E-Branding - Análise de marca Ray-Ban

6,319 views
6,009 views

Published on

Marketing Digital - Estudo de Branding Digital para a marca de óculos Rayban - Presença e Força da marca.

Published in: Entertainment & Humor
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,319
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
14
Actions
Shares
0
Downloads
119
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

E-Branding - Análise de marca Ray-Ban

  1. 1. Disciplina E-Branding por Marcelo Trevisani
  2. 2. Sobre a Ray-Ban Ray- A Ray-Ban foi vendida para a empresa italiana Luxxotica por US$ 640 milhões. Ray-Ban Aviator Comercializado para Civis Ray-Ban Wayfarer 1999 1937 2003 2005 2010 1930 1952 Década 20 Ray-Ban Junior Esporte Volta retro “My first Ray-Ban” automobilístico CelebridadesJohn MacCready Honda Formula 1 Linha colorize KitGeneral das ForçasAéreas E.U.ABausch & Lamb “Limited Edition” Anti-Glare Aviator Inspirado nas máscaras antigas dos pilotos de avião 1070
  3. 3. Memorização doselementos da marca,e como o consumidorexperimenta a marca emdiversos pontos de contato
  4. 4. ProfundidadeFormatos único pioneiro e inovador associado também a um contexto de cultura, cinema e história.
  5. 5. Profundidade Expressão Naming – Cor – Elemento Movimento - Embalagem Cinema e na sociedade de um estilo de vida único e individual, sinônimo de independência, audácia e liberdade. Autenticidade e tradição são os valores que impregnaram a história e o êxito da marca, tornando-a num testemunho global de estilo e de paixão.” Valores que a marca promete Gestos Estilo bom gosto, atitude e liberdade Qualidade | Sofisticação | Proteção | Tradição, Autenticidade e Jovialidade.
  6. 6. AmplitudeA Ray-Ban se posiciona através de aplicativos bemelaborados no site, ações no Facebook, Campanhas off-oncomo a Never Hide que perdura até hoje. Tudo que aconteceno offline é explorado no online, gerando interação nas redes.Além das campanhas virais no Youtube, otimização de buscae aplicativo móbile.Ela vem se posicionando no meio musical também. Experimentação Sensorial Digital
  7. 7. Amplitude
  8. 8. Amplitude Aplicativo Mobile
  9. 9. Amplitude Experimentação por ações Marketing de Guerrilha CAMPANHA NEVER HIDE Uma campanha que fez sucesso da Ray-Ban foi em 2006 e foi lançada em mais de 20 países tinha como nome “NEVER HIDE” que era composta por fotografias em preto e branco de pessoas comuns em seu cotidiano. O slogan propunha que as pessoas tivessem a coragem de mostrar elas mesmas, sua personalidade, sem se esconderem. A campanha foi representada com um grande impacto nos telões no ponto mais central de Nova Yorque, a Times Square. Pessoas de todo mundo puderam enviar suas fotos usando Ray-Ban, pelo site da internet, e após uma seleção a imagem era exibida por 15 segundos nos telões da Times Square.
  10. 10. Amplitude Experimentação por ações Marketing de Guerrilha A a Ray Ban com sua campanha Never Hide aproveitou espaços de campanhas convencionais, colando os adesivos sobre o rosto dos modelos dessas campanhas, utilizando os seus óculos, com um grande impacto e visibilidade, com um custo irrisório. A Ray Ban não hesitou em colocar o seu conceito na rua sem esquecer a relevância e a sua identidade que é ser uma marca ousada e alternativa.
  11. 11. Amplitude Lojas Conceito (somente fora do Brasil)
  12. 12. Amplitude
  13. 13. Como guardamos a marcaem nossa memória aoponto de nos induzirao consumo.
  14. 14. RelevânciaAtributos:•Força•Coragem•Liberdade•Independência•Audácia•PoderAlém das Expressões, Gestos e Valores da marca.
  15. 15. Relevância Dimensões da marca: • Diferenciação Se deferência por ser inovadora e atribuir seus valores em toda forma • Autenticidade de comunicação, é TopOfMind na categoria de óculos de Luxo e estilo. É autentica, pois traduz a necessidade do consumidor • Consistência tanto tangível quanto intangível. Uma marca que se mantém Ativa nos pontos de contato. • Clareza Toda sua comunicação é estrategicamente planejada para que a Ela concretiza de fato tanto tangível quanto intangível identidade da marca não perca o foco. o que transmite. Produto de qualidade e alta tecnologia, • Relevância mais a garantia de herança transferida dos valores e Atende as necessidades do consumidor, pois seu conjunto de expressão da marca . expressões, gestos e valores da marca se tornam objeto de desejo. • Comprometimento • Presença O que ela promete tangível e intangível ela cumpre. Em todos canais de ponto de contato sua presença é lembrada de • Proteção forma positiva. Somente em um blog de pesquisa encontrei A marca desde o inicio de seu sucesso procura manter reclamações quanto a durabilidade do produto sem resposta) o que sua patente garantida por lei e seus canais digitais de significa que a marca ainda não esta abrangendo o máximo de sua contato sobre registro da empresa. monitoramento online. • Capacidade de resposta • Entendimento A marca Ray-Ban ao longo dos anos vem aperfeiçoando seus Vejo a marca sendo entendida pelos consumidores de forma estilos e cirando novas linhas se posicionando na atualidade inconsciente assim, eles comprar por necessidade, mas não tangível é o reinventando modos de ser sem perder sua força de marca. valor. Mas este valor é percebido intensamente que leva o consumidor Um exemplo disso é a coleção de 2010 Kit Colorize a aquisição da marca.
  16. 16. DNA da marca “Cool”, Jovial, Moderna, Alternativa, Ousada, Inovadora, Sofisticada, Eclética e consistente ao longo dos anos.
  17. 17. Imagem da marca A Ray-Ban tem uma imagem moderna, tradicional, de qualidade e que atende todas as expectativas de tecnologia e design, e força pelo engajamento de experimentação da marca nos diversos pontos de contato e pela sua presença globalizada.
  18. 18. Prisma identidade de Marca
  19. 19. Atributos filosóficos Cultura, Originalidade, filosóficos:Engajamento, Vanguardista, Transparência eResponsabilidade. Trata-se de atributos relacionadosà essência da empresa, e estes estão de acordo comos valores da empresa.Atributos emocionais Segurança, Confiança e emocionais:Cuidado, Empresa Consolidada, Moderna eAudaciosa, Referência mundial no segmentoóptico, Apropriação da linguagem do consumidor,Estilo. Ligados à relação humana, a tudo aquilo quehumaniza a marca e a torna mais próxima doconsumidor, que cria uma identificação e empatia.Atributos funcionais: Proteção, Satisfação,Ergonomia, Variedade, Durabilidade, Garantia deQualidade e Altamente especializada. Por fim, estesatributos estão ligados à promessa e à entrega damarca. São muito importantes porque é através delesque se constrói grande parte da credibilidade de umaempresa.
  20. 20. Produtos da Coleção Ray-Ban
  21. 21. Presença nas redes (Facebook)
  22. 22. Presença nas redes (Orkut)
  23. 23. Presença nas redes (Canal Youtube)
  24. 24. Público-alvo e Percepção de MarcaEstratégiaRelacionamentoFidelização (recomendações)
  25. 25. Público-alvo e Percepção de Marca A Marca se posicionar para um público mais jovem, o que é percebido pelas novas linhas e suas Campanhas joviais, coloridas e descoladas da Ray-Ban. Inicia-se também o posicionamento ao público infantil, tendo como principal influenciador os público-consumidores já fidelizados, que compram para seus pequenos a aquisição dos mesmos valores.
  26. 26. Estratégia A Ray-Ban abre espaço e continua no digital a sua construção de Branding, ela aproveita muito bem dos meio digitais estendendo as campanhas off-line para o online.
  27. 27. Sentimos algumas falhas conforme nossas pesquisa emRelacionamento com a Marca relação a resposta de reclamações,
  28. 28. Fidelização (recomendações) A marca não possui estudo de monitoramento dentro do Brasil para pegar as reclamações do clientes e dar um feed-back. Uma solução seria ter lojas conceito e um escritório aqui no Brasil, para cuidar da imagem da marca da mesma maneira em outros países.
  29. 29. FACULDADE IMPACTA DE TECNOLOGIA | Pós-Graduação em Marketing Digital – Turma 02 | Disciplina E-Branding por Marcelo Trevisani | Flavia Cavanha | André Alexandre | Michele Ellen

×