Your SlideShare is downloading. ×
0
Last PP - Guadalupe
Last PP - Guadalupe
Last PP - Guadalupe
Last PP - Guadalupe
Last PP - Guadalupe
Last PP - Guadalupe
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Last PP - Guadalupe

321

Published on

Published in: Travel, Entertainment & Humor
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
321
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Guadalupe Cardoso Pires Nº9 12º ano
  • 2.  Patricia Highsmith (Fort Worth, Texas, 19 de Janeiro de 1921 - Locarno, Suíça, 4 de Fevereiro de 1995) foi uma escritora estado-unidense famosa pelos seus thrillers criminais psicológicos. Tornou-se mundialmente famosa por Strangers on a Train, que teve já várias adaptações para cinema, a mais famosa de Alfred Hitchcock em 1951, e pela série Ripliad com a personagem Thomas Ripley. Escreveu também muitas histórias curtas, frequentemente macabras, satíricas ou tingidas de humor negro.
  • 3. Título: O talentoso Mister RipleyAutor: Patricia HighsmithEditora: Europa-AméricaAno de edição:
  • 4.  O protagonista do enredo é Tom Ripley, um rapaz estranho que alimenta um ódio secreto por si mesmo, desprezando a vida que construiu ao longo dos anos e sentindo incómodo por tudo na sua existência. Tom mora no quarto de um amigo e sustenta-se aplicando pequenos golpes financeiros. Tom levava uma vida solitária mas ambicionava muito mais do que isso. Certo dia Ripley é contactado pelo Sr. Greenleaf, um respeitável milionário, cujo filho, Dickie Greenleaf, fugiu às suas responsabilidades para com a empresa da família e foi viver para Itália. O Sr. Greenleaf pede a Tom para ir ter com Dickie a Itália e o convencer a voltar. Tom vê neste pedido uma oportunidade para viver de forma luxuosa e aceita a proposta, planeando nunca convencer Dickie a voltar e ficar ele também a viver em Itália. Tom Ripley chega a Mongibello, em Itália, encontra- se com Dickie e com Marge, a sua namorada e depressa se tornam grandes amigos. Tom começa a gostar da vida que o jovem milionário possui, a vida que sempre desejou e começa a viver de forma exuberante, subsistindo à custa dos Greenleaf, sem fazer nada de especial.
  • 5.  Tudo corre na perfeição. Dickie alimenta a ambição de se tornar pintor e Marge, apaixonada por ele, prepara o lançamento do seu primeiro romance. Com o tempo Tom desenvolve uma obsessão pelo jovem milionário e por tudo o que envolve a sua vida, adoptando os mesmos gostos e começando a usar as roupas de Dickie, que começa a cansar-se da sua companhia e passa então a rejeitá-lo. Com medo e transtornado, Tom assassina Dickie num acto impulsivo, assumindo posteriormente a sua identidade como forma de encobrir o seu crime e também para poder utilizar o seu dinheiro e poder. Ripley começa então a suportar duas personalidades, uma que lhe proporciona usufruir do acesso à cultura, do luxo e das viagens por lugares que sempre aspirou visitar, a vida que sempre ambicionou e outra dominada pelo medo de ser desmascarado e preso pelos seus crimes.
  • 6. Em 1999 foi passado para filme,realizado por Anthony Mignhella ecom a participação de MattDamon, Jude Law e GwynethPaltrow.

×