Lição 7 - O MINISTÉRIO DE PROFETA

1,816 views
1,634 views

Published on

Published in: Spiritual
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,816
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
119
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Lição 7 - O MINISTÉRIO DE PROFETA

  1. 1. LIÇÃO 7 O MINISTÉRIO DE PROFETA
  2. 2. TEXTO ÁUREO “E a uns pôs Deus na Igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas”(1Co 12,28)
  3. 3. Verdade Prática O ministério de profeta é fundamental para a igreja de Cristo nos dias atuais.
  4. 4. Leitura Bíblica em Classe 1 Coríntios 12.27-29 Efésios 4.11-13
  5. 5. Introdução A lição desta semana versa sobre o dom ministerial de profeta. Estudaremos alguns aspectos deste dom a luz da Bíblia, mas também considerando o contexto histórico e cultural do antigo e do novo testamento. O ministério de profeta é altamente importante para os nossos dias, pois de acordo com o ensino dos apóstolos, tal ministério tem um valor excelso para a igreja de qualquer tempo e lugar.
  6. 6. 1- O Profeta do Antigo Testamento 1. Conceito 2. O oficio 3. O profetismo
  7. 7. 1. Conceito O profeta do antigo testamento era a pessoa incumbida para falar em nome de Deus.
  8. 8. 2. O oficio Expressões como “veio a mim a palavra do Senhor”, e “assim diz o Senhor” eram formas usuais para o profeta começar a mensagem divina.
  9. 9. 3. O profetismo O objetivo desse movimento era “restaurar o monoteísmo hebreu”, “combater a idolatria”, “denunciar as injustiças sociais”, “proclamar o dia do Senhor”, e “reavivar a esperança messiânica”.
  10. 10. II- O PROFETA DO NOVO TESTAMENTO 1. A importância do termo “profeta” em o novo testamento 2. O ofício do profeta neo-testamentário. 3. O objetivo do dom ministerial de profeta
  11. 11. 1. A importância do termo profeta em o novo testamento Aqui a bíblia denota a importância do ministério de profeta na liderança da igreja do primeiro século.
  12. 12. 2. O ofício do profeta neo- testamentário. O profeta Neotestamentário era dotado por Deus para receber e mediar diretamente a Palavra do Altíssimo.
  13. 13. 3. O objetivo do dom ministerial de profeta O profeta é chamado por Deus a levar a igreja de Cristo a maturidade Cristã.
  14. 14. III-DISCERNINDO O VERDADEIRO PROFETA DO FALSO 1. Simplicidade x Arrogância 2. Pelos frutos conhecereis 3. Ainda sobre o falso profeta
  15. 15. Verdadeiro profeta Simplicidade e amor Falso profeta Só pensa em status e benefícios, autopromoção 1. Simplicidade x Arrogância
  16. 16. 2. Pelos frutos conhecereis. Lembre-se de que não devemos diferenciar o verdadeiro profeta do falso pela “performance” ou pelo “espetáculo”, mas pelos frutos que eles produzem.
  17. 17. 3. Ainda sofre o falso profeta Apesar deles serem arrogantes e iníquos, eles falam com grande eloquência e isso basta para que eles sejam aceitos
  18. 18. Conclusão. Apesar de ao longo da historia da igreja o ministério de profeta ter perdido a preeminência, sabemos o quanto ele é importante para a vida espiritual da igreja de Cristo. O profeta do Senhor, com autoridade e sabedoria divina deve desmascarar as injustiças, o falso profetismo e primar pela edificação da igreja do Senhor. Que Deus levante os legítimos profetas.
  19. 19. PERGUNTAS 1- De acordo com a lição, defina o conceito de profeta no antigo testamento? O profeta do antigo testamento era a pessoa encarregada de falar em nome de Deus. 2- O que foi o profetismo? O profetismo foi um movimento que surgiu no período aproximado de VIII a.C tanto em Israel quanto em Judá. 3- Quais são os cinco ministérios mencionados em Efésios 4.11? Apostolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Doutores 4- Em que consistia o ofício de profeta no Novo Testamento? Seu ofício consiste em proclamar e interpretar a Palavra de Deus, por vocação divina, com vistas à admosestação, exortação, animo, consolação. 5- Cite duas característica do verdadeiro profeta? A simplicidade e o amor

×