Catástrofes Naturais - Grupo 1

20,124 views

Published on

2 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
20,124
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
268
Actions
Shares
0
Downloads
272
Comments
2
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Catástrofes Naturais - Grupo 1

  1. 1. Trabalho realizado por: Alexandre Batalha nº2 Inês Filipa nº11 José Adriano nº13 Miguel Santos nº16
  2. 2. O que é uma catástrofe? • Acontecimentos súbitos, muitas vezes imprevisíveis, susceptíveis de provocarem vítimas e danos materiais avultados. As catástrofes naturais afectam gravemente a segurança das pessoas, as condições de vida das populações e a estrutura socioeconómica de um país, devido a processos de ruptura entre o ambiente natural e o sistema social.
  3. 3. Quais os tipos de catástrofes? Catástrofes naturais Catástrofes provocadas pelo Homem Sismos; Guerras; Vulcões; Desflorestação; Tempestades tropicais; Poluição; Tsunamis; Terrorismo. Inundações; Secas.
  4. 4. Quais são as catástrofes naturais que mais assolam o nosso planeta?
  5. 5. O MAPA DO DESEQUILÍBRIO: A escala abaixo mostra o número de anos com catástrofes entre 2071 e 2100. As regiões mais afectadas serão o Hemisfério Sul e os pólos.
  6. 6. Cheias ou inundações  As inundações e as tempestades foram as catástrofes naturais mais frequentes no ano passado, matando perto de 22 mil pessoas.  Origem: Este tipo de catástrofes acontecem quando a água dos rios transborda ou o mar invade a terra.  Em geral, todas as áreas próximas dos rios ou do mar estão sujeitas a esse tipo de catástrofes. As inundações provocadas pelos rios devem-se a precipitações elevadas, num curto período de tempo. Nas áreas litorais acontecem devido a violentas tempestades que avançam do mar para a terra, acompanhadas de chuvas fortes e de ondas que galgam a costa e invadem as terras. Em algumas partes do mundo, as inundações fazem parte do ciclo meteorológico anual. As regiões mais afectadas são: as regiões tropicais. As chuvas também provocam outro tipo de catástrofe como as derrocadas ou aluimentos de terras.
  7. 7. Cheias ou inundações • Impactos: Causam grande destruição, com elevados prejuízos materiais, além da perda de vidas. Porém, tem efeitos positivos para muitas regiões agrícolas. • Modos de prevenção das cheias e diminuição dos seus efeitos: -Planear a ocupação das bacias hidrográficas; -Limpar e desobstruir os leitos de cheia e desassorear a foz dos rios com regularidade; -Construir barragens; -Proteger as margens dos rios com diques, canais e a foz contra as invasões do mar; -Reflorestar as áreas onde o escoamento superficial é mais intenso.
  8. 8. Sismos • São movimentos bruscos, mais ou menos intensos, da crosta terrestre. Podem ter origem no mar (Maremotos) ou em terra (Terramotos), são mais frequentes nas regiões de contacto de placas.
  9. 9. Vulcões • Vulcões são fendas na superfície terrestre por onde se libertam gases, cinzas e lava. • Estrutura do aparelho vulcânico (Cratera, câmara magmática, chaminé e cone vulcânico): • As erupções causam grande poluição atmosférica (fumo e poeiras que podem atingir milhares de km); destrói a paisagem, vegetação e por vezes vidas. As cinzas vulcânicas têm como vantagem fertilizar os solos.
  10. 10. Sismos e vulcões • Modos de prevenção: - Observações regulares; - Cumprimento de regras de construção dos edifícios e das infra – estruturas, de modo a que resistam melhor aos abalos provocados pelos sismos; -Construção de infra – estruturas que possam conter e dirigir as torrentes de lava; -Divulgação dos procedimentos correctos a adoptar pela população, em caso deste tipo de catástrofe. •
  11. 11. Vulcões
  12. 12. Cheias ou inundações
  13. 13. Sismos
  14. 14. Ainda não acabámos o trabalho!!

×