Your SlideShare is downloading. ×
Saúde do Idoso
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Saúde do Idoso

9,332

Published on

Palestra de Treinamento para ACS - conscientização para a visita domiciliar ao idoso

Palestra de Treinamento para ACS - conscientização para a visita domiciliar ao idoso

Published in: Health & Medicine
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
9,332
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
325
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide
  • Pessoas .... Suas caracteristicas:
  • Pessoas .... Suas caracteristicas:
  • Pessoas .... Suas caracteristicas:
  • Transcript

    • 1.  Muito prazer, meu nome é Ana Eugênia
    • 2.  Quem é você ? Quais são suas características ? Como é seu dia a dia ?
    • 3.  Esse conjunto de respostas é importante para você ?
    • 4.  Quem é voce ? Maria, Ana, Rafaela, Cida, Silvia... Solteira, casada, mãe de ... Filhos, estudou até o ensino médio, faz faculdade ou ainda, pensa em fazer.... Suas características ? Alguém que é amável, colaboradora, prestativa, ciumenta, estudiosa, gosta de ler, de andar de bicicleta, cozinhar, viajar, fazer palavras cruzadas.... Como é seu dia a dia? Acordar, trocar de roupa, acordar as crianças, preparar e tomar café, ir trabalhar deixando os filhos na escola, voltar, almoçar... Isso faz o que somos... Especiais, não é verdade ?
    • 5.  Você saberia responder a estas perguntas se colocássemos o nome de cada idoso da sua área no lugar do seu nome ?  (Lembre-se sempre como estas perguntas e respostas são importantes para você e sua família, para eles (idosos) também são, pois isto sim representa o que eles são.)
    • 6.  Quem são ? Pessoas, indivíduos únicos Suas caracteristicas ? Alguém que : se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar . funciona como elo entre e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. Seu trabalho ? - Realizar mapeamento de sua área; - Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; - Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; - Identificar área de risco; - Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando- as e até agendando consultas, exames e atendimento odontólogico, - Outros...
    • 7.  Até quantos anos você espera viver ?(60, 70, 80, 100... anos)
    • 8.  Se ter vida longa agrada a todos... Como a idéia de envelhecer não agrada tanto assim ?
    • 9. Respondam mais algumas perguntas (pode ser em pequenos grupos)
    • 10.  Como é nossa visão do “envelhecer” ? ( pontos positivos e negativos do envelhecer) O que esperamos para nossa velhice? O que tememos ? Quando envelhecemos? Quando somos “idosos” ? Quais as características do envelhecer? O que é importante na nossa vida relativa à independência , ao nosso auto cuidado? Na velhice isso é diferente? Comente. Podemos envelhecer sem doenças ? As alterações ocasionadas pelo envelhecimento podem ser consideradas doenças ou não? Como a Aposentadoria é vista na sociedade em que vivemos ? Quais os profissionais médicos que acompanham o envelhecer?
    • 11. É um "processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo”.Considera-se o envelhecimento como um fenômeno natural (físico, fisiológico e psicológico), mas que geralmente apresenta um aumento da fragilidade e vulnerabilidade, devido à influência dos agravos à saúde e do estilo de vida.
    • 12. Idade cronológica Idade biológica Idade psicológica
    • 13. Normal - Fisiológico PatológicoMitos e preconceitos
    • 14.  Levam, muitas vezes, à percepção desta fase da vida como se fosse necessariamente marcada pelo declínio absoluto e progressivo da saúde. As doenças dos idosos são vistas como naturais, inevitáveis, próprias da idade, perdendo-se de vista suas implicações sociais e as possibilidades de prevenção, cuidados e reabilitação
    • 15.  Dona Clara era uma velhinha de 95 anos, lá em Minas. Vivia numa religiosidade mansa, sem culpas ou medos. Na cama, cega, a filha lhe lia a Bíblia. De repente, ela fez um gesto, interrompendo a leitura. O que ela tinha a dizer era infinitamente mais importante. Minha filha, sei que minha hora está chegando… Mas, que pena! A vida é tão boa…” Mas tenho muito medo do morrer. O morrer pode vir acompanhado de dores, humilhações, aparelhos e tubos enfiados no meu corpo, contra a minha vontade, sem que eu nada possa fazer, porque já não sou mais dono de mim mesmo; solidão, ninguém tem coragem ou palavras para, de mãos dadas comigo, falar sobre a minha morte, medo de que a passagem seja demorada. Bom seria se, depois de anunciada, ela acontecesse de forma mansa e sem dores, longe dos hospitais, em meio às pessoas que se ama, em meio a visões de beleza. Mas a medicina não entende.
    • 16. Alguns aspectos da aposentadoriaNEGATIVOS Baixa auto-estima Diminuição dos contatos sociais Empobrecimento Sentimentos de inutilidade, ”vazio” Perda da identidade social Perda do sentido da vida POSITIVOS  Sentimento de dever cumprido  Maior tempo livre  Exercício de novas habilidades  Redefinição do ser produtivo
    • 17. Atividades diárias:  Vestir  Alimentar  Realizar nossa higiene pessoal  Andar até a padaria/supermercado  Fazer compras  Ir ao banco(Quando ficamos dependentes para elas, somos vistos como idosos)
    • 18. Fatores que nos tornam frágeis com a idade:2. Perda da acuidade visual – catarata, glaucoma, uso de lentes multifocais, etc.;3. Perda de acuidade auditiva;4. Uso de medicamentos – psicoativos e cardiológicos;5. Pessoas em uso de quatro ou mais medicamentos;6. Condições médicas específicas – doença cardiovascular, demências, déficit cognitivos, problemas de labirinto, Diabetes etc.;7. Osteoporose, principalmente em mulheres pós-menopausa; Atrofia muscular e osteoartrose;8. Sedentarismo;9. Deficiências nutricionais;10. Condições psicológicas – depressão, medo de cair (mais de 50% das pessoas que relatam medo de cair restringem ou eliminam por completo o contato social e a atividade física);
    • 19. Nós somos Agentes Comunitários de Saúde  Somos responsáveis pela saúde de nossos clientes. Com isso, temos o dever de atentar para a instalação de dificuldades, piora de quadro, pois sem isso, como o Sistema de Saúde ficará sabendo da alteração de situação de nossos clientes ? Como irá interferir para levar saúde ?
    • 20. “Ana Cintra me contou que seu filho perguntou certo dia:‘Mamãe, o que é velhice?’Antes de dar uma resposta para o garoto, Ana fez umaverdadeira viagem pelo passado. Lembrou-se de todosmomentos de luta que viveu. Sentiu todo o peso da idadeem seus ombros. Tornou a olhar para o filho que,sorrindo, aguardava uma resposta.‘Olhe para meu rosto, filho’, pediu ela. ‘Isso é que é avelhice.’ E imaginou o garoto vendo as rugas e a tristeza em seusolhos. Qual não foi sua surpresa diante da resposta do menino: ‘Mamãe, como a velhice é bonita!’.” Paulo Coelho
    • 21.  Sem vocês, o sistema não funciona Sem vocês, a velhice... é pior do que tememos, pois é o caminho que traçamos para nosso envelhecer !

    ×