Formigas slides

3,865 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,865
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
64
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Formigas slides

  1. 1. Formigas Por: Ana Clara Saft Grassi Turma: Amora 2 BOrientadoras: Gláucia de Souza e Rosália Lacerda
  2. 2. O PROJETOEste projeto consiste em estudar sobre aarquitetura dos formigueiros e, também o comportamento com o humano, asespécies, a organização e a reprodução. Ele foi escolhido a partir da ideia que aautora tem da vivência exemplar coletivaentre as formigas que, na opinião dela, é diferente do comportamento dos humanos, que só agem coletivamente quando lhes convém.
  3. 3. Pequenas formigas. Grandes formigueiros. Como é a arquitetura dos formigueiros?No subsolo terrestre, estes "morrinhos“ que nós vemos, se transformam em várias salas, e pequenos corredores, com foi dita na minha hipótese. A medida de todas as alas e os corredores, pode chegar a seis metros de altura, e podem abrigar milhares, ou até milhões de formigas. Cada uma destas câmaras tem um tipo de função, algumas servem para guardar os ovos da rainha, outras para berçário deformiguinhas, para guardar alimentos, para formigas operárias descansarem e etc.
  4. 4. VÍDEO SOBRE FORMIGUEIROS
  5. 5. Neste vídeo do slide anterior, achado na internet, apesar de estar em inglês, falasobre alguns cientistas, que durante três dia, colocam cimento em um formigueiro abandonado para manter a estrutura. A super colônia é de 500 metrosquadrados de tamanho, penetra 25 pés no chão e exigiu o deslocamento de 40 toneladas de terra e entulhos para serrevelada. Enquanto era cavada, túneis de transporte e tubos de entrada e saída de ar eram revelados, bem como jardins de fungos e depósitos de lixo.
  6. 6. PERGUNTASSECUNDÁRIAS
  7. 7. Organização Exemplar Apesar de serem grandes adoradoras de açúcares e afins, as formigas são extremamente organizadas, elas se dividem por função no formigueiro, veja abaixo as funçõesRainha: É a única formiga fértil, e quando ela morre oformigueiro tem que mudar de lugar, encontrar uma novaRainha.Macho: Serve apenas para reprodução, ele de vez emquando aparece no formigueiro, mas não para ajudar, é sópara comer mesmo, por esse motivo quando ele não morredepois de acasalar, as formigas operárias o matam.Sentinelas e Enfermeiras: As sentinelas cuidam dasegurança d formigueiro, e para as larvas adquiridas pelasoperárias, temos as enfermeiras, essas duas funções nãosão tão destacadas em textos, por isso não posso falarmuito.
  8. 8. FORMIGAS TRABALHANDOOutra divisão é a das operárias. Depois da Rainha elas são as mais importantes, pois são elas que alimentam e cuidam da governante, que vão atrás de alimento, e que constroem e reparam o formigueiro.
  9. 9. Homem & Formiga Quantas vezes você já nãomatou uma formiga, hein?! Esterelacionamento de guerra e venenocom o homem, faz com que asformigas coloquem seu mecanismode defesa em prática, a picada. Vocêpode achar que ela é inofensiva, quesó coça e arde um pouco, masdependendo da espécie esta picadapode causar anafilaxia, necrose ouuma infecção secundária. Uma formiga que devemos tercuidado, é a formiga-de-fogo(Myrmicinae), que para atacar sejuntam de grandes grupos, além deserem extremamente agressivas.Sua mordida é muito dolorosa, ecada formiguinha pode picar de 10 a15 vezes! Bom, parece que elas nãosão tão inofensivas assim!
  10. 10. REPRODUÇÃO Na época do acasalamento, a rainha realiza o chamado "vôo nupcial", durante o qual se acasala com os machos, que costumam morrer pouco tempo depois. Após o acasalamento, a rainha retorna à colônia, perde as asas e realiza a postura dos ovos. Os ovos fecundados dão origem a fêmeas. Os que não foram fecundados se desenvolvem através de um processo conhecido como partenogênese, originando os machos. Do ovo surge uma pequena larva que irá se transformar em pupa, que é o inseto noFormiga estado intermediário entre a larva e a forma adulta. A pupa, por sua vez, se desenvolveráRainha até atingir o estágio de formiga adulta. Metamorfose completa é o nome desse tipo de desenvolvimento.
  11. 11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS• < http://educacao.uol.com.br/biologia/formigas-divisao-de- tarefas-e-cooperacao-fazem-parte-da-vida-de-insetos.jhtm> • 06 / DEZ / 2011 • < http://petcivilufjf.wordpress.com/tag/formigueiro/> • 30 / NOV / 2011 • <http://www.ibaraki.com.br/formiga-a-organizacao-social- das-formigas.htm> • 29 / NOV /2011• <http://tudosobreformigas.com/geral/picadas-mordidas-de- formigas/> • 29 / NOV / 2011 • <http://educacao.uol.com.br/biologia/formigas-divisao-de- tarefas-e-cooperacao-fazem-parte-da-vida-de-insetos.jhtm> • 06 / DEZ /2011
  12. 12. OBRIGADA PELA ATENÇÃO! ACESSE:http://amora2011animaisterceiraedicao.pbwork.com BY: Ana Clara Saft Grassi

×