Your SlideShare is downloading. ×
O poder da gentileza
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

O poder da gentileza

928
views

Published on


3 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
928
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
49
Comments
3
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Treinamento O Poder da Gentileza Maria Angélica Cunha Assessoria de Marketing e Comunicação
  • 2. O que esperamos?  O que você espera encontrar quando vai a uma loja, a uma empresa?  O que você espera receber de um vendedor ou um atendente, uma recepcionista?
  • 3. O que recebemos?  Como você é recebido?  Como você corresponde ao que lhe oferecem?  Como você gostaria de ser recebido?
  • 4. O que é Gentileza? • • • • O que é ser gentil? Você é gentil? As pessoas que você conhece são gentis? Pense em alguém que pratica a gentileza.
  • 5. Seis Princípios da Gentileza 1) 2) 3) 4) 5) 6) Impressões positivas são como sementes Nunca se sabe As pessoas mudam A gentileza deve ser automática Impressões negativas são como germes Você sabe...
  • 6. Impressões positivas são como sementes  Toda a vez que você sorri para um mensageiro, que você ri da piada de um colega de trabalho, agradece alguém que lhe auxiliou ou tratou algum desconhecido com respeito, você emite energia positiva e imprime essa energia no outro. E isto tem um efeito multiplicador, acaba voltando para você.
  • 7. Nunca se sabe Quando encontramos desconhecidos na rua, em geral supomos que não são importantes para nós. Mas como você sabe disso? Essa pessoa pode ser irmã do seu patrão, diretora de uma empresa, corretora de uma imobiliária que sabe de um bairro onde está a casa dos seus sonhos, o médico de uma especialidade que você precisa... Você deve tratar cada pessoa que encontra como se fosse a mais importante do mundo – porque todas são. Se não para você, para alguém; e, se não hoje, talvez amanhã.
  • 8. As pessoas mudam * Um erro grave: achar que devemos ser gentis somente com nossos pares e superiores * Ninguém faz ideia de quem pode tornar-se muito importante daqui a 5, 10, 15, 20 anos...
  • 9. A gentileza deve ser automática  Não dá para “forçar” a gentileza, porém, podemos praticar alguns exercícios para nos tornarmos um pouco mais gentis...
  • 10. Impressões negativas são como germes  Sempre que você se mostra distante com alguém que você acha que “não tem importância”, essa pessoa, inconscientemente, reage a isso.  Da mesma forma que ações positivas são como sementes, gestos e comentários contrários ou grosseiros são como germes.  Não espalhar germes significa ter extrema consciência e respeito pelo ambiente e pelas pessoas ao seu redor.
  • 11. Você sabe  Mesmo que você nunca mais encontre uma pessoa a quem tratou mal, mesmo que jamais alguém tenha visto ou sabido de sua grosseria ou de seu mau comportamento, você sabe. Deus sabe. (Muitas vezes vivemos como se Deus não estivesse nos observando)  E isto estará em sua mente e no seu coração sempre que participar de uma reunião e tentar convencer as pessoas que ali estão que devem confiar em você. Como não acredita em si mesmo, você pode colocar em risco o resultado de uma reunião ou de um relacionamento.
  • 12. Ser gentil  Não se trata de ser falso e manipulador, correndo de um lado para o outro para agradar os outros.  Trata-se de valorizar a gentileza – em si mesmo e nos outros – do mesmo modo que você respeita a inteligência, a beleza e o talento.  A gentileza é uma força poderosa. Porque vem de gestos nobres, de cortesia, de delicadeza, portanto, vem do Amor.
  • 13. Dicas de Gentileza Exercite os músculos da amabilidade * Todos os dias, durante 1 semana, faça cinco coisas simpáticas que não tragam nenhuma recompensa imediata para você. Sem interesse. * Agradeça sempre, dizendo “obrigado” aos outros. Pergunte a quem encontrar: “Como vai a vida?” * Cumprimente um estranho. Isto é para que você simplesmente adquira os hábitos de gentileza e redescubra como isso lhe faz sentir-se bem.
  • 14. Dicas de Gentileza Seja melhor um “ator coadjuvante” * A maioria de nós não pretende ser desatenciosa. Estamos tão ocupados em ser o protagonista da nossa história que esquecemos que as pessoas também estão protagonizando a história delas. * Pergunte a si mesmo que papel você faz na história das pessoas com quem convive. Como você é, como age? * Agora, como você pode ser melhor, o que pode fazer para ser um personagem mais simpático?
  • 15. Dicas de Gentileza  Mire-se no exemplo das pessoas que você admira.  Complete esta declaração: “Se eu fosse uma pessoa melhor, eu faria...”  Tente moldar seu comportamento na pessoa que você gostaria de ser.
  • 16. Aprender com o Mestre
  • 17. O sorriso  Não custa nada e rende muito...  Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá.  Dura somente um instante, mas seus efeitos perduram para sempre.  Ninguém é tão rico que dele não precise.  E ninguém é tão pobre que não o possa dar a todos.  Leva a felicidade a muita gente e a toda parte.  É o símbolo da amizade, da boa vontade. É alento para os desanimados; repouso para os cansados; raio de sol para os tristes; consolo para os desesperados.  Não se compra nem se empresta.  Nenhuma moeda do mundo pode pagar seu valor.
  • 18. Olhar  Você tem que olhar para as pessoas.  Quanto mais a pessoa está agressiva, mas de afeto e de amorosidade ela precisa.  As pessoas estão tão estressadas que esquecem de passar amor.  Ser ouvidos, estar abertas para atendê-las... temos que olhar com amor...
  • 19. Escute atentamente  Quem sabe ouvir?  Ouvir é uma das maiores dificuldades do ser humano e isto que faz com que as pessoas não falem bem, não venda o seu peixe bem e isto faz com que ela fale demais, fale bobagem e não vai alcançar o objetivo.
  • 20. Acolhida  As empresas, a própria Igreja começaram a prestar mais atenção nesta importante forma de comunicação: saber acolher, saber receber, tratar as pessoas com cordialidade e simplicidade.  Este tema deve estar presente em todas atividades das empresas, Igrejas e entidades, sendo a grande diferença entre o retorno ou não dos que as procuram.
  • 21. “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7,16)
  • 22. Conteúdo: Experiências pessoais e profissionais. Bibliografia: Thaler, Linda Kaplan; Koval, Robin. O Poder da Gentileza. Ed. Sextante. 144 p.