SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 18
O Islamismo TRABALHO  REALIZADO  POR: ,[object Object]
 João Correia Nº12  9ºA
 Rita Gil          Nº17  9ºA,[object Object]
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo O que é o Islamismo? Na visão muçulmana, o Islão surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos, sendo o último deles Maomé. 	A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efectuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo Significado do Símbolo Religioso Islâmico 	Entre os muçulmanos, o Hilal, ou Lua Crescente, remete ao calendário lunar, regente para as vidas religiosas e principais rituais. O símbolo foi adoptado por todos os devotos do Islã e tem uma antiga conexão com a realeza árabe. 	Por outro lado a Estrelarepresenta Alá e a adoração levada a cabo pelos islâmicos por este mesmo.
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo Crenças - A crença em Alá (Allah), único Deus existente;- A crença nos Anjos, seres criados por Alá; - A crença nos Livros Sagrados, entre os quais se encontram a Torá, os Salmos e o Evangelho.- O Alcorão é o principal e mais completo livro sagrado, constituindo a colectânea dos revelados por Alá ao profeta Maomé; - A crença em vários profetas enviados à humanidade, dos quais Maomé é o último; - A crença no dia do Julgamento Final, no qual as acções de cada pessoa serão avaliadas; - A crença na predestinação: Alá tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa.
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo Deus 	A pedra basilar da fé islâmica é a crença estrita no monoteísmo. Deus é considerado único e sem igual.  Alá (Allah) em árabe Anjos 	Os anjos são, segundo o Islão, seres criados por Alá a partir da luz. Não possuem livre arbítrio, dedicando-se apenas a obedecer a Deus e a louvar o seu nome. Maomé nada disse sobre o sexo dos anjos, mas rejeitou a crença dos habitantes de Meca de acordo com a qual estes seriam as filhas de Deus.  Desempenham vários papéis, entre os quais o anúncio da revelação divina aos profetas, protegem os seres humanos e registam todas as suas acções. O anjo mais famoso é Gabriel, que foi o intermediário entre Deus e o profeta.
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo Os Livros Sagrados 	Os muçulmanos acreditam que Deus usou profetas para revelar escrituras aos homens. A revelação dada a Moisés foi a Taura (Torá), a David foram dados os Salmos e a Jesus, o Evangelho. Deus foi revelando a sua mensagem em escrituras cada vez mais abrangentes Torá Alcorão
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo Profetas 	O islamismo ensina que Deus revelou a sua vontade à humanidade através de profetas. Existem dois tipos de profeta: os que receberam de Deus a missão de dar a conhecer aos homens a vontade divina (anbiya; singular nabi) e os que para além desta função lhes foi entregue uma escritura revelada (rusul; singular rasul, "mensageiro“) 	Os muçulmanos acreditam que Maomé foi um homem leal, como todos os profetas, e que os profetas são incapazes de acções erradas (ou mesmo testemunhar acções erradas sem falar contra elas), por vontade de Alá.
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo Lugares Sagrados 	A Caaba ("O Cubo"), um edifício situado dentro da mesquita principal de Meca (AlMasjidAl-Haram) na Arábia Saudita, é o local mais sagrado do Islão. De acordo com o Alcorão, ela foi construída por Abraão (Ibrahim) para que todas as pessoas fossem ali celebrar os ritos da Hajj. No tempo do profeta Maomé o monoteísmo instituído por Abraão tinha sido corrompido pelo politeísmo e pela idolatria.  	Segundo o islamismo, Maomé não procurou fundar uma nova religião, mas antes restabelecer o culto monoteísta que existia no passado. Uma vez que o Islão se identifica com a tradição religiosa do patriarca Abraão é por isso classificado como uma religião abraâmica.
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo Lugares Sagrados 	O segundo local sagrado do islamismo é Medina, cidade para a qual Maomé e os primeiros muçulmanos fugiram (num movimento conhecido como Hégira), e onde se encontra o seu túmulo. 	A cidade de Jerusalém é o terceiro local sagrado do Islão. Este estatuto advém da sua associação aos profetas anteriores a Maomé e sobretudo pelo facto dos muçulmanos acreditarem que o profeta teria viajado para este local durante a noite, cavalgando um ser denominado Buraq, numa viagem conhecida como Isra.  	Uma vez em Jerusalém ele teria ascendido ao céu (Mi’raj), onde dialogou com Deus e outros profetas, entre os quais Moisés. No local de Jerusalém onde se acredita que Maomé subiu ao céu foi construída a Cúpula da Rocha em cerca de 690, sobre as ruínas do antigo Templo de Salomão dos judeus.
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo O Dia do Julgamento Final Segundo as crenças islâmicas, o dia do Julgamento Final (Yaumal-Qiyamah) é o momento em que cada ser humano será ressuscitado e julgado na presença de Deus pelas acções que praticou. Os seres humanos livres de pecado serão enviados directamente para o Paraíso, enquanto que os pecadores devem permanecer algum tempo no Inferno antes de poderem também entrar no Paraíso. As únicas pessoas que permanecerão para sempre no Inferno são os hipócritas religiosos, isto é, aqueles que se diziam muçulmanos mas de facto nunca o foram. 	Segunda a mesma crença, a chegada do Julgamento Final será antecedida por vários sinais, como o nascimento do sol no poente, o som de uma trombeta e o aparecimento de uma besta. De acordo com o Alcorão o mundo não acabará verdadeiramente, mas sofrerá antes uma alteração profunda.
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo Os 5 Pilares do Islão ,[object Object]
Orar cinco vezes ao longo do dia (Salá,Salat ou Salah);
Pagar esmola (Zakat ou Zakah);
Observar o jejum no Ramadão (Saum ou Siyam)
Fazer a peregrinação a Meca (Haj) se tiver condições físicas e financeiras. 		,[object Object]
Educação     Moral          Religiosa   Católica  O Islamismo A contribuição de purificação (Zakat) 	O Islão estabelece que cada muçulmano deve pagar anualmente uma certa quantia, calculada a partir dos seus rendimentos, que será distribuída pelos pobres ou por outros beneficiários definidos pelo Alcorão (prisioneiros, viajantes, endividados...). Esta contribuição é encarada como uma forma de purificação e de culto.  	A quantia corresponde a 2,5% do valor dos bens em dinheiro, ouro e prata, mas o valor pode variar se se tratar, por exemplo, de produtos agrícolas (neste caso a contribuição pode chegar a 10% da colheita agrícola).

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Mais procurados (20)

ESCRAVIDÃO
ESCRAVIDÃOESCRAVIDÃO
ESCRAVIDÃO
 
Jesuíta no Brasil Colonial
Jesuíta no Brasil ColonialJesuíta no Brasil Colonial
Jesuíta no Brasil Colonial
 
Os povos africanos e a origem do mundo
Os povos africanos e a origem do mundoOs povos africanos e a origem do mundo
Os povos africanos e a origem do mundo
 
A Escravidão no Brasil colonial
A Escravidão no Brasil colonialA Escravidão no Brasil colonial
A Escravidão no Brasil colonial
 
A Idade Moderna
A Idade ModernaA Idade Moderna
A Idade Moderna
 
Escravidão no Brasil
Escravidão no BrasilEscravidão no Brasil
Escravidão no Brasil
 
Slide islamismo
Slide islamismoSlide islamismo
Slide islamismo
 
Islamismo
IslamismoIslamismo
Islamismo
 
Civilização Islâmica
Civilização IslâmicaCivilização Islâmica
Civilização Islâmica
 
Uniao iberica slide
Uniao iberica slideUniao iberica slide
Uniao iberica slide
 
História Cultural dos Povos Africanos
História Cultural dos Povos AfricanosHistória Cultural dos Povos Africanos
História Cultural dos Povos Africanos
 
Iluminismo 8° ano
Iluminismo 8° anoIluminismo 8° ano
Iluminismo 8° ano
 
Povos e reinos africanos (séculos VII-XVI)
Povos e reinos africanos (séculos VII-XVI)Povos e reinos africanos (séculos VII-XVI)
Povos e reinos africanos (séculos VII-XVI)
 
Os iorubás
Os iorubásOs iorubás
Os iorubás
 
Tradições religiosas islamismo
Tradições religiosas islamismoTradições religiosas islamismo
Tradições religiosas islamismo
 
Trabalho islamismo
Trabalho islamismoTrabalho islamismo
Trabalho islamismo
 
Idade moderna
Idade modernaIdade moderna
Idade moderna
 
Símbolos
SímbolosSímbolos
Símbolos
 
Hinduísmo
HinduísmoHinduísmo
Hinduísmo
 
História da África e escravidão africana
História da África e escravidão africanaHistória da África e escravidão africana
História da África e escravidão africana
 

Semelhante a O Islamismo

O islamismo
O islamismo O islamismo
O islamismo maddiogo
 
Trabalho de emrc sobre as religiões cópia
Trabalho de emrc sobre as religiões   cópiaTrabalho de emrc sobre as religiões   cópia
Trabalho de emrc sobre as religiões cópiaevazmila
 
Influência muçulmana nas diversas áreas da cultura ocidental.pptx
Influência muçulmana nas diversas áreas da cultura ocidental.pptxInfluência muçulmana nas diversas áreas da cultura ocidental.pptx
Influência muçulmana nas diversas áreas da cultura ocidental.pptxCaio Cesar
 
Judaismo x islamismo
Judaismo x islamismoJudaismo x islamismo
Judaismo x islamismoflaviocosac
 
Situação de aprendizagem 6
Situação de aprendizagem 6Situação de aprendizagem 6
Situação de aprendizagem 6rdbtava
 
BREVE HISTÓRICO DAS RELIGIÕES
BREVE HISTÓRICO DAS RELIGIÕESBREVE HISTÓRICO DAS RELIGIÕES
BREVE HISTÓRICO DAS RELIGIÕESAntonio Marcos
 
Religiões(Judaísmo e Islamismo)
Religiões(Judaísmo e Islamismo)Religiões(Judaísmo e Islamismo)
Religiões(Judaísmo e Islamismo)recoba27
 
Hinduismo, Islamismo, Cristianismo
Hinduismo, Islamismo, Cristianismo Hinduismo, Islamismo, Cristianismo
Hinduismo, Islamismo, Cristianismo Gessica Chaves
 
Islamismo Paloma 2
Islamismo Paloma 2Islamismo Paloma 2
Islamismo Paloma 2gueste042c2
 
Cultura religiosa - Crisma
Cultura religiosa - CrismaCultura religiosa - Crisma
Cultura religiosa - CrismaMarcelly Alves
 
Mundo islâmico: ontem e hoje
Mundo islâmico: ontem e hojeMundo islâmico: ontem e hoje
Mundo islâmico: ontem e hojeMarilia Pimentel
 

Semelhante a O Islamismo (20)

Islamismo
IslamismoIslamismo
Islamismo
 
Islamismo
IslamismoIslamismo
Islamismo
 
O islamismo
O islamismo O islamismo
O islamismo
 
Islamismo
IslamismoIslamismo
Islamismo
 
Trabalho de emrc sobre as religiões cópia
Trabalho de emrc sobre as religiões   cópiaTrabalho de emrc sobre as religiões   cópia
Trabalho de emrc sobre as religiões cópia
 
Mundo.islamico
Mundo.islamicoMundo.islamico
Mundo.islamico
 
Influência muçulmana nas diversas áreas da cultura ocidental.pptx
Influência muçulmana nas diversas áreas da cultura ocidental.pptxInfluência muçulmana nas diversas áreas da cultura ocidental.pptx
Influência muçulmana nas diversas áreas da cultura ocidental.pptx
 
Judaismo x islamismo
Judaismo x islamismoJudaismo x islamismo
Judaismo x islamismo
 
Religiões
ReligiõesReligiões
Religiões
 
Religiões
ReligiõesReligiões
Religiões
 
Situação de aprendizagem 6
Situação de aprendizagem 6Situação de aprendizagem 6
Situação de aprendizagem 6
 
BREVE HISTÓRICO DAS RELIGIÕES
BREVE HISTÓRICO DAS RELIGIÕESBREVE HISTÓRICO DAS RELIGIÕES
BREVE HISTÓRICO DAS RELIGIÕES
 
Religiões(Judaísmo e Islamismo)
Religiões(Judaísmo e Islamismo)Religiões(Judaísmo e Islamismo)
Religiões(Judaísmo e Islamismo)
 
Hinduismo, Islamismo, Cristianismo
Hinduismo, Islamismo, Cristianismo Hinduismo, Islamismo, Cristianismo
Hinduismo, Islamismo, Cristianismo
 
Islamismo Paloma 2
Islamismo Paloma 2Islamismo Paloma 2
Islamismo Paloma 2
 
Islamismo
Islamismo  Islamismo
Islamismo
 
Cultura religiosa - Crisma
Cultura religiosa - CrismaCultura religiosa - Crisma
Cultura religiosa - Crisma
 
Mundo islâmico: ontem e hoje
Mundo islâmico: ontem e hojeMundo islâmico: ontem e hoje
Mundo islâmico: ontem e hoje
 
Islamismo segunda religião
Islamismo segunda religiãoIslamismo segunda religião
Islamismo segunda religião
 
Islamismo
IslamismoIslamismo
Islamismo
 

Último

Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfdio7ff
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfdottoor
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 

Último (20)

Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppttreinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 

O Islamismo

  • 1.
  • 2. João Correia Nº12 9ºA
  • 3.
  • 4. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo O que é o Islamismo? Na visão muçulmana, o Islão surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos, sendo o último deles Maomé. A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efectuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.
  • 5. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo Significado do Símbolo Religioso Islâmico Entre os muçulmanos, o Hilal, ou Lua Crescente, remete ao calendário lunar, regente para as vidas religiosas e principais rituais. O símbolo foi adoptado por todos os devotos do Islã e tem uma antiga conexão com a realeza árabe. Por outro lado a Estrelarepresenta Alá e a adoração levada a cabo pelos islâmicos por este mesmo.
  • 6. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo Crenças - A crença em Alá (Allah), único Deus existente;- A crença nos Anjos, seres criados por Alá; - A crença nos Livros Sagrados, entre os quais se encontram a Torá, os Salmos e o Evangelho.- O Alcorão é o principal e mais completo livro sagrado, constituindo a colectânea dos revelados por Alá ao profeta Maomé; - A crença em vários profetas enviados à humanidade, dos quais Maomé é o último; - A crença no dia do Julgamento Final, no qual as acções de cada pessoa serão avaliadas; - A crença na predestinação: Alá tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa.
  • 7. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo Deus A pedra basilar da fé islâmica é a crença estrita no monoteísmo. Deus é considerado único e sem igual. Alá (Allah) em árabe Anjos Os anjos são, segundo o Islão, seres criados por Alá a partir da luz. Não possuem livre arbítrio, dedicando-se apenas a obedecer a Deus e a louvar o seu nome. Maomé nada disse sobre o sexo dos anjos, mas rejeitou a crença dos habitantes de Meca de acordo com a qual estes seriam as filhas de Deus. Desempenham vários papéis, entre os quais o anúncio da revelação divina aos profetas, protegem os seres humanos e registam todas as suas acções. O anjo mais famoso é Gabriel, que foi o intermediário entre Deus e o profeta.
  • 8. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo Os Livros Sagrados Os muçulmanos acreditam que Deus usou profetas para revelar escrituras aos homens. A revelação dada a Moisés foi a Taura (Torá), a David foram dados os Salmos e a Jesus, o Evangelho. Deus foi revelando a sua mensagem em escrituras cada vez mais abrangentes Torá Alcorão
  • 9. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo Profetas O islamismo ensina que Deus revelou a sua vontade à humanidade através de profetas. Existem dois tipos de profeta: os que receberam de Deus a missão de dar a conhecer aos homens a vontade divina (anbiya; singular nabi) e os que para além desta função lhes foi entregue uma escritura revelada (rusul; singular rasul, "mensageiro“) Os muçulmanos acreditam que Maomé foi um homem leal, como todos os profetas, e que os profetas são incapazes de acções erradas (ou mesmo testemunhar acções erradas sem falar contra elas), por vontade de Alá.
  • 10. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo Lugares Sagrados A Caaba ("O Cubo"), um edifício situado dentro da mesquita principal de Meca (AlMasjidAl-Haram) na Arábia Saudita, é o local mais sagrado do Islão. De acordo com o Alcorão, ela foi construída por Abraão (Ibrahim) para que todas as pessoas fossem ali celebrar os ritos da Hajj. No tempo do profeta Maomé o monoteísmo instituído por Abraão tinha sido corrompido pelo politeísmo e pela idolatria. Segundo o islamismo, Maomé não procurou fundar uma nova religião, mas antes restabelecer o culto monoteísta que existia no passado. Uma vez que o Islão se identifica com a tradição religiosa do patriarca Abraão é por isso classificado como uma religião abraâmica.
  • 11. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo Lugares Sagrados O segundo local sagrado do islamismo é Medina, cidade para a qual Maomé e os primeiros muçulmanos fugiram (num movimento conhecido como Hégira), e onde se encontra o seu túmulo. A cidade de Jerusalém é o terceiro local sagrado do Islão. Este estatuto advém da sua associação aos profetas anteriores a Maomé e sobretudo pelo facto dos muçulmanos acreditarem que o profeta teria viajado para este local durante a noite, cavalgando um ser denominado Buraq, numa viagem conhecida como Isra. Uma vez em Jerusalém ele teria ascendido ao céu (Mi’raj), onde dialogou com Deus e outros profetas, entre os quais Moisés. No local de Jerusalém onde se acredita que Maomé subiu ao céu foi construída a Cúpula da Rocha em cerca de 690, sobre as ruínas do antigo Templo de Salomão dos judeus.
  • 12. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo O Dia do Julgamento Final Segundo as crenças islâmicas, o dia do Julgamento Final (Yaumal-Qiyamah) é o momento em que cada ser humano será ressuscitado e julgado na presença de Deus pelas acções que praticou. Os seres humanos livres de pecado serão enviados directamente para o Paraíso, enquanto que os pecadores devem permanecer algum tempo no Inferno antes de poderem também entrar no Paraíso. As únicas pessoas que permanecerão para sempre no Inferno são os hipócritas religiosos, isto é, aqueles que se diziam muçulmanos mas de facto nunca o foram. Segunda a mesma crença, a chegada do Julgamento Final será antecedida por vários sinais, como o nascimento do sol no poente, o som de uma trombeta e o aparecimento de uma besta. De acordo com o Alcorão o mundo não acabará verdadeiramente, mas sofrerá antes uma alteração profunda.
  • 13.
  • 14. Orar cinco vezes ao longo do dia (Salá,Salat ou Salah);
  • 15. Pagar esmola (Zakat ou Zakah);
  • 16. Observar o jejum no Ramadão (Saum ou Siyam)
  • 17.
  • 18. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo A contribuição de purificação (Zakat) O Islão estabelece que cada muçulmano deve pagar anualmente uma certa quantia, calculada a partir dos seus rendimentos, que será distribuída pelos pobres ou por outros beneficiários definidos pelo Alcorão (prisioneiros, viajantes, endividados...). Esta contribuição é encarada como uma forma de purificação e de culto. A quantia corresponde a 2,5% do valor dos bens em dinheiro, ouro e prata, mas o valor pode variar se se tratar, por exemplo, de produtos agrícolas (neste caso a contribuição pode chegar a 10% da colheita agrícola).
  • 19. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo O jejum no Mês do Ramadão (Saum) Durante o Ramadão (o nono mês do calendário islâmico) cada muçulmano adulto deve abster-se de alimento, de bebida, de fumar e de ter relações sexuais desde o nascer até ao pôr-do-sol. Os doentes, os idosos, os viajantes, as grávidas ou as mulheres lactantes estão dispensados do jejum.
  • 20. Educação Moral Religiosa Católica Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo A peregrinação (Hajj) Este pilar consiste na peregrinação a Meca, obrigatória pelo menos uma vez na vida para todos os que gozem de saúde e disponham de meios financeiros. Ocorre durante o décimo segundo mês do calendário islâmico.
  • 21. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo A expansão do Islamismo em Portugal Bastaram 40 anos – e uma política de imigração suicida – para que o número de mesquitas, em Portugal, atingisse quase quarenta. Ao mesmo tempo que os acolhemos, de braços abertos, e até permitirmos que façam reuniões internacionais de grupos radicais na Mesquita de Lisboa, os cristãos continuam a ser perseguidos, em todos os países de maioria muçulmana.
  • 22. Educação Moral Religiosa Católica O Islamismo Conclusão Concluímos com este trabalho que o Islão é a segunda religião com maior número de fiéis, a seguir ao cristianismo. O islamismo contemporâneo é dominado pelo tradicionalismo, preocupado com a manutenção de rituais e práticas antigas, como o uso do véu pelas mulheres. Existem ainda correntes que pretendem conciliar o Islão com aspectos da modernidade, que são principalmente activas nos Estados Unidos da América. À semelhança do que acontece no judaísmo e no cristianismo, o islamismo é também marcado pela existência de movimentos ditos integristas ou fundamentalistas.