• Like
Lenda  característica e classificação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Lenda característica e classificação

  • 1,683 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,683
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
22
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  As lendas fazem parte da chamada Literatura Oral e tradicional. O seu autor é o povo, que as transmitiu oralmente de geração em  geração, e só mais tarde é que alguns autores as passaram para a forma escrita.
  • 2.  Ao contrário do conto tradicional, a lenda baseia-se em factos reais que são depois transformados pela imaginação. Há, pois, uma mistura de realidade e fantasia. A maior parte das lendas enquadra-se num espaço e num tempo determinado. As personagens também são reduzidas, mas, na maior parte das vezes, estão identificadas pelo nome.
  • 3.  Podemos identificar alguns tipos de lendas: a) Lendas religiosas – narrativas cristãs onde Jesus Cristo e Maria intervêm na vida dos humanos, assim como de santos. (Lenda de S. Martinho) b) Lendas míticas (mitológicas) – são contadas em certas localidades e abordam factos que, segundo o povo, tiveram intervenções do diabo, de fantasmas, de gigantes, de bruxas, de sereias, de feiticeiras ou de monstros. ( A Dama Pé de Cabra)
  • 4.  c) Lendas históricas – referem-se a personagens da História de um país, locais ou monumentos históricos. Por vezes,  são contadas de uma forma exagerada, extraordinária e simbólica (como por exemplo, a lenda da Padeira de Aljubarrota). d) Lendas etiológicas – são aquelas que estão na origem de nomes de povoações ou lugares (como por exemplo a lenda da Ilha da Madeira).
  • 5.  e) Lendas de mouros e mouras – estão associadas ou à morte ou à prosperidade. Na ação quase sempre  as mouras aparecem a pentear-se ao luar com um pente de ouro. Estas lendas retratam a época da ocupação árabe da Península Ibérica. ( A lenda das amendoeiras)