• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Comunidade virtual de aprendizagem
 

Comunidade virtual de aprendizagem

on

  • 3,061 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,061
Views on SlideShare
3,061
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
51
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Comunidade virtual de aprendizagem Comunidade virtual de aprendizagem Presentation Transcript

    • Comunidade Virtual de Aprendizagem
      Potencialidades da utilização das ferramentas da Web 2.0 no ensino aprendizagem
      Trabalho realizado por:
      Pedro Poléry
      Paula Silva
      Jorge Neves
    • Comunidade Virtual de Aprendizagem
      A noção de Comunidade Virtual de Aprendizagem é mais apropriada no quadro de uma concepção flexível e distribuída, na qual os sistemas hipertexto e hipermédia, não só constituem as tecnologias de representação e organização da informação na Web 2.0, como também se apresentam sob a forma de instrumentos colaborativos extremamente poderosos para a construção social do conhecimento.
    • Introdução
      O trabalho realizado foi conseguido através de uma pesquisa e selecção de fontes de informação de ferramentas de colaboração on-line, que permitem contextualizar o âmbito da utilização das ferramentas da Web 2.0 na construção de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem.
      Foram assim seleccionadas algumas ferramentas que contribuem para ajudar e suportar o funcionamento de uma Comunidade Virtual de Prática.
    • criar
      partilhar
      Estas ferramentas não se reduzem à mera utilização no processo de ensino e aprendizagem, mas sim as possibilidades que estas ferramentas potenciam.
      colaborar
      socializar
    • Partilha de Conteúdos - Slideshare
      Na página official o Slideshareauto caracteriza-se comosendo “the world's largest community for sharing presentations on the web”. Esta ferramenta permite partilhar conteúdos disponibilizados na Web 2.0.
      O Slideshare é uma ferramenta muito utilizada para colocar apresentações de aulas, seminários, conferências, trabalhos elaborados por alunos e professores, de entre outros.
      O Slideshare, constitui um repositório alargado de informação sobre as mais variadas categorias.
    • Potencialidades da utilização da ferramenta Slideshare no ensino aprendizagem
      Uma possível utilização passa pela publicação on-line de uma apresentação, prolongando a sua utilização para além do ambiente virtual de aprendizagem ou, no caso do ensino presencial, para além da sala de aula.
      Este software social permite uma maior interacção entre os alunos e entre estes e os conteúdos.
    • Trabalho Colaborativo - Google docs
      O Google Docs é uma ferramenta do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on‐line directamente no browser.
      As aplicações são compatíveis com o Microsoft Office e o OpenOffice.org, e actualmente é composto de um processador de texto, um editor de apresentações e editor de folhas de cálculo.
    • Potencialidades da utilização da plataforma Google docsno ensino aprendizagem
      O Google docs é bastante útil para a elaboração de trabalhos colaborativos. Esta ferramenta orientada para o utilizador permite criar, colaborar e partilhar documentos, folhas de cálculo e apresentações on-line pelos seus utilizadores.
      Tendo em conta essas funcionalidades, a ferramenta Google docs pode ser utilizada pelos professores em ambiente sala de aula favorecendo o processo de ensino-aprendizagem através da escrita colaborativa.
    • Plataforma VCoPs - Plataforma Ning
      Ning (palavra chinesa para “tranquilo”) . Criado em 2005, na Califórnia, por MarcAndreessen e GinaBianchini, o Ningpermite ao utilizador mais do que a simples criação de comunidades, mas sim verdadeiras redes sociais.
      É uma plataforma que possibilita a criação de múltiplas redes sociais individualizadas. Cada utilizador pode criar a sua própria rede social e aderir a redes de utilizadores que partilhem de interesses comuns. Faz-se a inscrição, disponibilizando as suas opiniões, ideias, sentimentos, experiências, relatos e outros. Esta ferramenta possibilita a introdução de recursos multimédia e hipertexto, pode-se colocar hiperligações, vídeos, música, mensagens e fotos.
    • Potencialidades da utilização da plataforma Ning no ensino aprendizagem
      A plataforma Ning permite também a realização de diversas actividades de aprendizagem (debate e lançamento de temas nos fóruns, criação de portfolios recorrendo ao Blog, comunicar com diversas utilizadores da rede: chat, eventos, criação de grupos na rede, …) tendo em conta os objectivos educativos do professor e/ou do aluno.
      No contexto educativo, é possível intervir no desenvolvimento de actividades, trabalhos, outros. Também é possível verificar uma maior participação dos alunos nas tarefas desenvolvidas/ elaboradas. Um aspecto positivo a destacar é a possibilidade que a plataforma permite na criação de grupos na rede.
    • Social Bookmarking- Delicious
      A ferramenta Delicious criada em 2003 é, de acordo com Alexander (2006) a mais popular entre as ferramentas que evidenciam este tipo de tecnologia.
    • Potencialidades da utilização do Delicious no ensino aprendizagem
      O Delicious é usado por muitos utilizadores e este permite publicar e divulgar os seus sites.
      Assim, quanto mais utilizadores adicionarem a página/ postagem aos favoritos, mais popular ficará o site.
      Desta forma, a maioria dos criadores de blogs costumam cadastrar as postagens neste serviço para atrair novos visitantes.
    • Gestão e partilha de recursos de investigação - Zotero
      O Zotero é produzido pelo Centro de História e Novas Mídias da George MasonUniversity (GMU). O nome Zoteroderiva do albanês que significa "mestre".
      O Zotero é uma extensão do browser para o MozillaFirefox capaz de catalogar páginas da internet automaticamente e manter organizada a colecção de itens. A extensão permite armazenar sites com artigos, vídeos, arquivos em pdf e outras publicações encontradas na web de forma fácil e rápida.
    • Potencialidades da utilização do Zotero no ensino aprendizagem
      Nos trabalhos académicos e sempre que é necessário desenvolver um projecto académico é necessário colocar as respectivas referências bibliográficas que são obrigatórias nesse documento.
      O Zotero auxilia na organização de referências de uma forma muito eficiente, pois funciona directamente no navegador, onde as pesquisas são feitas.
    • Conclusão
      Os resultados obtidos da investigação e análise da contribuição das ferramentas de colaboração na Web 2.0, aqui seleccionadas (Slideshare; Google docs; Ning; Delicious e Zotero), demonstram que estas potenciam, nas Comunidades Virtuais de Aprendizagem, a comunicação, a interacção, a colaboração e a socialização, promovendo uma aprendizagem em contexto.
      No entanto, deve-se ter em consideração algumas das limitações referidas, que estas ferramentas apresentam, pois podem comprometer o bom funcionamento das Comunidades Virtuais de Aprendizagem criadas.
    • Referências Bibliográficas
      Alexander, B. (2006). Web 2.0: A new wave of innovation for teaching and learning. EDUCAUSE Review. EDUCAUSE: Boulder, USA. , Vol. 41, No. 2, p. 32–44.
      Disponível em: [www.educause.edu/apps/er/erm06/erm0621.asp]
      BASSO, M. A. ( 2009). Currículo e web 2.0 argumentos possíveis a uma diferenciação em educação digital. Universidade Católica de Santos.
      Disponível em:
      [www.revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3222]
      Costa, R. M., & Macário, R. J. Comunidades de prática e ferramentas Web 2.0: uma experiência em um curso de especialização em Matemática. Universidade Federal, Fluminense; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, .
      Disponívelem: [www.sbc.org.br/bibliotecadigital/download.php?paper=1257
    • Referências Bibliográficas
      Coutinho, C. (2008). Del.icio.us: uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação. Educação, Formação e Tecnologias , vol(1), 104-115.
      Disponível em [www.eft.educom.pt]
      Gray, K. T. (2008). Issues of referencing and citation for academic integrity. The internet and Higher Education.
      Disponível em: [www.dx.doi.org/10.1016/j.iheduc.2008.03.001]
      Hammond, T. H. (2005). Social Bookmarking Tools (I): A General Review. D-Lib Magazine. Volume 11 .
      Disponível em: [www.dlib.org/dlib/april05/hammond/04hammond.html]
      Holzner, S. &. (2009). Google Docs 4 Everyone.
      Jorge, N. R. (2009). Contextos de aprendizagem 2.0 a utilização de ferramentas web 2.0 para uma aprendizagem em contexto.
      Disponível em: [www.repositorioaberto.univ-ab.pt/bitstream/.../tese_nelson_jorge.pdf]
    • Referências Bibliográficas
      Lima, J. C., & Informática. (2006). Gestão de Conhecimento em Comunidades Virtuais de Prática: Uma Ferramenta Baseada nas Tecnologias da Web Semântica. Universidade Federal de Goiás.
      Disponívelem: [www.inf.ufg.br/this2/uploads/files/1/ds_Junio.pdf]
      Lomas, C. (. 7 things you should know about Social Bookmarking. EducauseLearning .
      Disponível em: [www.educause.edu/eli/]
      Santoro, F. M., Pimentel, F. S., Sousa, A. P., Santos, R. d., & Neide. (s.d.). Estudo de Ambientes de Suporte à Aprendizagem Cooperativa .
      Disponível em: [www.ime.uerj.br/professores/neide/pags51-68%5B1%5D.pdf]
    • Referências Bibliográficas
      Serafim, M. L. (1999). Aprendizagem colaborativa e interatividade na web: experiências com o googledocs no ensino de graduação.
      Disponível em: [www.ufpe.br/.../Maria-Lucia-Serafim_Fernando-Pimentel-e-Ana-Paula-do-O.pdf]
      TAVARES, M. D. COMUNIDADE DE PRATICA: GESTAO DE CONHECIMENTO NAS EMPRESAS.Trevisan Editora.
      Vector21. (s.d.). Tecnologias de Informação - As Tecnologias Interactivas e o Desenvolvimento das Comunidades Virtuais de Aprendizagem.
      Disponível em: [ http://www.vector21.com/?id_categoria=55&id_item=5149#1
    • Fim
      Trabalho realizado por:
      Pedro Poléry
      Paula Silva
      Jorge Neves