Vanessa Matias - Cores

2,907 views
2,614 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,907
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
125
Actions
Shares
0
Downloads
70
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Vanessa Matias - Cores

  1. 1. Elementos estruturais da linguagem plástica
  2. 2. CORES
  3. 3. Cores primárias São conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar uma gama de cores. Para as aplicações humanas, três cores primárias são normalmente usadas, já que a visão colorida humana é tricromática
  4. 4. Azul-ciano Magenta Amarelo
  5. 5. OAzul Cianoo Magenta,e oAmarelo, são conhecidas como,cores primárias. Assim se designam por serem cores puras, cores independentes que não se podem decompor, logo não derivam da mistura de outras cores.
  6. 6. Azul O azul é uma cor fresca, tranquilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente, assim como o amarelo. O azul representa a noite. Palavras chaves da cor azul: estabilidade, profundidade, lealdade, confiança, sabedoria, inteligência, fé, verdade, eternidade.
  7. 7. Magenta É uma cor espiritual, mas também possui alusões práticas, parecidas com a compaixão, a ajuda e a bondade. Palavras chave da cor magenta: entrega, ajuda, bondade, calma, criatividade, independência, dignidade, serenidade.
  8. 8. Amarelo Esta cor geralmente é usada pelos intelectuais, estudiosos e pessoas que gostam de ocupar posições de autoridade e de controle. Estimula a receptividade e a atenção aos detalhes. É uma cor brilhante, alegre, que simboliza o luxo Palavras chaves da cor amarela: felicidade, alegria, inteligência, inovação, energia, sol, fortaleza, poder.
  9. 9. CoresSecundárias Cores secundárias são as cores que se formam pela mistura de duas cores primárias em partes iguais. Amarelo + Magenta = Laranja AzulCiano+Amarelo = Verde Magenta+Azul Ciano = Violeta
  10. 10. Laranja É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade. As palavras chaves da cor laranja são: energia, alegria, felicidade, atracção, criatividade.
  11. 11. Verde O Verde está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril. Significa: vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
  12. 12. Violeta A cor violeta está associada com a protecção psíquica. Palavras chaves da cor violeta: sabedoria, criatividade, independência, dignidade, serenidade, mudança, transgressão.
  13. 13. Cores neutras
  14. 14.   O branco é a soma de todas as cores e implica a presença de luz. O preto é oposto ao branco, significa total ausência de luz e aparentemente, não deriva de qualquer cor. O cinzento, ou os vários tons de cinzento têm origem na mistura, em diferentes quantidades, do branco com o preto. Ao misturar uma das diversas cores com o branco, o resultado será sempre uma cor clara. O oposto acontece quando se mistura uma cor com o preto, pois o resultado será sempre uma cor escura.
  15. 15. A cor branca, é a junção de todas as cores. É definida como "a cor da luz”. É a cor que reflecte todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima. Significado A cor branca está associada à paz, calma, ordem, limpeza e outras conotações positivas, na cultura ocidental, o contrário de algumas partes da cultura oriental, onde represente desde tristeza até luto.
  16. 16. O preto, referido ainda como cor negra, é a cor mais escura, definida como "a ausência de luz", e como a mistura de todas as cores “. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não reflectindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza. Significado Na cultura ocidental a cor negra está associada a morte, trevas, mal e outras conotações negativas. Para os anarquistas, a bandeira totalmente negra representa o anti-patriotismo, conduta que faz parte de sua ideologia. Na cultura popular, é uma cor muito ligada à vestimenta do Rock'n Roll como o Heave Metal e a tribo urbana dos góticos. Em muitas partes do mundo, está associada aos afro-descendentes.
  17. 17. A "temperatura" das cores faz com que se distingam cores frias e cores quentes, mas os fundamentos para tal designação, são pois psicológicos.
  18. 18. Cores frias As cores frias, como o próprio nome indica, estão associadas à sensação de frio, e são essencialmente todas as cores que derivam do Violeta, Azul e Verde. São consideradas cores calmantes.   Associam-se à água, ao frio, ao gelo, ao mar, ao céu, às árvores, entre outras.
  19. 19. As cores frias, como o próprio nome indica, estão associadas à sensação de frio, e são essencialmente todas as cores que derivam do Violeta, Azul e Verde. São consideradas cores calmantes.   Associam-se à água, ao frio, ao gelo, ao mar, ao céu, às árvores, entre outras.
  20. 20. Amarelo Esverdeado Ódio, Primavera, Vida Nova Verde Azulado Falsidade, Veneno Lilás Reflexão, Paz, Seriedade, Tristeza
  21. 21. Cores quentes
  22. 22. Assim, as cores quentes associam-se às sensações de calor, adrenalina. São consideradas cores excitantes. As cores quentes são todas aquelas que, no circulo das cores primárias derivam das seguintes cores: Amarelo, Laranja e Vermelho. Estas cores associam-se ao sol, ao fogo, a vulcões em erupção, entre outras.
  23. 23. Vermelho Amor, Paixão, Emoção, Quente, Poder, Guerra, Sangue, Agressividade e Perigo Amarelo alaranjado Sol, Maturidade, Pós-Verão, Ouro, Festa, Prazer, Manhã, Gozo
  24. 24. Vanessa Matias

×