Relatório: As montadoras na Internet
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Relatório: As montadoras na Internet

on

  • 2,217 views

O relatório de monitoramento para acompanhamento de abrangência e penetração das montadoras nas redes e mídias sociais tem como objetivo mostrar como os usuários se relacionam com os produtos ...

O relatório de monitoramento para acompanhamento de abrangência e penetração das montadoras nas redes e mídias sociais tem como objetivo mostrar como os usuários se relacionam com os produtos produzidos e entregues pelas montadoras, desde seu bem mais básico, que seriam os carros, produzidos pelas montadoras passando pelo pós venda.

Statistics

Views

Total Views
2,217
Views on SlideShare
2,105
Embed Views
112

Actions

Likes
1
Downloads
33
Comments
0

1 Embed 112

http://aceita.com.br 112

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Relatório: As montadoras na Internet Document Transcript

  • 1. 1 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS
  • 2. 2 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Relatório de Monitoramento – As Montadoras na Internet 1. Introdução a. Objetivos e Análises iniciais 2. Gráficos de Amostragem a. Citações Gerais b. Classificação por Rede c. Redes d. Usuários e. Abrangência f. Palavras e Termos g. Links h. Regiões do País 3. Marcas e Veículos a. Fiat b. Chevrolet c. Volkswagen 4. Conclusão
  • 3. 3 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Objetivos e Análises iniciais O relatório de monitoramento para acompanhamento de abrangência e penetração das montadoras nas redes e mídias sociais tem como objetivo mostrar como os usuários se relacionam com os produtos produzidos e entregues pelas montadoras, desde seu bem mais básico, que seriam os carros, produzidos pelas montadoras passando pelo pós venda. Aqui citamos itens como - Manutenção, Diferenciais como Designer e Opcionais chegando a Rentabilidade na troca por um produto novo e não esquecendo a questão – Seguro; Amplamente comentada pelos usuários. Analisamos neste relatório as principais formas de comunicação que os usuários utilizam na rede e por que utilizam a rede quando citam seus carros e as montadoras. Concluímos que os usuários, aqui neste relatório considerados clientes, utilizam a rede para três fins básicos: Troca de experiência na escolha de seu novo carro, Troca de informação para localizar veículos roubados ou furtados e um terceiro nicho que utiliza a rede como veículo de marketing para novos negócios como revendas de automóveis que procuram encontrar novos consumidores anunciando veículos novos e usados. Também foi notado que as mídias e redes sociais são bastante utilizadas para troca de informações e notícias sobre as montadoras, principalmente no anseio de conhecer novos veículos e modelos apresentados pelas montadoras no país. A frase “Hoje vi um carro da montadora Y sendo testado na estrada X, vejam a foto” é compartilhada com extrema felicidade pelo usuário que conseguiu tal “flagra”. O acompanhamento aqui detalhado tem por base o período de 02/05/2011 até 10/05/2011. As redes utilizadas no monitoramento foram: Twitter, Facebook, Youtube, ReclameAqui!, Yahoo! Respostas e Orkut. Outras redes poderiam ser utilizadas caso o enfoque da pesquisa fosse outro, como exemplo, a pesquisa fosse com foco na abrangência de um determinado comercial ou propaganda. O Sistema utilizado para monitoramento foi o da ACEITA – Mídias Sociais em tempo Real. Sistema que pode ser contrato por qualquer pessoa física ou jurídica, diretamente pelo site www.aceita.com.br ou através dos telefones 51 3366.0177 e 51 4063.7343.
  • 4. 4 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Gráficos de Amostragem Citações Gerais No gráfico de “Amostragem”; “Citações Gerais”. Temos então uma visão clara e ampla do impacto de cada marca nas redes e mídias sociais. Este impacto no mundo Web pode ser considerado como um reflexo futuro e presente do mundo “off-line”, muito embora hoje em dia não possamos trabalhar com uma distinção tão grande dos dois ambientes visto que os usuários off-line estão cada vez mais a todo o momento online através de seus computadores e smartphones. Enquanto a montadora Fiat trabalha para chegar ao topo do mercado com a venda de veículos comerciais e leves no país, a Volkswagen está disposta a utilizar-se das mesmas armas para não perder seu posto de número 1 na venda de carros. Porém as redes e mídias sociais já mostram este novo cenário onde a montadora Fiat é a marca mais lembrada, tendo uma aceitação maior quanto a novidade e incorporação de novos modelos. Logo após a disputa pelo posto número 1 das redes e mídias sociais, vem a Chevrolet com seus modelos Ágile e Celta ao qual possui um grande número de citações nas redes e mídias sociais, principalmente quando o assunto é “troca de carro” o que pode se tornar como uma oportunidade de novos negócios para a montadora e também o ótimo desempenho do Celta no item “mais rentável na hora da troca”.
  • 5. 5 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Gráficos de Amostragem Classificação por Rede Neste gráfico “Amostragem”; “Citações por Rede”. Podemos notar que entre todas as redes e mídias sociais a que mais se destaca quando o quesito é quantidade de citações e interações entre os usuários, esta rede é o Twitter, tanto que por sua facilidade e dinâmica, é a rede que mais apresentou resultados. Por ser mais dinâmica e com mais citações, muitas delas se mostraram como “neutras” quando o assunto seria melhorias ou prospecção de novos produtos nas redes, pois muitas destas citações, no caso de “neutras” são conversas entre os usuários, replicação de notícias como “roubos” e outros, ou até mesmo “Piadas” referentes ao nome da marca e situações do cotidiano do usuário. Porém, esta rede também se mostrou um ótimo lugar para verificar o quão impactante uma campanha ou novo produto são para o consumidor final. Opiniões desde as cores dos modelos vendidos pelas montadoras passando por músicas de comerciais veiculados em canais abertos são avidamente discutidos e “retuitados” por diversos usuários nesta rede. Então, o Twitter foi, em nosso monitoramento, a rede que, para as montadoras, se mostrou como mais interessante para saber a opinião de seus clientes quanto às novidades e necessidades que possuem para inovações na área. Já o Facebook, nesta pesquisa, se mostrou mais com cara comercial, sendo utilizado por diversas revendas e profissionais do setor para, comprar, vender e trocar veículos usados. O Youtube foi escolhido como ferramenta tanto para mostrar modificações nos carros dos usuários, os chamados “Tuning“ como também é bastante utilizado para mostrar formas de manutenção e explicações sobre partes e peças dos veículos. Em nossa pesquisa não consideramos comerciais disponibilizados pelas próprias montadoras por não ser parte do intuito final da pesquisa, onde gostaríamos de saber a opinião e satisfação dos clientes consumidores das marcas.
  • 6. 6 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real O Yahoo! Respostas, como já é sabido, é utilizado pelos usuários quando estão com dúvidas funcionais sobre o veículo, como “Quando trocar de Marcha”, “Como funciona o motor” e ainda “Como consumo menos gasolina com o meu carro”. Reclame Aqui!, deste, retiramos citações neutras e negativas, as negativas, nesta rede são as mais óbvias por já ter se tornado um canal padrão para reclamações no ambiente web. Também podemos catalogar citações neutras nesta rede onde o nome da marca poderia ser vinculado a reclamação apenas informando que outro modelo era melhor ou não apresentava o mesmo problema do modelo em questão citado na reclamação. Porém, é uma rede que deve ser olhada sempre de perto e diariamente, pois uma reclamação que chega ao ReclameAqui!, é uma reclamação que invariavelmente já passou por todas as outras redes antes e é uma reclamação muito mais inflamada do que as proferidas inicialmente.
  • 7. 7 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Gráficos de Amostragem Redes Neste gráfico “Amostragem”; “Redes”. As principais redes conhecidas pelos consumidores brasileiros são realmente as mais utilizadas. Quando falamos de monitoramento de redes e mídias sociais, falamos basicamente das redes utilizadas neste monitoramento. Alguns públicos e produtos ainda apresentam relevância em outras redes, mas claramente tudo que passa através das outras redes, deixam rastros também nestas redes. Podemos afirmar que os verdadeiros Buzz iniciam-se nestas redes. Twitter, Facebook, Orkut, Youtube e ReclameAqui! finalizando com o Yahoo! Respostas, muito utilizado por usuários brasileiros para sanar dúvidas gerais.
  • 8. 8 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Gráficos de Amostragem Usuários Neste gráfico “Amostragem”; “Usuários”. Encontramos uma relação daqueles internautas que mais mencionaram a marca ou o setor, no período monitorado, ele é um grande aliado na hora de encontrar usuários chamados de “advogados da marca” que muitas vezes são contatados para parcerias em campanhas e também para encontrar aqueles usuários insatisfeitos que muitas vezes precisam apenas ser ouvidos e respondidos para ter uma melhor imagem da empresa e desta forma não voltarem a falar negativamente da empresa para outros usuários que busquem informações sobre ela.
  • 9. 9 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Gráficos de Amostragem Abrangência Neste gráfico “Amostragem”; “Abrangência”. Outro recurso para encontrar usuários que podem auxiliar em futuras campanhas é o gráfico de abrangência, ele mostra quais os usuários relacionados à marca e ao setor que atingem mais pessoas com as suas mensagens, sendo assim formadores de opinião nas redes sociais. Com estas informações é possível escolher os melhores usuários para divulgar a sua marca em campanhas patrocinadas e até mesmo selecionar quais é mais interessante dar mais ou menos atenção para trazer para o lado da empresa.
  • 10. 10 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Gráficos de Amostragem Palavras e Termos › CARRO, PALIO, CONVERSÍVEL, CHEVROLET, AGILE, VERSÃO, FENABRAVE, CABRIO, QUATRORODAS, CELTA, VÍDEO, AUTOESPORTE, ACIDENTE, ESPOSO, COMPRAR, COMERCIAL, ENCOSTA, ACABO, AMARELO, SIGNOSHOOT, COLISÃO, DIRIGIR, MUNDO, SUSTENTA, VEICULOS, SONHOS. Neste gráfico “Amostragem”; “Palavras e Termos”. Podemos verificar palavras e linguagem utilizadas pelos clientes e usuários quando se comunicam nas redes e mídias sociais. Diversos filtros podem ser criados para afunilar e chegar ao ponto que se deseja. Neste relatório apenas catalogamos, de forma geral, as palavras mais utilizadas nas redes e mídias sociais, sem fazer distinção a público, marca ou faixa de região no país. Podemos notar, nesta amostragem, que a Fiat encontra-se no topo das citações vinculadas ao monitoramento de veículos leves de passeio. A palavra “PALIO”, um dos modelos acompanhados, está a frente da palavra “CONVERSÍVEL” uma versão mostrada aos internautas, como sendo do Novo Uno, muito comentada e disseminada na rede como sendo um “SONHO” palavra também muito utilizada pela grande maioria dos usuários que tiveram acesso a notícia. “CABRIO” também uma palavra que é vinculada a marca da montadora Fiat, mostra que junto ao Ágile são os veículos mais “queridos” no mundo online. Sempre apreciado, gerando e dividindo novas opiniões que é o que todos buscam. Buzz ao entorno da marca. Algumas palavras apresentadas podem ser temporais, representando algumas notícias que foram veiculadas no período do monitoramento, “ESPOSO” seria uma delas. Muito importante sempre manter-se atento a estas palavras e gerar relatórios constantes sobre as tendências de palavras para relacionamento, esta é uma das melhores formas de acompanhar o que estão falando sobre determinado setor ou marca.
  • 11. 11 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Gráficos de Amostragem Links › Montadora: Fiat - Palio - http://migre.me/4sc75 › Montadora: GM - Ágile - http://j.mp/jwMUHQ › Montadora: GM - Celta - http://bit.ly/jF7BOW › Montadora: Volkswagen - Fox - http://rdae.eu/eyaa6V › Montadora: Fiat - Uno - http://migre.me/4vNay › Montadora: Volkswagen - Gol - http://kingo.to/Bbn Neste gráfico “Amostragem”; “Links”. Torna-se muito interessante para acompanhar promoções. O gráfico de links do período monitorado mostra que os usuários que citaram o modelo Palio da montadora Fiat, mais compartilharam um “flagra” do novo Palio em São Paulo. Ainda na montadora Fiat o link mais compartilhado foi sobre um possível lançamento da montadora, o Uno Adventure. Enquanto com a montadora Chevrolet, o link mais compartilhado, e também mais comentado, foi de uma versão branca do Ágile. Outro link muito compartilhado e que chegou a gerar um Buzz entorno da marca, foi o lançamento do modelo Celta na Argentina. Reportagem, compartilhada com link, mostrava o valor que seria cobrado dos argentinos, valor equivalente quando convertido para reais. Esta conversão e a diferença nos valores ofertados aos brasileiros chegou a gerar um grande Buzz negativo entorno da marca Chevrolet e consequente o Celta. A montadora Volkswagen teve como um de seus links mais compartilhados um site de pergunta e respostas com a pergunta “Qual vai ser seu carro?”, um site mais voltado para o público feminino, assim como o público que mais se identifica com o modelo, teve como principal resposta o modelo Fox da montadora Volkswagen.
  • 12. 12 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Outro link muito comentado e compartilhado pelos usuários, principalmente na rede social Twitter, foi de um conhecido site de leilões online onde um veículo Gol 1.0 seria leiloado nos moldes de leilão de 1 centavo onde a cada lance o valor a ser pago pelo carro aumentará em R$ 0,01. Este link gerou um grande Buzz de usuários que tinham interesse em comprar o veículo por um valor muito abaixo pelo comercializado nas principais revendas e concessionárias do país. A análise dos principais links compartilhados reflete diretamente no público e tipo de clientes e usuários que costumam comprar e se identificar com a marca, muito bem firmado entre sexo masculino e feminino nas redes e mídias sociais.
  • 13. 13 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Gráficos de Amostragem Links e Domínios › bit.ly › migre.me › t.co › 4ms.me › ow.ly › glo.bo › uno.fiat.com.br Neste gráfico “Amostragem”; “Links e Domínios”. Campeão de uso nas redes e mídias sociais, o bit.ly foi o que mais apareceu no monitoramento aqui descrito. Como já era esperado, o bit.ly é utilizado por usuários de todo o mundo e gera ótimos relatórios de cliques e compartilhamento. Em segundo lugar temos o migre.me, encurtador brasileiro, que possui uma grande comunidade utilizadora. Conhecidamente como a segunda opção para compartilhamento de links nas redes e mídias sociais. Logo após, temos o t.co, encurtador próprio do Twitter que é utilizado quando nenhum encurtador é definido no momento da postagem. Cabe aqui lembrar que sempre que compartilhamos um link nas redes e mídias sociais, estes, devem ser encurtados para melhor compartilhamento e fixação. Para campanhas patrocinadas ou monitoradas pela própria empresa, a ACEITA possui um encurtador próprio que proporciona a contagem de cliques diretamente no painel de controle para mensuração de resultados na divulgação e monitoramento de campanhas. Finalizando, ressaltamos aqui um link com domínio da montadora Fiat que se mostrou a mais compartilhada e falada pelos usuários das redes e mídias sociais. Usuários se mostravam felizes ao compartilhar que estavam montando um modelo personalizado de seu Novo Uno.
  • 14. 14 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Gráficos de Amostragem Região Neste gráfico “Amostragem”; “Região”. Este gráfico demonstra, de forma clara, quais as regiões do país possuem o maior número de citações. Aqui não efetuamos distinção de Classificação por estado, mas que também pode ser analisado e mensurado para uma real abrangência de citações Positivas, Negativas ou até mesmo oportunidade de novos negócios em regiões onde a atuação da montadora não seja focada. São Paulo e Rio de Janeiro são os tops de usuários participantes nas redes e mídias sociais que compartilham suas experiências com veículos, esta também é a realidade do país, onde o mercado está focado nestas regiões, tendo um número maior de internautas.
  • 15. 15 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Marcas e Veículos Montadora – Fiat › Montadora: Fiat – Uno › Montadora: Fiat – Palio Claramente o modelo Novo Uno da montadora Fiat é o modelo mais bem quisto nas redes e mídias sociais. Amplamente aceito pelo público feminino, suas cores e opções de acessórios, aliados a uma nova linguagem, é preferido e aceito por todos. Em nosso monitoramento, podemos acompanhar e encontrar clientes desde seus 5 anos de idade, como relatado por usuários, até o público mais experiente, que deseja mudar de carro e ter uma nova roupagem para o dia a dia. A montadora Fiat foi claramente a mais lembrada e comentada nas redes e mídias sociais. Possuindo seu público mais participante nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, seguindo de perto da Bahia e do Paraná. Mesmo dividindo opiniões sobre suas opções de cores, o modelo é o mais lembrado e comentado. Ainda analisando a marca Uno, o antigo modelo da marca ainda é muito lembrando pelo público em geral, muito embora tenha sua imagem totalmente vinculada para o mundo corporativo, onde usuários o relacionam como “carro de frota” e não um modelo novo e despojado ao qual poderia fazer frente a modelos importados, tão lembrados pelos consumidores em geral. O Palio, da Fiat, já não é mais o mesmo na escolha dos usuários, o monitoramento, no período escolhido, gerou diversos resultados de clientes que gostariam de vender seu carro, para trocar de carro e
  • 16. 16 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real comprar um Novo Uno como também foram localizados usuários que pensam em mudar de montadora. Uma gama grande de citações foi catalogada com ofertas de venda para modelos mais antigos. Não fosse o Novo Uno, apenas o Palio da Fiat não faria frente às outras montadoras. O Palio gerou 78% das citações nas redes e mídias sociais de forma “neutra” citações estas que foram marcadas desta forma com base em seu conteúdo: “venda”, “troca” ou “conversas sem compromisso” entre usuários. Apenas 11% das citações, quando mencionadas o modelo Palio da Fiat, foram positivas, já as citações que podem ser consideradas oportunidades de novos negócios, tomando por base conversas na rede, formam apenas 7% do total catalogado no período. Com o modelo Novo Uno, a situação melhora um pouco para montadora Fiat, muito embora tendo 62% das citações marcadas como neutra, isto é, “conversas sem compromisso” entre os usuários, outros 23% das citações foram marcadas como positivas e outros 4% como oportunidade para novos negócios. Então, aqui, podemos analisar e ter por base que os clientes e usuários “conversam” sobre o Novo Uno, fazem piadas entre amigos, se relacionam com a marca, tendo-a como algo próximo delas. Nas classificações Negativas, 11% dos usuários participaram das citações. O principal item apontado nas classificações negativas foram o Designer não muito atrativo e o uso de cores vibrantes como opção de compra – quesito que também gera comentários positivos. Estes pontos negativos são em sua maioria levantados por homens e também, espantosamente, mulheres indicando que o modelo Novo Uno não é o modelo mais indicado para eles escolherem como próxima compra. O Fiat Palio alcançou uma abrangência de 251 Mil pessoas ante 871 Mil pessoas do modelo Novo Uno.
  • 17. 17 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Marcas e Veículos Montadora – Chevrolet › Montadora: GM – Agile › Montadora: GM - Celta No período selecionado para monitoramento, os modelos Ágile e Celta da montadora Chevrolet ficaram virtualmente igualados no número de citações, ficando o Ágile ligeiramente na frente com 53% das citações e o Celta com 47% das citações que foram catalogas nas redes e mídias sociais. São Paulo, Bahia e Paraná formam as primeiras posições para as citações catalogadas, mas que são seguidas de perto pelos outros estados brasileiros como Tocantins, Distrito Federal e Minas Gerais. O estado com o menor número de citações catalogadas foi o de Santa Catarina. A disputa entre Celta e Ágile foi ganha pelo modelo Ágile da Chevrolet, assim como modelos de outras montadoras, o Chevrolet Ágile dividi opiniões nas redes e mídias sociais e é facilmente definido como o carro da escolha feminina. O designer do carro gera opiniões distintas na rede. Citações de amor e ódio são catalogadas diversas vezes durante o dia, bem como dúvidas e possível escolha do modelo para futura aquisição. No período de monitoramento a notícia do lançamento do modelo Celta, na vizinha Argentina, e seu preço sugerido, convertido para reais, gerou um Buzz negativo para a marca, pois apresentava um valor quase 50% mais barato sobre o valor ofertado ao público brasileiro. Ponto muito lembrado pelos usuários das redes e mídias sociais foi a taxa de desvalorização do modelo Celta ante outros modelos da mesma categoria. Com taxa de apenas 9,4% de desvalorização foi considerado o modelo que menos perde o seu valor de mercado no período de 12 meses.
  • 18. 18 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real O Ágile gerou 18% das citações nas redes e mídias sociais de forma “neutra” citações estas que foram marcadas desta forma com base em seu conteúdo: “venda”, “troca” ou “conversas sem compromisso” entre usuários. No período monitorado 38% das citações, quando mencionadas o modelo Ágile da Chevrolet foram positivas, que foram acompanhadas de perto pelas citações que foram consideradas negativas. Com 34% das citações negativas, um dos principais pontos para este nível tão alto de citações negativas, foram reclamações no site ReclameAqui!, e seu designer, definido como “de gosto duvidoso” por alguns usuários destas redes e mídias sociais. Com o modelo Celta a Chevrolet melhora um pouco seus números nas redes e mídias sociais, muito embora tendo 46%, valor muito mais alto que o modelo Ágile, das citações marcadas como neutra, isto é, “conversas sem compromisso” entre os usuários, outros 28% das citações foram marcadas como positivas e outros 5% como oportunidade para novos negócios. O modelo Celta ficou com 22% das citações marcadas como negativas. Fora problemas apontados no site ReclameAqui!, site especializado em catalogar reclamações de usuários que não são atendidos pelos fabricantes e representantes, o modelo Celta gerou um grande Buzz negativo no mercado brasileiro quando foi comparado ao seu irmão argentino, com valor muito inferior ao qual é comercializado no mercado nacional. O Ágile por sua vez, ficou com uma abrangência de 343 Mil pessoas número amplamente maior que as 67 Mil pessoas que foram impactadas no monitoramento da marca Celta.
  • 19. 19 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Marcas e Veículos Montadora – Volkswagen › Montadora: Volkswagen – Gol › Montadora: Volkswagen – Fox Os modelos analisados da montadora Volkswagen possuem seu público claramente definidos, ficando o Gol para o público masculino e o modelo Fox para o público feminino. No modelo Gol, o público é definido por si só, ao analisar cada citação catalogada. Já no modelo Fox a diferença de público é tão claramente definida que nas citações catalogadas encontramos o público masculino indicando o modelo para o público feminino e por consequência o público feminino definindo que aquele seria o melhor veículo para elas. O Gol também é o carro mais lembrando quando se fala e se comenta de “modificações” nas redes e mídias sociais, também conhecidos como “Tuning” ou “Carros Tunados”. Palavras como “MODIFICADO” e “REBAIXADO” são comuns às citações deste monitoramento. O Modelo Gol da montadora Volkswagen é mau visto por boa parte dos usuários por ser visto como um carro mais visado por assaltantes, e por consequência, tendo o valor de seu seguro antifurto comparado ao de modelos mais luxuosos, de montadoras estrangeiras. Nesta mesma linha de citações monitoradas, o modelo Gol foi o que mais apresentou citações de usuários compartilhando notícias sobre carros roubados ou solicitando repasse de informações sobre seus veículos. O Fox gerou 49% das citações nas redes e mídias sociais de forma “neutra” citações estas que foram marcadas desta forma com base em seu conteúdo: “venda”, “troca” ou “conversas sem compromisso” entre usuários. Apenas 17% das citações, quando mencionadas o modelo Fox da Chevrolet foram positivas, já as citações que podem ser consideradas oportunidades de novos negócios, tomando por base conversas na rede, formam apenas 6% do total catalogado no período.
  • 20. 20 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Com o modelo Gol, a situação melhora um pouco para montadora Volkswagen, muito embora tendo 46% das citações marcadas como neutra, isto é, “conversas sem compromisso” entre os usuários, outros 29% das citações foram marcadas como positivas e outros 12% como oportunidade para novos negócios. Nas classificações Negativas, 12% dos usuários participaram das citações. O principal item apontado, nas classificações negativas, foi a alta visibilidade de assaltantes e o alto custo do seguro na escolha de seu carro novo. O Item que em segundo lugar mais gerou insatisfação dos consumidores do Gol foi o seu valor ofertado ao mercado nacional. Nota-se claramente, nas classificações negativas, que a qualidade do carro não é colocada em questão, sabidamente um ótimo carro, apenas os custos adicionais para manter o veículo que são levados em consideração pelos usuários. Modelo Fox da Volkswagen alcançou o índice de 768 Mil pessoas impactadas em nosso monitoramento ante os 848 mil impactados pelo monitoramento do modelo Gol. Mesmo possuindo um número menor de citações que a marca Fiat, os modelos da Volkswagen possuem uma abrangência maior nas redes e mídias sociais.
  • 21. 21 ACEITA – Relatório: As montadoras na Internet | Monitoramento de Mídias Sociais em tempo Real Conclusão Um apanhado sobre o monitoramento de mídias sociais e o resultado obtido. Em nosso monitoramento que foi de 02/05/2011 a 10/05/2011 tivemos uma abrangência, isto é, pessoas que visualizaram o link, reclamação ou comentário, maior que 1 Milhão. Um total de 4 Mil citações, comentários, fotos e vídeos foram analisados e classificados quanto ao seu sentimento quando falavam ou referenciavam a marca. Em alguns casos a mesma citação foi catalogada para as 3 montadoras aqui descritas, porém, para cada uma, uma classificação diferente foi marcada. 369 links foram compartilhados nestes monitoramentos, alguns com mais de 1,6 mil cliques únicos. Em resumo, as redes e mídias sociais são amplamente utilizadas pelo público para todos os fins, comprar, vender, aprender e conhecer melhor o produto que está comprando. Um monitoramento específico como o descrito aqui contabilizou uma abrangência de 1 Milhão de pessoas em apenas 8 dias. Monitoramentos diversos, podem ser criados e comparados a estes, criando filtros e contabilizando abrangência única. Campanhas podem ser monitoradas e lançadas com bases em informações concedidas livremente pelos usuários das redes e mídias sociais. As montadoras já sabem e conhecem este ambiente e cenário, por este motivo estão trabalhando para melhorar e administrar suas imagens nas redes e mídias sociais. Sites como ReclameAqui!, são o grito final dos consumidores e como foi relatado aqui neste documento, podem ser vistos antes mesmo de chegar a este ponto. Monitoramento constante de conversas e hábitos podem gerar soluções mais comprometidas e funcionais, entregando ao público a resposta que eles desejam, antes mesmo de pensar que tinham aquela necessidade. As pessoas irão falar de sua empresa, sua empresa estando ou não presente nas mídias sociais, a diferença vai ser; Se ela irá responder e conquistar esse cliente ou não.