Surrealismo

1,661 views
1,451 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,661
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
58
Actions
Shares
0
Downloads
57
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Surrealismo

  1. 1. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro 7 de Dezembro de 2012
  2. 2. O que é o surrealismo ? O surrealismo é um movimento artístico e literário, que se originou em 1920 na cidade de Paris. Este movimento consistiu em realçar o inconsciente na actividade criativa, pois é dominado pelas teorias do psicólogo Sigmund Freud. O principal líder deste movimento é André Breton (ex-apoiante dos ideais do dadaísmo).
  3. 3.  Definição de surrealismo por André Breton: “SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico em estado puro, mediante o qual se propõe exprimir, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio, o funcionamento do pensamento. Ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral."
  4. 4. Principais características do Surrealismo O surrealismo retrata o espaço descoberto por Freud no interior da mente humana, o inconsciente, através da abstração ou de imagens. Pretendeu definir uma prática artística alternativa à tradicional. Os surrealistas apresentaram várias técnicas, como: o automatismo, as associações livres, as hipnoses, a "colagem" etc. Destinadas a libertar o potencial imaginativo e criativo do subconsciente.
  5. 5.  Contudo, o principal tema principal é o “sonho” (o nosso inconsciente).
  6. 6. Principais artistas do Surrealismo Luís Buñuel, um realizador de cinema espanhol. A sua obra foi fortemente criticada, sendo considerado um dos cineastas mais questionáveis do mundo. A obra mais conhecida é “Um Cão Andaluz”.
  7. 7.  Salvador Dali, um dos artistas mais reconhecidos do surrealismo. O trabalho mais reconhecido de Dali foi “A Persistência da Memória”, concluído em 1931.
  8. 8.  René Magritte, foi um pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, recorreu a processos ilusionistas.
  9. 9.  Joan Miró, de nacionalidade espanhola, foi um importante escultor e pintor surrealista.
  10. 10.  Marc Chagall, foi um pintor, ceramista e gravurista surrealista russo-francês.
  11. 11. Conclusão/Reflexão Com este trabalho concluo que o Surrealismo foi um movimento que marcou o séc.XX devido ás suas características totalmente diferentes de outros movimentos. Este mostra para além da realidade, o que torna-o especial e criativo. Após a finalização consigo distinguir o que faz parte ou não do surrealismo. Em suma, gostei muito da realização deste trabalho.
  12. 12. Bibiografia / Webgrafia http://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo http://www.suapesquisa.com/surrealismo/ http://www.infoescola.com/movimentos- artisticos/surrealismo/ http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/seali smo.htm
  13. 13. Trabalho realizado por:Ana Carolina Mota, nº53591

×