Os saberes da docência
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Os saberes da docência

on

  • 3,050 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,050
Views on SlideShare
3,050
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
37
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Os saberes da docência Os saberes da docência Presentation Transcript

  • FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
    O PROFESSOR E SUA PRÁTICA DOCENTE
  • OS SABERES DA DOCÊNCIA
    O CONHECIMENTO
  • SERÁ QUE SEM CONHECER DARIA PARA ENSINAR?
    OBVIAMENTE QUE ENSINAR BEM, SERIA DIFÍCIL.
  • O QUE SERIA O CONHECIMENTO?
    LIMITA-SE A INFORMAÇÃO?
  • Al-Qaeda jura vingar morte de Bin Laden
    “(...) Osama bin Laden, inimigo público número um dos Estados Unidos, foi morto na noite de domingo para segunda-feira durante uma operação das forças especiais americanas contra a residência onde estava escondido em Abbottabad, cidade 80 km norte de Islamabad, no Paquistão (..)”.
  • Trata-se de 3 estágios:
    1º: INFORMAÇÃO
    2º: CONHECIMENTO – E o que vem a ser esse conhecimento? O de trabalhar com as informações classificando-as, analisando-as e contextualizando-as.
    3º: INTELIGÊNCIA, CONSCIÊNCIA OU SABEDORIA
  • INTELIGÊNCIA
    ARTE – VÍNCULO – CONHECIMENTO – ÚTIL – PERTINENTE – PRODUZIR – PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO.
  • CONSCIÊNCIA E SABEDORIA
    ENVOLVEM REFLEXÃO
    CAPACIDADE – PRODUZIR – EXISTÊNCIA – HUMANIZAÇÃO.
  • CONHECIMENTO E PODER
    INFORMAÇÃO – VANTAGEM – POSSUI – SOCIEDADES – ARMADAS – DIVULGAÇÃO – INFORMAÇÃO – NÃO AS MANIPULARIAM – CIDADÃOS – INFORMAR – TRABALHAR – CONSTRUIR INTELIGÊNCIA – CEGA – (PODER DO CONHEIMENTO ) – NÃO LIMITADO AO CONHECEDOR – ENORME PODER DO CONHECIMENTO – NÃO PRODUTOR - NÃO BASTA PRODUZIR CONHECIMENTO – CONDIÇÕES – “Ou seja, conhecer significa estar consciente do poder do conhecimento para a produção da vida material, social e existencial da humanidade.”
  • COMO A ESCOLA DEVE TRABALHAR O CONHECIMENTO?
    TRABALHA DESDE SEMPRE EM SUA HISTÓRIA.
    POLÊMICA: ELA FORMA OU INFORMA?
    INCAPACIDADE – MÍDIAS TECNOLÓGICAS – DISCUSSÃO - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – INFORMAÇÕES – ESCOLA- PROFESSORES –
    CONHECER NÃO SE REDUZ A INFORMAR
    OPERAR – INFORMAÇÕES – CONHECIMENTO – INTELIGÊNCIA – SABEDORIA E A CONSCIÊNCIA - ESCOLA – TRABALHO A REALIZAR – CRIANÇAS E JOVENS. (Vídeo)
  • Como gerar conhecimento, inteligência, sabedoria e consciência nos seus alunos?
    “O papel do professor é proceder à mediação entre a sociedade da informação e os alunos, no sentido de possibilitar-lhes pelo desenvolvimento da reflexão adquirirem a sabedoria necessária à permanente construção do humano.”
  • EDUCAÇÃO
    PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO – INDIVIDUOS PARTICIPANTES – DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO – Enquanto prática social, é realizada por todas as instituições. Processo sistemático e intencional: escola. Educação escolar – trabalho dos professores/alunos – contribuir – humanização – trabalho coletivo – interdisciplinar – conhecimento – inserção social crítica e transformadora. Humanização versus Desigualdade.
  • EDUCAÇÃO
    Educar na escola significa ao mesmo tempo preparar as crianças e os jovens para se elevarem ao nível da civilização atual – da sua riqueza/problemas – para aí atuarem. Preparação científica, técnica e social.
    A finalidade da educação escolar na sociedade tecnológica, multimídia e globalizada, é possibilitar que os alunos trabalhem os conhecimentos científicos e tecnológicos, desenvolvendo habilidades para operá-los, revê-los e reconstruí-los com sabedoria. O que implica analisá-los, confrontá-los, contextualizá-los. Articular em totalidades para se construir uma sociedade mundial.
  • BALEIA OU SEREIA?
    Gabi
    Ontem vi um outdoor da Runner, com a foto de uma moça de biquíni e a frase:"Neste verão, qual você quer ser? Sereia ou Baleia?"Respondo:Baleias sempre estão cercadas de amigos.Baleias têm vida sexual ativa, engravidam e têm filhotinhos fofos.Baleias amamentam. Baleias nadam por aí, singrando os mares e conhecendo lugares legais como as banquisas de gelo da Antártida e os recifes de coral da Polinésia.Baleias têm amigos golfinhos. Baleias comem camarão à beça.Baleias esguicham água e brincam muito. Baleias cantam muito bem e têm até CDs gravados.Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais. Baleias são lindas e amadas.Sereias não existem.Se existissem viveriam em crise existencial:"Sou um peixe ou um ser humano?"Runner, querida, prefiro ser baleia !