Organismos internacionais 2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,406
On Slideshare
1,406
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
30
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Organismos Internacionais ONU - Organização das Nações Unidas OMC - Organização Mundial do Comércio UE – União Européia MERCOSUL OEA – Organização dos Estados Americanos
  • 2. Organismos InternacionaisBanco MundialFAO - Organização para a Agricultura e a AlimentaçãoFMI – Fundo Monetário Internacional
  • 3. ONU - Organização das Nações Unidas  A Organização das Nações Unidas é umainstituição internacional formada por 192 Estados soberanos, fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta da ONU, um tratadointernacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.
  • 4. ONU - Organização das Nações Unidas As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados nasede da ONU, em Nova York, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.
  • 5. ONU - Organização das Nações Unidas Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho – por exemplo: OMS (Organização Mundial da Saúde), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Banco Mundial e FMI (Fundo Monetário Internacional). Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF), compõem o Sistema das Nações Unidas.
  • 6. ONU - Organização das Nações Unidas Manter a paz mundial Proteger os Direitos Humanos Promover o desenvolvimento econômico e social das nações Estimular a autonomia dos povos dependentes Reforçar os laços entre todos os estados soberanos
  • 7. OMC – Organização Mundial do Comércio A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras sobre o comércio entre as nações. Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois são ratificados pelo parlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional. Em inglês é denominada World Trade Organization”(WTO) e possui 153 membros — em 23 de Junho de 2008 Cabo Verde tornou-se o mais novo membro da OMC. A sede da OMC é em Genebra na Suíça.
  • 8. OMC – Organização Mundial do Comércio A OMC entrou em funcionamento em 1º. de Janeiro de 1995. Suas funções são: gerir os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para comércio internacional (firmar acordos internacionais), supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização (verificar as políticas comerciais nacionais).
  • 9. OMC – Organização Mundial do Comércio Outra função muito importante na OMC é o Sistema de resolução de Controvérsias da OMC, o que a destaca entre outras instituições internacionais. Este mecanismo foi criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos sobre o comércio internacional entre os membros da OMC. As negociações na OMC são feitas em Rodadas, hoje, ocorre a Rodada de Doha(Agenda de Desenvolvimento de Doha - Doha Development Agenda) iniciada em 2001.
  • 10. OMC – Organização Mundial do Comércio Além disso, a OMC realiza Conferências Ministeriais a cada dois anos. Existe umConselho Geral que implementa as decisõesalcançadas na Conferência e é responsável pela administração diária. A Conferência Ministerial escolhe um diretor geral com o mandato de quatro anos, atualmente o Diretor geral é Pascal Lamy, que tomou posse em 01 de Setembro de 2005.
  • 11. UE – União Européia É uma organização internacional constituída atualmente por 27 estados membros. membros Foi estabelecida com este nome pelo Tratado da União Européia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta união já existiam desde a década de 50. A União tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.
  • 12. UE – União Européia  O Tratado de Paris, assinado em 1951,estabelecendo a Comunidade Européia do Carvão edo Aço, e os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituindo a Comunidade Econômica Européia e a Comunidade Européia da Energia Atômica ou Euratom, foram assinados por seis membros fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Depois disto, a UE levou a cabo seis alargamentos sucessivos: em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981, Grécia; em 1986, Portugal e Espanha; em 1995, Áustria, Finlândia e Suécia; a 1 de Maio de 2004, República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovênia,Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta e Polônia; a 1 de Janeiro de 2007, Bulgária e Romênia.
  • 13. UE – União Européia Em 1972 e 1994, a Noruega assinou também tratados de adesão à União Européia. No entanto, nas duas ocasiões, através de referendos, a população norueguesa rejeitou a adesão do seu país. À população helvética foi também proposta a adesão do país à União, mas foi rejeitada através de referendo popular em 2001.
  • 14. UE – União Européia  A Croácia, Turquia e Macedônia são candidatos à adesão à UE. As negociações com estes países iniciaram-se oficialmente em Outubro de 2005 mas ainda não há uma data de adesão definida - o processo podeestender-se por vários anos, sobretudo no que concerne à Turquia, contra a qual há forte oposição da França e da Áustria.
  • 15. UE – União Européia
  • 16. MERCOSUL Mercado Comum do Sul: é a UniãoAduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países:Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.Desde 2006, a Venezuela depende deaprovação dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada.
  • 17. MERCOSUL Estados Partes Argentina (1991) Brasil (1991) Paraguai (1991) Uruguai (1991) Venezuela (2006)• Estados Associados Bolívia (1996) Chile (1996) Peru (2003) Colômbia (2004) Equador (2004)• Estado Observador México
  • 18. OEA - Organização dos Estados Americanos Organização internacional criada em 1948, com sede em Washington (Estados Unidos), cujos membros são as 35 nações independentes das Américas
  • 19. OEA - Organização dos Estados Americanos A Organização dos Estados Americanos foi fundada em 30 de abril de 1948, constituindo-se como um dos organismos regionais mais antigos do mundo. Com 21 países signatários, entre eles o Brasil, reunidos em Bogotá, Colômbia, assinaram a Carta da Organização dos Estados Americanos, onde a organização definia-se como um organismo regional dentro das Nações Unidas. Os países- membros se comprometiam a defender os interesses do continente americano, buscando soluções pacíficas para o desenvolvimento econômico, social e cultural.
  • 20. OEA - Organização dos Estados Americanos Cuba, apesar de ainda ser membro da Organização, não tem direito a voto nem a participar em suas reuniões. Cuba foi suspensa em 1962 da OEA.
  • 21. FMI - Fundo Monetário Internacional O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistemafinanceiro mundial pela direção das taxas decâmbio e da balança de pagamentos, atravésde assistência técnica e financeira. Sua sede é em Washington.
  • 22. FMI - Fundo Monetário Internacional  O FMI se auto-proclama como uma organização de 184 países, trabalhando poruma cooperação monetária global, assegurar estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento econômico sustentável, além de reduzir a pobreza.
  • 23. FMI - Fundo Monetário Internacional As discussões a respeito dos problemas financeiros das nações e suas possíveis soluções são discutidas três vezes por semana, e constitui dever da Diretoria Executiva. Ela é composta por 24 representantes. Existem 8 assentos permanentes e 16 membros da diretoria são eleitos bienalmente entre grupos de países. Os membros e seus respectivos grupos são: Permanentes: Estados Unidos (único acionista com poder de veto), Japão, Alemanha, França, Reino Unido, China, Rússia e Arábia Saudita.
  • 24. FMI - Fundo Monetário Internacional Dez maiores cotas - Posição País Membro Cotas (milhões DES)% das cotas2. Estados Unidos 37.149,3017,462º3. Japão 3.312,806,263º4. Alemanha,206,114º5. Reino Unido10.738,505,055º6. França,505,056º7. Itália 7.055,503,327º8. Arábia Saudita 6.985,503,288º9. República Popular da China 6.369,202,999º10. Canadá 6.369,202,9910º11. Rússia 5.945,402,79 O Brasil está na 17º posição, com DES 3036,10 milhões
  • 25. FMI - Fundo Monetário Internacional DES - Direito Especial de Saque. Substitui o ouro e o dólar para efeitos de troca. Funciona apenas entre bancos centrais e também pode ser trocado por moeda corrente com o aval do FMI.
  • 26. Organização das Nações Unidaspara a Agricultura e a Alimentação Organização para a Agricultura e a Alimentação(FAO, sigla de Food and Agriculture Organization)é uma organização das Nações Unidas cujo objetivo declarado é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural.  Promove investimentos na agricultura, o aperfeiçoamento da produção agrícola e da criação de gado e a transferência de tecnologia aos países em desenvolvimento. Também fomenta a conservação dos recursos naturais, estimulando o desenvolvimento da pesca, piscicultura e as fontes de energia renováveis.
  • 27. Organização das Nações Unidaspara a Agricultura e a Alimentação De acordo com a própria FAO, suas principais atividades são: – Desenvolver assistência para países subdesenvolvidos – Informação sobre nutrição, comida, agricultura, reflorestamento e pesca – Aconselhamento a governos – Servir como um fórum neutro para discutir e formular políticas nos principais assuntos relacionados a agricultura e alimentação
  • 28. Organização das Nações Unidaspara a Agricultura e a Alimentação A FAO foi fundada a 16 de Outubro de 1945, em Quebec, Canadá. Desde 1951, sua sede está em Roma, Itália. Em 2000, tinha 181 membros (180 países e a União Européia).
  • 29. BANCO MUNDIAL O Banco Mundial é uma agência do sistema das Nações Unidas, fundada a 1 de Julho de 1944 por uma conferência de representantes de 44 governos em Bretton Woods (USA) e que tinha como missão inicial financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial.
  • 30. BANCO MUNDIAL Atualmente, sua missão principal é a lutacontra a pobreza através de financiamento eempréstimos aos países em desenvolvimento. Seu funcionamento é garantido por quotizações definidas e reguladas pelospaíses membros. É composto por 184 países membros. Sede: Washington DC, EUA
  • 31. BANCO MUNDIAL As cinco instituições estão estreitamente relacionadas e funcionam sob uma única presidência. São elas:  BIRD - Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento  AID - Associação Internacional de Desenvolvimento  IFC- Corporação Financeira Internacional  AMGI - Agência Multilateral de Garantia de Investimentos  CIADI - Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos
  • 32. BANCO MUNDIAL O presidente do Banco Mundial é tradicionalmente um cidadão dos EUA, enquanto que o presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) é tradicionalmente um europeu, com exceção da cidadã estado-unidense Anne Krueger, que manteve o posto no FMI até que um novo diretor fosse nomeado. A nominação do presidente do Banco Mundial pelo governo dos EUA não é passível de discussão, e sua aceitação pelos europeus ou outros países membros não é requerida.  Atual Presidente: Robert Zoellick
  • 33. OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma organização internacional de colaboração militar estabelecida em 1949 em suporte do Tratado do Atlântico Norte assinado em Washington a 4 de Abril de 1949.
  • 34. OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte  A organização foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria, com o objetivo de constituir uma frente oposta ao blocosocialista, que, aliás, poucos anos depois lhe haveria de contrapor o Pacto de Varsóvia, aliança militar do leste europeu.
  • 35. Os estados que integram a OTAN: Alemanha  Portugal Bélgica  Reino Unido Canadá  Turquia Dinamarca  Hungria Espanha  Polônia Estados Unidos  República Checa França  Bulgária Grécia  Estônia Países Baixos  Letônia Islândia  Lituânia Itália  Romênia Luxemburgo  Eslováquia Noruega  Eslovênia.
  • 36. OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte Os estados signatários do tratado de 1949 estabeleceram um compromisso de cooperação estratégica em tempo de paz econtraíram uma obrigação de auxílio mútuo em caso de ataque a qualquer dos países- membros.