Your SlideShare is downloading. ×
Os saberes da docência
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Os saberes da docência

3,045
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
3,045
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
53
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
    O PROFESSOR E SUA PRÁTICA DOCENTE
  • 2. OS SABERES DA DOCÊNCIA
    O CONHECIMENTO
  • 3. SERÁ QUE SEM CONHECER DARIA PARA ENSINAR?
    OBVIAMENTE QUE ENSINAR BEM, SERIA DIFÍCIL.
  • 4. O QUE SERIA O CONHECIMENTO?
    LIMITA-SE A INFORMAÇÃO?
  • 5. Al-Qaeda jura vingar morte de Bin Laden
    “(...) Osama bin Laden, inimigo público número um dos Estados Unidos, foi morto na noite de domingo para segunda-feira durante uma operação das forças especiais americanas contra a residência onde estava escondido em Abbottabad, cidade 80 km norte de Islamabad, no Paquistão (..)”.
  • 6. Trata-se de 3 estágios:
    1º: INFORMAÇÃO
    2º: CONHECIMENTO – E o que vem a ser esse conhecimento? O de trabalhar com as informações classificando-as, analisando-as e contextualizando-as.
    3º: INTELIGÊNCIA, CONSCIÊNCIA OU SABEDORIA
  • 7. INTELIGÊNCIA
    ARTE – VÍNCULO – CONHECIMENTO – ÚTIL – PERTINENTE – PRODUZIR – PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO.
  • 8. CONSCIÊNCIA E SABEDORIA
    ENVOLVEM REFLEXÃO
    CAPACIDADE – PRODUZIR – EXISTÊNCIA – HUMANIZAÇÃO.
  • 9. CONHECIMENTO E PODER
    INFORMAÇÃO – VANTAGEM – POSSUI – SOCIEDADES – ARMADAS – DIVULGAÇÃO – INFORMAÇÃO – NÃO AS MANIPULARIAM – CIDADÃOS – INFORMAR – TRABALHAR – CONSTRUIR INTELIGÊNCIA – CEGA – (PODER DO CONHEIMENTO ) – NÃO LIMITADO AO CONHECEDOR – ENORME PODER DO CONHECIMENTO – NÃO PRODUTOR - NÃO BASTA PRODUZIR CONHECIMENTO – CONDIÇÕES – “Ou seja, conhecer significa estar consciente do poder do conhecimento para a produção da vida material, social e existencial da humanidade.”
  • 10. COMO A ESCOLA DEVE TRABALHAR O CONHECIMENTO?
    TRABALHA DESDE SEMPRE EM SUA HISTÓRIA.
    POLÊMICA: ELA FORMA OU INFORMA?
    INCAPACIDADE – MÍDIAS TECNOLÓGICAS – DISCUSSÃO - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – INFORMAÇÕES – ESCOLA- PROFESSORES –
    CONHECER NÃO SE REDUZ A INFORMAR
    OPERAR – INFORMAÇÕES – CONHECIMENTO – INTELIGÊNCIA – SABEDORIA E A CONSCIÊNCIA - ESCOLA – TRABALHO A REALIZAR – CRIANÇAS E JOVENS. (Vídeo)
  • 11. Como gerar conhecimento, inteligência, sabedoria e consciência nos seus alunos?
    “O papel do professor é proceder à mediação entre a sociedade da informação e os alunos, no sentido de possibilitar-lhes pelo desenvolvimento da reflexão adquirirem a sabedoria necessária à permanente construção do humano.”
  • 12. EDUCAÇÃO
    PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO – INDIVIDUOS PARTICIPANTES – DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO – Enquanto prática social, é realizada por todas as instituições. Processo sistemático e intencional: escola. Educação escolar – trabalho dos professores/alunos – contribuir – humanização – trabalho coletivo – interdisciplinar – conhecimento – inserção social crítica e transformadora. Humanização versus Desigualdade.
  • 13. EDUCAÇÃO
    Educar na escola significa ao mesmo tempo preparar as crianças e os jovens para se elevarem ao nível da civilização atual – da sua riqueza/problemas – para aí atuarem. Preparação científica, técnica e social.
    A finalidade da educação escolar na sociedade tecnológica, multimídia e globalizada, é possibilitar que os alunos trabalhem os conhecimentos científicos e tecnológicos, desenvolvendo habilidades para operá-los, revê-los e reconstruí-los com sabedoria. O que implica analisá-los, confrontá-los, contextualizá-los. Articular em totalidades para se construir uma sociedade mundial.
  • 14. BALEIA OU SEREIA?
    Gabi
    Ontem vi um outdoor da Runner, com a foto de uma moça de biquíni e a frase:"Neste verão, qual você quer ser? Sereia ou Baleia?"Respondo:Baleias sempre estão cercadas de amigos.Baleias têm vida sexual ativa, engravidam e têm filhotinhos fofos.Baleias amamentam. Baleias nadam por aí, singrando os mares e conhecendo lugares legais como as banquisas de gelo da Antártida e os recifes de coral da Polinésia.Baleias têm amigos golfinhos. Baleias comem camarão à beça.Baleias esguicham água e brincam muito. Baleias cantam muito bem e têm até CDs gravados.Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais. Baleias são lindas e amadas.Sereias não existem.Se existissem viveriam em crise existencial:"Sou um peixe ou um ser humano?"Runner, querida, prefiro ser baleia !