Fichas de Avaliação Ed. Infantil

104,176
-1

Published on

Published in: Education, Technology
8 Comments
37 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
104,176
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
1,988
Comments
8
Likes
37
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fichas de Avaliação Ed. Infantil

  1. 1. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. NIVEL I. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Utilizar a linguagem oral para comunicar-se em diferentes situações: transmissão de recados, verbalização de idéias, etc... 02. Ampliar o vocabulário através da descrição de pessoas, objetos, cenas, figuras e situações do cotidiano. 03. Aprimorar a fala através da interação com o outro: gestos, sinais e mímicas. 04. Valorizar e participar de atividades que envolvam a leitura como fonte de prazer e conhecimento. 05. Recontar, dramatizar, construir e registrar histórias. 06. Aprimorar a percepção e discriminação visual: semelhanças, diferenças, todo e partes. 07. Aprimorar a habilidade motora fina – exercícios digito manuais. 08. Utilizar o desenho como representação gráfica. 09. Perceber a escrita como representação da fala. 10. Identificar e reconhecer o próprio nome. 11. Identificar e reconhecer o nome dos colegas. 12. Reconhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto. 13. Diferenciar letras e números. 14. Reconhecer diferentes portadores de texto: livros, jornais, revistas, bilhetes, cartazes, etc 15. Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais: parlendas, trava-línguas, adivinhações, quadrinhas, poesias... 16. Construir frases e pequenos textos coletivamente. 17. Utilizar corretamente o conceito de posição e dominância em atividades de registro (folhas e caderno).
  2. 2. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. NIVEL II. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Utilizar a linguagem oral para comunicar-se em diferentes situações: transmissão de recados, verbalização de idéias, etc... 02. Ampliar o vocabulário através da descrição de pessoas, objetos, cenas, figuras e situações do cotidiano. 03. Aprimorar a fala através da interação com o outro: gestos, sinais e mímicas. 04. Interpretar e narrar fatos e histórias em seqüência. 05. Participar de situações que envolvam a necessidade de explicar, argumentar idéias e elaborar perguntas e respostas. 06. Valorizar e participar de atividades que envolvam a leitura como fonte de prazer e conhecimento. 07. Recontar, dramatizar, interpretar, construir e registrar histórias. 08. Aprimorar a percepção e discriminação visual: semelhanças, diferenças, todo a partes, figura-fundo. 09. Aprimorar a habilidade motora fina – exercícios digito manuais, de dominância, equilíbrio e controle de movimentos. 10.Reconhecer a prática da escrita como expressão de idéias: associação idéia-símbolo, diferenciação letras- números e funcionalidade 11. Reconhecer o próprio nome e o nome dos colegas. 12. Reconhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto 13. Observar e manusear diferentes portadores de texto: livros, jornais, revistas, bilhetes, cartazes, etc 14. Explorar diversos gêneros de textos: contos, fábulas, quadrinhas populares, canções, lendas, poesias, noticias de jornais, bilhetes, receitas, rótulos, etc... 15. Construir frases e pequenos textos coletivamente. 16. Construir textos individualmente tendo como auxilio o professor. 17. Sistematizar a escrita a partir das informações colhidas no processo de ensino. 18. Utilizar corretamente os cadernos, observando noções de posição, sentido e organização espacial. 19. Incentivar a pesquisa.
  3. 3. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. NIVEL III. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Utilizar a linguagem oral para comunicar-se em diferentes situações: transmissão de recados, verbalização de idéias, etc... 02. Ampliar o vocabulário através da descrição de pessoas, objetos, cenas, figuras e situações do cotidiano. 03. Aprimorar a fala através da interação com o outro: gestos, sinais e mímicas. 04. Perceber através das brincadeiras da fala: sons iniciais, finais e ritmo das palavras. 05. Interpretar e narrar fatos e histórias em seqüência. 06. Participar de situações que envolvam a necessidade de explicar, argumentar idéias e elaborar perguntas e respostas. 07. Valorizar e participar de atividades que envolvam a leitura como fonte de prazer e conhecimento. 08. Recontar, dramatizar, interpretar, construir e registrar histórias. 09. Aprimorar a percepção e discriminação visual: semelhanças, diferenças, todo a partes, figura-fundo e detalhes. 10. Aprimorar a habilidade motora fina – exercícios digito manuais, de dominância, equilíbrio e controle de movimentos. 11.Reconhecer a prática da escrita como expressão de idéias: associação idéia-símbolo, diferenciação letras- números e funcionalidade 12. Reconhecer o próprio nome e o nome dos colegas. 13. Reconhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto 14. Observar e manusear diferentes portadores de texto: livros, jornais, revistas, bilhetes, cartazes, etc 15. Explorar diversos gêneros de textos: contos, fábulas, quadrinhas populares, canções, lendas, poesias, noticias de jornais, bilhetes, receitas, rótulos, etc... 16. Construir frases e pequenos textos coletivamente. 17. Reconstruir e identificar idéias principais de diferentes gêneros de textos coletivamente. 18. Construir textos individualmente tendo como auxilio o professor. 19. Sistematizar a escrita a partir das informações colhidas no processo de ensino. 20. Utilizar corretamente os cadernos, observando noções de posição, sentido e organização espacial. 21. Incentivar a pesquisa.
  4. 4. MATEMÁTICA NÍVEL I. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Reconhecer e explorar números no contexto diário(0 à 10) 02. Utilizar registros não convencionais e convencionais para comunicar idéia de quantidade. 03. Explorar contagem em escala ascendente de um a um. 04. Utilizar diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagem. 05. Comparar coleções pela quantidade de elementos. 06. Interpretar e resolver situações – problema contidas no cotidiano escolar. 07. Identificar unidade de tempo: dia/semana. 08. Nomear e identificar conceito de tamanho: grande/pequeno, comprido/curto, longe/perto... 09. Nomear e identificar conceito de espessura: largo/estreito, grosso/fino... 10. Nomear e identificar conceito de altura: alto/baixo, maior/menor. 11. Reconhecer a importância das medidas para a resolução de problemas do cotidiano. 12. Identificar as semelhanças e diferenças entre formas geométricas planas. 13. Observar as formas geométricas na natureza, nas edificações, nas artes, etc ... 14. Coletar e organizar informações (listas).
  5. 5. MATEMÁTICA NÍVEL II. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Escrever corretamente números de 0 à 10. 02. Reconhecer e explorar númerais e quantidades de 0 à 30. 03. Utilizar registros não convencionais e convencionais para comunicar idéia de quantidade. 04. Explorar contagem em escala ascendente de um a um. 05. Explorar e interpretar números, reconhecendo sua utilidade no cotidiano. 06. Utilizar diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagem. 07. Comparar e ordenar coleções pela quantidade de elementos. 08. Explorar cálculos de adição e subtração por meio de estratégias pessoais. 09. Reconhecer a importância, identificar e criar estratégias próprias para medidas não convencionais e convencionais de tempo: antes/agora/depois, início/final, manhã/tarde/noite. 10. Reconhecer a importância, identificar e criar estratégias próprias para medidas não convencionais e convencionais de tamanho: comprido/curto, grande/pequeno, longe/perto 11. Reconhecer a importância, identificar e criar estratégias próprias para medidas não convencionais e convencionais de massa e volume: litro/quilo, na culinária colher/ xícara/ pitada. 12. Identificar unidade de tempo: dia/semana/mês. 13. Construir e representar formas geométricas planas identificando e analisando suas características. 14. Observar as formas geométricas na natureza, nas edificações, nas artes, etc. 15. Coletar e organizar informações (listas e tabelas) 16. Criar registro próprio para a comunicação das informações coletadas. 17. Produzir textos coletivos a partir da interpretação de informações coletadas.
  6. 6. MATEMÁTICA NÍVEL III. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Escrever corretamente números de 0 à 10. 02. Reconhecer e explorar numerais e quantidades de 0 à 50. 03. Utilizar registros não convencionais e convencionais para comunicar idéia de quantidade. 04. Explorar contagem em escala ascendente de um a um. 05. Explorar e interpretar números, reconhecendo sua utilidade no cotidiano. 06. Utilizar diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagem. 07. Explorar o número como código na oganização das informações: placas de carros, nº de residências e sapatos. 08. Comparar e ordenar coleções pela quantidade de elementos. 09. Interpretar e resolver problemas do cotidiano, compreendendo alguns dos significados das operações- soma/subtração, multiplicação/divisão. 10. Reconhecer a importância, identificar e criar estratégias próprias para medidas não convencionais e convencionais de tempo: antes/agora/depois, início/final, manhã/tarde/noite, ontem/ hoje/amanhã. 11. Utilizar diferentes instrumentos de medição de tamanho: passos/barbante/palitos etc. 12. Reconhecer a importância, identificar e criar estratégias próprias para medidas não convencionais e convencionais de massa e volume: litro/quilo, na culinária - colher/ xícara/ pitada. 13. Identificar unidade de tempo: dia/semana/mês/ano e horas exatas. 14. Identificar semelhanças e diferenças entre formas planas e espaciais. 15. Observar as formas geométricas na natureza, nas edificações, nas artes, etc. 16. Coletar e organizar informações (listas, tabelas e gráficos). 17. Criar registro próprio para a comunicação das informações coletadas. 18. Produzir textos coletivos a partir da interpretação de informações coletadas.
  7. 7. ARTES VISUAIS. NIVEL I. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Observar e identificar imagens diversas: pessoas, objetos, cores e formas. 02. Explorar, manipular e utilizar meios, materiais e variados suportes gráficos. 03. Criar desenhos e pinturas livre, dirigido e a partir de observações. 04. Criar a partir de técnicas variadas: perfuração, modelagem, dobraduras, recortes, colagem, pintura. 05. Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários como uso correto de: lápis de cor, giz de cera, pincel, cola, tintas. 06. Cuidar dos materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupos. 07. Observar elementos da linguagem visual: forma, cor e textura. 08. Identificar cores primárias e neutras. 09. Utilizar as cores explorando suas diversas misturas. 10. Construção de estruturas tridimensionais através de materiais diversos e sucata. 11. Vivenciar a linguagem cênica, por meio de jogos teatrais. 12. Explorar diferentes formas de arte a partir da observação, narração e descrição de: pinturas, fotografias e ilustrações. 13. Compreender a arte como linguagem, utilizando a comunicação gráfica: cartazes e mural. 14. Respeitar e valorizar suas produções artísticas e dos outros.
  8. 8. ARTES VISUAIS. NIVEL II. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Observar e identificar imagens diversas: pessoas, objetos, cores, formas e cenas. 02. Explorar, manipular e utilizar meios, materiais e variados suportes gráficos. 03. Criar desenhos e pinturas livre, dirigido, a partir de observações e com tema. 04. Criar a partir de técnicas variadas: perfuração, alinhavos, modelagem, dobraduras, recortes, colagem, impressão e pintura. 05. Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários como uso correto de: lápis de cor, giz de cera, pincel, cola, tintas. 06. Cuidar dos materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupos. 07. Observar elementos da linguagem visual: forma, cor, volume e textura. 08. Identificar cores primárias e neutras. 09. Utilizar as cores explorando suas diversas misturas. 10. Construção de estruturas tridimensionais através de materiais diversos e sucata. 11. Vivenciar a linguagem cênica, por meio de jogos teatrais, dramáticos e simbólicos. 12. Explorar diferentes formas de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de: pinturas, fotografias e ilustrações. 13. Compreender a arte como linguagem, utilizando a comunicação gráfica: cartazes, painel, mural, panfletos. 14. Respeitar e valorizar suas produções artísticas e dos outros.
  9. 9. ARTES VISUAIS. NIVEL III. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Observar e identificar imagens diversas: pessoas, objetos, cores, formas e cenas. 02. Explorar, manipular e utilizar meios, materiais e variados suportes gráficos. 03. Criar desenhos e pinturas livre, dirigido, a partir de observações e com tema. 04. Criar a partir de técnicas variadas: perfuração, alinhavos, modelagem, dobraduras, recortes, colagem, impressão e pintura. 05. Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários como uso correto de: lápis de cor, giz de cera, pincel, cola, tintas. 06. Cuidar dos materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupos. 07. Observar elementos da linguagem visual: forma, cor, volume e textura. 08. Identificar cores primárias, secundárias e neutras. 09. Utilizar as cores explorando suas diversas misturas. 10. Construção de estruturas tridimensionais através de materiais diversos e sucata. 11. Vivenciar a linguagem cênica, por meio de jogos teatrais, dramáticos e simbólicos. 12. Explorar diferentes formas de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de: pinturas, fotografias e ilustrações. 13. Compreender a arte como linguagem, utilizando a comunicação gráfica: cartazes, painel, mural, panfletos. 14. Respeitar e valorizar suas produções artísticas e dos outros.
  10. 10. MÚSICA NÍVEL I. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Explorar a linguagem musical em brincadeiras cantadas e rítmicas, expressando o silêncio, os sons da natureza e materiais sonoros. 02. Estimular a percepção auditiva para distinguir silêncio, sons da natureza, corporais e materiais sonoros. 03. Explorar brincadeiras com a produção de sons corporais e vocais diversos, imitando, criando e se comunicando. 04. Ampliar e apreciar repertório musical variado, compreendendo a linguagem musical, como forma de expressão individual e coletiva. 05. Conhecer e explorar diferentes ritmos musicais através da dança. 06. Dramatizar situações sonoras diversas, integrando gestos, som e movimento. 07. Reconhecer e explorar sons, adquirindo noções de: ritmo, altura, duração e intensidade.
  11. 11. MÚSICA NÍVEL II. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Explorar a linguagem musical em brincadeiras cantadas e rítmicas, expressando o silêncio, os sons da natureza e materiais sonoros. 02. Estimular a percepção auditiva para distinguir silêncio, sons da natureza, corporais e materiais sonoros. 03. Explorar brincadeiras com a produção de sons corporais e vocais diversos, imitando, criando e se comunicando. 04. Ampliar e apreciar repertório musical variado, compreendendo a linguagem musical, como forma de expressão individual e coletiva. 05. Conhecer e explorar diferentes ritmos musicais através da dança. 06. Dramatizar situações sonoras diversas, integrando gestos, som e movimento. 07. Reconhecer e explorar sons, adquirindo noções de: ritmo, altura, duração e intensidade.
  12. 12. MÚSICA NÍVEL III. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Explorar a linguagem musical em brincadeiras cantadas e rítmicas, expressando o silêncio, os sons da natureza e materiais sonoros. 02. Estimular a percepção auditiva para distinguir silêncio, sons da natureza, corporais e materiais sonoros. 03. Explorar brincadeiras com a produção de sons corporais e vocais diversos, imitando, criando e se comunicando. 04. Ampliar e apreciar repertório musical variado, compreendendo a linguagem musical, como forma de expressão individual e coletiva. 05. Conhecer e explorar diferentes ritmos musicais através da dança. 06. Dramatizar situações sonoras diversas, integrando gestos, som e movimento. 07. Reconhecer e explorar sons, adquirindo noções de: ritmo, altura, duração e intensidade.
  13. 13. MOVIMENTO NÍVEL I OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Reconhecer o corpo e suas partes, percebendo sensações e limites. 02. Explorar diferentes posturas corporais. 03. Ampliar progressivamente a destreza para deslocar- se no espaço: correr, pular,engatinhar, arrastar, rolar,etc. 04. Explorar as possibilidades expressivas dos gestos e mímicas faciais. 05. Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para desenvolver as habilidades motoras finas. 06. Realizar movimentos utilizando materiais diversos. 07. Orientar-se no espaço: posição, percurso. 08. Descobrir e explorar movimentos ajustados a um ritmo. 09. Expressar-se corporalmente, percebendo os diferentes ritmos através da dança. 10. Reconhecer e explorar noções de lateralidade 11. Participar de diversos tipos de jogos: simbólico, folclórico, competitivo e cooperativo.
  14. 14. MOVIMENTO NÍVEL II OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Reconhecer o corpo e suas partes, percebendo sensações, limites e articulações. 02. Explorar diferentes posturas corporais. 03. Ampliar progressivamente a destreza para deslocar- se no espaço: correr, pular,engatinhar, arrastar, rolar,etc. 04. Explorar as possibilidades expressivas dos gestos e mímicas faciais. 05. Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para desenvolver as habilidades motoras finas. 06. Realizar movimentos utilizando materiais diversos. 07. Orientar-se no espaço: posição, percurso. 08. Descobrir e explorar movimentos ajustados a um ritmo. 09. Expressar-se corporalmente, percebendo os diferentes ritmos através da dança. 10. Explorar a lateralidade, dominando e reconhecendo o espaço. 11. Participar de diversos tipos de jogos: simbólico, folclórico, competitivo e cooperativo.
  15. 15. MOVIMENTO NÍVEL III OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01. Reconhecer o corpo e suas partes, percebendo sensações, limites e articulações. 02. Explorar diferentes posturas corporais. 03. Ampliar progressivamente a destreza para deslocar- se no espaço: correr, pular,engatinhar, arrastar, rolar,etc. 04. Explorar as possibilidades expressivas dos gestos e mímicas faciais. 05. Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para desenvolver as habilidades motoras finas. 06. Realizar movimentos utilizando materiais diversos. 07. Orientar-se no espaço: posição, percurso. 08. Descobrir e explorar movimentos ajustados a um ritmo. 09. Expressar-se corporalmente, percebendo os diferentes ritmos através da dança. 10. Explorar a lateralidade, dominando e reconhecendo o espaço. 11. Participar de diversos tipos de jogos: simbólico, folclórico, competitivo e cooperativo.
  16. 16. NATUREZA E SOCIEDADE NÍVEL III. OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 01.Construir sua identidade por meio da descoberta de si mesmos e dos outros. 02.Desenvolver uma auto-imagem positiva e confiante sabendo-se aceito no grupo com possibilidades de interagir e crescer. 03. Perceber sua características particulares como riquezas que as diferenciam dos outros e fazem com que cada pessoa seja única e especial no grupo. 04. Conhecer sua história e considerar seu nascimento um fato especial. 05. Reconhecer que o nome nos identifica, nos diferencia dos outros e nos valoriza diante deles. 06. Conhecer , diferenciar e comparar as características específicas do ser humano e de outras espécies do reino animal. 07. Conhecer e valorizar cada parte do seu corpo e identificar a funcionalidade de cada uma e as inúmeras atividades que com elas podemos realizar. 08. Reconhecer que as diferenças na maneira de ser e de agir tornam as pessoas interessantes e especiais, mas que todas merecem o mesmo respeito. 09. Valorizar a boa alimentação para o bom desenvolvimento do ser humano. 10. Desenvolver hábitos de higiene. 11. Desenvolver hábitos de uma boa conduta (valores). 12. Reconhecer e valorizar a necessidade de se viver em comunidade. 13. Reconhecer e valorizar a necessidade de se viver em comunidade. 14. Perceber a importância do convívio familiar. 15. Perceber e valorizar a escola como um lugar especial em que se pode crescer e aprender com amigos. 16. Conhecer o quadro histórico- geográfico da cidade. 17. Identificar os meios de transporte, sinais de trânsito e meios de comunicação.
  17. 17. CONT. NATUREZA E SOCIEDADE OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB. 18. Conhecer e valorizar o folclore nacional. 19. Reconhecer e valorizar os símbolos nacionais. 20.Conhecer e participar de datas comemorativas, cívicas e tradições culturais importantes para a sociedade. 21. Perceber o mundo ao seu redor com toda a sua grandeza. 22. Perceber e valorizar o meio ambiente como fonte de vida capaz de nos dar plantas, alimentos, frutos e flores. 23. Preservar o meio ambiente, participar na coleta de objetos para reciclagem e/ou reaproveitamento nas atividades de classe. 24.Valorizar a água como elemento essencial á vida das pessoas, animais e plantas. 25. Identificar as partes da planta e reconhecer o seu valor nos aspectos decorativo, medicinal, alimentício e outros. 26. Conhecer, identificar, relacionar , classificar diferenciar e valorizar as espécies animais e seu habitat. 27. Reconhecer as mudanças climáticas. 28. Explorar diferentes materiais através da experimentação.
  18. 18. OBJETIVOS. 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

×