A Mulher Virtuosa.
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

A Mulher Virtuosa.

on

  • 4,748 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,748
Views on SlideShare
4,747
Embed Views
1

Actions

Likes
4
Downloads
55
Comments
0

1 Embed 1

http://www.linkedin.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

A Mulher Virtuosa. A Mulher Virtuosa. Presentation Transcript

  • Texto Áureo “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins” (Pv 31.10).
  • VERDADE PRÁTICA O comportamento e a sabedoria de uma mulher são os únicos critérios capazes de a definirem como virtuosa.
  • OBJETIVOS Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: Conhecer a mulher virtuosa como esposa e mãe. Compreender a mulher virtuosa como trabalhadora e empreendedora. Aprender com o testemunho da mulher virtuosa como serva de Deus.
  • ESBOÇO DA LIÇÃO I - A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA 1. Tem a confiança e o respeito do marido. 2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido. II – A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE 1. É educadora. 2. É afetuosa. III – A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA 1. É dona de casa. 2. É empreendedora. IV – A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS 1. Dá um bom testemunho. 2. É temente a Deus.
  • PALAVRA – CHAVE Virtuosa: Pessoa que possui e cultiva qualidades de virtude (moral, religiosa, social, etc). Valorosa, esforçada e efetiva.
  • INTRODUÇÃO  Nesta lição estudaremos acerca da mulher virtuosa com todas as suas qualidades descritas no capítulo 31 do livro de Provérbios.  Este capítulo é uma poesia em estilo acróstico, em que a primeira letra de cada verso corresponde à primeira letra do alfabeto hebraico.  Veremos que a mulher virtuosa se destaca como serva de Deus, como esposa e como mãe, que trabalha arduamente para prover o sustento e para promover o bemestar de seu lar, por isso o seu valor excede o de rubis.
  • I – A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA 1. Tem a confiança e o respeito do marido  As bases do relacionamento conjugal são a confiança e o respeito mútuo, pois a fidelidade é um dos pilares do casamento.  Onde impera a desconfiança e o O desrespeito, o casamento está nela ao coração do seu marido está fadado fracasso. confiado, e a ela nenhuma fazenda  Acerca Pv 31.11 (ARC) faltará. da mulher virtuosa, a Palavra de Deus é clara: “O coração do seu marido está nela confiado” (Pv31.11).  Além de significar “confiar”, a palavra hebraica também expressa as idéias de “sentir-se seguro” ou “estar despreocupado”.
  • 2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido  Uma das formas de se demonstrar amor no casamento é reconhecer a importância e o valor do cônjuge.  E o esposo cristão deve reconhecer essa importância através de atitudes e palavras que a faça feliz.  Enquanto os homens são movidos pelo que veem, as mulheres respondem melhor pelo que ouvem! Por isso é importante que o esposo elogie sua esposa sempre.
  •  Não adianta você dizer que as suas atitudes demonstram que você a ama. É preciso declarar e muitas boas ama. Pode haverfalar que você aesposas neste mundo, mas eu a sua certeza que  Se declare para tenhoamada, mostre a ela de fato verdade o seu amor, você. Pv nenhumaedelas, é melhor que ela sente a necessidade 31.29 (VIVA) de ser admirada, o texto de (Provérbios 31.29) diz:  Se a mulher de Provérbios 31 é virtuosa, o seu marido também o é. Ele expressa isso em suas palavras no versículo citado.  Ele sabe que a sua esposa é virtuosa, sabe que é uma benção e não tem vergonha em dizer
  • Você já disse hoje a sua esposa que ela é linda e maravilhosa e que ela é uma benção na sua vida.
  •  O marido da mulher virtuosa deve sempre Vocês, maridos, devem ser em público. elogia-la tanto no lar quanto cuidadosos com suas esposas, estando atentos às  Mas o homem que destrata sua esposa necessidades delas e respeitando-as (1 Pe arruína o casamento e peca contra Deus como o sexo mais frágil; lembrem-se que 3.7). vocêsmulher esposas paracompanheiros E Sua e maridos, mostrem pelas suas devem você e para Jesus,  vocês,suasé preciosa são ser amorosos e em receber as bênçãosadeamornãose não bondosos mesmo ama igreja.e(Ef e esposascomo Cristo tipo de Deus,quetratáame-a o com suas esposas, 5.25) as tratarem como devem, as orações de las com com doçura e com carinho (Cl Cristo mostrou pela igreja quando  Trate-a amargura nem aspereza. 3.19) vocês não terãoEf 5.25 (VIVA) pronta. 1 morreu por ela uma resposta Pe 3.7 (VIVA).
  • Sabia que a sua Rebeca gosta de flores, você já deu alguma vez?
  • II – A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE 1. É educadora  Toda mulher sábia edifica sua casa, mas a tola derruba-a com a suas mãos(Pv 14.1). A mulher sábia constrói o seu lar, mas a  A mulher sábia é a “mulher virtuosa” de que não tem juízo o31.10. com as que fala provérbios destrói Mulher mãos. Pv 14.1 a achará? própriasvirtuosa, quem (NTLH). O seu  Ela muito excede o de finas jóias. casa, valor tem capacidade de edificar a sua como adjutora do seu esposo, ao lado dos Pvfilhos. (ARA). 31.10 Explicando: e grande tarefa que a esposa  A primeiraUma mãe, quando cônscia Quem como um homem, educa uma do tem educaadjutora, na com parcela lar é seu dever, contribui edificação do esposa. Quem sua vida na mulher, ponderável de educaao ladoedificação na criação dos filhos uma do marido. educa não pouca moral umaénação dos seus filhos que,  Issoe espiritual coisa. Diz um provérbio: no futuro, serão cidadãos úteis à nação.
  • II – A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE 2. É afetuosa.  Em Provérbios 31.28 está escrito: Levantam-se seus filhos, e chamam-na  Este texto nos induz a 31.28 (ARC) como bem-aventurada... Pv entendera que,família mãe, esta mulher virtuosa tratava sua com bastante afeto e atenção.  Como diz o pr. José Gonçalves, afeto gera afeto! Atualmente, afeto é um “produto” em extinção; quando isto é manifestado faz-se à distância, por meios virtuais (facebook, por exemplo).  e outros não demonstram carinho algum pelos seus filhos, são brutos e egoístas; o indiferentismo é implacável! Como será o futuro das famílias daqui a 15 anos? Nem quero imaginar!
  • III – A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA 1. É dona de casa.  Uma das características da mulher virtuosa é o lã de e trabalha de boa Buscafatoe linhonão ser preguiçosa, mas trabalhadora (Pv.31.13). vontade com as suas mãos. Pv 31.13  Foi realizada nos Estados Unidos, há algum (ARC) tempo, uma pesquisa envolvendo altas executivas. A pesquisa queria saber o que as faziam sentir-se realizadas como mulher.  O resultado foi surpreendente: A maioria respondeu que a sua maior realização estava em ser: ESPOSA DONA DE CASA MÃE
  •  ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA MULHER a Então, levantaram a sua voz e tornaram VIRTUOSA chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela. Pelo que disse: Eis Vai, e ajunta todos os judeus que se  Cuidam da família como Rute (Rt povo e aos que voltou tua cunhada ao seu 1.14-18); acharem em comovós, mulheres, Semelhantemente,e rainha por (Et 4.16); seus o nomeSusã, tujejuaiEster mim,aetua  eradeuses; volta de também apóssede Existiu, ao tempopróprio marido, da Herodes, rei e E São altruístasdeste homem três dias,o não comaismemória a fé não era parainstes nemporém, por Nabal,me sujeitas no vossobebais Rute: fingidaPe trazendo Disse, Débora, mulher de Lapidote, Sara cunhada. à sacerdote, Abigail; e era  São submissas ao marido como Não (Ia Judéia,de sua mulher, chamado as à nome dia se algum não nemtambém, a qualme juíza obedece de ti há, também afaste de que emum nem de noite, e eu e ti; porque, habitoudos profetisa.tebom entendimento de sua para que da deixe e de Abias, primeiro 3.1, 6); Era na humildade e porque moças também assime cuja atentou Zacarias,pelo procedimento de sua ordem mulher minhas avó Lóide efores, irei4.4 (NTLH) palavra,de que tutempo. Jz eu e, onde emSão instrumentos de Deus como Débora (Jz tuaquer eis que, em tuaagora, todas mãe israelitas naquele homem era oEunice, aonde pois das filhas de Arão; duro e serva;  mulher era ganho sem palavra. como nome formosa, porém o desde com o rei, jejuaremos; ede queirei terali pousarei eu; o assim noite, habita mulher certo e estou pousares à também quer eraseja me E eram ambos justos que as 4.4); nas obras; e era dalei; e, gerações dela obedecia a chamarãoabem- de maligno Isabel,é Abraão, chamando-lhe casa ainda que não segundo meninice, é o meu Sara E que, meu povo, o teu Deus em ti. é o Lc 1.48 (ARC) desde teu povoDeus, 25.3 a tua aventurada.como Abigail (I (ARC)  São sábias pereço.(ARC) Sm 25.3); perante da Sm vivendo4.16 Calebe. 1. perecendo,qual vós Etmorreres, morrerei eu senhor, em Jope uma discípula fazendo sois que podem sabes Onde quer que filhas, Deus. as sagradas letras,todos os E havia irrepreensivelmente em  bemhumildes como Maria (Lc 1.48); São e não temendo nenhum o ali serei Tabita, que,salvação, pela diz fazer-te sábio para a me faça assim fé e chamada sepultada; traduzido, se o mandamentos3.1,Isabel 1.5,6);  São santas como Jesus.(Lc Tm 1.5; 3.15 espanto.e outro tanto, sede boas obras 1 Pe e preceitosoutra coisa que 6cheia do Senhor. que há Cristo II SENHOREsta estava (ARC)Isabel. Dorcas. em nome dela era de Arão; o  Criam seu filho no temor do Senhor como (ARC) não seja a que fazia. At p.36 (ARC) Vendo e esmolas morte me separar de ti. Eunice que Lc 1.5, 6 (II Tm 1.5; 3.15). ela, pois,(ARC)de todo estava resolvida para  com ela, deixou de lhe falar nisso. Rt 1.14ir Fazem boas obras como Dorcas (At 9.36) 18 (ARC)
  • III – A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA 2. É empreendedora.  Algumas pessoas pensam que a mulher ideal é aquele que vive no lar e tem uma atitude bastante abnegada e servil.  Mas a mulher descrita no capítulo 31 de Provérbios é uma mulher que está à frente do seu tempo; ela é vista como alguém que cuida bem da casa, do marido e dos filhos.  mas ela é também uma mulher de negócios, uma empreendedora; além de ser uma excelente dona de casa, esposa e mãe zelosa, fabrica, importa e vende produtos, faz tapetes e confecciona roupas para sua família, gerencia seus recursos financeiros.
  • IV – A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS 1. Dá um bom testemunho.  Em Provérbios 14.1, há um forte contraste A entre duas mulheres: a sábia e a tola. Esta, mulher sábia constrói o seu lar, mas a por sua conduta, destrói o seu lar. que não tem juízo o destrói com as próprias mãos. Pv bom (NTLH)  Mas aquela de seu 14.1 testemunho, edifica a sua casa. Muitos são os casamentos fracassados e desfeitos devido à falta de sabedoria, prudência e sensatez de algumas mulheres.  O marido da mulher tola pode ser considerado como um homem sofredor e O infeliz. Mas oéesposo da mulher virtuosa é seu marido estimado por todos—é estimado entre as autoridades lugar. um dos principais cidadãos do e honrado. (Pv 31.23)
  • IV – A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS 1. É temente a Deus.  a mulher virtuosa é chamada de “ditosa” tanto por seus filhos e por seu marido. E por que seus familiares a chamam assim? Porque ela teme ao Senhor e, por isso, pratica obras sublimes (Pv 31:29-31).  De fato, algumas mulheres são graciosas, porém não tem sabedoria; são formosas, porém insensíveis; mas a mulher que teme ao Senhor será reconhecida publicamente por sua diligência, seu caráter nobre e suas surpreendentes realizações.  Poderia haver melhor final para o livro de Provérbios senão essa assertiva?
  • CONCLUSÃO  Em um mundo onde os valores são mais importantes do que os éticos, as virtudes acabam sendo ignoradas.  Tal inversão de valores produz consequências danosas à sociedade e principalmente à família. Mas a mulher virtuosa preserva o seu lar através de suas singulares virtudes espirituais e morais.  Por isso, elá é honrada por todos. Que as servas do Senhor passem a cultivar com mais zelo as virtudes que a Bíblia expõe de maneira tão bela e clara em Provérbios 31. Deus continue vos abençoando em Cristo Jesus.
  • FONTES DE CONSULTAS Bíblia Sagrada Sábios Conselhos Para um Viver Vitorioso, (Pr. José Gonçalves.) Internet
  • Antonio Fernandes de Oliveira é casado com a irmã Guiomar Silva L. de Oliveira, é Díacono da IEADERN, Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte, Copastor na Congregação Rio Doce Setor XXXV. Email:antonioeguiomaroliveira@hotmail.com Tel: (84) 8862-2579 Facebook: Antonio Fernandes Oliveira Blog: www.israeledosenhor.blogspot.com.br