãe dele (Coluna 2) e o significado deste nome (Coluna 3). 
Coluna 1 
Coluna 2 
Coluna 3 
a. Rúben 
b. Simeão 
c. Levi 
d. Judá 
e. Dã 
f. Naftali 
g. Gade 
h. Aser 
i. Issacar 
j. Zebu- lom 
k. José 
l. Benja- mim 
a b c d i j Lia 
e f Bila (Raquel) 
g h Zilpa (Lia) 
k l Raquel 
Unido (“Agora, finalmente, o meu marido se apegará a mim, porque já lhe dei três filhos.”) 
Que ele acrescente (“Que o Senhor me acrescente ainda outro filho.”) 
Louvor (“Desta vez louvarei o SENHOR.”) 
Sorte (“Que grande sorte!”) 
Contemple um filho (“O Senhor viu a minha infelicidade. Agora certamente o meu marido me amará.”) 
Bem-aventurado ou feliz (“Como sou feliz! As mulheres dirão que sou feliz.”) 
Morada (“Deus presenteou-me com uma dádiva preciosa. Agora meu marido me tratará melhor; afinal já lhe dei seis filhos.” 
Há recompensa ou Galardão (“Deus me recompensou por ter dado a minha serva ao meu marido.”) 
Juiz (“Deus me fez justiça, ouviu o meu clamor e deu-me um filho.”) 
Minha luta (“Tive grande luta com minha irmã e venci.”) 
Filho da mão direita “deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamim.” 
Ouviu (“Porque o Senhor ouviu que sou desprezada, deu-me também este.”)
41 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
1-4 a. Explique a relação entre os filhos de Jacó e a formação das tribos da nação de Israel. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
b. Gn 50.20 “Vós... intentastes o mal... porém Deus o tornou em bem...” Explique a situação em que José falou estas palavras. Relate um evento do seu conhecimento em que uma má intenção se tornou em bem. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
c. O que é “curioso” ao comparar o início e o fim do livro de Gênesis? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ 
d. Jacó teve o nome mudado para “Israel”. Dos possíveis significados deste novo nome, de qual você mais gosta? Explique sua escolha. 
[ ] “príncipe com Deus”; [ ] “o que luta com Deus”; [ ] “Deus governa”; [ ] “Deus luta”. 
(resposta pessoal) _________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
Lição 16: Êxodo, Considerações Introdutórias 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “Ao longo do Êxodo, Deus se revela, ora por meio de sua soberania, poder e sinais maravilhosos, ora por meio de sua santidade, justiça e compaixão” (parágrafo 2 da lição). Esta sentença menciona alguns dos “atributos” de Deus (as qualidades que atribuímos a Ele). Des- creva uma experiência em que Deus se revelou a você. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Complete: 
a. “Quem entre os deuses é ________________________________ ? Quem é semelhante a ti? Majestoso em ________________, terrível em _________________________, autor de ___________________. 
b. A experiência dos egípcios... foi extremamente dolorosa, pois eles experimentaram ________________________________________ .
43 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
1-2 Associe a referência (Coluna 1) com a frase (Coluna 2). 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. Êx 14.18 
b. Êx 15.11 
c. Jr 9.23-24 
“...Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?”. 
“Os egípcios saberão que eu sou o SENHOR...”. 
“... quem se gloriar, glorie-se nisto: em compre- ender-me e conhecer-me, pois eu sou o SENHOR e ajo com lealdade, com justiça e com retidão...”. 
1-3 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. “Quem é o SENHOR?”: [ ] É esclarecido muito pouco no livro do Êxodo; [ ] Sempre será uma questão fundamental para todos nós. 
b. Em relação ao título do livro: [ ] O título hebraico tem a intenção de descrever seu conteúdo; [ ] A nomenclatura “Êxodo” é anterior ao título hebraico; [ ] O termo “êxodo” significa “emigração”, “saída” ou “partida”. 
c. Em relação aos temas teológicos do Êxodo: [ ] Abraão é o personagem principal; [ ] Os principais temas são: libertação e aliança. 
d. Sobre as personagens destacadas nos livros do Pentateuco: [ ] No Êxodo são enfocados Noé, Abraão, Jacó e outros; [ ] Moisés é a pessoa humana destacada do Êxodo até Deuteronômio. 
1-4 a. Deus continua a história da salvação no Êxodo de que maneira? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ 
b.Apesar da ligação estreita entre o fim de Gênesis e o início do Êxodo, o estudante do Êxodo precisa levar em consideração o que? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ 
c. Durante aproximadamente 400 anos, Deus permaneceu em silêncio; mas Ele operava, realizando o que? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ 
d.Que mudança ocorreu quando se levantou outro faraó no Egito? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________
Lição 17: Êxodo, Moisés - O Nascimento do Libertador 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “Deus está chamando líderes. Não detentores de poder. Nem artistas viciados da Avenida Madison. Nem peritos em congratulações mútuas. Nem traficantes de influências. Nem demagogos exibicionistas, manipuladores de multidões. Deus está chamando líderes!”. Tente explicar a diferença entre cada um dos exemplos negativos citados neste trecho e um verdadeiro líder. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
45 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Complete: 
a. Uma crise de liderança... já atingiu o governo, as empresas, (a_____ família e é possível que até mesmo a Igreja do Senhor___________). 
b. Como profeta, líder, juiz e libertador, Moisés foi (a resposta de Deus para os anseios e necessidades da sua geração) ___________ . 
1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. A situação do povo escolhido no Egito: [ ] Outrora sujeito a uma cruel escravidão, agora era favorecido; [ ] Quando os israelitas se instalaram no Egito já eram milhares; [ ] O crescimento populacional preocupava o rei do Egito; [ ] Era uma ameaça e também um recurso interessante (mão-de-obra). 
1-3 a. Cite três medidas do faraó para frear o crescimento hebreu. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
b. Estas tentativas fracassaram por quais motivos? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
c. Qual seria o resultado caso o plano 2 ou o 3 fossem bem-sucedidos? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
46 | P e n t a t e u c o 
d. Por que Deus permite que os escolhidos sofram revezes? 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 
e. Explique como Deus preservou Moisés através de pessoas. 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________
Lição 18: Êxodo, Moisés – A Preparação 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “...veja a maneira surpreendente como Moisés intercedeu diante de Deus por aquele povo”, CRESCEU NUM LAR ISRAELITA, pará- grafo 6. De acordo com 1Sm 15.29 “O... Deus de Israel não mente, nem muda de ideia...”, mas, após Moisés interceder, “...o SENHOR Deus mudou de ideia e não fez cair sobre o seu povo a desgraça...”, Êx 32.14. Sugira como as duas coisas podem ser verdadeiras. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
48 | P e n t a t e u c o 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ]. 
a. Um líder nasce pronto ou é feito? Sobre este assunto: [ ] Algumas pessoas nascem com certas características e habilidades que favorecem o processo de liderar; [ ] Sempre estes indivíduos se tornam bons líderes; [ ] O líder nasce pronto, ele não é forjado, construído; [ ] A aptidão pessoal e as qualidades inatas de uma pessoa são garantia de uma boa liderança; [ ] Qualquer pessoa que ocupe uma posição de liderança pode superar a falta de aptidão e tornar-se mais eficiente no exercício da liderança; [ ] A transpiração não pode compensar a falta de inspiração. 
b. Sobre o grande líder Moisés: [ ] Ele foi preparado por Deus para exercer o seu ministério; [ ] Desde o nascimento, Deus tinha planos especiais para aquele menino; [ ] Ele nasceu pronto; [ ] Precisou desenvolver certas habilidades de liderança e de caráter; [ ] Moisés conseguiu libertar o povo do seu jeito, assassinando um egípcio; [ ] O trágico episódio serviu para demonstrar que, naquele momento, nem ele e nem o povo estavam prontos. 
1-2 a. Moisés cresceu num lar israelita. Faça uma lista de bons resultados. 
______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________
49 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
b. Trace o contraste entre Moisés e os “grandes líderes cristãos” que são verdadeiras estrelas. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
1-3 Complete: a. “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque es- tavam__________________________________________________ . 
b. “Tenho visto que este povo é um povo ____________ . Deixe-me... os destrua. Depois ______________________________________ ”. 
1-4 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ]. 
a. Sobre a educação de Moisés: [ ] Ele veio a ser poderoso em palavras e obras; [ ] O Egito era, naquele momento, o império mais atrasado e inculto do mundo; [ ] Ele recebeu a melhor educação que um homem poderia ter; [ ] Ele possuía a mentalidade e o espírito de um escravo; [ ] Um escravo poderia libertar outro escravo. 
1-5 Faça uma lista de bons resultados dos anos de Moisés no deserto. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
Lição 19: Êxodo, Moisés – O Chamado 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. No seu chamado “Moisés recebeu do Criador o poder e a autoridade para cumprir sua missão” (parágrafo 5). Compartilhe sobre seu cha- mado ministerial e seu senso do poder e da autoridade do Criador para cumpri-lo. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
51 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Em relação à sarça: [ ] Deus costuma aparecer e falar de maneira esperada em locais esperados; [ ] Deus usou este fenômeno para chamar a atenção de seu escolhido. 
1-2 Complete: 
a. Moisés passou por outras etapas de preparação, mas o chamado, ____ _____________________________ foi um marco decisivo na vida e ____________________________________________________ . 
b. No monte Horebe, atraído por uma visão estranha de uma sarça que ________________________________ Moisés recebeu do Criador ______________________________________________________ _____________________________________________________ . 
1-3 a. A vida de Moisés pode ser dividida em quais partes de 40 anos? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
b. Qual conclusão se tira do fato que Moisés estava trabalhando quando Deus o chamou? 
_______________________________________________________ 
c. Quais fatos demonstram a disposição de John Wesley de trabalhar? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
52 | P e n t a t e u c o 
d. Como alguém deve aproximar-se de Deus? (Veja “As justificativas de Moisés”.) 
______________________________________________________ ______________________________________________________ 
1-4 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Diante da experiência sobrenatural com Deus, Moisés: [ ] Sentiu-se estimulado a cumprir o chamado do Senhor; [ ] Apresentou desculpas e justificativas para fazer Deus desistir de usá-lo. 
b. Sobre a complexidade da tarefa: [ ] Foi sem razão que Moisés tinha receio de assumir a missão; [ ] Moisés estava no deserto como fugitivo após assassinar um egípcio. 
c. Em razão do episódio envolvendo o assassinato do egípcio: [ ] O desfecho era encorajador; [ ] Faraó desejou promover Moisés; [ ] Os israelitas perguntaram: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós?”; [ ] Moisés foi bem realista diante da tarefa proposta. 
d. Tendo sido comissionado por Deus para o ministério, devemos saber que: [ ] Será uma tarefa fácil; [ ] Os lobos estão à espreita; [ ] As “ovelhinhas” são sempre “branquinhas” e dóceis; [ ] Raramente as ovelhas são rebeldes, cheias de manias e oposição; [ ] Temos que amar as ovelhas e zelar pelo bem-estar delas.
53 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
1-5 Nas justificativas de Moisés, associe a alegação (Coluna 1) com as frases relacionadas (Coluna 2). 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. incapacidade. 
b. ignorância. 
c. increduli- dade. 
d. impotência. 
“Quem era este Deus que o enviava para libertar os israelitas?” 
“Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?”. 
“Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!” 
“Não sou ninguém”. 
Deus lhe deu três sinais significativos que seriam suas credenciais. 
“Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?”. 
“Não sou um bom orador”. 
“Não sei o teu nome”. 
“E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O SENHOR não lhe apareceu’?” 
“Nunca fui eloquente”. 
“Não crerão em mim”. 
“Eu estarei com você”. 
“Quem deu a boca ao homem?” 
“Eu Sou o que Sou”.
54 
Lição 20: Êxodo, A Narrativa da Libertação 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “As forças das trevas não querem ver o homem livre... A tendência é que as coisas piorem um pouco, antes de melhorarem. Ficou patente que só o Senhor poderia libertar o seu povo”, O CONFRONTO COM O FARAÓ, parágrafo 2. Compartilhe uma experiência sua (ou de alguém que você conhece) desta realidade. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
55 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 a. Descreva brevemente o primeiro encontro de Moisés e Arão com o faraó, e o resultado. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
b. O que significa a palavra traduzida “pragas” no Êxodo? 
Significa “dar golpes” ou “ferir”. ____________________________ 
c. Quais foram as 10 pragas? (responda o possível sem verificar). 
1- 2- 3-___________ 4- 5- 6-___________ 7- 8- 9-___________ 10- ____________ 
1-2 Complete: 
a. O ringue estava preparado. Em disputa estava _________________ _____________________________________________________ . 
b. De um lado estava _______________________________________ __________________________________. Do outro, encontrava-se _____________________________________________________ . 
1-3 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Na noite da saída do Egito: [ ] A saída foi antecedida pela instituição da Páscoa; [ ] Havia muitas casas Egípcias em que não teve um morto. 
b. Nesta altura, o faraó: [ ] Conseguiu manter sua política para com os israelitas; [ ] Recusou outra audiência com Moisés e Arão.
56 | P e n t a t e u c o 
c. Nesta altura, os egípcios: [ ] Despojaram os israelitas; [ ] Pressionaram o povo de Israel para que saíssem logo; [ ] Davam aos israelitas tudo quanto pediam. 
d. Comparando a situação de Israel quando entraram e quando saíram do Egito: [ ] Ingressou com 600.000 homens, além de mulheres e crianças; [ ] Na saída, uma multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles, além de grandes rebanhos, tanto de bois como de ovelhas e cabras. 
e. Na saída do Egito, o Senhor: [ ] Os guiou de dia por uma coluna de fogo; à noite por uma coluna de nuvem; [ ] Os guiou pela rota mais curta; [ ] Os fez seguir o caminho que leva ao Mar Vermelho. 
f. Sobre a perseguição dos egípcios: [ ] O julgamento do Egito e do faraó havia terminado; [ ] Faraó se arrependeu de ter deixado o povo partir.
Lição 21, Êxodo: O Senhor como o “Deus que Liberta” 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO 
1. “É nosso dever construir ou pelo menos lutar para construir um mun- do diferente, mais justo, mais pacífico e mais alegre” (penúltimo pará- grafo da lição). Sugira atitudes práticas da igreja que contribuiriam para a construção de um mundo mais “justo, pacífico e alegre”. 
__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
58 | P e n t a t e u c o 
ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 
1-1 Associe a referência (Coluna 1) com o fato envolvendo João Batista (Coluna 2). 
Coluna 1 
Coluna 2 
a. Mt 11.9 
b. Mt 11.14 
c. Mt 11.7- 14 
d. Mt 14.1- 12 
e. Mc 1.7-8 
f. Jo 1.19 
__ Confrontou Herodes por viver com a mulher de seu irmão ainda que isto tenha lhe custado a vida. 
__ Como enxergar seu ministério? Ao padrão de hoje em dia, João foi um fracasso, mas, as palavras de Jesus apontam outra direção. 
__ “... Eu voz batizo com água; ele porém, vos batizará com o Espírito Santo”. 
__ “Muito mais do que um profeta”. 
__ Afirmou que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. 
__ “... é ele o Elias que havia de vir”. 
1-2 Complete a tabela, mostrando a espiritualização feita com a Páscoa Instituída em Êx 12. 
A Páscoa de Êx 12 
A “Espiritualização” 
Faraó 
A escravidão do Egito 
O Cordeiro Pascal 
1-3 Complete: Ao espiritualizarmos o Êxodo corremos o risco de ignorar o fato de que Deus quer __________________________________ , mas também deseja uma sociedade__________________________ _______________, mais__________________________________ .
59 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 
1-4 a. Descreva brevemente o que deveria acontecer no Ano do Jubileu. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
b. Cite um exemplo bíblico de uma pessoa que passou necessidade, mas não em razão da opressão dos ricos sobre os pobres. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ 
c. Cite quatro maneiras em que a injustiça econômica acontece. 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 
d. De acordo com Am 5.11-12 o que vai acontecer com os que oprimem os pobres? 
_______________________________________________________ _______________________________________________________ 
e. De que maneira são os justos/pobres oprimidos (Am 5.11-12)? 
_______________________________________________________ 
1-5 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] 
a. Sobre o Reino, a justiça e a pobreza: [ ]É verdade que “os pobres sempre teremos entre nós”; [ ]Nenhum aspecto do Reino de Deus é escatológico ou futurístico; [ ]O Reino já está entre nós; [ ]O Reino é comida, bebida; não é justiça paz e alegria. 
b. Em relação ao opressor, o oprimido e nosso dever: [ ]Devemos lutar para construir um mundo mais justo, pacífico e alegre; [ ]Deus toma partido do mais favorecido; [ ]Oprimir o pobre é ultrajar o seu Criador; [ ]Tratar o necessitado com bondade é desonrar a Deus.
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios
Eb03 pentateuco - aluno - exercícios

More Related Content

What's hot

Panorama do pentateuco
Panorama do pentateucoPanorama do pentateuco
Panorama do pentateucoPaulo Ferreira
 
Panorama do AT - Habacuque
Panorama do AT - HabacuquePanorama do AT - Habacuque
Panorama do AT - HabacuqueRespirando Deus
 
Panorama do AT - Provérbios
Panorama do AT - ProvérbiosPanorama do AT - Provérbios
Panorama do AT - ProvérbiosRespirando Deus
 
Curso de Bibliologia
Curso de BibliologiaCurso de Bibliologia
Curso de BibliologiaSergio Silva
 
Profetas Menores I - Apresentação
Profetas Menores I  -  ApresentaçãoProfetas Menores I  -  Apresentação
Profetas Menores I - ApresentaçãoJUERP
 
Panorama do AT - Levítico
Panorama do AT - LevíticoPanorama do AT - Levítico
Panorama do AT - LevíticoRespirando Deus
 
Os livros Apócrifos
Os livros ApócrifosOs livros Apócrifos
Os livros ApócrifosViva a Igreja
 
Bibliologia - Inspiração - Cânon das Escrituras Sagradas
Bibliologia - Inspiração - Cânon das Escrituras SagradasBibliologia - Inspiração - Cânon das Escrituras Sagradas
Bibliologia - Inspiração - Cânon das Escrituras SagradasErivelton Rodrigues Nunes
 
IBADEP BÁSICO PROFETAS MENORES - AULA 5 – ZACARIAS E MALAQUIAS.pptx
IBADEP BÁSICO PROFETAS MENORES - AULA 5 – ZACARIAS E MALAQUIAS.pptxIBADEP BÁSICO PROFETAS MENORES - AULA 5 – ZACARIAS E MALAQUIAS.pptx
IBADEP BÁSICO PROFETAS MENORES - AULA 5 – ZACARIAS E MALAQUIAS.pptxRubens Sohn
 
Panorama do AT - Samuel 1 e 2
Panorama do AT - Samuel 1 e 2Panorama do AT - Samuel 1 e 2
Panorama do AT - Samuel 1 e 2Respirando Deus
 
Panorama do AT - Ezequiel
Panorama do AT - EzequielPanorama do AT - Ezequiel
Panorama do AT - EzequielRespirando Deus
 
2 Reis - O Reino Dividido + Queda Reino do Norte
2 Reis - O Reino Dividido + Queda Reino do Norte2 Reis - O Reino Dividido + Queda Reino do Norte
2 Reis - O Reino Dividido + Queda Reino do NorteAmor pela EBD
 

What's hot (20)

O pentateuco
O pentateucoO pentateuco
O pentateuco
 
Panorama do pentateuco
Panorama do pentateucoPanorama do pentateuco
Panorama do pentateuco
 
7. O Livro de Levítico
7. O Livro de Levítico7. O Livro de Levítico
7. O Livro de Levítico
 
Panorama do AT - Habacuque
Panorama do AT - HabacuquePanorama do AT - Habacuque
Panorama do AT - Habacuque
 
Panorama do AT - Provérbios
Panorama do AT - ProvérbiosPanorama do AT - Provérbios
Panorama do AT - Provérbios
 
LBA LIÇÃO 1 - O que é ética cristã
LBA LIÇÃO 1 - O que é ética cristãLBA LIÇÃO 1 - O que é ética cristã
LBA LIÇÃO 1 - O que é ética cristã
 
18. O Livro de I Crônicas
18. O Livro de I Crônicas18. O Livro de I Crônicas
18. O Livro de I Crônicas
 
Curso de Bibliologia
Curso de BibliologiaCurso de Bibliologia
Curso de Bibliologia
 
Profetas Menores I - Apresentação
Profetas Menores I  -  ApresentaçãoProfetas Menores I  -  Apresentação
Profetas Menores I - Apresentação
 
Panorama do AT - Levítico
Panorama do AT - LevíticoPanorama do AT - Levítico
Panorama do AT - Levítico
 
Os livros Apócrifos
Os livros ApócrifosOs livros Apócrifos
Os livros Apócrifos
 
Panorama do NT - Atos
Panorama do NT - AtosPanorama do NT - Atos
Panorama do NT - Atos
 
Bibliologia - Inspiração - Cânon das Escrituras Sagradas
Bibliologia - Inspiração - Cânon das Escrituras SagradasBibliologia - Inspiração - Cânon das Escrituras Sagradas
Bibliologia - Inspiração - Cânon das Escrituras Sagradas
 
24. Os poéticos: Salmos
24. Os poéticos: Salmos24. Os poéticos: Salmos
24. Os poéticos: Salmos
 
IBADEP BÁSICO PROFETAS MENORES - AULA 5 – ZACARIAS E MALAQUIAS.pptx
IBADEP BÁSICO PROFETAS MENORES - AULA 5 – ZACARIAS E MALAQUIAS.pptxIBADEP BÁSICO PROFETAS MENORES - AULA 5 – ZACARIAS E MALAQUIAS.pptx
IBADEP BÁSICO PROFETAS MENORES - AULA 5 – ZACARIAS E MALAQUIAS.pptx
 
O livro de jó
O livro de jóO livro de jó
O livro de jó
 
O Livro de Jó
O Livro de JóO Livro de Jó
O Livro de Jó
 
Panorama do AT - Samuel 1 e 2
Panorama do AT - Samuel 1 e 2Panorama do AT - Samuel 1 e 2
Panorama do AT - Samuel 1 e 2
 
Panorama do AT - Ezequiel
Panorama do AT - EzequielPanorama do AT - Ezequiel
Panorama do AT - Ezequiel
 
2 Reis - O Reino Dividido + Queda Reino do Norte
2 Reis - O Reino Dividido + Queda Reino do Norte2 Reis - O Reino Dividido + Queda Reino do Norte
2 Reis - O Reino Dividido + Queda Reino do Norte
 

Viewers also liked

01 pentateuco-nocoes-introdutorias
01 pentateuco-nocoes-introdutorias01 pentateuco-nocoes-introdutorias
01 pentateuco-nocoes-introdutoriasLidiane Leao
 
Atividade bíblia
Atividade bíbliaAtividade bíblia
Atividade bíbliaJoão Melo
 
Gincana Bíblica - O adolescente e a Bíblia
Gincana Bíblica - O adolescente e a BíbliaGincana Bíblica - O adolescente e a Bíblia
Gincana Bíblica - O adolescente e a BíbliaQuenia Damata
 
Programação 2014 2015 versão final
Programação 2014 2015   versão finalProgramação 2014 2015   versão final
Programação 2014 2015 versão finalNuno Bessa
 
Os mandamentos da lei de deus
Os mandamentos da lei de deusOs mandamentos da lei de deus
Os mandamentos da lei de deusflaviorosasoares
 
Introdução pentateuco
Introdução pentateucoIntrodução pentateuco
Introdução pentateucoDilean Melo
 
Recursos opcionais para as lições
Recursos opcionais para as liçõesRecursos opcionais para as lições
Recursos opcionais para as liçõesSandra Fuso
 
Atividade avaliativa budismo
Atividade avaliativa budismoAtividade avaliativa budismo
Atividade avaliativa budismoBeatriz Costa
 
Plano de-leitura-da-biblia-em-3-meses
Plano de-leitura-da-biblia-em-3-mesesPlano de-leitura-da-biblia-em-3-meses
Plano de-leitura-da-biblia-em-3-mesesWesley Castro
 
10 1 e 2 reis
10   1 e 2 reis10   1 e 2 reis
10 1 e 2 reisPIB Penha
 
11 1 e 2 crônicas
11   1 e 2 crônicas11   1 e 2 crônicas
11 1 e 2 crônicasPIB Penha
 
9 1 e 2 samuel
9   1 e 2 samuel9   1 e 2 samuel
9 1 e 2 samuelPIB Penha
 
12 esdras e neemias
12  esdras e neemias12  esdras e neemias
12 esdras e neemiasPIB Penha
 

Viewers also liked (20)

01 pentateuco-nocoes-introdutorias
01 pentateuco-nocoes-introdutorias01 pentateuco-nocoes-introdutorias
01 pentateuco-nocoes-introdutorias
 
Atividade bíblia
Atividade bíbliaAtividade bíblia
Atividade bíblia
 
Gincana Bíblica - O adolescente e a Bíblia
Gincana Bíblica - O adolescente e a BíbliaGincana Bíblica - O adolescente e a Bíblia
Gincana Bíblica - O adolescente e a Bíblia
 
Programação 2014 2015 versão final
Programação 2014 2015   versão finalProgramação 2014 2015   versão final
Programação 2014 2015 versão final
 
10 mandamentos conceito
10 mandamentos conceito10 mandamentos conceito
10 mandamentos conceito
 
Os dez mandamentos
Os dez mandamentosOs dez mandamentos
Os dez mandamentos
 
Os mandamentos da lei de deus
Os mandamentos da lei de deusOs mandamentos da lei de deus
Os mandamentos da lei de deus
 
Introdução pentateuco
Introdução pentateucoIntrodução pentateuco
Introdução pentateuco
 
Recursos opcionais para as lições
Recursos opcionais para as liçõesRecursos opcionais para as lições
Recursos opcionais para as lições
 
Atividade avaliativa budismo
Atividade avaliativa budismoAtividade avaliativa budismo
Atividade avaliativa budismo
 
Plano de-leitura-da-biblia-em-3-meses
Plano de-leitura-da-biblia-em-3-mesesPlano de-leitura-da-biblia-em-3-meses
Plano de-leitura-da-biblia-em-3-meses
 
10 1 e 2 reis
10   1 e 2 reis10   1 e 2 reis
10 1 e 2 reis
 
11 1 e 2 crônicas
11   1 e 2 crônicas11   1 e 2 crônicas
11 1 e 2 crônicas
 
9 1 e 2 samuel
9   1 e 2 samuel9   1 e 2 samuel
9 1 e 2 samuel
 
8 rute
8   rute8   rute
8 rute
 
7 juizes
7   juizes7   juizes
7 juizes
 
6 josué
6 josué6 josué
6 josué
 
12 esdras e neemias
12  esdras e neemias12  esdras e neemias
12 esdras e neemias
 
13 ester
13 ester13 ester
13 ester
 
Os Dez Mandamentos
Os Dez MandamentosOs Dez Mandamentos
Os Dez Mandamentos
 

Similar to Eb03 pentateuco - aluno - exercícios

Estudos os evangelhos
Estudos os evangelhosEstudos os evangelhos
Estudos os evangelhosAndré Rocha
 
1 Introducao ao Pentateuco publicar.pptx
1 Introducao ao Pentateuco publicar.pptx1 Introducao ao Pentateuco publicar.pptx
1 Introducao ao Pentateuco publicar.pptxPIB Penha - SP
 
reunião de alinhamento ministério infantil.pptx
reunião de alinhamento ministério infantil.pptxreunião de alinhamento ministério infantil.pptx
reunião de alinhamento ministério infantil.pptxdoterraces
 
Estudo sobre os evangelhos
Estudo sobre os evangelhosEstudo sobre os evangelhos
Estudo sobre os evangelhosmarquione ban
 
Jesus Cristo Anunciado no Velho Testamento (Profetas do Velho Testamento)
Jesus Cristo Anunciado no Velho Testamento (Profetas do Velho Testamento)Jesus Cristo Anunciado no Velho Testamento (Profetas do Velho Testamento)
Jesus Cristo Anunciado no Velho Testamento (Profetas do Velho Testamento)Alba Vieira
 
Resumos teologia do antigo testamento
Resumos teologia do antigo testamentoResumos teologia do antigo testamento
Resumos teologia do antigo testamentoCarlos Filho
 
A Bíblia que Jesus Lia
A Bíblia que Jesus LiaA Bíblia que Jesus Lia
A Bíblia que Jesus LiaGabriel Valle
 
(26) Os Evangelhos.pdf
(26) Os Evangelhos.pdf(26) Os Evangelhos.pdf
(26) Os Evangelhos.pdfTiago Silva
 
Biblia introducao-resumo
Biblia introducao-resumoBiblia introducao-resumo
Biblia introducao-resumoRicardo Neves
 
Um guia de estudo do livro de gênesis
Um guia de estudo do livro de gênesisUm guia de estudo do livro de gênesis
Um guia de estudo do livro de gênesisIsabel Medeiros
 
Um guia de estudo do livro de gênesis
Um guia de estudo do livro de gênesisUm guia de estudo do livro de gênesis
Um guia de estudo do livro de gênesisKalianyFran
 
Genesis ate levitico atualizado ate 15042010
Genesis ate levitico   atualizado ate 15042010Genesis ate levitico   atualizado ate 15042010
Genesis ate levitico atualizado ate 15042010teologiadaaplicabilidade
 
Genesis ate levitico atualizado ate 15042010
Genesis ate levitico   atualizado ate 15042010Genesis ate levitico   atualizado ate 15042010
Genesis ate levitico atualizado ate 15042010dalto
 

Similar to Eb03 pentateuco - aluno - exercícios (20)

Estudos os evangelhos
Estudos os evangelhosEstudos os evangelhos
Estudos os evangelhos
 
Moises o legislador
Moises o legisladorMoises o legislador
Moises o legislador
 
1 Introducao ao Pentateuco publicar.pptx
1 Introducao ao Pentateuco publicar.pptx1 Introducao ao Pentateuco publicar.pptx
1 Introducao ao Pentateuco publicar.pptx
 
O Novo Testamento I
O Novo Testamento IO Novo Testamento I
O Novo Testamento I
 
reunião de alinhamento ministério infantil.pptx
reunião de alinhamento ministério infantil.pptxreunião de alinhamento ministério infantil.pptx
reunião de alinhamento ministério infantil.pptx
 
Estudo sobre os evangelhos
Estudo sobre os evangelhosEstudo sobre os evangelhos
Estudo sobre os evangelhos
 
Jesus Cristo Anunciado no Velho Testamento (Profetas do Velho Testamento)
Jesus Cristo Anunciado no Velho Testamento (Profetas do Velho Testamento)Jesus Cristo Anunciado no Velho Testamento (Profetas do Velho Testamento)
Jesus Cristo Anunciado no Velho Testamento (Profetas do Velho Testamento)
 
Resumos teologia do antigo testamento
Resumos teologia do antigo testamentoResumos teologia do antigo testamento
Resumos teologia do antigo testamento
 
Epistolas paulinas
Epistolas paulinasEpistolas paulinas
Epistolas paulinas
 
Slides panorama do velho testamento 2
Slides   panorama do velho testamento 2Slides   panorama do velho testamento 2
Slides panorama do velho testamento 2
 
A Bíblia que Jesus Lia
A Bíblia que Jesus LiaA Bíblia que Jesus Lia
A Bíblia que Jesus Lia
 
Biblia lider
Biblia liderBiblia lider
Biblia lider
 
Biblia lider
Biblia liderBiblia lider
Biblia lider
 
(26) Os Evangelhos.pdf
(26) Os Evangelhos.pdf(26) Os Evangelhos.pdf
(26) Os Evangelhos.pdf
 
Biblia introducao-resumo
Biblia introducao-resumoBiblia introducao-resumo
Biblia introducao-resumo
 
Introdução Bíblica
Introdução BíblicaIntrodução Bíblica
Introdução Bíblica
 
Um guia de estudo do livro de gênesis
Um guia de estudo do livro de gênesisUm guia de estudo do livro de gênesis
Um guia de estudo do livro de gênesis
 
Um guia de estudo do livro de gênesis
Um guia de estudo do livro de gênesisUm guia de estudo do livro de gênesis
Um guia de estudo do livro de gênesis
 
Genesis ate levitico atualizado ate 15042010
Genesis ate levitico   atualizado ate 15042010Genesis ate levitico   atualizado ate 15042010
Genesis ate levitico atualizado ate 15042010
 
Genesis ate levitico atualizado ate 15042010
Genesis ate levitico   atualizado ate 15042010Genesis ate levitico   atualizado ate 15042010
Genesis ate levitico atualizado ate 15042010
 

Recently uploaded

matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecniCleidianeCarvalhoPer
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxedelon1
 
Antero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escritaAntero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escritaPaula Duarte
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosmigração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosLucianoPrado15
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxAntonioVieira539017
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxTailsonSantos1
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...AndreaCavalcante14
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAHELENO FAVACHO
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfHELENO FAVACHO
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 

Recently uploaded (20)

matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
 
Antero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escritaAntero de Quental, sua vida e sua escrita
Antero de Quental, sua vida e sua escrita
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosmigração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 

Eb03 pentateuco - aluno - exercícios

  • 1. Lição 1: Introdução ao Pentateuco – Parte 1 QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. Esta lição cita Martinho Lutero, Paulo e Davi, enfatizando a suficiên- cia das Escrituras para a orientação do crente. Em algumas igrejas evangélicas brasileiras as “revelações” e “profecias” são comuns, sendo buscadas para orientação pessoal. Relate suas experiências e observações. Compare-as com a aliança de Martinho Lutero com Deus e a declaração do Apóstolo Paulo em 2Tm 3.16-17. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 2. 2 | P e n t a t e u c o ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Complete: a Escritura é ________________________ amplamente suficiente e a única regra de ______________________________ ... 1-2. A Bíblia é composta por quantos livros? _____________________ Estes foram escritos por cerca de quantos atores diferentes?_______ Foram compostos num período de aprox. quantos anos?__________ O único tema que une todas as partes é _______________________ 1-3 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Sobre o Pentateuco e sua importância: [ ] É o começo e também o fundamento, o pano de fundo, a base, o alicerce sobre o qual está construída toda a história da salvação; [ ] Não há divergências quanto à autoria, à data e à composição; [ ] Tornou-se um texto religioso importante somente no século IV d.C.; [ ] Teve um papel fundamental na formação do Judaísmo e do Cristianismo; [ ] Teve um papel ainda maior na formação do Islamismo. b. Sobre o termo “pentateuco”: [ ] Significa “Livro em cinco volumes”; [ ] O seu nome no hebraico é “Torá” (Lei, Ensino ou Instrução); [ ] O Pentateuco corresponde aos cinco últimos livros da Bíblia. c. Sobre a importância do Pentateuco: [ ] Nos arranjos do cânon do Antigo Testamento ele está em primeiro lugar; [ ] Estes cinco livros são fundamentais para a compreensão dos demais; [ ] Sem a Torá a “história da salvação” ficaria completa e compreendida; [ ] Ao que parece, o Pentateuco foi a última parte das Escrituras a ser considerada Palavra de Deus; [ ] Para o judaísmo ele é a parte principal das Escrituras; [ ] Os Fariseus no tempo de Jesus, consideravam-no a única parte das Escrituras inspirada por Deus.
  • 3. Lição 2: Introdução ao Pentateuco, Parte 2 QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “A tradição judaico-cristã defende a autoria mosaica”, par. 3 da lição. Apresente alguns argumentos que justifiquem a concepção de que Moisés foi o autor de todo o Pentateuco. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 4. 4 | P e n t a t e u c o ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Existem várias indicações que Moisés foi o autor humano de pelo menos a maioria do Pentateuco. Qual das seguintes você acha a indicação mais forte da autoria de Moisés? Justifique sua escolha. [ ] Moisés foi educado no Egito e era poderoso em palavras e obras. [ ] Moisés participou da peregrinação no deserto. [ ] Tinha acesso às genealogias e tradições orais de seu povo. [ ] Moisés teve comunhão íntima e recebeu revelações de Deus. [ ] Partes importantes (Êx 17.14, Dt 31.24-26) são atribuídas a Moisés. [ ] Outras partes das Escrituras vinculam o Pentateuco a Moisés. [ ] Cristo associava o Pentateuco a Moisés (João 5.46; Mt 8.4). ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 1-2 Complete: a. “... o mais importante é saber que independente da autoria única ou compartilhada de Moisés, ___________________________ . As lições eternas suplantam __________________________ , e, portanto, devem ser o alvo de nossos esforços.” b. Estas partes (Gênesis 1-11 e Gênesis 12 – Deuteronômio 34) são interligadas e a ponte é Gn 12.1-3, a promessa de Deus a Abrão. Uma parte pergunta, ______________________________ , uma apresenta a dificuldade e_______________________________ . 1-3 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Sobre a estrutura do Pentateuco: [ ] Os cinco livros possuem principalmente material histórico; [ ] O registro histórico do Pentateuco abrange um breve período de tempo; [ ] É uma narrativa histórica unificada formada por: promessa – eleição – livramento – aliança – concessão da Terra Prometida; [ ] Considerando apenas o seu conteúdo, divide-se duas partes principais: Gênesis 1-11 e Gênesis 12 - Deuteronômio 34.
  • 5. 5 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B b. A primeira divisão de conteúdo, Gênesis 1-11: [ ] É o prefácio, também conhecido por “Prólogo Primevo”; [ ] Descreve a criação do homem e da mulher e também a queda; [ ] Nela o pecado é visto como um mal que só afeta as estruturas sociais; [ ] Nela o pecado causa a separação entre e homem e Deus e entre o homem e seu próximo; [ ] Indica que, como resultado do pecado, Deus desistiu do homem. c. A segunda divisão de conteúdo, Gênesis 12 - Deuteronômio 34: [ ] Começa a responder as questões anteriores; [ ] Apresenta Jacó como sendo eleito para nele serem abençoadas todas as famílias da terra; [ ] Demonstra o surgimento da nação de Israel a partir de Abraão. d. A resposta final de Deus para o problema da humanidade: [ ] Encontra-se na Lei; [ ] Encontra-se até o final do Antigo Testamento; [ ] Encontra-se em Jesus Cristo, o caminho de volta a Deus. 1-3 Relacione o volume do Pentateuco (Coluna 1) com seu resumo (Coluna 2). Coluna 1 Coluna 2 a. Gênesis b. Êxodo c. Levítico d. Números e. Deuteronô- mio Descreve os 40 anos no deserto. A ingratidão, incredulidade e desobediência condenaram uma geração inteira a morrer no deserto. O Criador é o verdadeiro Deus, capaz de trazer juízo sobre o pecado e resgatar o seu povo. Uma repetição da história e das leis de Israel. Descreve a sucessão da liderança: Moisés  Josué. Três discursos de Moisés preparando o povo pra entrar na Terra Prometida. Revela a santidade de Deus. Tem instruções referentes aos cerimoniais e ritos, o sistema sacrificial e instruções para os sacerdotes. Deus é o Criador de todas as coisas e tudo era bom. Porém, o homem pecou e Deus iniciou seu projeto de redenção da humanidade.
  • 6. Lição 3: Gênesis, Considerações Introdutórias QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “... Passagens (de Genesis) relacionam-se direta ou indiretamente com partes do Novo Testamento”, LIGAÇÃO COM O NOVO TESTA- MENTO, parágrafo 1. Ilustre este vínculo nos seguintes casos: a) A narrativa da queda (Gn 3). __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ b) O apóstolo Paulo em 1Co 15.22,45 e Gl 4.21-31, por exemplo. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ c) Jesus, quando interrogado sobre o divórcio. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Complete: a. “... Deus nunca precisou ____________________, pois Ele sempre existiu, _______________________________________________ ”. b._ Há um único e verdadeiro Deus, criador... soberano sobre todos e ______________________________________________________ .
  • 7. 7 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 1-2 Associe o termo (Coluna 1) com seu significado (Coluna 2). Coluna 1 Coluna 2 a. Genesis b. Berēshît c. Tôlēdôt “História das origens”, “registro da descen- dência”, “história da família” ou “E estas são as gerações de”. Procede da Septuaginta e significa “origem”, “princípio” ou “nascimento”. Hebraico; quer dizer “No princípio”. 1-3 Quais são os principais temas teológicos no livro de Genesis? __________________________ ; ________________________ ; __________________________ ; ________________________ ; __________________________ . 1-4 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Os propósitos do Gênesis são: [ ] Apresentar o nascimento e a infância da humanidade; [ ] Focalizar todos os povos igualmente; [ ] Focalizar os personagens e acontecimentos relacionados com a redenção; [ ] Demonstrar como Deus estabeleceu para si um povo. b. O fato de Deus ter elegido um povo para si: [ ] Quer dizer que Ele não é o Deus de todas as nações; [ ] Quer dizer que Ele esqueceu-se dos demais habitantes da terra; [ ] Quer dizer que, através do seu povo escolhido o plano era abençoar todas as famílias da terra. c. O livro do Gênesis: [ ] É totalmente politeísta; [ ] Desfere um forte golpe contra a arrogância humana; [ ] Nos leva a perceber que Deus existe por causa de nós; [ ] É sobre o homem e não sobre Deus; [ ] Mostra que a tragédia do pecado tornou necessária a redenção; [ ] Ressalta a interação de Deus com a sua criação incluindo o homem; [ ] Ressalta a interação dos homens entre si; [ ] Enfatiza que é bom que o homem esteja só.
  • 8. Lição 4: Gênesis, A Narrativa da Criação (Gn 1-2) Parte 1 QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “A preocupação é mostrar a causa e o propósito de todas as coisas e não descrever o processo de criação. O foco está em ‘Quem?’ e ‘Por quê?’, e não em ‘Como?’” (A BÍBLIA E A CRIAÇÃO, parágrafo 2.) As teorias científicas sobre a idade do planeta Terra e o processo evolucionário da formação dos seres vivos influenciam você de que maneira? Você acha válida a sugestão da lição de que a Bíblia não se importa com o “como” da criação? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Complete: a. A Bíblia não tem medo da ciência, pelo contrário a verdadeira ciência acabará_________________________________________.
  • 9. 9 | C u r s o d e T e o l o g i a S I M U B b. A ciência é instável, o que é verdade hoje, ___________________ A verdade científica é __________________________________ . c. “Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que___________________________________________________ ___________________________________________________ .” 1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Sobre a Bíblia e a criação: [ ] A Bíblia oferece respaldo para sermos taxativos quanto à extensão de tempo e aos detalhes do ato criativo; [ ] Os dias da criação foram de 24 horas; [ ] A palavra usada para “dia” (yôm) possui mais de um significado; [ ] A Escritura afirma que para Deus mil anos são como um dia; [ ] A Bíblia assevera categoricamente que Deus criou todas as coisas; [ ] Deus criou todas as coisas de matéria pré-existente; [ ] Deus criou todas as coisas a partir do nada; [ ] O Criador declarou que toda a sua criação era boa. 1-4 a. Explique resumidamente em que sentido a história da criação é uma história de “Ordem e Progresso”. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ b. Sugira áreas da nossa vida em que precisamos ser parecidos com o nosso Criador. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 10. 10 | P e n t a t e u c o Lição 5: Gênesis; A Narrativa da Criação (Gn 1-2), Parte 2 QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “A primazia não é do homem, ela sempre pertenceu e sempre perten- cerá ao Criador”, O CRIADOR, parágrafo 4. Converse sobre os perigos que poderiam surgir caso deixássemos de levar em consideração este fato destacado no primeiro versículo da Bíblia. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 11. 11 | C u r s o d e T e o l o g i a S I M U B ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Complete a tabela que se segue mostrando as disparidades entre a história da Criação em Gênesis 1 e Gênesis 2. Gn1 Gn2 1. Um texto em prosa 2. Uma estrutura poética ___ ___ ___ ___ 3. O termo para a divindade é “Elohim” (Deus) 4. O termo usada é “Yahweh Elohim” (SENHOR Deus) ___ ___ ___ ___ 5. A ordem da criação: vegetação, peixes, pássaros, animais, homem e mulher. 6. A ordem da criação: homem, vegetação, animais, mulher ___ ___ 7. Aborda com mais detalhes o sexto dia da criação 8. Uma vista panorâmica de toda a criação ___ ___ ___ ___ 9. A origem do homem 10. A origem do universo ___ ___ ___ ___ 11. Um relato antropológico 12. Um relato cosmológico ___ ___ ___ ___ 13. Um relato cronológico 14. Concentra-se no jardim do Éden ___ ___ ___ ___ 15. No seu relacionamento com o universo, Deus é o Elohim, o Criador, transcendente, separado. 16. No envolvimento com o homem Deus é Yahweh Elohim, revelando imanência, intimidade e comunhão. ___ ___ ___ ___ 1-2 Complete: a. Deus o Ser Supremo, ____________________________________ importa-se e participa ativamente da vida de _________________ . b. A grande mensagem do relato da criação está contida em: _______ ____________________________ . Se você pensou que se tratava dos versículos sobre ___________________________ se enganou. c. Há um ser eterno, ______________________ Deus é a figura cen- tral, todas as coisas existem _______________________________ d. A primazia não é do homem, ela ___________________________ ____________________________________________________ .
  • 12. 12 | P e n t a t e u c o 1-3 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Observações na lição sobre a teologia da prosperidade incluem: [ ] Tem difundido um pensamento equilibrado a respeito de Deus; [ ] O Criador é visto como aquele gênio da lâmpada mágica do Aladim; [ ] O povo imagina que Deus cabe no bolso, que pode ser usado, que é um objeto a serviço do homem, que basta recitar alguns versículos mágicos, que Deus é obrigado a resolver nossos problemas e a atender nossos pedidos. b. Refutando o conceito de Deus difundido pela teologia da prosperidade, a lição ensina: [ ] O Deus difundido pela teologia da prosperidade é o Deus da Bíblia; [ ] O Deus do Gênesis existe por causa do homem; [ ] O Deus do Gênesis existe para o homem; [ ] O homem existe por causa de Deus e para Deus; [ ] “Só Deus é Deus, todo o restante é criatura”. c. Sobre o valor do homem: [ ] A afirmação de que o homem existe por causa de Deus e para Deus e não o inverso, diminui o nosso valor; [ ] Somos criaturas que devem a existência a um Ser Supremo; [ ] Deus atribui um valor pequeno ao ser humano; [ ] Seu apreço pelo homem é incontestável, somos alvo do seu amor; [ ] Ele tem interesse em se relacionar conosco e em nos chamar de filhos; [ ] É um exagero afirmar que o homem é a coroa da criação, o ponto mais elevado, a parte mais importante, o aspecto mais nobre de tudo o que Ele fez. 1-4 Explique resumidamente seis indícios no relato da criação de que o homem é a coroa da criação de Deus, o ponto mais elevado, a parte mais importante, o aspecto mais nobre de tudo o que Ele fez: 1._____________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________
  • 13. 13 | C u r s o d e T e o l o g i a S I M U B 2. _____________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 3. _____________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 4. _____________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 5. _____________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 6. _____________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 14. Lição 6: Gênesis: O Prólogo Primevo, (Gn 1-11), A Queda QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “Dia após dia, por meio da internet e da televisão, somos expostos a uma série de eventos bárbaros e violentos que se multiplicam à nossa volta” (Parágrafo 2 da lição). Qual é a explicação secular do comporta- mento humano, às vezes altruísta e às vezes “bárbaro”? Comparado com a explicação da queda (Gn 3), esta explicação é satisfatória? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Complete: a. “...o autor do Gênesis mencionou que tudo quanto Deus criou era muito bom. Era, mas ____________________________________. b. A Bíblia de Estudo Genebra, afirma que a expressão “lhe pesou no coração” significa no hebraico ____________________________.
  • 15. 15 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 1-2 Associe os capítulos (Coluna 1) com o assunto (Coluna 2). Coluna 1 Coluna 2 a. Gn. 1-11 b. Gn. 12-50 Prólogo ou História Patriarcal. Prólogo Primevo ou História Primitiva; começo do começo. 1-3 Das seguintes belezas do Jardim do Éden antes da queda, de qual você sente mais falta? Por quê? __ As tarefas não eram pesadas e nem fatigantes. __ Nada de espinhos e cardos. __ Havia paz entre a criatura e o Criador. __ Não havia a angústia, nem a ansiedade, nem o medo. __ Não existia o pecado, a mentira, o egoísmo, a inveja, a violência. _______________________________________________________ _______________________________________________________ 1-4 Indicar “E” (especulação) ou “V” (verdade) em cada [ ] [ ] A árvore do conhecimento do bem era um macieira; [ ] O pecado era o ato sexual; [ ] O outro ser que entrou em cena é retratado como a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR DEUS tinha feito; [ ] “Quando a serpente falou que ela seria como Deus, os olhinhos dela devem ter brilhado. Ah, o desejo de ser Deus!” [ ] Em concordância com outros textos Bíblicos – Jo 8.44 e Ap 12.9 – o outro ser que entrou em cena não era um simples réptil, mas Satanás. 1-5 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso). Sobre o pecado de Adão e Eva: [ ] A serpente enfatizou a graciosa provisão de Deus e não a proibição Dele; [ ] Eva permitiu que uma ordem de Deus fosse reduzida a uma pergunta; [ ] A ambição orgulhosa fez de Eva uma pecadora; [ ] Eva comeu do fruto e deu a Adão que também comeu; [ ] A rebelião evidenciou incredulidade, independência e autonomia; [ ] A conclusão de que o pecado de Adão e Eva foi de rebelião e desobediência é fábula e especulação.
  • 16. 16 | P e n t a t e u c o 1-6 Das seguintes consequências do pecado, qual delas pesa mais em sua vida? Por quê? __ Comunhão com Deus interrompida; __ Experimentar o mal, o medo, a culpa e a vergonha; __ A mulher sofre na gravidez e em dar à luz filhos; __ Sujeição da esposa ao marido; __ A terra amaldiçoada; fadigas para obter o sustento enquanto vivermos; __ Crescimento de cardos e abrolhos; __ Morte física; “és pó e ao pó tornarás”; __ A natureza humana foi corrompida; __ A pureza e a beleza original foram perdidas; __ Uma natureza decaída inclinada àquilo que é contrário a Deus; __ Egoísmo. ______________________________________________________ ______________________________________________________
  • 17. Lição 7: Gênesis, O Prólogo Primevo (Gn 1-11), O Desenvolvimento do Pecado QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. A lição apresenta uma progressão do pecado desde Adão e Eva até a geração de Noé antes do dilúvio. Resuma as fases desta progressão. Até que ponto observam-se algumas destas fases no mundo atual? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 18. 18 | P e n t a t e u c o ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 a. Quais seriam duas intenções do autor do Gênesis em mostrar a progressão do pecado? ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ b. Em qual sentido uma avalanche é semelhante à progressão do pecado apresentada em Gênesis 3 a 11? ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ c. Descreva, resumidamente, “nossa realidade”. ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 1-2 a. Peter Singer sugeriu quatro problemas da humanidade em nossa era. Enumere-os em ordem de seriedade segundo sua opinião. Sugira mais um que você acha até mais sério do que os de Peter Singer. [ ] pobreza global; [ ] mudanças climáticas; [ ] tratamento dos animais; [ ] risco de extinção da nossa espécie. _____________________________________________________
  • 19. 19 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B b. Em vista da injustiça no mundo, qual é o dilema que surge? Tente explicar como Deus pode ser tanto bom quanto poderoso. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ c. Escreva no espaço abaixo pelo menos três das frases que você acha mais fortes na descrição dos seres humanos em Rm 3.10-18. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 20. Lição 8: Gênesis, O Prólogo Primevo (Gn 1-11), Promessas de Redenção QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. Ap 13.8 se refere a Jesus como “o Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo”. Pense sobre o significado desta verdade. Sugira algumas coisas que ela nos ensina sobre Deus. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 21. 21 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Explique brevemente em que sentido olhar um desfile do alto de um prédio ajuda a entender a onisciência de Deus. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Sobre o conhecimento de Deus e a queda do homem: [ ] Deus foi surpreendido pela queda do homem; [ ] Nunca houve e nunca haverá algo oculto a Deus; [ ] Após a palavra chegar à língua o SENHOR passa a conhecê-la; [ ] O SENHOR nos cerca, por trás e pela frente, e põe a mão sobre nós; [ ] “Todos os habitantes da terra adorarão a besta”; [ ] Jesus é o “Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo”; [ ] Era plano de Deus antes da fundação do mundo que Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, seria morto pelos pecados da humanidade (NCBNT). b. Sobre o véu do templo e seu significado: [ ] Era uma cortina externa que separava os gentios dos judeus; [ ] Separava o Lugar Santo e o Santo dos Santos; [ ] Representava o acesso fácil do homem à presença de Deus; [ ] Foi partido de baixo para cima; [ ] Foi o Senhor quem agiu para restaurar a comunhão entre Deus e o homem. 1-3 a. Descreva as roupas que Deus fez para o primeiro casal. _____________________________________________________
  • 22. 22 | P e n t a t e u c o b. Explique o significado desta provisão de Deus. ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ c. Gn 3.15 diz “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” Explique a previsão deste versículo. ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 1-4 De acordo com a lição, associe a(s) pessoa(s) na Coluna 1 com as frases na Coluna 2. Coluna 1 Coluna 2 a. Eva b. Abel assassina- do; Caim fugi- tivo errante. c. Sete d. Enos e. Abrão (Abraão). continuava a família da aliança. Fundador da nação de Israel; seriam benditas todas as famílias da terra. graça em meio à condenação; apesar do pecado, a raça humana continuaria. Nessa época as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor. decepção; parecia que tudo havia se perdido.
  • 23. Lição 9: Gênesis, O Prólogo Patriarcal, (Gn 12-50) QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. Abraão era “amigo de Deus”, (Tg 2.23, 2Cr 20.7 e Is 41.8). Mas, nem tudo é perfeito... Ele foi capaz de usar sua esposa para supostamente salvar a própria vida (ABRAÃO, parágrafos 5 e 6 da lição). É possível alguém ser tão importante no plano de Deus e ao mesmo tempo tão falho? Escreva seus pensamentos. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 24. 24 | P e n t a t e u c o ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 a. Qual passagem estabelece a transição entre o Prólogo Primevo e o Prólogo Patriarcal? ______________________________________________________ . b. Qual é no novo foco da narrativa? ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Em relação a Abraão e os propósitos de Deus: [ ] Deus estabeleceu para si um povo como um meio de cumprir o seu plano de salvação; [ ] O propósito de Deus se restringiu à nação de Israel; [ ] O propósito de Deus sempre envolveu todas as famílias da terra; [ ] Abraão migrou do vale dos rios Tigre e Eufrates, para a Palestina; [ ] No início do Prólogo Patriarcal Jacó e seus filhos estabeleceram-se no Egito. b. O Prólogo Patriarcal: [ ] Divide-se em: história de Isaque e Jacó Gn 12.1-25.18; história de José Gn 25.19-Gn 36.43; e história de Abraão Gn 37.1-50.26; [ ] Nestas narrativas a Bíblia descreve desde o início da nação com o cha- mado de Abraão, até o surgimento das doze tribos de Israel. c. O desenvolvimento da nação surgiu assim: [ ] Abraão gerou Isaque, Isaque Jacó (Israel) e Jacó 12 filhos: Rúben, Simeão, Judá, Zebulon, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamin, José e Levi; [ ] Os doze filhos de Jacó deram origem, de fato, às doze tribos de Israel; [ ] Os Levitas figuram entre as doze tribos; [ ] Não existe tribo de José; [ ] Os filhos de José deram origem a duas tribos: Efraim e Manassés.
  • 25. 25 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B d. Sobre a importância de Abraão: [ ] Abraão é a figura humana mais importante do Prólogo Patriarcal; [ ] São 13 capítulos no Prólogo Primevo, mais do que na história de Abraão; [ ] Abraão é considerado o pai do judaísmo, do islamismo e do Cristianismo; [ ] A descendência de Abraão inclui apenas a descendência carnal; [ ] Seu nome foi mudado de Abraão (pai de muitos) para Abrão (Pai exaltado); [ ] Alguns textos bíblicos apresentam Abraão como amigo de Deus; [ ] Ele é retratado como um exemplo de fé e obediência (Hb 11.8-19). e. Algumas observações sobre Abraão e suas atitudes incluem: [ ] Tudo era perfeito; [ ] Algumas atitudes são extremamente questionáveis; [ ] Ele demonstrou fé caminhando a uma terra que nem sabia onde era; [ ] Ele demonstrou fé usando sua esposa para salvar a própria vida; [ ] A narrativa da sua vida parece destacar sua fé oscilante; [ ] Obedecendo a Deus, ele saiu rumo à Terra Prometida levando consigo Ló; [ ] Nunca se distanciou da vontade de Deus ou teve problemas. 1-3 a. As oscilações na fé de Abraão são indicações do quê? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ b. A lição sugere que Abraão aprendeu a confiar plenamente na disposição e na capacidade de Deus a que altura na sua vida? ______________________________________________________ . c. Examine 1Co 1.26-31. Em que sentido este ensinamento de Paulo se relaciona com Abraão e conosco? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 26. Lição 10: Gênesis, O Prólogo Patriarcal Abraão: Um Chamado Radical QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “A experiência de Abraão lembra em muito a experiência de cada cristão”, parágrafo três da lição. Faça uma lista dos paralelos sugeridos na lição. Comento sobre um destes paralelos em sua própria conversão. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 27. 27 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Comparando a experiência de Abrão e a experiência de cada cristão: [ ] Fomos nós que amamos ou buscamos a Deus; [ ] Como no caso de Abrão, “do nada” a palavra de Deus chegou até nós; [ ] O Senhor primeiro nos amou e convidou a participarmos do seu Reino; [ ] Restou a nós merecermos a salvação através de boas obras. b. Sobre o chamado de Abrão: [ ] A Bíblia diz que é o fato mais importante do Antigo Testamento; [ ] Esse chamado é composto de Ordem; Promessa; e Resposta; [ ] “Saia da tua terra, da tua parentela...” é apenas um pedido. c. A promessa de Deus a Abrão era: [ ] De ti farei uma grande nação; te abençoarei e te engrandecerei o nome; [ ] Abençoarei os que te amaldiçoarem e amaldiçoarei os que te abençoarem; [ ] Em ti serão benditas todas as famílias da terra. d. Sobre a ordem de Deus a Abrão: [ ] Ela exigia uma mudança radical; [ ] Deus queria reformar a sua vida em vez de dar-lhe uma nova vida. e. Sobre a saída de Abrão e sua parentela: [ ] Abrão atendeu completamente à ordem do Senhor; [ ] Abrão não deixou toda sua parentela; isso foi razão de conflitos futuros. f. Em relação ao destino: [ ] De imediato Deus disse onde era a “Terra Prometida”; [ ] Abraão teria que confiar incondicionalmente em Deus; [ ] O destino era claro, a ordem não.
  • 28. 28 | P e n t a t e u c o 1-2 Complete: a. Uma vida de fé começa com a obediência, exigindo ____________ _____________________________________________________ b. Como disse certo pensador: “Ou a nossa fé nos separa do mundo, ou _____________________________________________________ c. Deus tem uma nova vida pra os seus, uma nova cultura, _________ _____________________________________________________ d. Tudo o que você traz da sua antiga maneira de viver ___________ _____________________________________________________ . 1-3 “A ordem era clara, o destino não”. Explique por que esta é a parte mais reconfortante da ordem do Senhor. ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 1-4 Preencha Coluna 2, traçando o contraste entre a tentativa frustrada dos edificadores da torre de Babel e as promessas de Deus a Abrão. Coluna 1 Coluna 2 Tornemos célebre o nosso nome. ____________________________ ____________________________ Tentaram com suas próprias forças ____________________________ ____________________________ Orgulhosa busca pela fama e grandeza. ____________________________ ____________________________ A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. ____________________________ ____________________________ O homem caiu no engano de querer ser como Deus ____________________________ ____________________________
  • 29. Lição 11: Gênesis, O Prólogo Patriarcal, Abraão: O Drama QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “Contudo, este não era o filho da promessa. O plano de Sara acabou causando-lhe muito sofrimento” (As Crises, último parágrafo). Resuma em suas palavras as consequências do nascimento de Ismael para Sara e Abraão. Descreva um evento do seu conhecimento em que um “jeitinho” causou consequências desagradáveis. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 30. 30 | P e n t a t e u c o ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Associe a referência (Col. 1) e a reafirmação da promessa (Col. 2). Coluna 1 Coluna 2 a. Gn 13.16 b. Gn 15.1 c. Gn 15.5 d. Gn 17.1- 10 e. Gn 18.1- 15 Nos Carvalhais de Manre, Sara riu ao ouvirem os visitantes afirmarem que ela lhe daria um filho. Após Ló e Abraão se separarem, Deus reafirmou: “Farei a tua descendência como o pó da terra”. Abraão reclamou da falta de um filho; Deus falou: “... Olha para o céu e conta as estrelas, se é que podes...” O Senhor falou: “... não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande”. Aos 99 anos: Abrão > Abraão; Sarai > Sara; circuncisão o sinal do pacto. Ele seria pai de numerosas nações. 1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Sobre a crise mais severa que Abraão passou: [ ] O Senhor Deus pôs Abraão a prova dizendo “Toma teu filho... oferece-o em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei”; [ ] Abraão respondeu: “Tem misericórdia de mim. Tira logo a minha vida” ; [ ] Abraão levantou-se de madrugada e foi cumprir a ordem do Senhor; [ ] Abraão estava reprovado; [ ] Abraão amava a Isaque, mas acima de tudo, ele amava ao Senhor. b. Do céu o anjo do Senhor gritou: [ ] Porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho que deveras te abençoarei; [ ] Multiplicarei a tua descendência como as estrelas e como a areia na praia; [ ] Os seus inimigos possuirão a cidade da tua descendência; [ ] Na sua descendência serão benditas todas as nações da terra. 1-3 Qual foi o segredo que fez com que Abraão pudesse obedecer até ao ponto da disposição de sacrificar seu próprio filho? ______________________________________________________
  • 31. Lição 12: Gênesis, O Prólogo Patriarcal Abraão e a Bênção às Nações QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. Em quais sentidos são os evangélicos semelhantes ao profeta Jonas? O que se poderia fazer em sua igreja para melhorar esta situação? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 32. 32 | P e n t a t e u c o ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Associe a referência (Coluna 1) com o ensinamento (Coluna 2). Coluna 1 Coluna 2 a. Jn 1.1-3 b. Jn 4.2 c. Jo 3.16 d. At 10.34- 35; Rm 3.29 e. Gn 12.3 f. Mt 1.1 g. Gl 3.26- 29 Jesus Cristo é filho de Davi e filho de Abraão. O profeta temia que Deus concedesse perdão ao mais odiado inimigo da nação. Se sois de Cristo, sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. por “mundo” subentende todas as pessoas da terra. Deus amou o mundo. Mandado para Nínive para clamar contra a malícia dela. em ti serão benditas todas as famílias da terra. 1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Sobre o projeto de redenção arquitetado por Deus: [ ] Envolvia exclusivamente a nação de Israel; [ ] Israel deveria ser diferente, uma luz em meio às trevas, que conduzisse os demais povos ao único e verdadeiro Deus; [ ] “Raça eleita”, “sacerdócio real”, “nação santa”, “povo de propriedade exclusiva de Deus” deve levar os crentes a “...proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”; [ ] Ao invés de viver como este povo santo, produzindo frutos dignos deste Deus, deveríamos ficar dizendo que somos o povo exclusivo de Deus. b. De acordo com a lição, “ser uma bênção na vida de outras pessoas”: [ ] É menos egoísta; se parece mais com o evangelho; [ ] Nos leva a pensar em nós mesmos e não apenas no próximo. c. No episódio em que Abraão recebeu o Senhor e dois anjos em sua casa: [ ] O Senhor anunciou a destruição de Sodoma e Gomorra; [ ] Abraão declarou juízo de Deus sobre os habitantes de Sodoma e Gomorra.
  • 33. 33 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B d. De acordo com Tiago 1.27, uma religião pura e sem mácula, para com Deus: [ ] É visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações; [ ] É se envolver em todas as atividades do mundo. e. Sobre a espiritualidade: [ ] Devemos medi-la através da prosperidade financeira, ou do prestígio social de uma pessoa; [ ] No Evangelho da Prosperidade, a ênfase em servir desapareceu, e deu lugar à necessidade de sermos “cabeça” e não “cauda”; [ ] O parâmetro é dado pelo Senhor: o amor a Deus e o amor ao próximo. 1-3 Complete: a. “...não pode haver judeu nem _________; nem ____________ nem __________; nem ___________ nem ____________ ; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois ____________________________________________________ ”. b. Abraão não apenas seria abençoado, mas que também deveria obri- gatoriamente, __________________________________________ . c. Abraão foi chamado para ser separado do mundo, contudo ele não era _____________________________ daqueles que estavam no mundo. d. Fé não é mover Deus em direção aos nossos planos e propósitos, e sim ___________________________________________________ . Não é tornar Deus submisso à nossa vontade e sim ______________ _____________________________________________________ . 1-4 a. Descreva resumidamente a maneira errada de pensar sobre a fé: _______________________________________________________ ______________________________________________________ . b. Escreva três das particularidades sobre a fé de Abraão em Hb 11. Pela fé, Abraão 1) ________________; 2) ____________________ ; 3)______________________________________________________ .
  • 34. Lição 13: Gênesis, O Prólogo Patriarcal, Isaque QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. Explique em quais características Isaque é um “tipo” de Cristo. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Sobre Isaque e sua proeminência: [ ] Muitos capítulos de Gênesis são dedicados ao segundo patriarca; [ ] Ele teve participação ativa na história da salvação; [ ] Falhou em cumprir os propósitos de Deus para a sua vida; [ ] Era perfeito, um homem de fé e obediência; [ ] Ele buscou a Deus e procurou andar em seus caminhos; [ ] Era filho de um pai famoso e pai de um filho famoso.
  • 35. 35 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B b. Isaque, o Patriarca: [ ] Nasceu na velhice de seus pais e foi motivo de alegria para eles; [ ] Casou-se depois da morte de Abraão; [ ] Viveu a maior parte do tempo na região norte da Palestina; [ ] Entrou em contenda com seus meio-irmãos por causa da herança de Abraão. c. Sobre a inveja e/ou atitudes associadas: [ ] É o desejo violento de possuir o bem alheio; [ ] É o prazer pela felicidade ou o sucesso do outro; [ ] Sempre vem má acompanhada, leva à produção de outros frutos ruins. 1-2 Associe a referência (Coluna 1) com o fato ou citação que se relaciona com o comportamento de Isaque diante de inveja (Coluna 2). Coluna 1 Coluna 2 a. Gn 26.12- 13 b. Gn 26.28- 31 c. Lc 22.24- 26 d. Gn 4.7 Fugindo das contendas ele acabou num local muito melhor. O pecado bate a nossa porta, o seu desejo é contra nós, mas nós devemos dominá-lo. Isaque possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus passaram a invejá-lo. Os discípulos competiam para saber quem dos doze era considerado o maior. 1-3 a. Faça uma lista de boas qualidades do caráter de Isaque: ______________________________________________________ ; ______________________________________________________ ; ______________________________________________________ . b. Explique em quais detalhes (Gn. 22) Isaque é um tipo de Cristo. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ c. Complete: Não permita que a agitação cotidiana _______________ ______________________________________________________ _____________________________________________________ .
  • 36. Lição 14: Gênesis: O Prólogo Patriarcal, Jacó QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “Poucas famílias começaram tão bem, mas a carnalidade e o egoísmo fizeram com que ela se desintegrasse. Veja que um bom começo não é garantia de um bom final”, (Parágrafo 2). Na lição 13 observamos as boas qualidades de Isaque. Pense em alguém do seu conhecimento que começou bem, mas cujo progresso foi decepcionante. Que tipo de acompanhamento e supervisão poderia impedir tais decepções? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 37. 37 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Complete: Precisamos e queremos crescer, mas não______________________ . Ser fiel a Deus e à sua Palavra é mais importante do que ________ ____________________________________________________ . 1-2 a. O que estava acontecendo no ventre da Rebeca durante sua gravidez, e qual foi o resultado quando ela consultou ao SENHOR? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ b. Esaú serve de amostra e representante do quê? _______________________________________________________ _______________________________________________________ c. O que era o direito de primogenitura? _______________________________________________________ _______________________________________________________ d. O que ensina a experiência de Esaú para nós? _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 38. 38 | P e n t a t e u c o e. Cite exemplos de carnalidade em cada membro da família de Isaque ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ f. Quais eventos na vida de Jacó tornaram o Deus de Abraão e Isaque também o Deus dele? ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ 1-4 Associe a pessoa (Coluna 1) com a frase ao seu respeito (Coluna 2). Coluna 1 Coluna 2 a. Jacó b. Esaú O primeiro dos gêmeos a nascer. Valeu-se de seus meios sagazes e maliciosos. Era ruivo e seu corpo era coberto de pelos. Significa “cabeludo”. Nasceu com a mão agarrada ao calcanhar de irmão. Significa “aquele que segura pelo calcanhar”. O preferido de Isaque. O queridinho de Rebeca. Preocupava-se com o sagrado. Tornou-se um hábil caçador. Gostava da vida comum do lar. Imediatista, impulsivo, desprezou os valores espirituais. Astuto e ardiloso no trato com as pessoas. Mais pacato. Considerado imoral ou profano (Hb 12.16).
  • 39. Lição 15: Gênesis: O Prólogo Patriarcal, Israel e as Doze Tribos QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “(Jacó) Finalmente concluiu que a única forma de vencer era entregar- se.”, (parágrafo 8). Compartilhe com seus colegas experiências em que você concluiu que a única forma de vencer era “entregar-se”. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Sobre a decisão de Jacó de retornar a terra de seus pais: [ ] Ele foi encorajado por Deus e as circunstâncias; [ ] Outro incentivo era o desejo de reencontrar-se com Esaú; [ ] Jacó tinha fugido de sua casa, pois Esaú queria tirar-lhe a vida; [ ] Ele sabia quais eram as atuais intenções de seu irmão. 1-2 a. Quais foram as consequências na vida de Jacó do “Peniel”? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 40. 40 | P e n t a t e u c o c. Descreva a união “polígama e conflituosa” que caracterizava a família de Jacó. ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ b. Associe o nome do filho de Jacó (Coluna 1) com a mãe dele (Coluna 2) e o significado deste nome (Coluna 3). Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 a. Rúben b. Simeão c. Levi d. Judá e. Dã f. Naftali g. Gade h. Aser i. Issacar j. Zebu- lom k. José l. Benja- mim a b c d i j Lia e f Bila (Raquel) g h Zilpa (Lia) k l Raquel Unido (“Agora, finalmente, o meu marido se apegará a mim, porque já lhe dei três filhos.”) Que ele acrescente (“Que o Senhor me acrescente ainda outro filho.”) Louvor (“Desta vez louvarei o SENHOR.”) Sorte (“Que grande sorte!”) Contemple um filho (“O Senhor viu a minha infelicidade. Agora certamente o meu marido me amará.”) Bem-aventurado ou feliz (“Como sou feliz! As mulheres dirão que sou feliz.”) Morada (“Deus presenteou-me com uma dádiva preciosa. Agora meu marido me tratará melhor; afinal já lhe dei seis filhos.” Há recompensa ou Galardão (“Deus me recompensou por ter dado a minha serva ao meu marido.”) Juiz (“Deus me fez justiça, ouviu o meu clamor e deu-me um filho.”) Minha luta (“Tive grande luta com minha irmã e venci.”) Filho da mão direita “deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamim.” Ouviu (“Porque o Senhor ouviu que sou desprezada, deu-me também este.”)
  • 41. 41 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 1-4 a. Explique a relação entre os filhos de Jacó e a formação das tribos da nação de Israel. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ b. Gn 50.20 “Vós... intentastes o mal... porém Deus o tornou em bem...” Explique a situação em que José falou estas palavras. Relate um evento do seu conhecimento em que uma má intenção se tornou em bem. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ c. O que é “curioso” ao comparar o início e o fim do livro de Gênesis? _______________________________________________________ _______________________________________________________ d. Jacó teve o nome mudado para “Israel”. Dos possíveis significados deste novo nome, de qual você mais gosta? Explique sua escolha. [ ] “príncipe com Deus”; [ ] “o que luta com Deus”; [ ] “Deus governa”; [ ] “Deus luta”. (resposta pessoal) _________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 42. Lição 16: Êxodo, Considerações Introdutórias QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “Ao longo do Êxodo, Deus se revela, ora por meio de sua soberania, poder e sinais maravilhosos, ora por meio de sua santidade, justiça e compaixão” (parágrafo 2 da lição). Esta sentença menciona alguns dos “atributos” de Deus (as qualidades que atribuímos a Ele). Des- creva uma experiência em que Deus se revelou a você. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Complete: a. “Quem entre os deuses é ________________________________ ? Quem é semelhante a ti? Majestoso em ________________, terrível em _________________________, autor de ___________________. b. A experiência dos egípcios... foi extremamente dolorosa, pois eles experimentaram ________________________________________ .
  • 43. 43 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 1-2 Associe a referência (Coluna 1) com a frase (Coluna 2). Coluna 1 Coluna 2 a. Êx 14.18 b. Êx 15.11 c. Jr 9.23-24 “...Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?”. “Os egípcios saberão que eu sou o SENHOR...”. “... quem se gloriar, glorie-se nisto: em compre- ender-me e conhecer-me, pois eu sou o SENHOR e ajo com lealdade, com justiça e com retidão...”. 1-3 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. “Quem é o SENHOR?”: [ ] É esclarecido muito pouco no livro do Êxodo; [ ] Sempre será uma questão fundamental para todos nós. b. Em relação ao título do livro: [ ] O título hebraico tem a intenção de descrever seu conteúdo; [ ] A nomenclatura “Êxodo” é anterior ao título hebraico; [ ] O termo “êxodo” significa “emigração”, “saída” ou “partida”. c. Em relação aos temas teológicos do Êxodo: [ ] Abraão é o personagem principal; [ ] Os principais temas são: libertação e aliança. d. Sobre as personagens destacadas nos livros do Pentateuco: [ ] No Êxodo são enfocados Noé, Abraão, Jacó e outros; [ ] Moisés é a pessoa humana destacada do Êxodo até Deuteronômio. 1-4 a. Deus continua a história da salvação no Êxodo de que maneira? _______________________________________________________ _______________________________________________________ b.Apesar da ligação estreita entre o fim de Gênesis e o início do Êxodo, o estudante do Êxodo precisa levar em consideração o que? _______________________________________________________ _______________________________________________________ c. Durante aproximadamente 400 anos, Deus permaneceu em silêncio; mas Ele operava, realizando o que? _______________________________________________________ _______________________________________________________ d.Que mudança ocorreu quando se levantou outro faraó no Egito? _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 44. Lição 17: Êxodo, Moisés - O Nascimento do Libertador QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “Deus está chamando líderes. Não detentores de poder. Nem artistas viciados da Avenida Madison. Nem peritos em congratulações mútuas. Nem traficantes de influências. Nem demagogos exibicionistas, manipuladores de multidões. Deus está chamando líderes!”. Tente explicar a diferença entre cada um dos exemplos negativos citados neste trecho e um verdadeiro líder. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 45. 45 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Complete: a. Uma crise de liderança... já atingiu o governo, as empresas, (a_____ família e é possível que até mesmo a Igreja do Senhor___________). b. Como profeta, líder, juiz e libertador, Moisés foi (a resposta de Deus para os anseios e necessidades da sua geração) ___________ . 1-2 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. A situação do povo escolhido no Egito: [ ] Outrora sujeito a uma cruel escravidão, agora era favorecido; [ ] Quando os israelitas se instalaram no Egito já eram milhares; [ ] O crescimento populacional preocupava o rei do Egito; [ ] Era uma ameaça e também um recurso interessante (mão-de-obra). 1-3 a. Cite três medidas do faraó para frear o crescimento hebreu. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ b. Estas tentativas fracassaram por quais motivos? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ c. Qual seria o resultado caso o plano 2 ou o 3 fossem bem-sucedidos? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 46. 46 | P e n t a t e u c o d. Por que Deus permite que os escolhidos sofram revezes? ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ e. Explique como Deus preservou Moisés através de pessoas. ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________
  • 47. Lição 18: Êxodo, Moisés – A Preparação QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “...veja a maneira surpreendente como Moisés intercedeu diante de Deus por aquele povo”, CRESCEU NUM LAR ISRAELITA, pará- grafo 6. De acordo com 1Sm 15.29 “O... Deus de Israel não mente, nem muda de ideia...”, mas, após Moisés interceder, “...o SENHOR Deus mudou de ideia e não fez cair sobre o seu povo a desgraça...”, Êx 32.14. Sugira como as duas coisas podem ser verdadeiras. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 48. 48 | P e n t a t e u c o ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ]. a. Um líder nasce pronto ou é feito? Sobre este assunto: [ ] Algumas pessoas nascem com certas características e habilidades que favorecem o processo de liderar; [ ] Sempre estes indivíduos se tornam bons líderes; [ ] O líder nasce pronto, ele não é forjado, construído; [ ] A aptidão pessoal e as qualidades inatas de uma pessoa são garantia de uma boa liderança; [ ] Qualquer pessoa que ocupe uma posição de liderança pode superar a falta de aptidão e tornar-se mais eficiente no exercício da liderança; [ ] A transpiração não pode compensar a falta de inspiração. b. Sobre o grande líder Moisés: [ ] Ele foi preparado por Deus para exercer o seu ministério; [ ] Desde o nascimento, Deus tinha planos especiais para aquele menino; [ ] Ele nasceu pronto; [ ] Precisou desenvolver certas habilidades de liderança e de caráter; [ ] Moisés conseguiu libertar o povo do seu jeito, assassinando um egípcio; [ ] O trágico episódio serviu para demonstrar que, naquele momento, nem ele e nem o povo estavam prontos. 1-2 a. Moisés cresceu num lar israelita. Faça uma lista de bons resultados. ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________
  • 49. 49 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B b. Trace o contraste entre Moisés e os “grandes líderes cristãos” que são verdadeiras estrelas. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ 1-3 Complete: a. “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque es- tavam__________________________________________________ . b. “Tenho visto que este povo é um povo ____________ . Deixe-me... os destrua. Depois ______________________________________ ”. 1-4 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ]. a. Sobre a educação de Moisés: [ ] Ele veio a ser poderoso em palavras e obras; [ ] O Egito era, naquele momento, o império mais atrasado e inculto do mundo; [ ] Ele recebeu a melhor educação que um homem poderia ter; [ ] Ele possuía a mentalidade e o espírito de um escravo; [ ] Um escravo poderia libertar outro escravo. 1-5 Faça uma lista de bons resultados dos anos de Moisés no deserto. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 50. Lição 19: Êxodo, Moisés – O Chamado QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. No seu chamado “Moisés recebeu do Criador o poder e a autoridade para cumprir sua missão” (parágrafo 5). Compartilhe sobre seu cha- mado ministerial e seu senso do poder e da autoridade do Criador para cumpri-lo. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 51. 51 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Em relação à sarça: [ ] Deus costuma aparecer e falar de maneira esperada em locais esperados; [ ] Deus usou este fenômeno para chamar a atenção de seu escolhido. 1-2 Complete: a. Moisés passou por outras etapas de preparação, mas o chamado, ____ _____________________________ foi um marco decisivo na vida e ____________________________________________________ . b. No monte Horebe, atraído por uma visão estranha de uma sarça que ________________________________ Moisés recebeu do Criador ______________________________________________________ _____________________________________________________ . 1-3 a. A vida de Moisés pode ser dividida em quais partes de 40 anos? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ b. Qual conclusão se tira do fato que Moisés estava trabalhando quando Deus o chamou? _______________________________________________________ c. Quais fatos demonstram a disposição de John Wesley de trabalhar? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
  • 52. 52 | P e n t a t e u c o d. Como alguém deve aproximar-se de Deus? (Veja “As justificativas de Moisés”.) ______________________________________________________ ______________________________________________________ 1-4 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Diante da experiência sobrenatural com Deus, Moisés: [ ] Sentiu-se estimulado a cumprir o chamado do Senhor; [ ] Apresentou desculpas e justificativas para fazer Deus desistir de usá-lo. b. Sobre a complexidade da tarefa: [ ] Foi sem razão que Moisés tinha receio de assumir a missão; [ ] Moisés estava no deserto como fugitivo após assassinar um egípcio. c. Em razão do episódio envolvendo o assassinato do egípcio: [ ] O desfecho era encorajador; [ ] Faraó desejou promover Moisés; [ ] Os israelitas perguntaram: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós?”; [ ] Moisés foi bem realista diante da tarefa proposta. d. Tendo sido comissionado por Deus para o ministério, devemos saber que: [ ] Será uma tarefa fácil; [ ] Os lobos estão à espreita; [ ] As “ovelhinhas” são sempre “branquinhas” e dóceis; [ ] Raramente as ovelhas são rebeldes, cheias de manias e oposição; [ ] Temos que amar as ovelhas e zelar pelo bem-estar delas.
  • 53. 53 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 1-5 Nas justificativas de Moisés, associe a alegação (Coluna 1) com as frases relacionadas (Coluna 2). Coluna 1 Coluna 2 a. incapacidade. b. ignorância. c. increduli- dade. d. impotência. “Quem era este Deus que o enviava para libertar os israelitas?” “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?”. “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!” “Não sou ninguém”. Deus lhe deu três sinais significativos que seriam suas credenciais. “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?”. “Não sou um bom orador”. “Não sei o teu nome”. “E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O SENHOR não lhe apareceu’?” “Nunca fui eloquente”. “Não crerão em mim”. “Eu estarei com você”. “Quem deu a boca ao homem?” “Eu Sou o que Sou”.
  • 54. 54 Lição 20: Êxodo, A Narrativa da Libertação QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “As forças das trevas não querem ver o homem livre... A tendência é que as coisas piorem um pouco, antes de melhorarem. Ficou patente que só o Senhor poderia libertar o seu povo”, O CONFRONTO COM O FARAÓ, parágrafo 2. Compartilhe uma experiência sua (ou de alguém que você conhece) desta realidade. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 55. 55 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 a. Descreva brevemente o primeiro encontro de Moisés e Arão com o faraó, e o resultado. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ b. O que significa a palavra traduzida “pragas” no Êxodo? Significa “dar golpes” ou “ferir”. ____________________________ c. Quais foram as 10 pragas? (responda o possível sem verificar). 1- 2- 3-___________ 4- 5- 6-___________ 7- 8- 9-___________ 10- ____________ 1-2 Complete: a. O ringue estava preparado. Em disputa estava _________________ _____________________________________________________ . b. De um lado estava _______________________________________ __________________________________. Do outro, encontrava-se _____________________________________________________ . 1-3 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Na noite da saída do Egito: [ ] A saída foi antecedida pela instituição da Páscoa; [ ] Havia muitas casas Egípcias em que não teve um morto. b. Nesta altura, o faraó: [ ] Conseguiu manter sua política para com os israelitas; [ ] Recusou outra audiência com Moisés e Arão.
  • 56. 56 | P e n t a t e u c o c. Nesta altura, os egípcios: [ ] Despojaram os israelitas; [ ] Pressionaram o povo de Israel para que saíssem logo; [ ] Davam aos israelitas tudo quanto pediam. d. Comparando a situação de Israel quando entraram e quando saíram do Egito: [ ] Ingressou com 600.000 homens, além de mulheres e crianças; [ ] Na saída, uma multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles, além de grandes rebanhos, tanto de bois como de ovelhas e cabras. e. Na saída do Egito, o Senhor: [ ] Os guiou de dia por uma coluna de fogo; à noite por uma coluna de nuvem; [ ] Os guiou pela rota mais curta; [ ] Os fez seguir o caminho que leva ao Mar Vermelho. f. Sobre a perseguição dos egípcios: [ ] O julgamento do Egito e do faraó havia terminado; [ ] Faraó se arrependeu de ter deixado o povo partir.
  • 57. Lição 21, Êxodo: O Senhor como o “Deus que Liberta” QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1. “É nosso dever construir ou pelo menos lutar para construir um mun- do diferente, mais justo, mais pacífico e mais alegre” (penúltimo pará- grafo da lição). Sugira atitudes práticas da igreja que contribuiriam para a construção de um mundo mais “justo, pacífico e alegre”. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
  • 58. 58 | P e n t a t e u c o ESTUDOS COMPLEMENTARES EXERCÍCIOS AUTODIDÁTICOS 1-1 Associe a referência (Coluna 1) com o fato envolvendo João Batista (Coluna 2). Coluna 1 Coluna 2 a. Mt 11.9 b. Mt 11.14 c. Mt 11.7- 14 d. Mt 14.1- 12 e. Mc 1.7-8 f. Jo 1.19 __ Confrontou Herodes por viver com a mulher de seu irmão ainda que isto tenha lhe custado a vida. __ Como enxergar seu ministério? Ao padrão de hoje em dia, João foi um fracasso, mas, as palavras de Jesus apontam outra direção. __ “... Eu voz batizo com água; ele porém, vos batizará com o Espírito Santo”. __ “Muito mais do que um profeta”. __ Afirmou que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. __ “... é ele o Elias que havia de vir”. 1-2 Complete a tabela, mostrando a espiritualização feita com a Páscoa Instituída em Êx 12. A Páscoa de Êx 12 A “Espiritualização” Faraó A escravidão do Egito O Cordeiro Pascal 1-3 Complete: Ao espiritualizarmos o Êxodo corremos o risco de ignorar o fato de que Deus quer __________________________________ , mas também deseja uma sociedade__________________________ _______________, mais__________________________________ .
  • 59. 59 | C u r s o d e T e o l o g i a S IMU B 1-4 a. Descreva brevemente o que deveria acontecer no Ano do Jubileu. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ b. Cite um exemplo bíblico de uma pessoa que passou necessidade, mas não em razão da opressão dos ricos sobre os pobres. _______________________________________________________ _______________________________________________________ c. Cite quatro maneiras em que a injustiça econômica acontece. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ d. De acordo com Am 5.11-12 o que vai acontecer com os que oprimem os pobres? _______________________________________________________ _______________________________________________________ e. De que maneira são os justos/pobres oprimidos (Am 5.11-12)? _______________________________________________________ 1-5 Indicar “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) em cada [ ] a. Sobre o Reino, a justiça e a pobreza: [ ]É verdade que “os pobres sempre teremos entre nós”; [ ]Nenhum aspecto do Reino de Deus é escatológico ou futurístico; [ ]O Reino já está entre nós; [ ]O Reino é comida, bebida; não é justiça paz e alegria. b. Em relação ao opressor, o oprimido e nosso dever: [ ]Devemos lutar para construir um mundo mais justo, pacífico e alegre; [ ]Deus toma partido do mais favorecido; [ ]Oprimir o pobre é ultrajar o seu Criador; [ ]Tratar o necessitado com bondade é desonrar a Deus.