Sistemas Operativos; Virus

430 views
239 views

Published on

Published in: Automotive
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
430
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sistemas Operativos; Virus

  1. 1. SISTEMAS OPERATIVOS
  2. 2. ÍNDICE  O que são os sistemas operativos?  Quais é que existem?  Características dos sistemas operativos?  Quais os mais usados?
  3. 3. O QUE SÃO OS SISTEMAS OPERATIVOS? Os sistemas operativos são um conjunto de programas e dados concebidos especificamente para gerir os recursos de Hardware e facilitar a criação e execução de Software. Entre os Sistemas Operativos existentes, temos os distribuídos, paralelos e os de tempo real.
  4. 4. QUE SISTEMAS OPERATIVOS EXISTEM?  Existem inúmeros sistemas operativos, como o Windows, Linux, MacOS, IOS, GEOS, Newton, entre outros…
  5. 5. QUAIS OS MAIS UTILIZADOS?  O sistema operativo mais utilizado é o Windows.
  6. 6. CARACTERÍSTICAS!  Características do Windows:  Ambiente de trabalho  Barra de Ferramentas
  7. 7.  Ícones  Também temos:    Pastas, ficheiros e trabalhos; Janelas; Explorador de windows.
  8. 8. CARACTERÍSTICAS DO LINUX  O Linux é um Sistema Operacional desenvolvido pelo programador Linux Torvalds.     O Linux é considerado um software básico. É um sistema operacional multitarefa, assim como o Windows. Multitarefa – o sistema multitarefa executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo. É um sistema operacional multissessão, assim como o Windows. Multissessão – consiste em ter vários contas de usuários em um mesmo computador. É Preemptivo – permite a interrupção de processos. (É também característica do Windows). Preemptivo é a ideia de ter vários programas sendo processados ao mesmo tempo, e com isso, conseguimos alternar de um para o outro, interrompendo desta forma, o processo de um para executar outro.
  9. 9. WINDOWS VS LINUX Desktop Linux Menu inicial Linux Desktop Windows Menu inicial Windows
  10. 10. “Meu Computador” Linux “Meu Computador” Windows Painel de controlo Linux Painel de controlo Windows ENTRE OUTROS…..
  11. 11. VIRUS…  Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.  Como se cria um vírus:   A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um email. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives,CDs e outros. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente.
  12. 12. TAMBÉM…  Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.  Também pode-se ser infectado por um vírus através de sites contaminados.
  13. 13. MALWERE  é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não).
  14. 14. SPYWERE  Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário.  Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Desta forma, estas firmas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção.
  15. 15. O QUE SÃO HACKERS?  Hackers são indivíduos com conhecimento amplo nas áreas da tecnologia e de informática que desenvolvem funcionalidades novas e/ou adaptam funcionalidades antigas do mundo digital. Eles elaboram ou modificam softwares e hardwares de forma legal, a fim de obter melhorias.
  16. 16. PHREAKRES  Phreaker é o nome dado aos hackers de telefonia.  É o uso indevido de linhas telefônicas, fixas ou celulares. No passado, os phreakers empregavam gravadores de fita e outros dispositivos para produzir sinais de controle e enganar o sistema de telefonia. Conforme as companhias telefônicas foram reforçando a segurança, as técnicas tornaram-se mais complexas. Hoje, o phreaking é uma atividade elaborada, que poucos hackers dominam.

×