Business Model Canvas por Sérgio Accioly

2,158 views

Published on

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,158
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
59
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Business Model Canvas por Sérgio Accioly

  1. 1. Business Model Canvas (BMC) Prof. Msc. Sérgio Ricardo Pereira Accioly
  2. 2. Sobre a Ferramenta  Business Model Generation  O BMC pode ser utilizado em diversas situações. As mais comuns são:  Um empreendedor não sabe exatamente como será o seu negócio, quais serão as principais partes e como a empresa funcionará.  Uma empresa precisa discutir sua atuação no momento e/ou sua situação futura.  Um empreendedor/executivo precisa explicar como o seu negócio funciona (por exemplo, para um investidor).
  3. 3. BMC Que clientes (mercados, segmentos, nichos) sua empresa quer atingir? Qual (is) benefício (s) sua empresa oferece a seus clientes? Como a sua empresa atinge (se comunica com) seus clientes (ou segmentos de clientes) e entrega sua proposta de valor? Quais relacionamentos sua empresa estabelece com os seus (segmentos de) clientes? : Quais são as fontes de receitas de cada segmento de clientes? Quais são os recursos (ativos) mais relevantes demandados para que o modelo de negócio planejado funcione? Quais são as atividades mais importantes que devem ser feitas para que a empresa consiga implementar seu modelo de negócio? Quais são os fornecedores e parceiros necessários para que o modelo de negócio seja adotado? Quais são os custos (despesas, gastos) que a empresa terá ao pôr o modelo de negócio planejado em prática?
  4. 4. Outras perguntas importantes!  SEGMENTOS DE CLIENTES  Para quem nós criamos valor?  Quem são nossos mais importantes clientes?  Quais são nossos clientes típicos/padrão?  PROPOSTA DE VALOR  Que valores entregamos aos nossos clientes?  Quais problemas dos nossos clientes ajudamos a resolver?  Que categorias de produtos e serviços oferecemos a cada segmento de clientes?  Quais necessidades dos clientes nós satisfazemos?  O que / qual é o nosso mínimo produto viável?
  5. 5. Outras perguntas importantes!  CANAIS  Através de quais canais nossos segmentos de clientes querem ser alcançados?  Como outras empresas chegam até eles hoje?  Quais canais são mais eficientes em custo?  Como promovemos a integração dos canais com a rotina dos clientes?  RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES  Como nós conquistamos, mantemos e aumentamos nossos clientes?  Quais relacionamentos com o cliente nós definimos/temos?  Como esses relacionamentos estão integrados no nosso modelos de negócio?  Qual o custo envolvido?
  6. 6. Outras perguntas importantes!  FONTES DE RECEITA  Para qual proposta de valor nossos clientes estão dispostos a pagar?  O que eles estão comprando/pagando hoje?  Qual é o nosso modelo de receita?  Quais são nossas políticas de preço?  RECURSOS-CHAVE  Quais RC nossa proposta de valor requer?  Canais, relacionamento, modelo de receita?
  7. 7. Outras perguntas importantes!  ATIVIDADE-CHAVE  Quais atividades nossa proposta de valor requer?  Quais são nossos canais de distribuição?  Como é o relacionamento com o cliente?  Quais são as fontes de receita?  PARCEIROS-CHAVE  Quem são seus parceiros-chave?  Quem são seus fornecedores-chave?  Quais recursos-chave adquirimos de nossos parceiros?  Quais atividades nossos parceiros realizam?
  8. 8. Outras perguntas importantes!  ESTRUTURA DE CUSTOS  Quais são os custos mais importantes de nosso modelo de negócio?  Quais recursos-chave são os mais caros?  Quais atividades-chave são as mais caras?
  9. 9. Exemplos EXEMPLO 01
  10. 10. EXEMPLO 02

×