Psicologia genética   piaget
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Psicologia genética piaget

on

  • 19,247 views

AULA PSICOLOGIA

AULA PSICOLOGIA

Statistics

Views

Total Views
19,247
Views on SlideShare
19,247
Embed Views
0

Actions

Likes
5
Downloads
241
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Psicologia genética   piaget Psicologia genética piaget Presentation Transcript

  • TEXTO: EMBASAMENTOSEPISTEMOLÓGICOS E CONCEITOS DA PSICOLOGIA GENÉTICA TAT I A N A M O N R E A L C A N O
  • Um pouco sobre Jean Piaget (1896- 1980) Doutor em Ciências Naturais, foi professor de Psicologia, Sociologia, Filosofia das Ciências e do Pensamento Científico. Iniciou seus iniciou seus estudos em Biologia aos 10 anos; Seu primeiro artigo foi publicado sobre a biologia em 1907, com 11 anos. Aos 11 anos começou a trabalhar em um museu, como prestador de serviço a Paul Godet - em troca iniciava sua pesquisa de moluscos terrestres de água doce. Aos 15 anos já questionava a teoria de J.B. Lamarck (1744-1829) o qual vinculado a sua pesquisa e a adaptação dos organismos contradizia com Charles Darwin (1809-1882).
  • Um pouco sobre Jean Piaget (1896- 1980) Em 1920, aos 24 anos de idade, já havia publicado vinte e cinco trabalhos, todos sobre Biologia. Entretanto, pesquisou e escreveu sobre Biologia, Filosofia, Psicologia, Lógica, Sociologia, História da Ciência, Física e Matemática. Lecionou em diversas universidades européias; Trabalhou até a data de sua morte em 17 de setembro de 1980(Genebra) no Centro Internacional para Epistemologia Genética;
  • OBJETO DE ESTUDO DE PIAGET Perguntas de Piaget: Como a inteligência se desenvolve? Como o ser humano produz conhecimento? Piaget batiza sua teoria de epistemologia (filosofia da ciência – é a parte que estuda o fenômeno do conhecimento) genética (gênese - evolução, construção).Teoria: estuda a origem lógica dos conhecimentos científicos,mas especificamente como essa lógica se origina e sedesenvolve na criança.
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A teoria de Piaget é também conhecida como construtivismo . Segundo Becker (1993,p.89) construtivismo significa:[...] a idéia de que nada, a rigor, está pronto,acabado, e de que, especificamente, o conhecimentonão é dado, em nenhuma instância, como algoterminado. Ele se constrói pela interação do indivíduocom o meio físico e social, com o simbolismohumano, com o mundo das relações sociais[...]
  • PSICOLOGIA GENÉTICAA Psicologia Genética estuda os processos mentais, taiscomo pensamento, percepção, memória, atenção, resoluçãode problemas e linguagem; Visa à aquisição de conhecimentos precisos sobre como osprocessos mentais funcionam e como são aplicados na vidacotidiana.
  • Como o homens A grande questão: constroeO conhecimento não pode ser conhecimento???concebido como algopredeterminado desde onascimento (inatismo), nem Resulta das ações ecomo resultado do simples interações do sujeito comregistro de percepções e o ambiente onde vive.informações (empirismo). Ao elaborar a Teoria Psicogenética, procurou mostrar quais as mudanças qualitativas por que passa a criança, desde o estágio inicial de uma inteligência prática (período sensório-motor), até o pensamento formal, lógico-dedutivo, a partir da adolescência.
  • Piaget apelidou a sua teoria de epistemologia genética ou seja , Epistemologia porque a teoria pretende dar conta de como o homem conhece ;Genética porque a forma do homem se relacionar com o mundo, conhecer sempre parte de uma estrutura mais simples,esta que o sujeito já possui; para outra mais complexo.A sua obra inovadora alterou a forma de ver o mundo intelectual desde a infância à adolescência.
  • O CONCEITO DE COMPORTAMENTO Segundo Piaget, o nosso desenvolvimento intelectual não depende exclusivamente do meio, nem unicamente das estruturas inatas; Piaget define o conhecimento como um processo de adaptação ao meio que resulta da interação do organismo-meio.
  • CONSTRUTIVISMO CONSTRUTIVISMO: o comportamento e o desenvolvimento da inteligência resultam de uma construção progressiva do sujeito em interação como meio físico e social.O construtivismo é uma abordagem psicogenética e interacionista do comportamento: mostra como as estruturas que nos permitem conhecer desenvolvem-se na interação com o meio.
  • Para Piaget, existe uma relação de interdependênciaentre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.Esse processo se efetua através de um mecanismoauto-regulatório que consiste no processo deequilibração progressiva do organismo com o meioem que o indivíduo está inserido, como procuraremosexpor em seguida.
  •  Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. Existem 2 aspectos principais nesta teoria: 1 . O processo de conhecer e 2. Os estágios pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade (estágios: sensório-motor, pré- operatório, operatório-concreto e operatório formal). A formação de Piaget como biólogo influenciou ambos os aspectos desta teoria. Como biólogo, Piaget estava interessado em como é que um organismo se adapta ao seu ambiente (ele descreveu esta capacidade como inteligência).
  • MECANISMOS DE ADAPTAÇÃO AO MEIO ASSIMILAÇÃO• O sujeito ao entrar em contato com o objeto de conhecimento retira dele certas informações e incorpora às suas estruturas já existentes possibilitando a ampliação de seu universo cognitivo;• No contanto com o objeto/problema todo o meu conhecimento de mundo vem à tona e entre em conflito com o fenômeno de conhecimento. Isso produz desequilíbrio. O sujeito vê-se obrigado a reestruturar o conteúdo de sua mente para dar contar desse novo conhecimento;
  • ACOMODAÇÃO• É a modificação de uma estrutura já existente em função das particularidades do objeto a ser assimilado;• O objeto de conhecimento não se dá a conhecer imediatamente, impõe resistências ao conhecimento, assim a organização mental se modifica para dar conta do novo, do objeto;• Acomodar significa modificação o velho para receber o novo.
  • EQUILIBRAÇÃO• Equilibração – vem da idéia de equilíbrio;• Equilibração: processo que procura estabelecer um esquilíbrio entre a assimilação e a acomodação;• O objeto de conhecimento impõe resistência, isso cria conflito cognitivo – desequilíbrio no sujeito.• Para dar conta de conhecer esse objeto ele precisa acomodar-se isto é modificar-se.• O desenvolvimento da inteligência implica num processo de desequilíbrio/reequilibração.
  • CONCEITOS DE ESTÁGIO SEGUNDO PIAGET Os estágios são universais. Todos independente da cultura, classe , irão passar pelos mesmos estágios. Todas as crianças passam pelos mesmosestágios na mesma ordem (não pode pular para um estágio mais adiantado sem passar primeiro por um estágio anterior)Cada estágio possui uma lógica interna que é diferente dos estágiosanteriores ou posteriores; Cada estágio tem um tema dominante – uma especificidade; O desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes.
  • ESTÁGIOS Três estágios: sensório-motor (0 a 2 anos); pré-operatório (2 a 7 anos); operatório (7 anos em diante) concreto (7 a 11) formal (de 11 em diante).
  • Tema principal: inteligência Sensório prática; -motor (0 a 2 anos) Seu conhecimento do mundo é mediado pelas percepções sensoriais (visão, audição, tato, paladar, olfato) e esquemas É uma fase muito motores (movimentos com o rica em que a corpo) que são essencialmente criança começa a práticos.estruturar o mundo psicológico;
  • Tema principal: Pré- representaçãooperatório (2- simbólica; 7 anos) Representação - capacidade de pensar um objeto através de outro objeto; É no pré-operatório que ocorre a introdução a linguagem, a introdução a Ex: palavra moralidade e o casa. O som egocentrismo - a criança casa não é o tem dificuldade em ver o objeto, mas ponto de vista do outro. substitui o objeto. ;
  • Tema principal: organização do seu pensamento por Operatório meio da lógica; concreto (7-11 anos) Operatório: ação interiorizada reversível.; Ação interiorizada reversível: pensar a Ação ação e a anulação interiorizada = Ação = agir dessa mesma ação. ação através dasobre o mundo. representação. Mediação das imagens.
  • Operatório formalHabilidade de engajar-seno raciocínio abstrato-asdeduções lógicas podem Tema principal: ser feitas sem o apoio pensamento de objetos concretos; abstrato.
  • Piaget e aEducação Ele foi um estudioso a lógica, a moral, a também na linguagem e a compreensão Não era área da um psicologia, cujas de regras sociais não são educado teorias dão inatas, ou seja, pré-formadas r, como base de na criança, nem são alguns sustentação a impostas de fora para dentro, pensam, diversos por pressão do meio. São e não fez movimentos construídas por cada um dos pedagógicos, indivíduos ao longo do uma inclusive os que teoria ou processo de ocorreram desenvolvimento, processo proposta anteriormente este entendido como . pedagó gica. sucessão de estágios que se diferenciam uns dos outros, por mudanças qualitativas.
  • Piaget (1988) “[...] o objetivo da educaçãointelectual não é saber repetir ou conservarverdades acabadas, pois uma verdade que éreproduzida não passa de uma semi verdade:é aprender por si próprio a conquista doverdadeiro, correndo o risco de despendertempo nisso e de passar todos os rodeios queuma atividade real pressupõe.” (PIAGET,1988, p. 61).
  • Em seus estudos sobre crianças, Jean Piagetdescobriu que elas não raciocinam como osadultos. Esta descoberta levou Piaget arecomendar aos adultos que adotassem umaabordagem educacional diferente ao lidar comcrianças. Ele modificou a teoria pedagógicatradicional que, até então, afirmava que a mentede uma criança é vazia, esperando ser preenchidapor conhecimento. As crianças são as própriasconstrutoras ativas doconhecimento, constantemente criando e testandosuas teorias sobre o mundo. Ele forneceu umapercepção sobre as crianças que serve como basede muitas linhas educacionais atuais. De fato, suascontribuições para as áreas da Psicologia ePedagogia são imensuráveis.
  • Conhecimento é processo contínuo e não estado.Interação entre sujeito + objetoInteracionismo Piagetiano
  • ReferênciasPIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança.Rio de Janeiro: Guanabara, 1991.______, A Construção do Real na Criança. Rio deJaneiro: Zahar, 1963.______,O desenvolvimento do pensamento: equilibraçãodas estruturas cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977._______,A Epistemologia genética. São Paulo:AbrilCultural,1975.( Coleção Os Pensadores)
  • Questões propostas em dupla1)Quem foi Piaget e como definedesenvolvimento e aprendizagem?2)Na perspectiva de Piaget sobre o processode desenvolvimento e aprendizagem, qual é ainfluencia dessas idéias nas práticaseducativas da escola, considerando a teoriados quatros estágios propostos por ele?3)como Piaget define o conhecimento?
  • " É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas, com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento é a aventura pelo desconhecido em busca da terra sonhada". Rubem Alves Muito Obrigada!!!!cristinatorresferreira@gmail.com