Revolução Industrial - Ensino Fundamental
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Revolução Industrial - Ensino Fundamental

on

  • 3,622 views

Material para aulas do ensino fundamental, com atividades.

Material para aulas do ensino fundamental, com atividades.

Statistics

Views

Total Views
3,622
Views on SlideShare
3,616
Embed Views
6

Actions

Likes
0
Downloads
166
Comments
0

1 Embed 6

http://www.slideee.com 6

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Revolução Industrial - Ensino Fundamental Presentation Transcript

  • 1. Revolução Industrial Inglaterra, século XVIII
  • 2. Você sabe o que é uma REVOLUÇÃO? É comum entendermos a palavra "revolução" como uma revolta, uma disputa ou uma guerra entre grupos. Mas não é disso que se trata aqui. Neste contexto, devemos entender a palavra ‘revolução’ como uma transformação profunda, uma mudança muito grande ou uma ruptura com o que havia anteriormente. No final do século XVIII, na Inglaterra, iniciou-se uma revolução...
  • 3. • Chamamos de Revolução Industrial o conjunto de mudanças ocorridas na produção de mercadorias e no modo de viver das pessoas na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e que se expandiu para outros países no século XIX. HORAHORA DEDE COPIAR!COPIAR!REVOLUÇÃOREVOLUÇÃO INDUSTRIALINDUSTRIAL
  • 4. O primeiro país a passar por uma grande transformação social e produtiva, que ficou conhecida como Revolução Industrial foi: A) Estados Unidos, no século XV B) Inglaterra, no século XVIII C) Inglaterra, no século XV D) Portugal, no século XVIII Vocês estão prestando atenção? Então responda!
  • 5. A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das “Revoluções Burguesas” do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime. Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos EUA e a Revolução Francesa, que sob influência do ILUMINISMO, assinalam a transição da Idade Moderna para a Contemporânea. REVOLUÇÕES BURGUESAS DO SÉCULO XVIII –REVOLUÇÕES BURGUESAS DO SÉCULO XVIII – PARTE IPARTE I REVOLUÇÃOREVOLUÇÃO INDUSTRIALINDUSTRIAL HORAHORA DEDE COPIAR!COPIAR!
  • 6. Podemos definir a Revolução Industrial a)Como um conjunto de transformações nos modos de produzir as mercadorias, iniciado na Inglaterra do século XX. b)Como um conjunto de transformações nos modos de produzir as máquinas, que foram da energia elétrica à robótica, no Japão do século XXI. c)Como um conjunto de transformações nos modos de produzir as mercadorias, iniciado na Inglaterra do século XVIII. d)Como uma sucessão de mudanças na operação das máquinas fabris, iniciados nos Estados Unidos do século XX.
  • 7. Copie e responda: 1- Como você definiria a palavra revolução? R: Devemos entender a palavra ‘revolução’ como uma transformação profunda, uma mudança muito grande ou uma ruptura com o que havia anteriormente. 2- O que foi a Revolução Industrial? Onde e quando começou? R: Chamamos de Revolução Industrial o conjunto de mudanças ocorridas na produção de mercadorias e no modo de viver das pessoas na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e que se expandiu para outros países no século XIX. 3- A Revolução Industrial integra parte de um processo histórico maior iniciado no século XVIII. Que processo era este? Que outros movimentos foram estes? R: O processo das revoluções burguesas. A Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa. 4- Denomine o movimento do mundo das ideias que influenciou este processo R: O iluminismo.
  • 8. O Processo da produção Revolução Industrial 1- ARTESANATO Foi a forma de produção característica da Baixa Idade Média, durante o renascimento urbano e comercial, Baseava-se em uma produção de caráter familiar. O artesão possuía seus instrumentos e controlava toda a produção. A produção manual que antecede a industrial (maquinofatura) conheceu duas etapas bem definidas dentro do processo de desenvolvimento do capitalismo:
  • 9. Sobre o Artesanato, assinale a opção correta: A) Havia divisão do trabalho; B) O artesão utilizava ferramentas e por vezes também tinha um ajudante; C) Havia o uso de máquinas e de produção em série; D) Os artesãos não utilizavam ferramentas manuais, e sim máquinas.
  • 10. Revolução Industrial 2- MANUFATURA Foi a forma de produção que predominou ao longo da Idade Moderna, resultando da ampliação do mercado consumidor com o desenvolvimento do comércio marítimo. -Ocorre a divisão do trabalho e o capitalista financia a produção em um só local.
  • 11. Sobre a Manufatura, assinale a opção correta: A) Estágio intermediário entre o artesanato e a maquinofatura; B) Emprego de máquinas, que eram o principal agente da produção; C) Há apenas o uso de ferramentas; D) Não havia uma divisão de trabalho.
  • 12. 3 – A MAQUINOFATURA – a Fábrica Na maquinofatura, o trabalhador estava submetido ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do capitalista. Foi nesta etapa que se consolidou a Revolução Industrial. As primeiras fábricas foram as de tecido (têxteis). O trabalhador vendia a sua força de trabalho para o capitalista, que era dono dos meios de produção (máquinas+matérias+primas+pr édios). Máquina a vapor usada em mina de carvão, no século XVIII
  • 13. :Linha do tempo dos modos de produção: HORAHORA DEDE COPIAR!COPIAR! Precisamos lembrar que estas etapas ocorreram gradativamente em diversos locais e tempos históricos. Em alguns lugares, as etapas iniciais foram eliminadas.
  • 14. HORAHORA DEDE COPIAR!COPIAR!
  • 15. Estão entre as razões para o pioneirismo inglês no processo de industrialização: A)Reservas de carvão, capital e mão de obra disponível; B)Mão de Obra disponível e ausência de burguesia; C)Falta de capital para investimento e mão de obra disponível; D)Capital para investimento e mão de obra indisponível.
  • 16. A Inglaterra, no decorrer do século XVIII, tinha muito capital para investir nas indústrias, proveniente: A) Da agricultura e do comércio; B) Da pesca comercial; C) Da exploração das colônias americanas; D) A Inglaterra não possuía capital para investir nas indústrias.
  • 17. Fases da Revolução Industrial Primeira Revolução Industrial Segunda Revolução Industrial Terceira Revolução Industrial Época Século XVIII Século XIX - 1860 a 1900 Século XX - Locais de abrangência Inglaterra França, Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda. Estados Unidos e o Japão. Espalhou-se pelo mundo, em diferentes gradações. Máquinas Máquinas à vapor, trens e barcos a vapor. Máquinas movidas à energia elétrica e meios de transporte à combustão. Novas fontes de energia: eólica, solar. Revolução Digital Tecnologia carvão e ferro Aço, eletricidade e petróleo Robótica, informática, indústrias químicas, engenharia genética, fibra ótica, etc.
  • 18. A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, representou um conjunto de transformações técnicas e econômicas marcadas pela substituição da energia física pela energia mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela indústria. A grande inovação técnica que permitiu esse revolução foi a invenção de máquinas movidas a energia: a) eólica (dos ventos). b) nuclear. c) elétrica. d) a vapor.
  • 19. Qual foi a tecnologia utilizada na fábricas na segunda etapa da revolução industrial? a)Carvão b)Eletricidade c)Robótica d)Engenharia química
  • 20. A primeira etapa da revolução ficou restrita à Inglaterra. Qual foi o alcance da terceira etapa da Revolução Industrial? a)Europa, Estados Unidos, Japão e China. b)Estados Unidos, Japão e China. c)América do Sul, Estados Unidos, Japão e China d)Espalhou-se pelo mundo, de maneira gradual.
  • 21. Copie e responda: 1- Quais foram as etapas de produção das mercadorias existentes antes da industrialização? R: Artesanato, manufatura e maquinofatura (industrialização). 2- Em quantas fases podemos dividir a Revolução Industrial? R: Identificamos três grandes fases a primeira, segunda e a terceira. 3-Qual foi a tecnologia utilizada para a movimentação das máquinas e transportes em cada uma destas fases? R:Na primeira, utilizavam o carvão para mover as máquinas e os meios de transporte; na segunda, o aço , a eletricidade e o díesel, para as máquinas e transportes, ampliando muito a produção; e a terceira, onde se utiliza a robótica, informática, engenharia química e genética .
  • 22. OS DESDOBRAMENTOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARA A SOCIEDADE A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal.  Provocou inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, com enormes concentrações urbanas.  O barulho e poluição passaram a fazer parte do cotidiano dos moradores dos centros urbanos.  O desenvolvimento das ferrovias irá absorver grande parte da mão-de-obra masculina adulta, provocando, em escala crescente, a utilização de mulheres e crianças como trabalhadores nas fábricas têxteis e nas minas.
  • 23. Revolução Industrial  A produção em larga escala e dividida em etapas distanciou cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores domina apenas uma etapa da produção. O proletariado urbano surgiu como uma classe bem definida e submetida às péssimas condições de moradia (cortiços), salários baixos e com uma extensa jornada de trabalho diante da ausência de leis trabalhistas: 1780 – em torno de 80 horas por semana; 1820 – 67 horas por semana; 1860 – 53 horas por semana
  • 24. Vida de Operário Clicar no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=OoJzOpkHH30 Fim de expediente cinco e meia Cartão de ponto, operários Saem da fábrica cansados da exploração Oito horas e de pé E de pé na fila ônibus lotado Duas horas em pé ou sentado Vida de operário Vida de operário Vida de operário Braços na máquina operando a situação Crescimento da produção E o lucro é do patrão Semana é do patrão Ganância é do patrão
  • 25. As fábricas e os trabalhadores • As condições de trabalho eram péssimas e insalubres. As fábricas eram mal iluminadas e ventiladas. • Não existiam medidas nem equipamentos de segurança. Muitos se acidentavam, outros contraíam graves doenças. • A jornada de trabalho era de 16 horas por dia, sem direito a descansos e férias. Os salários eram baixos e a disciplina era rigorosa, para manter o ritmo da produção. Os trabalhadores não tinham direitos e nem o amparo social. • Mulheres e crianças trabalhavam da mesma maneira que os homens, nas mesmas condições, mas o salário era bem menor. E pelos baixos salários oferecidos, era fundamental que todos os integrantes de uma família trabalhassem para garantir a sobrevivência de todos.
  • 26. AS REAÇÕES DOS TRABALHADORES Os trabalhadores reagiram das mais diferentes formas. Podemos destacar alguns dos movimentos: LUDISMO: o nome vem de Ned Ludlan), caracterizado pela destruição das máquinas. CARTISMO: organizado pela “Associação dos Operários”, que exigiam melhores condições de trabalho e o fim do voto censitário. TRADE–UNIONS: associações de operários que evoluíram lentamente em suas reivindicações, originando os primeiros sindicatos modernos.
  • 27. Havia muita mão-de-obra disponível na Inglaterra do século XVIII, devido: A) À diminuição da população e ao movimento do cercamento dos campos; B) Ao aumento da população e ao despejo de mineiros; C) Ao aumento da população e ao cercamento dos campos. D) Não havia mão de obra disponível na Inglaterra do século XVIII.
  • 28. Houve, no decorrer do processo de industrialização inglesa, o crescimento: A) Das cidades; B) Das regiões junto às minas; C) Dos campos; D) Dos Bosques.
  • 29. Podemos dizer que a Revolução Industrial: A) Significou riqueza e prosperidade para os ingleses. B) Possibilitou igualdade social para o povo inglês C) Retardou o uso de tecnologia no processo industrial. D) Significou o uso de novas ferramentas tecnológicas e o crescimento industrial.
  • 30. O novo sistema industrial transformou as relações sociais e criou duas novas classes sociais: A) Os trabalhadores, donos dos capitais; e os operários, que vendem a sua força de trabalho. B) Os operários, donos dos capitais; e os capitalistas, que vendem a sua força de trabalho. C) A burguesia, dona dos capitais; e os operários, que vendem a sua força de trabalho. D) A burguesia, que vende sua força de trabalho; e os trabalhadores, donos dos capitais.
  • 31. Apesar dos avanços tecnológicos as fábricas eram ambientes precários, pois: A) Trabalham homens e mulheres, com salários altos por até 8 horas por dia. B) Trabalham homens, mulheres e até crianças, com salários baixos por até 16 horas por dia. C) Trabalham homens, mulheres e até crianças, com salários altos, por até 14 horas por dia. D) Trabalham somente os homens e crianças, com altos salários, por até 18 horas por dia.
  • 32. Os trabalhadores conquistaram a redução das horas de trabalho, entre outros direitos, através: a)Da ação das entidades de ajuda mútua, ligadas à diversas religiões que apoiavam os trabalhadores. b)Através da organização de suas lutas, com sindicatos, fazendo greves, paralisações e manifestações. c)Através da organização de suas lutas pelo governo, por meio de diversos parlamentares, para evitar greves e badernas. d)Através da pressão dos jornais e demais meios de comunicação, que ajudaram na luta pelos direitos dos trabalhadores.
  • 33. Fábrica – Legião urbana • Nosso dia vai chegar Teremos nossa vez Não é pedir demais Quero justiça Quero trabalhar em paz Não é muito o que lhe peço Eu quero um trabalho honesto Em vez de escravidão • Deve haver algum lugar Onde o mais forte Não consegue escravizar Quem não tem chance • De onde vem a indiferença Temperada a ferro e fogo? Quem guarda os portões da fábrica? • O céu já foi azul, mas agora é cinza O que era verde aqui já não existe mais Quem me dera acreditar Que não acontece nada de tanto brincar com fogo Que venha o fogo então • Esse ar deixou minha vista cansada Nada demais http://www.youtube.com/watch?v=X-p4mqI39as
  • 34. OS PRINCIPAIS AVANÇOS DA MAQUINOFATURA Entre as principais invenções mecânicas do período destacam-se:  1767 – Máquina de fiar (spinning jenny) de James Hargreaves Máquina a vapor 1769 - Tear hidráulico ( water frame), de Richard Arkwright
  • 35.  1814 – George Stephenson idealizou a LOCOMOTIVA A VAPOR  1805 – O norte-americano Robert Fulton revoluciou a navegação marítima criando o BARCO A VAPOR.
  • 36.  Chamamos de Revolução Industrial o conjunto de mudanças ocorridas na produção de mercadorias e no modo de viver das pessoas na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e que se expandiu para outros países no século XIX. • A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das “Revoluções Burguesas” do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime. • Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos EUA e a Revolução Francesa, que sob influência dos iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para a Contemporânea.  Ocorreu primeiramente na Inglaterra. As razões foram: Capital acumulado, cercamento dos campos, disponibilidade de mão de obra, reserva de carvao e de ferro e inovações tecnológicas  Marcou a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial e da Idade Moderna para a Contemporânea;  Foi um processo de desenvolvimento do sistema fabril;  Marcou o desenvolvimento da energia a vapor, dos transportes e das comunicações;  As condições de trabalho eram péssimas e as fabricas insalubres.  Os trabalhadores eram explorados e chegavam a trabalhar 16 horas diárias.  Os operários reagiram e lutaram pelos seus direitos.  Primeiro veio o Ludismo (movimento dos quebradores de máquinas);  Depois os Cartistas, que se organizaram em torno de um documento em que exigiam direitos trabalhistos.  Os TRADE UNIONS eram os sindicatos e, através das greves, os trabalhadores conquistaram seus direitos trabalhistas, que temos até os dias atuais. Revolução Industrial- síntese HORAHORA DEDE COPIAR!COPIAR!