Ntd ciencias 01

293 views
161 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
293
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ntd ciencias 01

  1. 1. NTD DE CIÊNCIAS Professor Samuel Bitu Data – 07/03/2013 Equipe Alexandre Sales Carlos Mateus Caio de Abreu 8º ano 3
  2. 2. Sistema Digestório: Doença Celíaca● A doença Celíaca ataca o sistema digestório,e é uma condição crônica que afeta com mais frequência o intestino delgado. A mesma doença causa uma intolerância eterna ao Glúten,uma proteína do trigo,centeio,cevada,aveia e malte. Neste breve trabalho,você irá revisar sintomas,prevenção e tratamento.
  3. 3. Doença Celíaca: Prevenção● Como a causa exata é desconhecida, não há maneira conhecida para prevenir o desenvolvimento da doença celíaca. No entanto, estar consciente dos fatores de risco (como ter um membro da família com o distúrbio) pode aumentar suas chances de diagnóstico e tratamento precoces, e de uma vida longa e saudável.
  4. 4. Doença Celíaca: Sintomas● A doença Celíaca possui vários sintomas,dentre eles... - diarréia crônica ou prisão de ventre - inchaço e flatulência - irritabilidade - pouco ganho de peso
  5. 5. Doença Celíaca: Tratamento● O tratamento consiste em evitar por toda a vida alimentos que contenham glúten (tais como pães,cereais, bolos, pizzas, e outros produtos alimentícios, ou aditivos, que contenham trigo, centeio, aveia e cevada). Medicamentos e outros produtos também podem conter glúten. Assim que o glúten é removido da dieta, a cura costuma ser total.
  6. 6. Doença Celíaca: O que esperar do tratamento● O portador da Doença Celíaca já comeca a apresentar melhoras com 1 ou 2 semanas de intolerancia ao gluten.Evitar alimentos que possuem Lactose tambem ajuda.Na maior parte das pessoas,os sintomas desaparecem e a parede do intestino se recupera totalmente após 6 ou 12 meses de intolerancia ao gluten,e nas criancas o crescimento volta ao normal.Visitas constantes aos nutricionistas é fundamental para se tratar da Doença Celíaca.Embora algumas pessoas serem capazes de voltar a consumir gluten,Elas não superaram a mesma Doença e não estao curados,pois a dieta sem gluten deve ser seguida POR TODA A VIDA.(Ja pensou viver uma vida sem comer um big mac?)
  7. 7. Doença Celíaca: Como contrai-la● As pessoas que ocorrem mais chances de contrair a mesma Doença são aquelas que possuem diabete do tipo 1,sindrome de Willian,sindrome de Turner e parentes que possuem a Doença.Por outro lado,voce ainda pode contrair a Doença,mesmo que não faça parte do grupo de maiores riscos.
  8. 8. Doença Celíaca: é comum esta Doença● Nos EUA,Estima-se que 1 a cada 100 pessoas são portadores da Doença,em quanto no Brasil ainda não há um numero oficial,mas na ultima pesquisa,em 2005,pela UNIFESP,os resultados foram de que apenas 1 de 214 pessoas que doaram sangue é portadora da Doença,em Sao Paulo.
  9. 9. Doença Celiaca: Como a Doença é diagnosticada?● Infelizmente,a Doença pode levar anos para ser diagnosticada.A Doença Celiaca é detectada normalmente por meio de exames de sangue,e os exames dos anticorpos antitransglutaminase e anti- endomísio,que são super precisos e confiaveis,porem não suficientes para o diagnostico.A doença celíaca deve ser confirmada quando é encontrado algumas mudancas nos vilos do intestino delgado.Para ver as mudancas, é preciso uma amostra do intestino delgado,que é recolhida atraves de um processamento chamado biopsia.

×