Unidade 2 planejamento de tfc
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Unidade 2 planejamento de tfc

on

  • 974 views

 

Statistics

Views

Total Views
974
Views on SlideShare
974
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Unidade 2 planejamento de tfc Document Transcript

  • 1. UNIDADE 2: Planejamento do Trabalho de Final de Curso(Andrade, 2007 e Fiorentini & Lorenzato, 2006)Um trabalho científico é uma investigação que nos permite explorar novas descobertas,mesmo que inicialmente as idéias sejam amplas. Por isso, algumas questões importantesdevem ser decididas pelo aluno e seu orientador com cuidado e reflexão, pois servirãopara mapear um caminho a ser seguido ao longo do desenvolvimento da pesquisa.Normalmente, no início de um trabalho é proposto um projeto de pesquisa que servecomo uma visualização do futuro do trabalho, além de ser uma forma padrão dedescrever seus objetivos.A seguir apresentaremos as fases da elaboração do trabalho de final de curso.2.1. Escolha do TemaA escolha do tema é fundamental para o bom êxito do trabalho, pois este é associado àuma delimitação, seja temporal ou espacial.Bons temas podem surgir de leituras de outros trabalhos de pesquisa, de livros, revistasou de comentários ou discussão entre colegas ou com o próprio orientador.Uma pesquisa exploratória é sempre importante para verificar se o tema em questão tempossibilidade de ser trabalhado. Essa pesquisa começa de uma verificação da literaturaexistente na área do tema onde devem existir fontes fidedignas e acessíveis.A escolha do tema envolve aspectos importantes: (i) apreço pelo assunto; (ii) relevânciado trabalho para a área de conhecimento e (iii) disponibilidade de material para consulta.2.2. Delimitação do AssuntoApós a escolha do tema é fundamental delimitá-lo, fixando sua extensão, abrangênciaou profundidade.Muitas vezes, nossa tendência é de escolher temas amplos, por isso o auxílio de umorientador é fundamental para que o aluno saiba quando sua delimitação atingiu seulimite.Para delimitar o tema é necessário um conhecimento mesmo que genérico do assunto,para que se possam ser selecionados aspectos do tema que serão aprofundados no TFC.2. 3. Revisão BibliográficaO levantamento de literatura é a pesquisa bibliográfica que apresenta as fontesinicialmente consultadas, com o objetivo de aprender e conhecer o que já se tempesquisado ou realizado sobre o tema escolhido. Sua função é de aprofundarteoricamente o conhecimento sobre o problema.
  • 2. A revisão bibliográfica é a sustentação da pesquisa, por isso não pode ser abandonadano desenvolvimento do trabalho, pois novas publicações já podem estar disponíveis.Essa deve começar por uma literatura genérica, tais como, enciclopédias, anuários,catálogos, resenhas , resumos que indicarão fontes de conhecimento mais específicas.Com uma lista de indicações bibliográficas do material sobre o assunto que se pretendefocar pode ser realizada uma leitura prévia ou pré-leitura para possibilitar uma primeiraseleção do conteúdo bibliográfico do TFC.É fundamental que em toda leitura sejam realizadas anotações, pois facilitará naelaboração e organização do seu TFC. Com posse das anotações poderão serselecionados o material com os seguintes critérios:· Informações de caráter geral descartando o material repetitivo· Divisão do material nos subitens do trabalho· Anotações ou textos que servirão para definição de conceitos e sua fontes serão citadasou textos transcritos que deverão estar entre aspas e com a definida referência2. 4. ReflexãoÉ fundamental e indispensável a reflexão do trabalho antes de se elaborar o esboço ouplano do seu TFC.Somente após uma reflexão e discussão do que será o trabalho quando for concluído éque se pode passar para o planejamento do TFC.Nesse momento é importante focar qual o objetivo e as justificativas para elaboraçãodesse tema específico.2.5. Planejamento do TrabalhoApós a reflexão o planejamento do TFC é fundamental para que sejam visualizadas aspartes que serão desenvolvidas no trabalho.O plano do projeto deve conter: os objetivos, metodologia, cronograma e referênciasbibliográficas.2.5.1. ObjetivosOs objetivos indicam o que o trabalho estudará e até onde ele quer chegar, ousubjetivamente, cumpre os requisitos para a obtenção de um grau. Eles podem serdivididos em: Objetivos Gerais e Objetivos EspecíficosOs objetivos gerais são aqueles que são comuns à maior parte do todo. São idéias vagase genéricas em seus conteúdos, em sua comunicação e expressão. Os objetivos geraisdescrevem aonde se quer chegar, sem se preocupar em como fazê-lo.
  • 3. Os objetivos específicos são aqueles que expressam uma idéia particular que estabelecee indica objetivamente as características e particularidades do tema. O objetivoespecífico é o desdobramento de objetivos gerais, pois são mais concretos e bemexplícitos para que possam ser observados e avaliados com mais segurança.2.5.2. MetodologiaÉ definida como a descrição dos métodos ou procedimentos que serão usados napesquisa através de explicações minuciosas, detalhadas, rigorosas e exatas.A metodologia de pesquisas de campo e de laboratório é importante, pois define ospossíveis resultados do trabalho, além de indicar os locais em que a pesquisa serárealizada e os tipos de abordagem utilizados. No caso de hipóteses empíricas, ametodologia descreve por quais meios essas hipóteses serão testadas, verificadas e comoserão trabalhados os resultados desses testes. Para pesquisas bibliográficas, ametodologia indica como acessar fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las.2.5.3. CronogramaO cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordocom as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos apartir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor dotrabalho.Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres,trimestres etc. São determinados em função dos critérios de tempo adotados por cadapesquisador.2.5.4. ReferênciasTrata-se de um item obrigatório no qual são indicados todos os documentos (qualquerfonte de informação, inclusive documentos eletrônicos, filmes, vídeos etc.) consultadosno levantamento de literatura.3. Referências BibliográficaAndrade, Maria Margarida de; Introdução à Metodologia do Trabalho Científico , 8ªEdição , Editora Atlas , São Paulo, 2007 ,Fiorentini , Dario e Lorenzato, Sergio , Investigação em Educação Matemática ,Autores Associados , Campinas , 2006