• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Solo - Biologia
 

Solo - Biologia

on

  • 6,007 views

 

Statistics

Views

Total Views
6,007
Views on SlideShare
5,695
Embed Views
312

Actions

Likes
4
Downloads
0
Comments
2

5 Embeds 312

http://12anogolega.blogspot.pt 194
http://12anogolega.blogspot.com 113
http://www.12anogolega.blogspot.pt 3
http://12anogolega.blogspot.com.br 1
http://12anogolega.blogspot.ch 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

12 of 2 previous next

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • lol n da pa copiar -.- Canalhas!!!!!!!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Ola , Boa tarde :)
    Excelente trabalho :)
    Será possível disponibilizarem me as fotografias?
    Por favor enviei para slbjessica10@hotmail.com
    Obrigada :)
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Solo - Biologia Solo - Biologia Presentation Transcript

    • Principal substrato utilizado pelasplantas para o seu crescimento(fornecedor de H2O, O2 e nutrientes) edisseminação; Reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgânicos; Controlo do fluxo da água e acçãoprotectora da qualidade da águasubterrânea; Habitat para a fauna do solo.
    • A poluição do solo consiste na presença indevida no solo de elementosquímicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelohomem, que prejudicam as formas de vida e seu desenvolvimento regular.Existem vários tipos de poluição no solo:poluição do meio urbano;poluição do meio rural;Poluente – resíduos gerados nas mais variadas actividades antrópicas que causam umimpacte ambiental negativo.Resíduo – qualquer substancia ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem intençãoou obrigação de se desfazer.
    • Processo resultante da disposição inadequada de substâncias perigosas oupotencialmente perigosas no solo. A contaminação do solo é determinada com base emcritérios de qualidade de solo e considerando a presença natural de substânciaspotencialmente perigosas, tais como alguns metais pesados, produtos químicos e resíduosnucleares. Tipos de Contaminação do Solo Poluição de origem agrícola Poluição doméstica e industrial Poluição por metais pesados e resíduos nucleares
    • Poluição de origem agrícola Tipos de Poluentes Agrotóxicos Fertilizantes A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo usoindevido de agrotóxicos e fertilizantes. Os fertilizantes servem para que as plantas cresçam mais fortes. Osprincipais fertilizantes são os fosfatos e nitratos, que se vão acumulando no solo epoluindo cada vez mais.
    • Os agrotóxicos são substâncias que os agricultores colocam nas plantações paraque estas não sejam afectadas por insectos e outros animais. Funcionam como umavacina contra as doenças das plantas. Os principais agrotóxicos são os pesticidas e osherbicidas, intervindo cada um na morte de um tipo específico de praga.Existem vários tipos de pesticidas, que podem ser: Acaricidas: para o controle de ácaros; Bactericidas: para o controle de bactérias; Fungicidas: para o controle de fungos; Herbicidas: para o controle de ervas daninhas; Insecticidas: para o controle de insectos; Nematicidas: para o controle de nematóides (vermes);
    • Poluição por metais pesados e resíduos nucleares Os metais pesados, incorporados nos adubos e na alimentação animal,constituem um problema suplementar, nomeadamente em termos das suaspotenciais penetrações na cadeia alimentar.Mercúrio: É largamente utilizado em indústrias e garimpos, para separação deimpurezas.Chumbo: utilizado na fabricação de pilhas e baterias. Devido à indústria nuclear são originados inúmeros resíduos, de onde sedestaca o urânio, que devido à sua radioatividade e extrema toxicidade, ao infiltrar-seno solo provoca graves impactes ao nível dos recursos e dos seres vivos. Para além destes, considerados os mais prejudiciais, pode também referir-seo cádmio, o cromo e manganês.
    • Poluição doméstica e industrial Resíduos sólidos urbanos (RSU) - é uma expressão abrangente que serefere não só à mistura de materiais que têm uma proveniência doméstica,mas também engloba os resíduos com origem em outras actividades cujanatureza ou composição é afim dos domésticos. Os RSU são resultado das actividades doméstica e industrial,acumulando-se facilmente em grandes quantidades, sendo resíduos de difíciltratamento devido à sua grande concentração e rápida origem. A maioria dos RSU são depositados em lixeiras a céu aberto,altamente poluentes e actualmente proibidas por legislação. Compostos orgânicos voláteis (COVs) como benzeno, tolueno, xileno,diclorometano, tricloroetano e tricloroetileno podem contaminar o solo emáreas industrializadas.
    • O problema pode ser resolvido por:Remoção dos indivíduos ou bensameaçados ;Remoção da fonte de poluição ;Bloqueamento das vias de transferência(isolamento da área);Pode distinguir-se duas linhas dedescontaminação dos solos:On-site: quando ocorrem directamenteno local (por exemplo através de umaunidade de lavagem dos solos);Off-site: quando o tratamento implica otransporte do solo até à central detratamento, onde sofre determinadosprocessos de descontaminação.
    • O processo de desflorestação consiste na remoção, em larga escala, degrandes porções de floresta, anterior à sua substituição por outras utilizações dosolo.Causas da desflorestação• Sobre exploração de matérias primas com interesse económico, para aobtenção de madeira como fim principal a fim de ser exportada.As principais causas de desflorestação são:· Desenvolvimento industrial e urbano;· Crescimento turístico;· Aumento da superfície cultivada;· Construção de infra-estruturas;. Poluição;
    • A desertificação refere-se ao processo associado à seca e perda de fertilidadedos solos. A desertificação pode ser causada por actividades humanas e é tambémconsequência da introdução de animais domésticos herbívoros no solo em regiões compouca cobertura de plantas. A erosão é um processo natural de desagregação, decomposição, transporte edeposição de materiais de rochas e solo. Contudo, a acção humana sobre o meioambiente contribui exageradamente para a aceleração do processo, o que podeprovocar a perda de fertilidade dos solos. Os processos erosivos são condicionados basicamente por alterações do meioambiente, provocadas pelo uso do solo nas suas várias formas, desde a desflorestação ea agricultura até obras urbanas e viárias. Existem algumas soluções para mitigar a erosão, algumas antigas como plantarespécies que cobrem o solo e geram grandes raízes como as árvores.
    • Incineração – processo químico que por via térmica permite a recuperaçãode energia calorífica produzida. É uma das formas de tratamento dos RSU quecompreende a sua valorização energética através de um processo de combustãocontrolada. A incineração dos resíduos é feita em fornos especiais. Numa primeira fase,os resíduos industriais perigosos são enviados para uma estação de pré-tratamentoonde são fluidificados, centrifugados e rearmazenados em lotes, no caso de resíduoscomo alcatrão e betumes. Numa segunda fase os resíduos são levados para ascimenteiras. Em caso de acidente de transporte, os impactos ambientais serão muitomenores do que antes do tratamento dos mesmos.
    • Conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo.As áreas com exploração inadequada reduzem significativamente o seu potencial deprodução, por isso hoje trabalha-se em virtude da renovação das técnicas produtivas.Para defender e preservar a qualidade do solo devemos:Tratar lixos e resíduos domésticos e industriais.Colocar o lixo nos recipientes próprios.Proteger as florestas.Utilizar sempre que possível materiais reciclados e preferir produtos ecológicos.Colaborar na reciclagem de vidro, papel, cartão, alumínio e plásticos, fazendo aseparação dos lixos.Cultivar organicamente
    • CompostagemAgriReciclagem
    • Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente dointerior da Terra. Devido à necessidade de se obter energia eléctrica de umamaneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido ummodo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade. Hoje a grandeparte da energia eléctrica provém da queima de combustíveis fósseis, porémesses métodos são muito poluentes. A produção de electricidade é feita através de uma turbina movida a vapor de água, que é produzido pelo aquecimento de água no interior da terra. A produção de energia eléctrica a partir desta fonte não gera gases responsáveis pelo efeito estufa.
    • A incineração de 1,0 × 104 t de lixo cria apenas um postode trabalho;O aterro de 1,0 × 104 t de lixo gera seis novos postos detrabalho;A reciclagem de 1,0 × 104 t de lixo pode proporcionarpostos de trabalho para cerca de 40 pessoas;Cada fralda demora cerca de 500 anos a deteriorar-senum aterro;As fraldas são dos piores resíduos domésticos e aqueleque é mais urgente retirar dos aterros sanitários;