Plantas

2,761 views
2,639 views

Published on

Plantas

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,761
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
70
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plantas

  1. 1. Breve Introdução As primeiras plantas surgiram na Terra há milhares de anos.
  2. 2. Fotossíntese: A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água (com sais minerais nela dissolvidos) e dioxido de carbono . É com este processo que a planta cria o seu alimento.
  3. 3. Vasos Condutores:Seiva Bruta- É o conjunto Seiva Elaborada- É umde água e sais minerais nela liquido constituído pordissolvidos que se forma na substâncias orgânicas, como o amidoraiz. (Substância produzido pelas plantas einorgânica). que constituem o seu alimento. Seiva Elaborada Seiva Bruta
  4. 4. Respiração das Plantas: Absorve oxigénio e liberta dioxido de carbono. Tudo isto mais propriamente nas folhas.
  5. 5. Transpiração nas Plantas: Alguma água absorvida pela raiz sai da planta e vai para a atmosfera em forma de Vapor. Dá-se nas folhas.
  6. 6. As Plantas como fonte de alimento: Algumas plantas são utilizadas na alimentação humana. Neste ultimo caso, as plantas têm vários usos. Frutos ou sementes de plantas, como a oliveira, o amendoim, o girassol ou milho são utilizados para obtenção de óleos alimentares. As uvas provenientes da videira, podem ser consumidas naturais e secas. Certas plantas são utilizadas em especiarias, como a canela.
  7. 7. As plantas como fonte de matérias-primas As plantas são a matéria para muitos materiais. É a partir da madeira de árvores, como o eucalipto, que se obtém a pasta para a fabricação do papel. Mas este é apenas um exemplo! Através do algodão produzem tecidos. Da casca do sobreiro extrai-se a cortiça, utilizada na fabricação de rolhas e outras coisas. Do pinheiro extrai-se resina, que utilizada na fabricação de vernizes.
  8. 8. Qual será a função da flor: As flores independentemente da sua forma, tamanho ou cor, têm sempre como função permitir a reprodução da planta. É nas flores que se situam os órgãos reprodutores.
  9. 9. Flores Hermafroditas: Há flores que possuem os dois sexos. São flores hermafroditas. Ex.: Roseira.
  10. 10. Flores Masculinas: Se numa flor existirem apenas os órgãos sexuais masculinos, diz-se que é flor masculina.
  11. 11. Flores Femininas: Uma flor pode possuir apenas órgãos sexuais femininas. Nesse caso diz-se que é uma flor feminina.
  12. 12. Órgãos reprodutores de umaplanta com flor: Estames- masculino (conjunto de órgãos masculinos). Carpelo- feminino (conjunto de órgãos femininos).
  13. 13. Órgãos reprodutores masculinos ecélula reprodutora: Órgãos- Antera e Filete. Célula Reprodutora- Grãos de Pólen (produzido na Antera). Androceu- Conjunto de Estames. Estames- É o conjunto de filetes e de filetes. Filete- Pé longo e delgado no estame. Antera- Local onde se formam os órgãos de pólen.
  14. 14. Definição de órgãos reprodutoresmasculinos:
  15. 15. Órgãos reprodutores femininos ecélula reprodutora: Órgãos- estigma, estilete e ovário. Célula Reprodutora- Óvulo (produzido no ovário). Carpelo- Conjunto de estigma, estilete e do ovário. Gineceu- Conjunto de Carpelos. Estigma- Abertura onde é depositado o grão de pólen aquando a reprodução. Estilete- Filamento que liga o estigma ao ovário. Ovário- Local de formação dos óvulos.
  16. 16. Órgãos reprodutores femininos ecélula reprodutora:
  17. 17. Polinização: Passagem dos grãos de pólen das anteras para o estigma.
  18. 18. Tipos de Polinização: Polinização direta: Os grãos de pólen cai diretamente da antera para o estigma da mesma flor. Polinização cruzada: Quando o pólen é transferido das anteras de uma flor para os estigmas de outra flor. As duas flores podem pertencer á mesma planta ou a plantas diferentes da mesma espécie.
  19. 19. Fecundação: União da célula sexual masculina com a célula sexual feminina, para formar o ovo.
  20. 20. Como se forma o tubo polínico: 1- Os grãos de pólen que estão fixados ao estigma começaram a inchar, devido á absorção de água e a formar um tubo polínico, que contém a célula sexual masculina. 2- O tubo polínico vai crescendo ao longo do estilete até chegar ao ovário. 3- Uma vez no ovário, á célula sexual masculina contida na extremidade do tubo polínico vai-se juntar á célula sexual feminina contida no óvulo.
  21. 21. Fases da transformação da flor emfruto: Polinização- Fecundação- Frutificação.
  22. 22. Constituição do Fruto: Semente; Pericarpo- é constituído por Epicarpo, Mesocarpo, Endocarpo.
  23. 23. Disseminação: Processo de dispersão das sementes. É o transporte das sementes desde a planta mãe até ao local onde irão germinar. Pode ser feito por: Vento; Água; Animais; Por autodesseminação.
  24. 24. Feito Por: David Regatia Ferreira

×