• Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
427
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. PLANEJAMENTO DE CAMPANHAUma proposta para a marca UnileverAntônio Alysson Rodrigues MartinsProcesso Seletivo Lew’LaraTBWAExplicações contidas nos campos de anotações de cada slide.
  • 2. - ESCOLHAPor meio da escolha da campanha “o melhortrabalho do mundo”, da Procter & Gamble (P&G),identificou-se como o principal concorrente damarca citada a multinacional Unilever, possuidorade mais de 700 produtos1 em áreas comoalimentos, higiene, beleza entre outros.
  • 3. - EMPRESAPresente em mais de 150 países2 (desde de 1929no Brasil) e possuidora de marcas líderes econsolidadas em seus segmentos, tais como Omo,Dove, Hellmann’s, Rexona entre outros.No Brasil, a multinacional possui cerca de 50%de participação no mercado, porém enfrentaproblemas de crescimento financeiro3, sendoameaçada pelas vendas das empresasmultimarcas concorrentes, como a P&G.
  • 4. - PROBLEMASDiminuição da participação de mercado(provocado pela alta concorrência);Perca de share of mind em algumas categorias(causado pelo alto investimento das empresasconcorrentes em comunicação e marketing);Imagem institucional ainda não estabelecida(consequência do baixo investimento emcomunicação da marca Unilever desvinculada deseus produtos);
  • 5. - DIFICULDADESPor causa da indisponibilidade de tempo pararealizar pesquisas e análises dos ambientes,mostrou-se inviável a realização de uma análiseambiental e, consequentemente, SWOT adequada.De modo semelhante, a definição de um público-alvo revelou-se dificultosa, visto que a empresaUnilever alcança um público amplo por meio desuas marcas.
  • 6. - PONTOS FORTES1) Reconhecimento e credibilidade da empresa nomercado (atuação no Brasil desde 1929);2) Portfólio composto por marcas líderes em seussegmentos;3) Reconhecimento dos produtos como integrantesdo cotidiano dos brasileiros há décadas;4) Alto investimento em comunicação (2ª maioranunciante do Brasil);
  • 7. - PONTOS FRACOS1) Pouca tradição em campanhas que reforcem aidentidade institucional da empresa;2) Desenvolvimento de campanhas que nãoidentificam os produtos como pertencentes àempresa multimarcas.
  • 8. - PROPOSTA DE CAMPANHAObjetivos de Comunicação:- Geral: Conscientizar o consumidor dos diferenciais damultinacional Unilever em relação a seus concorrentes esua atuação no Brasil.-Específicos: 1) Promover identificação do consumidorcom a empresa e percepção da marca institucional, nãosomente com seus produtos.2) Demonstrar, por meio da comunicação, o valor agregadoda empresa, como a responsabilidade socioambiental.3) Identificar os produtos como integrantes do cotidiano dosbrasileiros e incorporados em hábitos culturais do País.
  • 9. - PROPOSTA DE CAMPANHATema da Campanha:“A maior diferenciação de uma empresa ocorrepela relevância de seu papel social e cultural”.Estratégias de Comunicação:Estratégias de informação, testemunhal ede posicionamento.
  • 10. - PROPOSTA DE CAMPANHATipo de Campanha:Campanhas institucional e “guarda-chuva”.Posicionamento:Posicionamento por benefício e por concorrente.