Apresentação simposio hipertexto 2013_paloma rodrigues

326 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
326
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação simposio hipertexto 2013_paloma rodrigues

  1. 1. O USO DE REPOSITÓRIOS EDUCACIONAIS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA APRIMORAR O ENSINO DE FÍSICA Profa.Ms.Paloma Alinne A. Rodrigues –UNIFEI;USP Profa. Dra. Maria Inês R. Rodrigues -UFABC
  2. 2. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Introdução
  3. 3. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Introdução Aparelhos eletrônicos como tablets, Ipads, Iphones, smartsphones e computadores com acesso à internet despertam, de forma instantânea, a atenção de jovens e adolescentes espalhados pelo mundo. Diante deste cenário o professor, não pode abstrair-se dessa realidade e continuar propiciando ao aluno um ensino baseado na memorização dos conteúdos ou no repasse de informações. Uma alternativa interessante e viável para que o professor articule ao seu plano de aula as TDIC seria o uso de repositórios educacionais, uma vez que eles disponibilizam recursos pedagógicos, como textos, livros, multimídia, simulações, animações e experimentos práticos.
  4. 4. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Introdução No contexto brasileiro os professores podem utilizar o “Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)”, que disponibiliza aproximadamente 19.680 recursos pedagógicos em formato digital. Para que esses recursos possam ser articulados de forma significativa ao plano de aula de Física é fundamental que haja uma familiarização do professor com o uso do computador, com seus aplicativos e com a internet (MORAN, 1999). Para utilizar o repositório educacional do BIOE e os OE que ele disponibiliza, o professor não precisa tornar-se um especialista em informática. Mas, é necessário que ele tenha domínio sobre algumas funcionalidades computador. Os cursos de formação necessitam investir em atividades que estimulem o professor a explorar os recursos tecnológicos e que os auxiliem a articulá-los em sua prática.
  5. 5. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Metodologia  Universo da pesquisa: Escola Pública no município de Santo André/SP; Sujeitos da pesquisa: 75 alunos; 14 professores de diferentes áreas; 1 professor de Física;  Foco deste trabalho a)divulgar os resultados referente a análise de uma questão presente em um dos questionários aplicado aos alunos, no qual foram indagados sobre o uso de diferentes recursos pedagógicos em sala de aula. b) divulgar os dados de duas entrevistas (sendo elas a segunda e terceira) realizadas com o professor de Física sobre a implementação dos OE de Física.
  6. 6. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Metodologia  Sobre a análise das entrevistas Elaboradas quatro categorias de análise em consonância com os objetivos propostos, sendo elas: (a)a formação para o domínio das tecnologias (b) o olhar diante do novo (c) a reflexão perante a necessidade de mudança (d) o panorama diante da implementação dos objetos
  7. 7. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Resultados Com relação ao questionário De acordo com a análise dos dados (Gráf.1), 72% dos alunos afirmaram que o professor não utilizava recursos diferenciados em suas aulas. Gráfico 1: Análise da questão: "O professor de Física utiliza recursos diferenciados em sala de aula?"
  8. 8. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Resultados 1.Formação para o domínio da tecnologia “É..o professor reluta por que a informática não é uma coisa muito..da nossa geração nos..nos não fomos acostumados com isso!Então pra muitos professores é uma coisa NOVA, é uma coisa DIFERENTE é um bicho de sete mil cabeças”. “[...] hoje em dia, não tem como escapar da internet, ela domina o mundo, e agente tem que encontrar nesta parte da tecnologia, mas é isso que eu te falei, "Eu sou analfabeta de computador, e eu tenho uma certa resistência, a isso." “Ele é..acomoda também, né?!Tem professores que são acomodados, eles não querem MUDAR. “- Tá bom a minha aula é assim, pra que, que eu vou mudar?”.
  9. 9. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues A formação continuada é um elemento importante de desenvolvimento profissional, que permite ao professor aprimorar o seu nível de conhecimento; desenvolver sua autonomia; refletir sobre a sua atual postura em sala de aula; e aprender a utilizar novos recursos educacionais no contexto escolar. No entanto, os professores não podem continuar adotando uma postura pedagógica baseada no século XIX, é necessário criar novos espaços e meios de aprendizagem. Diante de tantos instrumentos pedagógicos para serem articulados ao plano de aula, o professor não pode se manter refém apenas do livro didático. Em nenhum momento ele pode ignorar o que acontece no mundo, ou seja, a tecnologia, mas articulá-la de forma a auxiliar o aluno a ter uma mente ativa e não meramente reprodutiva (ALARCÃO, 2010).
  10. 10. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Resultados 2. O olhar diante do novo “Olha...eu achei muito BOM por que eu não sabia que existia!E fiquei contente por que as vezes você quer fazer alguma coisa, mas você tem que ficar procurando em vários lugares, um vídeo alguma coisa diferente. E ali é muito mais fácil você procurar, por que ele trata exatamente do assunto que você quer. Então eu achei que é ÓTIMO isso, onde você PODE direto no...no site certo já, pra procurar o que você quer”.
  11. 11. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Resultados Até o momento da realização da pesquisa, o professor de Física não tinha conhecimento sobre a existência do repositório educacional do BIOE, sendo que o seu lançamento nacional aconteceu no ano de 2008. Um elemento importante destacado pelo professor: o fato dos objetos estarem disponíveis, em um único lugar e em diferentes formatos. Isso possibilita ao docente elaborar um plano de aula diversificado e rico em conteúdo didático.
  12. 12. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Resultados A grande crítica ao ensino de Física é o excesso de algoritimização, a ausência de contextualização e de problematização dos conceitos estudados ao longo do ano letivo. Então, torna-se cada vez mais comum, encontrarmos alunos que não sentem desejo de participar das aulas relacionadas a essa ciência. Logo, investigar a participação dos alunos nas aulas em que os objetos foram implementados tornou-se um dos nossos objetivos; e por isso esse aspecto também foi considerado em nossa entrevista com o professor.
  13. 13. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Resultados “[...] eu percebo assim que é lógico, todo aluno participa, não é?Tem uma participação maior dos alunos.” “[...] o objeto ele...ajuda você, a despertar no aluno, pelo menos que ele consiga prestar atenção, se concentrar mais...mais um pouquinho naquilo que ele esta vendo.É...pode até ajudar alguns a desenvolver melhor o seu conhecimento”. Percebemos que o uso dos objetos suscitou uma maior participação dos alunos, e conseqüentemente um maior interesse sobre o fenômeno ou conceito estudado.  Assim, ponderamos mais uma vez que o uso desses recursos articulados de forma coerente ao plano do professor poderá contribuir para mudar o atual cenário do ensino de Física
  14. 14. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Resultados 1.3 A reflexão perante a necessidade de mudança “Bom..eu acredito que eu..eu funcionei como transmissor de informação.Por que ..eu ...praticamente eles fizeram tudo sozinhos, é ...não dá tempo a classe é numerosa, todo mundo te solicita, todo mundo te chamando.[...] Então aí num...eu acho assim, que foi mais passagem de informação, não deu pra trabalhar legal,explicar, parar e trabalhar “todo mundo em conjunto”.
  15. 15. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Resultados Para que o professor possa promover situações de aprendizagem ricas em conhecimento, ele pode utilizar os objetos educacionais disponíveis no BIOE. No entanto, não basta articular os objetos ao plano de aula e continuar adotando uma postura pedagógica baseada na transmissão dos saberes.  É necessário refletir sobre a própria prática visando atuar como um sistematizador de aprendizagem.
  16. 16. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Resultados 1.4. O panorama diante da implementação dos objetos “Bom...é eu acho que é uma boa alternativa, enriquece bastante as aulas [...] se você fizer a seqüência de aula com várias simulações e vários objetos relacionados aí então dá pra você trabalhar legal, eu acho interessante, essa parte, inclusive por que é uma coisa que eles gostam ... informática, né?” Ao articular os objetos, de forma coerente, ao plano de aula o do professor pode instigar a participação dos alunos em suas aulas; suscitar questionamentos relacionados aos conceitos trabalhados em classe; despertar a atenção; e principalmente potencializar a aprendizagem.
  17. 17. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Resultados Na fala do professor é possível notar que o uso dos objetos configurou-se como uma atividade interessante e diferenciada para os alunos. Outro elemento positivo decorrente da análise do professor, é que durante o período de implementação ele verificou que o uso seqüencial de vários objetos, que abordam a mesma temática, propiciaria um trabalho rico em aprendizagem. Por isso, mais uma vez salientamos a importância do professor explorar o repositório educacional do BIOE; analisar os objetos que ele disponibiliza; selecionar o que atenda ao seu objetivo; para que por fim possa articulá-lo aoseu plano de aula.
  18. 18. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Considerações Finais A tecnologia é uma realidade presente na vida dos alunos, entretanto o uso do computador como instrumento didático ainda é um desafio diário para muitos professores. Os resultados alcançados em nossa pesquisa apontam que o uso dos objetos, pode trazer mudanças relevantes ao contexto escolar. No entanto, para que isso realmente aconteça o professor precisa romper com os costumes que foram construídos ao longo da sua trajetória docente. A pesquisa de mestrado desenvolvida na UFABC suscitou novos questionamentos que serão investigados, a partir de 2013 durante o doutorado na Universidade de São Paulo (USP).
  19. 19. O Uso De Repositórios Educacionais Digitais Como Instrumento Pedagógico Para Aprimorar O Ensino De Física Profa.Ms. Paloma Alinne A. Rodrigues; Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues Referências Bibliográficas ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexivas.7°edição. São Paulo: Cortez.(Coleção questões da nossa época;v.8).2010 BOGDAN, R.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Porto, Porto, 1994. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, elaboração, análise e interpretação dos dados. 4ª Edição, São Paulo: Atlas, 1985. LÉVY, P.As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática.Tradução de Carlos Ireneu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. (Coleção TRANS) MORAN, J.M. O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na EAD - uma leitura crítica dos meios. 1999. Disponível em: <www.eca.usp.br/prof/moran> Acesso: 05 Nov. 2013. NASCIMENTO, A.C.A.A. Aprendizagem por meio de repositórios digitais e virtuais. In: LITTO F. M. e FORMIGA M. Educação a Distância: O Estado da Arte. 1ºEdição, 2009. PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed,2000. PÓSNER,G.J.;STRIKE,K.A.;HEWSON,P.W.;GERTZOG,W.A.Accommodation of a Scientific Conception:Toward a Theory of Conceptual Change. Science Education 66 (2) p.211-227. 1982. Disponível em: <http://www.fisica.uniud.it/URDF/laurea/idifo1/materiali/g5/Posner%20et%20al.pdf> Acesso em: 05 Nov. 2013. RODRIGUES,P.A.A.;SCHLÜNZEN.K.J.;SCHLÜNZEN,E.T.M;RODRIGUES,M.I.R. Banco Internacional de Objetos Educacionais: Repositório Digital para o uso da Informática na Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2013. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1364 >Acesso em: 05 Nov. 2013. RODRIGUES, M. I. R. Professores-pesquisadores: Reflexão e a mudança metodológica no ensino da Termodinâmica. São Paulo: USP, Instituto de Física e Faculdade de Educação, 2001 (Dissertação, Mestrado, 196p.) SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. IN NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. TRIVINÕS, A.N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987. VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, 1999.
  20. 20. Obrigada palomaraap@gmail.com Recife Novembro/2012

×