Your SlideShare is downloading. ×
0
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Velocidade.reacçoes
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Velocidade.reacçoes

396

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
396
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Velocidadedas reações químicas
  • 2. Vemos no nosso dia-a-dia muitas reações que ocorrem a velocidades diferentes. É difícil saber antecipadamente, qualserá a velocidade de umareação. Para tal, efetua-se experiências para se conhecer os factos.
  • 3. Em relação à velocidade das reações à fatoresque são importantes a considerar:Concentração dos reagentes;Superfície de contacto de um reagente sólido;Temperatura;Presença de Luz;Catalisadores.
  • 4. Vamos vercada um dosfatores empormenor!!!
  • 5. Verifica-se experimentalmente que quando temos duas soluções comconcentrações diferentes, quantomais concentrada a solução, a maior número de partículas, maior aprobabilidade de ocorrem choques eficazes, reação é mais rápida.
  • 6. A velocidade de uma reação pode variar quando se altera a temperatura. A imagem à esquerda é de uma reação química. No exemplo em que atemperatura é maior, a Nos 2 casos, a única reação dá-se a uma alteração é a velocidade maior. temperatura.
  • 7. B No gobelé A, como aA temperatura é mais elevada, as partículas têm maior agitação, a probabilidade de ocorrer choques eficazes é maior, maior a velocidade da reacção. No exemplo em que a temperatura é maior, a reação dá-se a uma velocidade maior.
  • 8. Por isso, no dia-a-dia, para preservar osalimentos, guarda-se no frigorífico.Quanto maior a Maior a velocidadetemperatura… de reação
  • 9. Existem muitos exemplos em que a superfície decontacto pode influenciar. As combustões, oenferrujamento, etc. Chega-se à conclusão quequanto maior a área de contacto, maior é avelocidade de reacção, porque quanto maior aárea de contacto, maior é a probabilidade deocorrerem choques eficazes.
  • 10. Os catalisadores, são substâncias que alteram a velocidade de certas reações, sem, no entanto, entrarem na reação. Ou seja, não são reagentes da reação. Os catalisadores podem ser: Positivos ou catalisadores- quando aumentam a velocidade da reaçãoNegativos ou inibidores - quando diminuem a velocidade dareação

×