Habilidade e competencias do administrador

  • 46,114 views
Uploaded on

Trabalho sobre Habilidade e competencias do Administrador

Trabalho sobre Habilidade e competencias do Administrador

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
46,114
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
155
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Competencias e Habilidades do Administrador Administrador, ou administrador de empresas, é uma das profissões de nível superior com maior quantidade de subespecialidades, tal como médico, engenheiro e advogado. Mas difere dessas três por ser uma profissão relativamente nova - foi regulamentada em 1965. As primeiras teorias que deram origem à ciência da administração remontam ao final do século XIX, tendo Frederick Taylor com seu principal introdutor.
  • 2. De acordo com as características da profissão de administrador, seus especialistas podem atuar em qualquer ramo de atividade, incluindo indústrias, comércio, bancos, empresas de serviço, agrícolas, hospitais e assim por diante. Isso porque a essência da atividade são as funções organizacionais e administrativas de que todas as empresas precisam - a exemplo das tarefas fundamentais: planejar, organizar, dirigir ou coordenar e controlar.
  • 3. As áreas de atividades consideradas mais específicas do administrador são: gerência administrativa de escritórios e da área de serviços administrativos de qualquer organização; atividades de organização e métodos administrativos em qualquer tipo de empresa ou instituição; atividades de assessoria organizacional também de forma ampla; atividades afins e semelhantes.
  • 4. Competências técnicas (domínio de conhecimentos) As competências técnicas do administrador compõem-se essencialmente de técnicas de administração e organização. Incluem técnicas de gestão administrativa de estruturação organizacional, como organogramas, fluxogramas, layouts; definição de diretrizes, normas e procedimentos organizacionais; técnicas de análise, avaliação (diagnóstico) e estruturação organizacional; de administração de pessoal, abrangendo o
  • 5. domínio de sua legislação específica; e de administração de materiais, entre outros assuntos. A formação de administrador engloba as matérias: teorias organizacionais e de gestão empresarial; instituições de direito público e privado; administração de materiais; administração de pessoal; noções de contabilidade, finanças e orçamento; matemática; estatística; noções de psicologia organizacional; legislação social, trabalhista e tributária.
  • 6. A formação de administrador engloba as matérias: teorias organizacionais e de gestão empresarial; instituições de direito público e privado; administração de materiais; administração de pessoal; noções de contabilidade, finanças e orçamento; matemática; estatística; noções de psicologia organizacional; legislação social, trabalhista e tributária.
  • 7. Competências de atuação profissionaL (saber fazer ou atuar, saber aplicar conhecimentos e experiência) Possuir visão de conjunto. Capacidade de estabelecer estratégias. Capacidade de definir diretrizes, estruturas e sistemas organizacionais. Saber elaborar conceitos, premissas e pressupostos. Saber elaborar documentos normativos. Capacidade de planejar, estruturar e ordenar ações. Capacidade de coordenar e orientar atividades administrativas e operacionais, inclusive informatizadas. Saber orientar e atuar em equipe.
  • 8. Saber localizar, identificar e reunir dados e informações. Saber assimilar e promover inovações. Capacidade para estabelecer correlação entre dados e fatos. Capacidade de representar organizações virtual e graficamente por meio de símbolos. Saber administrar o tempo. Saber cuidar do autodesenvolvimento profissional. Saber conduzir reuniões de trabalho. Saber definir prioridades de ação. Saber levantar, definir e gerenciar processos. Saber diagnosticar e avaliar situações.
  • 9. Saber assimilar e promover inovações. Capacidade para estabelecer correlação entre dados e fatos. Capacidade de representar organizações virtual e graficamente por meio de símbolos. Saber administrar o tempo. Saber cuidar do autodesenvolvimento profissional.