Exercícios respiratórios

4,770 views
4,330 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,770
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
185
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Exercícios respiratórios

  1. 1. Exercícios respiratórios Estes exercícios podem ser realizados por profissionais e por leigos. Melhoram a função pulmonar, reduzem as complicações dos resfriados e deixam os músculos e pulmões prontos para enfrentarem "desafios". De pé: Sentado:
  2. 2. Deitado: RESPIRAÇÃO PROFUNDA Respirar rápido, duas ou três vezes, sustendo o ar, como se respirasse a cãozinho
  3. 3. Respiração abdominal básica Estender-se de costas, com as pernas extendidas, uma mão no peito e a outra no abdômen, com o polgar no umbigo ou justo debaixo dele. Inalar profundamente pelo nariz deixando que o abdômen se expanda por completo, tal como se nota com a mão. O tórax mantem-se estacionário. Exalar lentamente com os lábios franzidos, enquanto o abdômen se encolhe para dentro ajudado pela depressão da mão. Praticar durante 3 minutos pela manhã e pela tarde e, quando se domine, sem a ajuda das mãos. Praticar também durante 3 minutos sobre cada lado, com as pernas estendidas para cima. Com peso abdominal Colocar sobre o abdômen um peso aproximado de 0,5 kg (saca de areia, de água quente ou livros). Praticar a respiração básica (como em 1), empurrando o abdômen contra o peso a expirar, durante 5 a 10 minutos e aumentar 0,25 kg cada 3 dias até chegar a 2,5kg. Quando o faça facilmente, prolongar gradualmente o tempo de exercício até 10 minutos.
  4. 4. Soprar velas Colocar sobre a mesa uma vela acesa, com a chama ao nivel da boca e a uns 12 cm de distância. Soprar (bufar) suavemente com os lábios franzidos a respiração abdominal (como em 1), inclinando a chama, mas sem apagar. Praticar durante 3 minutos ao ir-se deitar, aumentando a distância em 8 a 10 cm cada noite até chegar a 1 metro. Depois, praticar em pé com a chama á altura da boca.
  5. 5. Expansão e constrição das costelas inferiores Rodear as costelas inferiores com uma tira de tecido de 1,5 metros de comprimento, com os braços cruzados. Praticar a respiração básica afrouxando a tira ao inalar e apertando-a firmemente ao respirar. Praticar sentado, logo de pé e finalmente a caminhar pela habitação. Avançar um passo durante a inalação e dois na expiração. Repetir até que possam efetuar-se os movimentos do tórax sem a tira de tecido e sem pensarlo.
  6. 6. Exercícios para a coluna e membro inferiores 1. Deite-se de costas com as pernas dobradas e encaixe o quadril (1). 2. Gire o quadril para baixo lentamente, arqueando as costas como mostrado (2). 3. Mova o quadril até uma posição neutra (balanceada) (3). 4. Mantenha por 5 segundos. 5. Repita 10 vezes, 1 ou 2 vezes ao dia. 1. Deite-se de costas com as pernas esticaras e encaixe o quadril. 2. Mantendo suas costas planas, deslize um calcanhar sobre a superfície em direção ao corpo.
  7. 7. Obs: caso sinta que perdeu o encaixe do quadril, volte a encaixa-lo e retome o exercício. 3. Retome devagar. 4. Repita 10 vezes, 1 ou 2. 1. Deite-se de costas com as pernas esticadas e encaixe o quadril. 2. Mantendo suas costas planas, deslize os calcanhares sobre a superfície em direção ao corpo. Obs: caso sinta que perdeu o encaixe do quadril, volte a encaixa-lo e retome o exercício. 3. Retorne devagar. 4. Repita 10 vezes 1 ou 2 vezes ao dia. 1. Deite-se de costas com as pernas estendidas.
  8. 8. 2. Endureça os músculos abdominais, endureça as nádegas e encaixe o quadril para encostar toda a coluna (1). 3. Arqueie as costas devagar como mostrado (2). 4. Assuma sua posição neutra (balanceada) (3). 5. Mantenha por 5 segundos. 6. Repita 10 vezes, 1 ou 2 vezes ao dia 1. Deite-se de costas com as pernas estendidas e encaixe o quadril. 2. Mantendo as costas planas, dobre uma perna como mostrado. Obs: caso sinta que perdeu o encaixe do quadril, volte a encaixa-lo e retome o exercício. 3. Volte à posição inicial devagar. 4. Repita 10 vezes, 1 ou 2 vezes ao dia. 5. Repita com a outra perna.
  9. 9. 1. Deite-se de costas com os joelhos dobrados e encaixe o quadril. 2. Mantendo a coluna encostada, dobre os quadris, elevando as pernas como mostrado. Obs: caso sinta que perdeu o encaixe do quadril, volte a encaixa-lo e retome o exercício. 3. Volte devagar. 4. Repita 10 vezes, 1 ou 2 vezes ao dia. 1. Sente-se na borda de uma mesa ou cadeira e cruze os tornozelos, com o joelho rígido embaixo. 2. Pressione para baixo com a perna que está em cima, até sentir alongar. 3. Mantenha por 10 segundos. 4. Repita 3 vezes, 1 ou 2 vezes ao dia.

×