Your SlideShare is downloading. ×
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Calopsita Mansa - www.calopsitabr.blogspot.com

27,230

Published on

Apresentações Gerais

Apresentações Gerais

Published in: Lifestyle
3 Comments
19 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
27,230
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
3
Likes
19
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Livro de Calopsita
  • 2. Apresentação Meu nome é Atila, e pretendo fazer este livro, para informar coisas de Calopsita para todos e para incentivar mais aqueles que estão começando. Esse livro eu fiz graças a meus amigos e amigas que eu conheci na internet, essas pessoas despertaram um interesse em mim muito bom, por isso queria fazer alguma coisa em homenagem a esses amigos. Faço também esse livro em homenagem a minha querida calopsita, que ate esta na capa desse livro.Tomara que vocês gostem desse livro. Esse livro será colocado pra donwload, pela licença FDL. Obrigado! Atila Quintão Zeferino Agradeço especialmente: -O grupo de Calopsitas <http://br.groups.yahoo.com/group/calopsitas> -O grupo de Amigas Calopsitas <http://br.groups.yahoo.com/group/amigas_calopsitas> -O grupo Clube da Calopsita <http://br.groups.yahoo.com/group/clubedacalopsita> -O grupo Carinhosas Calopsitas <http://br.groups.yahoo.com/group/carinhosas_calopsitas> -As comunidades “orkut” de Calopsitas
  • 3. Alimentação Uma boa alimentação para uma calopsita é: . Vegetais (Pimentão, Alface, Couve, espinafre, etc..) . 70% de painço e 20% de Alpiste . Arroz sem casca . Aveia bem fina . Pão . Maçã . Ração de cachorro . Milho . Girassol . Banana Os benefícios que uma boa alimentação pode dar: 1- Animar sua calopsita. 2- A reprodução de calopsitas A alimentação serve além disso, e para mais coisas. Darei algumas de marcas rações ótimas para Calopsita: .Trill .Alcon .Mega zoo .Tori Eu uso o Tori e recomendo. Uma coisa boa para as calopsitas é Osso de Baleia. (Osso mineral). Uma receita boa de alimentação: . 20% de Alpiste . 50% de Painço . 15% de Arroz com casca . 5% de Girassol . 10% de Aveia Li n h a 11 h a Li n Li n h a 13 h a Li n 14 h a Li n 15
  • 4. Umas dicas: 1- Não coloque ração em vasilhas pequenas porque ela adora bagunçar com aquilo. 2- Coloque a media de milho que ela come se não ela pode pegar alguns grãos de milho e jogar dentro da agua e isso com ração de Cães também. 3- Só pode dar rações de cães e não de gatos. 4- O jiló deve se posto em um dia e tirado no outro. Falo isso sempre, porque tem gente que coloca jiló em um dia e tira só daqui a 3 dias, isso não pode! 5- Deixe arreia lavada e grossa para ajuda-la na digestão. Estas são dicas básicas para você dar um bom conforto na vida de sua calopsita. A alimentação que eu citei, além de ser uma boa alimentação é pratica de preparar.
  • 5. Alimentação de filhotes A alimentação do filhote tem que ser um pouco menor porque ele é recém nascido a alimentação dele é: . Painço ou ração com bastante vitamina. . Milho verde “Todos os dias”. . Pão mas com pedaços bem pequenos. . Aveia bem fina. Essa alimentação deve ser seguida durante 2 meses de vida de sua calopsita. A alimentação do filhote da calopsita e quase igual da alimentação da adulta. Mas a ração do filhote é um pouco menor. Para que a calopsita seja mansa você deve tratar dela na sua mão. Lá vão mais dicas: 1- O alimento pode ser dado com seringa normal. 2- Você deve alimentar a calopsita pelo menos 3 vezes ao dia, se ela passar um dia sem comer, recomendo leva-la para um criador especializado. 3- Já no inicio de sua vida e melhor da sementes a calopsita, talvez ela possa brincar, bagunçar mas ela um dia vai acaba comendo. 4- O tempo desmame ocorre na 8 ou 12 semanas.
  • 6. CALOPSITA A calopsita e uma ave, que mede 30cm come pouco e bem forte, contra doenças e aves maiores, além de te dar alegria, com sua beleza cantos, ela convive com qualquer pássaro que conviva com ela. A calopsita é um tipo de ave, cheio de cores animadas, artísticas, uma calopsita pode alegrar casas com seus cantos. Ela serve para profissionais enquanto serve para principiantes dessa área de Ave. Ela vive alegre faz nosso coração se apaixona por ela. Foi descrita em 1792 e começou a se expandir em todo mundo foi no ano de 1949. Existe as domesticas e as selvagens, as selvagens sobrevive na Austrália comendo sementes, frutos, verduras, etc... A calopsita domestica vive dentro de casa. Elas sobrevivem em media 20 anos, ela se alimenta no chão, nisso ela se torna diferente de ouros passaros, que preferem as arvores para comer seus alimentos. Nos últimos 15 anos foram descobertos, vários tipos de cores de calopsita. A normal tem cor cinza em seu corpo e bordas brancas em suas asas. A Calopsita e o numero um, nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa e aprovaram que nunca existiu uma ave que tantos proprietários tem, ela pode estar com 31% (6 milhões de lares norte-americanos que adotam uma Calopsita). Se a calopsita for alimentada na mão desde de pequena, ela se tornara muito mansa. A Calopsita é uma excelente assobiadora, a relatos de Calopsita assobiar musicas inteiras inclusive o Hino Nacional. A maioria da Calopsita que aprende a falar e porque ela tem um acesso dos movimentos da casa. Uma Calopsita custa em geral os R$30 a R$150 reais.
  • 7. Origem da Calopsita O país de origem da calopsita é a Austrália, la ela é como praga. Acredito que daqui alguns anos as calopsitas não terá mais lar nas floresta então invadirão as cidades da Austrália. A calopsita vive lá com seus parentes chamados Cacatua, eles são iguais as calopsitas só que bem maior.
  • 8. Cores A Calopsita possui assas brancas, topetes amarelos, bochechas vermelhas. Isso pode diferenciar a cor de uma Calopsita. Veja a prova disso : . Padrão Canela: Parecido com o padrão Normal, mas difere na cor do corpo, que é marrom em vez de cinza, mais clara as pernas e os olhos. . Padrão Pérola: De forma geral, apresenta na cabeça duas manchas vermelhas laterais, as faces são amarelo salpicado de cinza, a crista amarela é riscada de cinza, as penas das costas podem variar do branco ao amarelo. As penas das asas são cinza com faixas amarelas, a cauda é amarela. . Padrão Arlequim: Padrão bem variável, pode ser parecido ao padrão normal ou até apresentar pouquíssimo cinza, e o amarelo–claro. A cabeça é amarelo–forte, bochechas vermelhas e crista amarela. . Padrão Lutino: O corpo e todo branco, os olhos são vermelhos, a crista amarela e continua tendo buchexas vermelhas. . Padrão Prata: Há duas formas distintas que são chamadas recessiva e a dominante. Na recessiva, os olhos são vermelhos e o cinza do corpo é prateado. As demais características são iguais à do padrão normal. Na dominante o tom do corpo é prateado–pastel. Mas parecido com o padrão normal. . Padrão Fulvo: A cor predominante é o canela, pálido com mancha de amarelo. Os olhos são vermelhos. . Padrão Cara Branca: As cores predominantes, são os Cinza-escuro, preto e branco. . Padrão Cara Amarela: Ainda não há sinal de sua existência no Brasil. É muito semelhante ao padrão silvestre. A principal diferença é a cor da bochecha. Em vez de ser vermelha é amarela. . Padrão Pérola: Surgiu pela primeira vez na Alemanha Ocidental em 1967. É uma mutação que afeta as penas individualmente. São aves extremamente vistosas, sendo que o padrão básico pode variar bastante. De modo geral, mostram as duas manchas laterais à cabeça, as faces são amarelas salpicadas de cinza, e a crista amarela riscada de cinza. . Padrão Platinum: Mutação só existente na Austrália. Há uma confusão com relação a esse nome, uma vez que na América do Norte chamam de Platinum aves prata dominante. Sua cor e Cinza–Fumaça, suas caudas e asas, tem um Cinza escuro. Os olhos só ficam vermelhos, quando amanhece. . Padrão Oliva: Surgida recentemente nos Estados Unidos, sua cor predominante e canela-esverdeada podendo ser de claro a escuro.
  • 9. Saúde A preocupação de qualquer criador é a Saúde, você deve ficar diariamente observando o comportamento de sua Calopsita. Apesar dela ser bem resistente contra doenças, ela também pode ter doença como qualquer um Ser vivo. Agora você verá como você pode reconhecer se sua Calopsita esta doente. . Primeiros socorros para situações corriqueiras (ou não) . Toxinas e problemas caseiros mais freqüente. . Reconhecimento de problemas nas fezes (vital para poder detectar problemas em seu pássaro). Agora, se sua Calopsita esta doente leve ela para um Veterinário o mais urgente que puder. Porquê perder um amigo(a) e muito ruim. Veja medicamentos de primeiro-socorro; 1-Vitaminicos e remédios para peito seco: . Antitrin . Hidrovit . Labcon . 100.p.s 2-Antibiótico e vermifugos: . Avitrin Antibiótico . Piolhaves . Avitrin Vermifugo A importância da saúde para uma Calopsita e fundamental, pois se você não olha para a saúde dela ela pode ate morrer, então dê muita saúde para sua Calopsita.
  • 10. Reprodução As Calopsitas são monoganicas, que quer dizer, aves que só têm um parceiros, começa a se reproduzir desde de 1 ano de idade, ela pode reproduzir o ano todo, mas os criadores aconselham 2 ou 3 vezes por ano,o processo de reprodução para a calopsita e muito esstessante, as estações melhores para a reprodução e Verão e Primavera. Dê ninhos de madeira e de palha para não quebrar os ovos, os ovos medem 2 a 3 cem e a postura e de 4 a 7 por vez, a incubação leva de 15 a 28 dias. Os filhotes são cuidados pelos pais por 10 dias ou mais Apos 3 semanas começam a explorar a gaiola. As calopsitas selvagens reproduzem quando e época de chuva, elas reproduzem na época de chuva porque tem mais alimentos, os ninhos são feitos nos buracos de arvores geralmente perto das águas. Ela se reproduz com ou sem outros casais. O macho leva o amor da fêmea abaixando e aumentando a sua crista, cantando e abrindo as asas, depois dele fazer isso ele entra dentro do ninho e a fêmea segue ele, 5 a 10 minutos o macho copola com a fêmea, que faz um som continuo e baixo, poderá passar varios dias e eles fazeram as mesmas coisas, a postura no ninho comoçera em 2 semanas da união do casal, só separar o filhote do pai quando ele começar a comer sozinho, para interromper a reprodução e só tirar o ninho.
  • 11. Doenças Vocês tem quer tomar muito cuidado antes de comprar qualquer ave, porque você pode comprar uma Calopsita doente. Quando sua ave é muito estressada ela também perde muita recistencia e nisso favorece as doenças, as alimentações e as condições de higiene, quando não são boas, estão trazendo doenças para as aves, da pra ver que as doenças só pegam, quando você trata mal. Outra coisa que traz doenças é com as aves livres que existe em nosso Brasil, como os Pardais, Pombas, etc.. Sua ave pode ser resistente mas mesmo assim pode cair na garra de uma doença terrível. Irrei colocar dicas que pode diminuir chances de Doenças na nossa Calopsita: 1- Quando for comprar uma ave compre aquela ave que andar pra lá e pracar, que alimenta direito, que tem os olhos bem abertos, observe se ela é uma ave sapeca, pois ave sapeca é uma das aves, que mais tem saúde, observe também as penas perto dos olhos se as penas estiverem tipo molhadas pode acreditar aí tem um problema. 2- Quando você comprar sua Calopsita, não solte ela dentro do viveiro pois deixa ela acostumar um pouco com seu lar, isso você terá que fazer 20 a 30 dias, você terá que observa cada passo que ela der. 3- Antes de adquirir um filhote você também tem que observa seus movimentos suas asas, sua alimentação, seus olhos, etc... 4- Agora também você terá que ter muita higiene, pois terá que lavar diariamente o chão da gaiola, comedouro, bebedouro. As aguas terão que se trocada todos os dias, sempre procure utilizar agua filtrada. 5- Os nunca utilize jornais, na gaiola para forrar o chão. 6- Não deixe sua ave ter contatos com ave selvagens pois pode ter doenças, piolhos, etc... 7-Você tem que fornecer alimentação variada para sua Calopsita. 8- Dê para sua Calopsita vermifugo de forma regular. 9- Você tem que adquirir informações de tudo, para você ir entendendo sobre Calopsita. 10- A observação também e uma boa arma contra doenças de Calopsita, dedique uma boa parte de seu dia para observar sua Calopsita. Se ela esta ativa, brincando, se alimentando, etc... 11- As calopsitas não gostam de lugares agitados, isso porque aprende com
  • 12. seus, porque seu ambiente de origem e bem calmo e não agitado. E por causa disso que a Calopsita não e chegada a criança, porque a criança e muito agitada, lembre-se deixa-la estressada pode ser um problema para sua saúde. Veja sintomas, que muitas doenças trazem: .Problemas oculares .Falte de Cálcio .Inflamações .Estresse .Peito seco .Espirros constantes Esses e muitos outros sintomas, podem estar ligados a uma doença, em sua Calopsita.
  • 13. Calopsita Mansa A coisa que mais faz os criadores, se apaixonarem pela Calopsita, é vê-la mansa e imaginar ela mansa, mas as Calopsita também são criadas na gaiola. A maioria dos criadores, prefere ter Calopsita em viveiros pois são muitas Calopsita para amansar. A Calopsita mansa pode até ter mais confiança, na companhia humana do que a propia espécie. Alguns criadores separam bem jovem e começa a alimenta-lo, você pode perceber que o macho e o quer aprende mas facilmente essa técnica de amansar. Veja um gráfico que informar quantas Calopsita existe no USA mansas e normais: Linha 8 Linha 9 . Azul: 60% de Calopsita mansas . Vermelho: 40% de Calopsita normais Tome mais dicas de como amansar uma Calopsita: 1- Alimente sua Calopsita desde de filhote, na mão, para ela já ir aconstomando com você 2- Como eu citei logo acima, a Calopsita vai ter mais confiança em você do que a propia espécie dela. 3- Quando a Calopsita estiver adulta é só você pega-la e fazendo carinho, carinho... E nisso sua Calopsita terá confiança em você.
  • 14. Gaiola Calopsitas podem ser criadas em gaiolões de 1,0 X 0,5 X 0,5 metros para um casal. Alguns criadores recomendam a instalação de 2 poleiros de diâmetros diferentes . Há aqueles que adotam poleiros que contém uma lixa fina na parte inferior do poleiro. Desta forma as unhas das aves são automaticamente 'lixadas', evitando problemas de excesso de comprimento. Algumas aves, porém, pode ter uma alergia nas patas. Desta forma vale a pena observá-las quanto a isto. Voces nunca devem esquecer, que quando limpar a gaiola terá que limpar os poleiros. Os gaiolões devem ser preferencialmente retangulares e de arame (nunca de madeira - as calopsitas adoram roer madeira). Mesmo o arame deve ser visto como um intem à parte de forma a facilitar sua limpeza. Deve-se optar por arames galvanizados ou, melhor ainda, os encapados que podem mais facilmente ser limpos . Estes gaiolões devem ser instalados em um quarto ou outra dependência ventilada sem, entretanto, ter correntes de ar. As correntes de ar, sobretudo em tempos mais frios, são um enorme problema para aves. Preferencialmente deve-se posicionar os gaiolões de forma a que possam receber o sol da manhã (Pois o Sol será muito bom para a saúde de sua Calopsita. Atentar para estas banheiras. Retirá-las o mais breve possível após o seu uso pois as aves podem vir a beber desta mesma água e ter problemas de saúde. Viveiros podem ser criados tendo como padrão o tamanho de 3 X 1 X 2 metros para um casal. O viveiro pode ser composto de tijolos de barro rebocados ou blocos de cimento revestidos com argamassa ou placas de cimento. A cobertura pode ser efetuada com telhas de cerâmica preenchendo de 1/3 a 1/2 do teto. Deve ser dada atenção sobretudo à proteção dos comedouros, bebedouros e dos eventuais ninhos. A tela utilizada pode ser de 1/2 polegada e fio 18. O piso pode ser de concreto com ligeira queda e saída para escoamento das águas. Não devemos nos esquecer dos poleiros, vasilhas de barro ou louça e da destinação de uma para que possa ser utilizada como 'banheira' pelas aves . Algumas pessoas decidem trocar os poleiros convencionais por arbustos ou pequenas árvores, fornecendo um visual melhor e mais naturalidade para as aves. Mas atentar que as aves podem fazer um grande estrago neste revestimento. Daí a necessidade de ser retrátil e utilizar apenas quando necessário. Da mesma forma elas podem mesmo comer parte da parede ou mesmo do concreto . Isto é normal e não acarretará problemas a suas aves, apenas ao seu bolso .
  • 15. Tome mais dicas: 1- Como eu citei acima, você nunca deve esquecer de limpar a gaiola e os poleiros, pois isso vai contribuir a uma boa saúde para sua Calopsita. 2- Evite colocar jornais para forrar o chão da gaiola, porque os jornais impregnados com chumbo e isso faz muito mau a uma Calopsita. 3- Aquelas pessoas que possuem Calopsita mansa, podem até ter uma gaiola chamada Gaiola Aberta, nessa gaiola você pode colocar comida, agua, etc... E nisso sua Calopsita vai se alimentar nesse local.
  • 16. Temperamento Calopsitas podem assobiar e falar. Alguns especialistas dizem que e raro ver uma Calopsita falar. Algumas pessoas usam, CDs e programas de computador para ensinar suas calopsitas, a falar. São divertidos e leais ao bando, do qual o dono passa a fazer parte. Extremamente pacífica e dócil (De vez em quando pode ficar um pouco estressada), seja com outras aves ou mesmo com seres humanos. Mesmo sendo maior que os outros habitantes de um viveiro, a Calopsita não tenta dominar o local, afugentando as outras aves dos poleiros ou ninhos. Calopsitas adoram assobiar - especialmente os machos. Quando se assobia para uma Calopsita, ela normalmente responde e inicia uma simpática, “conversa”. Aprendem até a assobiar músicas. O estilo dócil e interativo da Calopsita permite que ela tenha um convívio extremamente próximo aos donos. As Calopsita e muito brincalhona com todo mundo que a respeita, e adora alegrar os outros !!!!!!!!
  • 17. Bibliografia Sites . Calopsita mansa <http://calopsitasmansas.vila.bol.com.br/> . Animais raros <http://www.animalraro.hpg.ig.com.br/> . Calopsita <http://www.rocalopsita.hpg.ig.com.br/hobbies/105/index_pri_1.html> Revistas e Livros . Caes & cia © Copyleft 2005 Átila Quintão Zeferino

×