• Save
EF: Triatlo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

EF: Triatlo

  • 2,763 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
2,763
On Slideshare
2,739
From Embeds
24
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
3

Embeds 24

http://7fibnmucana.blogspot.com 23
http://www.slideshare.net 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANATrabalho realizado por:Marta Pereira nº 21Nelson Simões nº 23Nádia Azevedo nº 29Prof.: João Luz7º F Alcabideche, 24 de Janeiro de 2011.
  • 2. Nós vamos fazer este trabalho sobre o triatlo. O triatlo é um desporto que combina trêsmodalidades: natação, ciclismo e corrida.Pode classificar-se as provas de triatlo de acordo com as distâncias percorridas e com os locaisonde as provas são disputadas. As principais são as seguintes:  Sprint: 750 metros de natação / 20 km de bicicleta / 5 km de corrida  Olímpico: 1.5 km de natação / 40 km de bicicleta / 10 km de corrida  Meio-Ironman ou Ironman 70.3: 1.9Km de natação / 90Km de bicicleta / 2,1Km de corrida  Ironman: 3.8 km de natação / 180Km de bicicleta / 42,2 km de corrida Símbolo do Ironman A maior prova de triatlo que existe chama-se Ironman, como referido em cima, que significa em português “homem de ferro”.Nós iremos entrevistar o pai da Marta (Jorge Paulo Pereira), que faz triatlo e já fez umIronman.Temos como objectivo aprender mais sobre este desporto, sobre aquilo que as pessoassentem ao praticá-lo e algumas técnicas deste desporto.
  • 3. O que é o triatlo? O triatlo é um desporto individual de resistência que consiste na combinação de trêsmodalidades, praticadas individualmente, que são: a natação, o ciclismo e a corrida. Asprovas de triatlo são realizadas sempre pela mesma ordem: a natação em primeirolugar, em seguida o ciclismo e por fim a corrida, sem paragem de cronómetro duranteas transições. O triatlo é quase sempre praticado ao ar livre e não é permitida nenhum tipo de ajudaaos atletas. Se os atletas se sentirem mal, serão socorridos pela organização da provaque se está a realizar. Uma das coisas que chama mais à atenção no triatlo é a rapidez com que osatletas trocam de modalidade, onde para além de tentarem ganhar tempo uns sobre osoutros, os atletas têm ainda de superar o limite de permanência na área de transição,que é preestabelecido pela organização da prova. Existem também clubes de triatlo. Os membros desse clube fazem as provas,normalmente todos juntos, mas depois cada um tem classificações individuais. Dentro do triatlo também existe o duatlo (bicicleta e corrida) e ainda o aquatlo(natação e corrida). O triatlo é um desporto para todas as idades, tanto para os mais novos como para osmais velhos.
  • 4. Curiosidades sobre o Triatlo  O triatlo tornou-se um desporto olímpico no ano de 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália).  Há derivações das provas de triatlo normais, como o Triatlo de Inverno, com esqui, ciclismo de montanha e corrida e Triatlo de aventura, com natação em rios, ciclismo de montanha e corrida em trilha.  A prova de Triatlo olímpico apresenta diferenciações para homens ou mulheres. A disputa tem início com a prova de natação, de 1,5km. Depois vem a de Ciclismo, 40km. É completada com uma corrida de 10km. A expectativa é que os homens completem a prova em uma hora e 50 minutos (20 minutos para a natação, 60 para o ciclismo e 30 para a corrida). Já a prova feminina demora mais um pouco e tem de ser completada com uma diferença de 12 minutos em relação à masculina.  Na prova de Ciclismo será permitido que um competidor possa, estando atrás de outro, tirar vantagem da resistência do vento. Para aproveitar bem este beneficio, o atleta tem que se colocar próximo do rival que está à sua frente para tirar proveito da força do adversário e não sofrer de modo acentuado a resistência do ar.  As penalidades são aplicadas quando um atleta prejudica de propósito a prova de um adversário ou quando viola as regras da competição. Se alguém infringir uma regra ou atrapalhar um outro atleta, ficará retido durante 30 segundos antes de poder iniciar a sua prova de ciclismo.
  • 5. As transições Entre cada modalidade há transições. Os atletas tentam sempre fazê-las o maisdepressa possível para não perderem tempo de prova. Durante essas transições os atletas calçam os sapatos, põem os acessórios ou os fatospróprios para essa modalidade e continuam, de seguida, a sua prova, passando para amodalidade seguinte. As transições são feitas entre a natação e o ciclismo e entre o ciclismo e a corrida. Para os atletas mais experientes as transições são uma parte fácil da prova, pois nãodemoram muito tempo e já estão habituados a estas mudanças. Já para os atletasinexperientes as transições podem ser uma das piores partes do triatlo e perdem muitotempo de prova com elas. Este desconforto nas transições é também devido ao facto de várias transformaçõesfisiológicas ocorrerem na passagem de uma modalidade para a outra. Por exemplo, seum atleta acabou de nadar e logo de seguida vai pedalar, é normal que sinta tonturas,devido ao ajuste circulatório que está a acontecer nesse momento, e isso pode causarum grande desconforto em atletas menos experientes. A tensão das transições pode também prejudicar o exercício que se faráposteriormente.
  • 6. Início das provasAs provas de triatlo são iniciadas com a modalidade de natação. Os atletas vão paraperto da água ou para as pranchas de salto e, quando soa o tiro da pistola, os nadadorescorrem até à água ou, no caso de estarem em pranchas, saltam para a água, começando,assim a sua prova. A contagem do cronómetro começa no momento do tiro e nãoquando o primeiro atleta entra na água. Atletas a iniciarem uma prova de triatloFim das provasDepois de partirem, os atletas fazem o segmento de ciclismo e depois o de corrida. Acorrida é a última modalidade a ser praticada num triatlo. Alguns metros antes da meta,os atletas começam a correr em direcção a ela, geralmente em Sprint, e cortam a meta,fazendo o cronómetro da sua parar e terminando a prova. Corrida para a meta
  • 7. Ironman A maior prova de triatlo que existe chama-se Ironman, que significa em português“homem de ferro”. Consiste em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, comoreferido na introdução. Foi realizada pela primeira vez no Havai e foi John Collins quem a venceu, havendomais 14 participantes, dos quais 12 acabaram a prova.Chegada no Ironman Actualmente, há um circuito internacional de provas de Ironman cobrindo diversosdestinos no mundo, tais como Estados Unidos, Canadá, China, Áustria, Brasil, Alemanha,Austrália, Nova Zelândia, Malásia, África do Sul, França e Japão. Todas as provas sãoorganizadas por empresas que licenciam o uso da marca Ironman, propriedade da WTC(World Triathlon Corporation).
  • 8. Ciclismo O ciclismo é a segunda modalidade a ser praticada, num triatlo. É praticado com umabicicleta. Com os pés, pedalamos nos pedais da bicicleta, que fazem ligação com as rodas poruma corrente, fazendo, assim, as rodas terem um movimento circulatório sobre o chãoou, no caso do ciclismo estático, no ar. Há dois tipos de ciclismo: o ciclismo de estrada, praticado na estrada ou na rua, ouseja, ao ar livre, e o ciclismo estático, que pode ser praticado em casa, em que umabicicleta está parada num suporte próprio, as rodas mexem-se na mesma, mas não sesai do mesmo sítio, daí o seu nome. As corridas de bicicleta são quase tão antigas quanto as bicicletas. A primeira corridade bicicletas foi realizada no Parc de Saint-Cloud, em Paris, em 1868. O vencedor deuma das provas foi o inglês James Moore (1849-1935), que pilotou uma bicicleta demadeira com pneus de ferro. Um ano depois, Moore venceu a primeira corrida deestrada, de Paris a Rouen. Ele completou os 130 km da prova em 10 horas e 25 minutos.Possivelmente, ele usou uma bicicleta Michaux, embora os relatos variem. As corridas ciclísticas modernas têm três modalidades. O ciclismo de pista é realizadoem pistas ovais de bordas elevadas em arenas especiais, chamadas de velódromos. As
  • 9. bicicletas para esse tipo de corrida são diferentes de outras bicicletas, pois não têmfreios. As corridas de mountain bike ocorrem em percursos cross-country e emdescidas montanhosas e íngremes. Mas a modalidade mais conhecida de prova ciclísticasão as corridas de estrada. O ciclismo estático é indicado para pessoas que apresentam determinados tipos delesões de joelhos, quadris, coluna e pessoas que não podem caminhar; grávidas, idososcom osteoporose e principalmente obesos. Aqui estão algumas das corridas de ciclismo mais famosas:  Volta a França  Volta a Itália  Volta a Espanha  Volta a PortugalNatação A natação é a primeira modalidade a ser praticada num triatlo. Este desporto, praticado não só pelo Homem mas também por alguns animais, éexercido com o objectivo de nos movermos dentro da água, através de movimentos detodo o corpo, para sustentarmos o mesmo. A natação é um desporto bastante executado porque, para além de ser um desportotanto para os mais velhos como para os mais novos e ser das únicas actividades físicasrecomendadas para menores de três anos, é praticada tantocomo desporto como por diversão. A natação é normalmente praticada em piscinas, lagos,lagoas, mares e oceanos. Pessoa a nadar A natação é o desporto mais completo de todos, porque nos obriga a mover todos osmúsculos e articulações do nosso corpo.Existem vários estilos de natação, entre eles:
  • 10.  Crawl - o crawl é o estilo de natação mais rápido de todos e também o mais utilizado nas provas de triatlo. Neste estilo, os braços movimentam-se alternadamente e os pés batem na água de cima para baixo. o movimento dos braços, dentro de água, faz aproximadamente a forma de um ponto de interrogação e, fora de água, os braços são projectados para a frente para poderem repetir o movimento. Os braços são os principais responsáveis pela velocidade, neste estilo. O nadador mantém sempre a barriga para baixo. Pessoa a nadar crawl Bruços – bruços é o estilo mais antigo da natação. Já no século XVI havia uma maneira de nadar com movimentos parecidos com os do estilo actual. Para os iniciantes, recomenda-se, em primeiro lugar, a aprendizagem correcta da batida de pernas. Esse movimento é de grande importância para a sustentação, o equilíbrio e o impulso do nadador. Inicialmente, as pernas devem ser estendidas fortemente para trás. No momento em que as pernas são esticadas, o corpo tende a ficar na horizontal. No início da primeira braçada, o nadador deve estar sobre o peito. Os braços estão esticados à frente. Ao mesmo tempo que as pernas, os dois braços em simultâneo fazem um movimento circulatório para fora, na direcção das costas. Durante este movimento dos braços a cabeça esteve levantada. Quando os braços se juntam à frente para reiniciar o movimento a cabeça levanta-se. Pessoa a nadar bruços Costas – neste estilo, o nadador está virado de costas para a água. Os braços estão esticados atrás. Depois, alternadamente, os braços vão fazendo um movimento rotativo, com o braço sempre junto da orelha e bem esticado. As pernas vão dando “pontapés na água”, de modo a ajudarem no impulsionamento do corpo. Pessoa a nadar costas
  • 11.  Mariposa – no estilo mariposa (também conhecido como borboleta ou golfinho) os braços e as têm um movimento muito parecido com o movimento do crawl. A grande diferença é que na mariposa os braços e as pernas se movem ao mesmo tempo. O nadador respira no momento em que os braços são impulsionados para a frente, antes de começarem o seu movimento, levantando a cabeça e voltado a pô-la dentro de água ao mesmo tempo que os braços. Pessoa a nadar mariposaCorrida Após a segunda transição (1ª-da natação para o ciclismo; 2ª-do ciclismo para a corrida) passamos para uma longa corrida. Esta corrida acaba por ser a mais difícil, pois, é a última a ser concretizada e o contributo dos participantes também depende muito do estado do tempo, porque, se estiver a chover o chão fica encharcado tornando-se escorregadio, e se estiver o sol a brilhar e uma temperatura muito alta, ainda mais complicada e cansativa se torna a prova. Para correr é preciso mover os joelhos muito rapidamente, deslocando o corpo numa direcção. Esta prova também depende muito da resistência da pessoa, porque correr num triatlo não é “pêra doce”! Depois de nadarmos e de pedalarmos antes da corrida, torna-se muito mais difícil concretizá-la do que se a praticássemos isolada.
  • 12. Boa tarde, e bem vindos ao meu programa, “As Entrevistas da Marta”! Hojevamos entrevistar um triatleta, Jorge Paulo Pereira, 47 anos, que já fez o maiortriatlo do mundo, o Ironman!Boa tarde, Jorge Paulo!Boa tarde!Queria fazer-lhe aqui umas perguntas. Já vi que tem aí a sua medalha!Sim, é uma medalha que significa muito porque é o culminar de um grande esforço e demuito tempo de treino, foi uma prova muito difícil.Vou agora fazer-lhe algumas perguntas sobre essa grande prova, o Ironman. Aprimeira pergunta é:Em que ano participou?Foi em 2010, em Julho, após três anos de preparação.Em que país?Na Áustria, Klagenfurt, Sul da Áustria.O que foi preciso para se inscrever na prova?Foi preciso uma licença de triatleta federado em Portugal e ter participado em provasmenores mas que me deram preparação para fazer a prova maior de todas.O ciclismo foi na praia, na montanha, na estrada?O ciclismo, foi na montanha, era ciclismo de estrada.
  • 13. E a natação?A natação não foi na praia, foi num lago, desta vez.E a corrida?Entre duas localidades, entre Klagenfurt, que é onde começa a prova, e outra cidade quehavia lá perto.Como estava o tempo nessa altura?Começou com um dia lindo, amanheceu um dia lindo, entretanto quando fui para amontanha, para o ciclismo, na segunda volta, começou a chover torrencialmente, o quedificultou muito a prova. A parte final, na corrida, foi muito difícil porque ficou um solabrasador, 33 graus…Qual das provas foi a mais complicada?Foi sem dúvida a corrida.Quanto tempo demorou a completar a corrida?Bom, as três provas, demorei 11 horas e 4 minutos. Na natação demorei 58 minutos, 5horas e 50minutos no ciclismo e 4 horas na corrida.Qual foi a mais fácil?A natação é o mais fácil, para mim, porque eu já fui nadador de competição quando eramais novo.Em qual se divertiu mais?Eu diverti-me na prova toda, porque tinha a minha família a assistir, e fiz a prova dumaforma confortável, para que toda a gente tirasse o maior partido daquele momentoúnico.
  • 14. O senhor é português e participou no Ironman da Áustria. Fora o senhor haviamais pessoas Portuguesas?Éramos três, um deles eu não conhecia, e o outro é triatleta do meu clube.Em que lugar ficou?Fiquei nos setecentos (700) e tal primeiros, em dois mil seiscentos (2600), no total.Como correram as suas transições? Às vezes essa é a parte mais complicada daprova.As transições treinam-se! E como as treinei muito bem… A transição da natação para ociclismo correu muito bem, tinha também a família a apoiar-me nessa fase que foimuito engraçado. E depois do ciclismo para a corrida também. São músculos quetrabalham de forma completamente diferente, os do ciclismo e da corrida, e essatransição treinando-se não custa nada!Como foi o final da prova?O final foi o momento épico e o momento mais giro de toda a minha carreira desportivae significa um sacrifício que não foi só meu, foi de toda a gente que vive comigo, porqueeu para treinar para uma prova destas tive que abdicar de muitos momentos deconvívio com a minha família, portanto cortar a meta, foi lindo! Foi um momento únicocom o público todo aos gritos e cortei a meta com os meus quatro filhos, aos saltos,cortamos a meta muito divertidos.E depois recebeu essa magnífica medalha!Recebi, recebi esta medalha, que vai ficar como marco daquilo que fiz, e no fundo queroque fiquemos todos com a ideia de que com esforço tudo se consegue, até as coisas maisincríveis que julgávamos quase impossíveis.Muito obrigada, Jorge Paulo Pereira! Acabámos por hoje, uma boa semana!
  • 15. http://triatividade.blogspot.com/2008/11/transio-no-triathlon.htmlwww.wikipedia.comhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclismohttp://triatlo.bloguedesporto.com/1338/O-que-e-o-triatlo/https://www.planetseed.com/pt-br/node/17438
  • 16. O triatlo é um desporto que combina três modalidades: a natação, o ciclismo e acorrida. A natação tem vários estilos, entre eles crawl, mariposa, costas e bruços. É odesporto mais completo porque no faz mexer todos os músculos do corpo. É umdesporto praticado dentro de água. O ciclismo é praticado com uma bicicleta, pedalando nos pedais e fazendo as suasrodas mexerem-se e a bicicleta mover-se. A corrida é um desporto feito a pé, levantando os joelhos de cada vez que o pé bateno chão. O Ironman é o maior triatlo do mundo. É constituído por 3.8 km de natação, 180km de ciclismo e 42 km de corrida.