Your SlideShare is downloading. ×
0
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Balanced Scorecard

3,902

Published on

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,902
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
190
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PROBLEMA COMUM EM EMPRESAS
  • 2. Falta de alinhamento dos colaboradores com os objetivos estratégicos.
  • 3. Falha de comunicação entre empresa e colaboradores.
  • 4. Planejamento constante sem visão clara de onde a empresa quer chegar e, consequentemente, gerando uma visão míope dos processos e decisões inadequadas.
  • 5. BALANCED SCORECARD
  • 6. RESUMO O presente trabalho tem como objetivo central apresentar de uma forma concisa e simplificada os recursos imprescindíveis que envolvem o gerenciamento das empresas, tendo como suporte o Balanced Scorecard, ferramenta de gestão, que tem início na visão da empresa, onde são definidos os fatores de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias.
  • 7. GESTÃO ESTRATÉGICA COM BALANCED SCORECARD
  • 8. Podemos definir o Balanced Scorecard como uma ferramenta que traduz de forma balanceada e integrada a visão e a estratégia da organização por meio de um mapa coerente com objetivos estratégicos organizados em diferentes perspectivas (financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento)
  • 9. Analogia
  • 10. CONTEXTUALIZAÇÃO DO BALANCED SCORECARD
  • 11. Seu surgimento está relacionado às limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho, o que não deixa de ser um dos problemas do planejamento estratégico, uma importante ferramenta de gestão estratégica. O BSC motiva melhorias não importantíssimas em áreas críticas, tais como desenvolvimento de produtos, processos, clientes e mercados.
  • 12. O Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e avaliação das alternativas estratégicas, desenvolvida pelos norte-americanos...
  • 13. Robert Kaplan Professor na Harvard Business School
  • 14. David Norton Consultor de empresas
  • 15. ... Sendo divulgado pela primeira vez em 1992 num artigo publicado na Harvard Business Review onde definiam parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas.
  • 16. O conjunto de medidas do BSC, por sua apresentação gráfica e fácil análise, permite aos administradores uma rápida e abrangente visão da situação dos negócios. A apresentação gráfica dos resultados financeiros resultantes de ações já tomadas é complementada pelas medidas operacionais de satisfação dos clientes, dos processos internos e do crescimento e aprendizado, ou seja, dos elementos básicos que conduzem a empresa para o futuro desempenho financeiro do negócio.
  • 17. Para Kaplan e Norton, a aplicação do BSC nas organizações possui três aspectos importantes: a integração entre as quatro perspectivas, para que as mesmas não se tornem isoladas dentro do contexto, o balanceamento entre os graus de importância das perspectivas do BSC e o que o BSC seja visto pela organização como um sistema de gestão estratégica e não somente gestão financeira.
  • 18. OBJETIVOS
  • 19. O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia; Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas; Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.
  • 20. COMPONENTES
  • 21. Os componentes do BSC são: Mapa estratégico: Descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas). Objetivo estratégico: O que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização. Indicador: Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo. Meta: O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários. Plano de ação: Programas de ação-chave necessários para se alcançar os objetivos.
  • 22. FUNÇÃO E VISÃO GERAL DO BALANCED SCORECARD
  • 23. O BSC inova com a junção de medidores de desempenho futuro, focados estrategicamente nas seguintes perspectivas, segundo os autores Kaplan e Norton:
  • 24. PERSPECTIVAS DE FINANÇAS Criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos.
  • 25. PERSPECTIVAS DO CLIENTE Saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa.
  • 26. Segundo Kaplan e Norton, a perspectiva do cliente é direcionada para os seguintes aspectos: Participação de mercado Retenção de clientes Captação de clientes Satisfação dos clientes
  • 27. PERSPECTIVAS DOS PROCESSOS INTERNOS Os executivos identificam os processos internos críticos nos quais a empresa deve alcançar a excelência. As medidas de processo interno, segundo Kaplan e Norton, devem ser voltadas para aqueles que terão maior impacto na satisfação do cliente e na consecução dos objetivos financeiros da empresa que inclui três processos principais:
  • 28. Inovação Operação Serviço pós-venda
  • 29. PERSPECTIVAS DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO Identifica-se a infraestrutura necessária para propiciar o crescimento e melhorias a longo prazo, as quais provêm de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais.
  • 30. Indicadores importantes podem ser considerados: nível de satisfação dos funcionários, rotatividades dos funcionários, lucratividade por funcionário, capacitação e treinamento dos funcionários e participação dos funcionários.
  • 31. ESSAS PERSPECTIVAS DEVEM SER LIGADAS ENTRE SI, QUE “CONTAM A HISTÓRIA” DA ESTRATÉGIA DA EMPRESA, CONFORME DEMONSTRADO NA FIGURAABAIXO:
  • 32. PROCESSOS GERENCIAIS
  • 33. Kaplan e Norton definem quatro processos gerenciais para implementação do BSC, conforme ilustra a figura abaixo:
  • 34. VANTAGENS  Uma das vantagens evidenciadas na implantação da metodologia do BSC é possibilidade de se observar a organização de uma forma abrangente e sistêmica, avaliando de uma forma global o desempenho organizacional, através da identificação de objetivos financeiros e não financeiros de curto e longo prazo.  A utilização do mapa estratégico como forma de divulgação dos objetivos é outra vantagem, pois ele sintetiza as diversas realidades identificadas num documento de leitura simples e de fácil monitoração.
  • 35.  O BSC considera diferentes grupos de interesse na análise e execução da estratégia;  Comunicação da estratégia;  O BSC é direcionado e focado nas ações;  O BSC é um instrumento flexível e considera o planejamento estratégico um ser vivo a ser testado e monitorado continuamente;  Alinhamento da organização com a estratégia;  Promove a sinergia organizacional;  Constrói um sistema de gestão estratégica e vincula a estratégia com planejamento e orçamento.
  • 36. DESVANTAGENS A maior desvantagem encontrada no processo de implantação em curso, é que ao envolver toda a organização nesse processo cujos resultados são previstos para longo prazo, é que os participantes nem sempre tem o conhecimento necessário para avaliar as consequências financeiras de curto prazo sobre o que é proposto. Dessa forma quando não houver recursos financeiros imediatos para se adotar uma solução proposta, gera a sensação de que a empresa não está comprometida com o projeto. Outra desvantagem que deve ser trabalhada é que para a implantação do BSC, é necessário na maioria das vezes, mudarmos radicalmente a cultura da empresa, criando assim uma dificuldade maior para a concretização.
  • 37. BENEFÍCIOS  Traduz a estratégia em objetivos e ações concretas;  Promove o alinhamento dos indicadores chave com os objetivos estratégicos a todos os níveis organizacionais;  Proporciona à gestão uma visão sistematizada do desempenho operacional;  Constitui um processo de avaliação e atualização da estratégia;  Facilita a comunicação dos objetivos estratégicos, focalizando os colaboradores na sua consecução;  Permite desenvolver uma cultura de aprendizagem e melhoria contínua;
  • 38. FINALIZANDO... Por que usar o BSC? Ter foco. Clareza dos resultados esperados. Compromisso com o desempenho. Envolvimento e participação. Possibilidade de se tornar competitivo.
  • 39. CONCLUSÃO Em virtude dos fatos mencionados somos levados à acreditar que Balanced Scorecard é considerada uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa. Enfim, concluímos que o Balanced Scorecard faz parte das ferramentas utilizadas pelos administradores para gerirem de maneira eficiente e eficaz as empresas e construírem organizações de grande sucesso.
  • 40. REFERÊNCIAS http://unc.br/admin/img/documento/176313apostila_bsc_prof_douglas.pdf http://www.portogente.com.br/portopedia/BSC_-_Balanced_Scorecard/ http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-530x2006000100008&script=sci_arttext http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3949/o-que-e-balanced-scorecard http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/balanced-scorecard-bsc-uma-ferramenta-de- gestao/12951/ http://www.totalconsultores.com.br/index.php/noticia-da-newsletter/146 http://www.mv.com.br/mv/blogs/variados/2012/01/31/NWS,414006,27,418,MV,2054-BSC- FERRAMENTA-GERENCIAR-ESTRATEGIA-ACOMPANHAR-RESULTADOS.aspx http://www.slideshare.net/EmersonSchenatto/alinhamento-7824268
  • 41. http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/trabalhosPDF/712.pdf http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2004_Enegep0904_0271.pdf http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/vantagens-e-desvantagens-da-aplicacao- do-bsc/34816/ http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/balancedscorecard.htm http://www.significados.com.br/bsc-balanced-scorecard/ http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/conceito-do-balanced-scorecard/28438/ http://www.ufpel.edu.br/cic/2007/cd/pdf/SA/SA_00833.pdf http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Materia/6233/implantacao-do-balanced-scorecard-na-pratica.html http://bscportugal.blogspot.com.br/2008/01/definio-de-balanced-scorecard.html http://www.kcd.com.br/arquivos_site/artigos/bsc_conceitos_gerais_2008.pdf http://www.degerencia.com/articulo/as_multiplas_funcoes_do_balanced_scorecard http://www.congressocfc.org.br/hotsite/trabalhos_1/276.pdf

×