Bexiga
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Bexiga

on

  • 8,044 views

 

Statistics

Views

Total Views
8,044
Views on SlideShare
7,333
Embed Views
711

Actions

Likes
1
Downloads
70
Comments
0

9 Embeds 711

http://cristaisradionicosacupuntura.blogspot.com.br 639
http://cristaisradionicosacupuntura.blogspot.pt 34
http://cristaisradionicosacupuntura.blogspot.com 15
http://acupunturaeterapiasnaturais.blogspot.com.br 11
http://www.cristaisradionicosacupuntura.blogspot.com.br 8
http://cristaisradionicosacupuntura.blogspot.jp 1
http://webcache.googleusercontent.com 1
http://cristaisradionicosacupuntura.blogspot.co.uk 1
http://feeds.feedburner.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Bexiga Bexiga Presentation Transcript

  • Olá! Finalmente estou aqui com você!Eu sou sua Bexiga , uma víscera ou órgão oco, e talvez desconheça a minha importância para sua saúde e acredite que sou...um simples saco muscular que armazena urina!
  • Tudo bem! Você pode pensar em mim assim! Afinal, sou como um verdadeiro reservatório, no qual a urina produzida pelos Rinsse acumula temporariamente e depois é removida !
  • Mas sou muito mais do que isso! Você vai descobrir que eu também governo todos os seussistemas e que o equilíbrio da Unidade Corpo/Mente depende de mim! ...surpreso?
  • Estou localizada na bacia, atrás do osso púbis. Na mulher, embaixo do útero, logo acima do osso pélvico. No homem,ligeiramente acima da virilha.
  • Possuo dois tubos, os ureteres,pelos quais a urina formada em cada Rim chega até a mim. Ela é eliminada para o exterior através de outro tubo chamado uretra.
  • Meu fechamento é feito pelo músculo esfíncter,que você aprendeu a controlar na infância!
  • A minha forma varia conforme me encontre vazia ou cheia. Quando vazia, sou frouxa e pareço uma taça aberta para cima... Quando cheia, apresento uma forma globosa, semelhante à de um grande ovo!
  • Graças à minha musculatura detrusora , tenho a imensa capacidade de me distender e aumentar de tamanho!Bem...Pelo menos até você atingir certa idade!
  • Quando a urina me distende, surge a necessidade de urinar. Você sentirá estímulo para me esvaziar,mesmo que eu não esteja completamente cheia. Se, contudo, não puder esvaziar-me, minhas paredes se dilatam... para diminuir seudesejo de ir ao banheiro!
  • Na verdade eu faço o seudesejo cessar e só reaparecer depois de certo tempo, quando meu conteúdo estiver ainda mais aumentado! Este meu poder é chamado "atividade postural “, uma postura muito amiga!!
  • Minha capacidade dearmazenamento da urina não é bem calculável... Estima-se que seja de 350 ml... Mas, consigo suportar muito mais!Quando atinjo os 750 ml. - o que corresponde a meia garrafa grande deágua! – certamente você precisará ir correndo ao banheiro!
  • O meu esvaziamento é uma reação reflexa. Nesse momento,meus músculos detrusores em forma de anel ao redor da uretra, relaxam e a urina é eliminada do seu corpo. As crianças demoram vários anospara controlar essa reação inteiramente!
  • Minhas paredes são mais distensíveis na mulher do que no homem.Por isso, na mulher, a freqüência da micção é menor.Em geral, as mulheres têm maior capacidade de resistir ao estímulo de urinar...
  • Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, estou ligada aos Rins pela polaridade Yin/Yang , pela cor azul escuro ou preto e, pelo Elemento Água .Graças à minha ajuda, eles podem equilibrar a essência vital e realizar o trabalho básico defiltrar todos os líquidos do seu corpo, os quais eu recebo, armazeno, controlo e excreto.
  • Meu meridiano é o maior do seu corpo!Com 67 pontos, ele começa em sua face, sobe pelo crânio, atravessa o seu dorso, desce pela coxa, perna e calcanhar e, terminana ponta do 5º dedo do seu pé.
  • Ele tem relação praticamente com todas as funções de seus órgãos! Correndo perto da coluna, meu meridiano influencia os nervos simpáticos que governam o trabalho de todos os sistemas do seu corpo! Assim, além de atuar sobre o Sistema Urinário, ele possui pontos chamados de“assentimento”, que permitem
  • Por isso ele possui enorme importância clínica e seus pontos podem ser usados nos mais diferentes tipos de patologias: Diminuição da acuidade visual, catarata inicial,glaucoma, sinusite, rinite e surdez; tonturas, cefaléias,nevralgia do trigêmeos e torcicolo; dores reumáticas e ciáticas, dor de estômago, na nuca, ombro e coluna; cólicas menstruais e prostatite; resfriados, asma ebronquite; diarréia, insônia,depressão e até epilepsia! O ponto 32 , tornou-se famoso por sua capacidade de tratar a anemia, aumentando os glóbulos vermelhos, ação comprovada experimentalmente!
  • Agora você sabe porquê a UnidadeCorpo/Mente depende de mim, para o seu equilíbrio e funcionamento adequado!
  • Assim como aos Rins, as emoções que me afetam de forma positiva sãoa brandura , a delicadeza , a calma plácida , qualidades associadas ao elemento água.
  • Da mesma forma, a emoção que nosafeta negativamente é o medo, o terror ... Não que sentir medo seja mau!É a reação natural que lhe segura diante do perigo, sendo responsável, portanto, pela preservação da sua vida! Mas em excesso, o medo desequilibra o nosso Chi...
  • O vice-versa também é verdadeiro! O desequilíbrio em nosso Chi pode levar alguém ao excesso de medo, à paralisação diante do perigo, real ou imaginário... E também ao seu oposto, a ausência de medo, que torna a pessoa impulsiva einconseqüente, levando-a sempre a desafiar o perigo e se expor à situações limítrofes...
  • Quando o nosso Chi está equilibrado, o indivíduo é empreendedor, audaz,decidido, corajoso, ativo, criativo, inovador,eficiente, tem noção do perigo e sabe buscar situações com as quais pode lidar bem.
  • Mas, quando deficiente, ele torna a pessoa medrosa, esquiva, calada, reservada, introspectiva e passiva. Ela prefere observar a agir, não gosta de gastarsua energia à toa e não se expõe facilmente.
  • Se o desequilíbrio em meu Chi e no dos Rinschegar ao extremo, o corpo pode se “afogar” nos próprios resíduos... E como alguém se afogando na vida real, o indivíduo não terá tempo para os outros, pois estará muito ocupado tentando salvar a si mesmo...
  • Segundo a TMC, a maioria de minhasdeficiências, está relacionada a uma deficiência nos Rins, que não têm síndromes de excesso. Portanto, qualquer padrão excessivo no trato urinário é diagnosticado como uma desarmonia em mim.
  • Uma de minhas principais síndromes de excesso são as Infecções Urinárias !As bactérias que causam essas infecções, normalmente penetram em minha uretra,percorrem o trato urinário e podem afetar também os Ureteres ou os Rins! Cuidado ! Uma Infecção Renal pode ser fatal... .
  • Segundo a Medicina Chinesa, as infecções urinárias são chamadas Síndromes da Micção Dolorosa. (no ocidente, cistite, uretrite, prostatite, etc.) Fatores como novo parceiro sexual, o hábito de demorar para ir ao banheiro, dieta rica em carboidratos e pouco consumo de água,aumentam o risco de alguém contrair uma infecção urinária!
  • Embora os homens possam ter infecções do trato urinário (eles são grandes transmissores e muitas vezes assintomáticos!) as mulheres são mais propensas a tê-las, por várias razões... Sua uretra é mais curta que a do homem; na gestação, o feto pode pressionar os ureteres; o uso do diafragma também pode pressionar a uretra,dificultando o meu completo esvaziamento e fazendo as bactérias se acumularem na urina não eliminada!
  • Os sintomas da infecção urinária são iguais no homem e na mulher: dor lombar, produção de urina escura ou sangue na urina, dor e distensão nobaixo ventre, febre, calafrios, dificuldade e ardor ao urinar, necessidade urgente e freqüente de ir ao banheiro e pouca quantidade de urina ao me esvaziar...
  • As infecções urinárias podem ser crônicas ou agudas . Na Medicina Tradicional Chinesa, as infecções crônicas geralmente sãoprovocadas pela deficiência do Chi dos Rins , que gera calor em mim...
  • Entre os fatores que debilitam o Chi dos Rins estão o estresse emocional , as doenças crônicas e a atividade sexual excessiva,* que também irrita a mucosa vaginal e desequilibra sua flora, propiciando a entrada de bactérias.
  • Já as infecções agudas são provocadas pelo excesso de calor e umidade em mim, e devem ser tratadas imediatamente, porque podem facilmente se agravar e se estender para os Rins.
  • Segundo a MTC, tanto a umidade ambiental como a do interior do corpo, podem me afetar... A umidade do ambiente penetra em mimatravés das pernas, sobe pelos meus meridianose se estabelece também no útero e nos intestinos.
  • Isso ocorre quando você senta em lugares úmidos como gramas e chão frio, permanece muito tempo imerso na água, fica com roupas molhadas no corpo ou não protege os pés do chão molhado ou frio. E ainda, quando usa roupas íntimas de lycra,que não permitem a ventilação da região genital, ou faz exercícios perto do mar e transpira.
  • A umidade interna é criada por uma dieta desequilibrada , com consumo excessivo de doces, frituras, laticínios, alimentos condimentados e bebidas alcoólicas ...Também é gerada se você carregar muitopeso ou ficar bastante tempo em pé , o que causa estagnação em meu Chi, impedindo a energia do Triplo Aquecedor de fluir - um amigo que me ajuda no processo de eliminação !
  • A medicina ocidental trata infecções urinárias crônicas com antibióticos, mas, a menos que a deficiência dos Rins seja corrigida,logo que a pessoa se cura de uma infecção, outra tem início.Esse ciclo se repete várias vezes, causando diversos problemas, inclusive efeitos
  • Se optar por um médico da MTC para tratar as infecções crônicas, o procedimento padrãoserá fortalecer o Chi dos Rins e eliminar meu calor com acupuntura e fórmulas fitoterápicas. Na infecção aguda, o princípio do tratamentoserá eliminar a umidade e o calor em mim e no Triplo-Aquecedor Inferior, também
  • Tanto os casos agudos como os crônicos, respondem a esses tratamentos, normalmente em poucos dias!
  • Durante o tratamento das infecções urinárias com a MTC, você deve usar roupas íntimas de algodão e eliminar completamente o consumode doces, para evitar a formação de umidade em seu organismo!Se possível, também deve evitar as relações sexuais. Se não, você e seu parceiro devem usar
  • Outra síndrome comum é a Bexiga Deficiente e Fria , provocada pelo esgotamento do Chi dos Rins, que se reflete em mim e esgota o meu. Os sintomas são urina clara e copiosa, dificuldade ocasional para urinar, enurese constante, urgência para urinar, aversão ao frio, fraqueza nas pernas, sensação de frio e dor no baixo ventre ou na região lombar.
  • O tratamento envolveAcupuntura e Fitoterapia para tonificar osRins e, Moxabustão sobre o baixo ventre, para me aquecer.
  • Um problema muito comum em mim é aIncontinência Urinária , ou seja, a perdainvoluntária de urina, que afeta a qualidadede vida das pessoas, pois compromete seu bem estar psicológico e social.
  • Estima-se que 6 milhões de pessoas vivam com incontinência aqui no Brasil e destes, 80% são mulheres, geralmente com idade acima dos 45 anos...As mulheres têm probabilidade duas vezes maior que os homens de apresentar problemas de incontinência urinária. Suas causas são variadas.
  • Uma causa muito comum é a Síndrome da Bexiga Caída ,decorrente dos problemas hormonais que costumam atingir as mulheres, depois da menopausa.Os músculos que me sustentam e ao útero ficam mais frágeis e, eu começo a descer e a perder o controle sobre o meu esvaziamento... Esse problema é responsável por 25% dos casos de incontinência urinária.
  • No homem, a incontinência está na maioria das vezes associada com história de cirurgia prostática, incompetência esfincteriana, disfunção vesical ou hiperplasia prostática.
  • A síndrome da Bexiga Caída, pode ser tratada com a Massagem dos Órgãos Internos, que me ajuda a ser recolocada no lugar. Os resultados serão melhores se você também praticar o Exercício de Kegel ,que consiste em contrações dos músculos do assoalho pélvico, para fortalecer essa musculatura!
  • Se você é jovem e não apresenta nenhum problema de incontinência urinária, o ideal é preveni-lo e iniciar o Exercício de Kegel o quanto antes!Informe-se sobre essa prática simples e fácil!
  • Agora, vamos conhecer algumascondutas preventivas para manter-melonge das bactérias, forte e saudável! Anote essas dicas!
  • Vamos começar com sua higiene íntima!A maneira correta de você se higienizar é sempre com movimentos ascendentes, da região ventral para a dorsal, para evitar que as bactérias da região anal sejam levadas para a uretra!O uso de camisinha durante o ato sexual, principalmente com novos parceiros, é aconselhável para evitar igualmente a penetração de bactérias na uretra.
  • A ingestão de 2 a 3 litros de água diariamente é fundamental no trabalho preventivo!Tomar chá de salsa para desintoxicar o sistema urinário, e de canela ou gengibre para manter os rins tonificados no inverno, é uma boa pedida!
  • Tomar o sumo puro de 1 limão diariamente,equilibra o PH do estômago, que se transmite para o intestino delgado e dele para mim eórgãos genitais, equilibrando a flora vaginal.
  • Os chineses têm uma crença tradicional em que os alimentos e os remédios têm a mesma origem. Então cuide de sua alimentação! Inclua em seu cardápio alimentos como frutos do mar, linguado, cavala, berinjela,cevada, soja, abacate, nozes, que têm sabor “salgado” e fortalecem o meu Chi.
  • Não abuse de remédios alopáticos como antiinflamatórios e antibióticos!Eles intoxicam seu organismo e dificultam o trabalho de purificação dos resíduos, feito pelos Rins! E principalmente, não os utilize sem indicação médica!
  • Enfim, fique atento aos fatores que estão lhe estressando e afetando nosso equilíbrio. Invista em qualidade de vida ! Relaxe, tome uma boa massagem, faça terapia, supere seus medos e pânicos,pratique Yoga,Tai Chi Chuan ou Meditação ese torne mais calmo, delicado e brando !
  • Esses cuidados me fortalecem e permitemque o meu Chi flua livre e abundantemente! A grande família de seus órgãos agradece!E retribuirá mantendo sua saúde vibrante e você pleno de bem-estar !
  • Obrigada por sua atenção! Carinhosamente,
  • Texto adaptado de A PRÁTICA DA MEDICINA CHINESA , Giovanni Maciocia e CHI NEI TSANG , Mantak Chia Música: Jardim Japonês.waveCriação e Formatação: OLGA MENDONÇA Psicóloga, Psicoterapeuta Corporal e Naturoterapeuta Contato: terapeutaolga@gmail.comVisite nosso site e conheça outros órgãos da série: http://terapeutaolga.com.br/ Recife, Junho de 2010