Sequência didática -_gênero_convite
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Sequência didática -_gênero_convite

on

  • 27,471 views

 

Statistics

Views

Total Views
27,471
Views on SlideShare
27,358
Embed Views
113

Actions

Likes
4
Downloads
307
Comments
0

5 Embeds 113

http://coordenacaopedagogicaemfoco.blogspot.com.br 70
http://www.coordenacaopedagogicaemfoco.blogspot.com.br 29
http://coordenacaopedagogicaemfoco.blogspot.com 12
http://coordenacaopedagogicaemfoco.blogspot.pt 1
http://coordenacaopedagogicaemfoco.blogspot.de 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Sequência didática -_gênero_convite Document Transcript

  • 1. EMI PITECOProfessora: Maria Claudia J. dos Reis RosaA.D.I: Márcia Pereira dos Santos LimaJardim II – B SEQUÊNCIA DIDÁTICA: VOCÊ ESTÁ CONVIDADO! CONVITE ESPECIAL LOCAL: NESTA E NAS PÁGINAS A SEGUIR HORÁRIO: AGORAÁrea de Conhecimento: Linguagem Oral e EscritaHabilidades:  Conhecer os usos e funções da escrita dentro de uma rede de práticas sociais;  Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pela professora;  Conhecer e identificar as situações que envolvem o gênero convite;  Identificar o objetivo de cada convite, através de modelos diversos;  Selecionar informações essenciais ao gênero convite;  Produzir um convite, sendo a professora a escriba, de acordo com a função social proposta.Conteúdos:  Leitura;  Produção coletiva.Tempo previsto: 3 semanas
  • 2. Desenvolvimento:1ª Etapa: Leitura do livro “Bruxa, bruxa venha à minha festa” Ed. Brinque Book  A professora pergunta aos alunos o tema/assunto da história. Depois conta para a classe que serão desenvolvidas atividades sobre o gênero CONVITE.  Perguntar aos alunos se já receberam ou enviaram convites e para quê. Explorar ao máximo os conhecimentos prévios que o aluno tiver.  Fazer uma lista dos tipos de convites que os alunos conhecem.2ª Etapa: Trazendo convites  Solicitar que os alunos tragam para a sala de aula exemplos de convites (casamento, aniversário, chá de bebê, chá de cozinha, noivado, festa junina, etc.)3ª Etapa: Montagem de painel  Em sala, realizar a montagem de um painel com os diferentes exemplos de convites que foram trazidos.  A professora realizará a leitura de alguns convites e encaminhará conversas para que os alunos percebam as características (o que deve conter ), as diferenças e semelhanças entre os convites.
  • 3. 4ª Etapa: Construção de um convite  Propor aos alunos a produção (escrita pela professora) de um convite para que outras turmas, coordenação e direção da escola venham conhecer o painel.  A professora convidará alguns alunos para ilustrar os convites. Outros dois ou três alunos representarão a turma e farão as entregas dos convites.OBS: Além de data, local e horário, o texto deve conter a descrição do evento(escrito de modo a chamar a atenção do leitor).5ª Etapa: Exposição do painel com convites6ª Etapa: Roda de observação  A partir do modelo de convite abaixo, a professora deverá encaminhar a conversa tendo como objetivo “responder” as questões que seguem.
  • 4. CONVITEVENHA SE DIVERTIR NA MINHA FESTINHA DE 4° ANIVERSÁRIO... SERÁ NO DIA 01 DE SETEMBRO DE 2012 ÀS 16 HORAS NA MINHA CASA! ANA LAURA Oralidade 1. Por qual motivo esse convite foi feito? 2. Você acha que o convite é dirigido à criança ou a um adulto? Por quê? 3. É possível saber quem recebeu esse convite? Por quê? 4. Quem não conhece a Ana Laura saberá onde acontecerá sua festa de aniversário? 5. Qual informação que está faltando para se saber onde será a festa de Ana Laura?
  • 5. 7ª Etapa: Proposta de escrita de Evento: Pic Nic com a turma do jardim ll CONVITE VOCÊ ESTÁ CONVIDADO PARA PARTICIPAR DO PIC NIC COM TODA A TURMA DO JARDIM II –BDATA: 31 DE AGOSTO DE 2012LOCAL: EMI PITECO (ÁREA EXTERNA)HORÁRIO: 16H15M AGUARDAMOS VOCÊS LÁ! ALUNOS E PROFESSORAS DOJARDIM II “O convite é um texto que possui características próprias como: destinatário, o evento para o qual está sendo convidado, local e data do evento e remetente.A função do convite é passar as informações de hora, data, local, dentre outras e é claro, o de convidar. Mas também tem outro papel significativo, o de motivar os convidados para o evento”.
  • 6. REGISTROS DAS ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA1ª Etapa: Leitura do livro ”Bruxa, bruxa venha à minha festa”
  • 7. Após a leitura da história, foi perguntado aos alunos se já receberamconvites. A conversa teve como foco a utilização e tipos de convites. Em seguida, foi proposto a escrita (professora escriba) de uma lista dostipos de convites conhecidos pelos alunos. TIPOS DE CONVITES FESTA DE ANIVERSÁRIO CASAMENTO FESTA JUNINA FESTA DE CARNAVAL CHÁ DE BEBÊ2ª Etapa: Nessa etapa foi solicitado aos alunos que trouxessem de casa algunsconvites. No entanto, mesmo tendo conversado com os alunos e enviado (porescrito) solicitação aos responsáveis, poucos trouxeram. Então, para darcontinuidade às atividades, foi necessário pedir aos demais professores efuncionários da escola.3ª Etapa: Com os alunos a A.D.I e eu montamos dois painéis com osdiferentes exemplos de convites. Fomos lendo alguns e encaminhando a conversa para que os alunosapreciassem e percebessem as características principais, como o que deveconter em um convite.
  • 8. 4ª Etapa: Produção, sendo a escrita pela professora, de um convite para aexposição dos painéis.ILUSTRAÇÕES DOS CONVITES QUERIDOS COLEGAS, NÓS DO JARDIM ll CONVIDAMOS VOCÊS PARA APRECIAREM NOSSO S PAINÉIS COM CONVITES. DATA: 24 DE AGOSTO DE 2012 LOCAL: SALA DE AULA HORÁRIO: A PARTIR DAS 15 HORASCARTÃO DE AGRADECIMENTO ENVIADO PELA COORDENADORA EDIRETORA
  • 9. 5ª Etapa: Exposição... TURMA DO MATERNAL
  • 10. DIRETORA, COORDENADORA, PROFESSORAS E FUNCIONÁRIOS.
  • 11. TURMA DO JARDIM l
  • 12. 6ª Etapa: Nesta etapa foi desenvolvida a roda de observação de um convite,tendo como principal objetivo “responder” algumas questões levantadas pelaprofessora. Foi tranquilo o desenvolvimento desta atividade. E a maioria dos alunosconseguiu uma participação satisfatória.7ª Etapa: PIC NIC CONVITE VOCÊ ESTÁ CONVIDADO PARA PARTICIPAR DO PIC NIC COM TODA A TURMA DO JARDIM II –BDATA: 31 DE AGOSTO DE 2012LOCAL: EMI PITECO (ÁREA EXTERNA)HORÁRIO: 16H15M AGUARDAMOS VOCÊS LÁ!
  • 13. CONSIDERAÇÕES FINAIS Desenvolver esta sequência de atividades com minha turma foi muitogratificante. Em um primeiro momento achei que seria difícil para os alunoscompreenderem as características próprias de um convite. Porém, mesurpreendi, pois entenderam e conseguem identificar o gênero através dosconhecimentos adquiridos em cada atividades desenvolvida. Compartilhar as aprendizagens e relacionar-se com outros alunos,professores, coordenação, direção e demais funcionários foi também muitoprazeroso durante o decorrer das propostas. Foi trabalhoso, mas valeu a pena! Profª Maria Claudia