Bulling

737 views

Published on

sobre o bullying

Published in: Education, Career, Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
737
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
58
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Bulling

  1. 2. O que é : Termo em inglês que significa todo tipo de tortura física e psicológica que ocorre entre colegas .
  2. 3. O Bullying é um problema dos alunos, da escola e da sociedade em geral.
  3. 4. Ninguém tem o direito de ofender ou agredir o outro. Todos somos seres humanos, filhos do mesmo Deus e, portanto, irmãos.
  4. 5. No entanto... Um terço dos adolescentes brasileiros diz sofrer agressões e intimidação na escola.
  5. 6. Consequências: <ul><li>Isolado do grupo, o(a) aluno(a) não participa dos jogos e brincadeiras. Está sempre sozinho, é alvo de piadinhas, apelidos maldosos e, às vezes, apanha mesmo. </li></ul>
  6. 7. O problema é maior nas escolas particulares do que na escolas públicas.
  7. 8. Para considerar como “Bullying” é preciso conhecer a intenção e a repetição das agressões.
  8. 9. Outra modalidade de Bullying é o Cyberbullying que ultrapassa os muros das escolas e chega na internet .
  9. 10. Como lidar com Bullying ? 1. Procurar ajuda com os adultos da escola. 2. Conversar com a família sobre o que está acontecendo.
  10. 11. 3. Procurar resistir às ofensas e não se deixar atingir por aquilo que os outros falam. 4. Gostar de si mesmo e aceitar bem suas dificuldades e fraquezas.
  11. 12. 5. Empenhar – se em seus estudos e mostras que você pode produzir muito mais . 6. Em casos mais sérios sua família pode procurar a justiça (promotoria) , dar queixa e pedir reparação em dinheiro.
  12. 13. Já existem leis no Brasil contra o Bullying no Estado de Pernambuco, nas cidades de Porto Alegre (RS), Novo Hamburgo(RS), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR). Na cidade de São Paulo a lei está sendo discutida na Câmara Municipal.
  13. 14. Há duas semanas , a justiça do Rio de Janeiro determinou que uma escola particular pagasse para a aluna Julia Affonso a indenização de R$35 mil . O Juiz entendeu que a escola foi negligente com o Bullying sofrido pela aluna. (Revista Veja de 20/04/2011)
  14. 15. Em 2010, um Juiz de Minas Gerais determinou que os pais de um garoto que insultara a colega, pagasse R$8 mil a ela por danos morais. (Revista Istoé de 6/04/2011)
  15. 16. Volta por cima Bem-sucedidas, essas celebridades internacionais foram vítimas de Bullying.
  16. 17. <ul><li>Michael Phelps </li></ul><ul><li>Fenômeno das piscinas, o americano era humilhado constantemente por ser muito alto, magro, desengonçado e ter orelhas grandes, aos 11 anos, durante uma competição de natação, seus colegas tentaram mergulhar a sua cabeça na privada. </li></ul>
  17. 18. Essa conhecida prática de Bullying é chamada de lavagem cerebral e ele escapou por pouco. “A raiva formou -se em meu interior e, embora não tivesse comentado nada sobre o assunto com ninguém, usaria essa raiva como motivação , nas piscinas”, declarou Phelps, mais tarde. (Revista Istoé 6/4/2011)
  18. 20. <ul><li>Kate Winslet </li></ul><ul><li>Vencedora do Oscar de melhor atriz, ela era chamada de “gordinha” nas escolas. Na época, baixava a cabeça e convivia com as provocações. </li></ul>
  19. 21. Em 2009, em entrevista à “Marie Claire” britânica, no auge de seu sucesso e bem resolvida com sua aparência , Kate disse: “ Sofri Bullying por ser gordinha. Onde estão eles agora ?” (Revista Istoé 2160 6/4/2011)
  20. 23. <ul><li>Madonna </li></ul><ul><li>N os anos 1970, a rainha do pop não era hippie nem roqueira e era considera esquisita na escola, pois estava interessada em Balé Clássico e outros tipos de música . Lidava com agressões – apelidos, fofocas e isolamento – reforçando a sua personalidade. </li></ul>
  21. 24. Costumava revidar com seu estilo insubordinado: não depilava pernas nem axilas e não se enquadrava no padrão convencional, mais tarde, admitiu que esses percalços foram o combustível para seu sucesso. (Revista Istoé 6/4/2011)
  22. 26. <ul><li>BILL Clinton </li></ul><ul><li>O ex-presidente dos EUA era alvo de chacotas e saco de pancadas por ser gordo, desajeitado, usar jeans fora de moda e não ter sucesso com as garotas. </li></ul>
  23. 27. Certa vez, quando retornava da aula, foi agredido por um aluno mais velho. O garoto estava fumando e lhe deu um murro no nariz com o cigarro aceso nas mãos, quase lhe queimando o olho. (Revista Istoé 6/04/2011)
  24. 29. <ul><li>Gisele Bündchen </li></ul><ul><li>A top aturou muitas piadinhas sem graça por ser magra e alta. Tinha três apelidos: Saracura, Olívia Palito e Somaliana </li></ul>

×